Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS

  • 35 Respostas
  • 8866 Visualizações
Re: Re: Re:
« Resposta #20 Online: 10 Dezembro 2014 às 00:56:51 »
Não nos esqueçamos que a omega já está com preços apenas ligeiramente inferiores à rolex. O exemplo do estrela só é válido aqui, porque a política da omega no Brasil para preços é muito melhor do que a da rolex. Aliás, vale mais a pena comprar omega aqui do que na gringa. Flávio

Fazendo uma pequena digressão, alguém sabe me dizer quanto está custando um Speedmaster Professional com tampa traseira de safira aqui?  E lá?

Abs,
Leandro
Leandro,
Na loja Omega do Village Mall no RJ, o Speedmaster com Safira na frente e no back, no estojo comemorativo com uma pulseira nato e outra de velcro (NASA) e outros mimos estava por cerca de 16,5k enquanto que o original com hesalite e fundo em aço no estojo tradicional vermelho estava por cerca de 13,5k.
Preços antes de qq negociação.

Re: Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #21 Online: 10 Dezembro 2014 às 00:59:45 »
A propósito, acho inacreditavelmente barato, considerando o que é o relogio e os preços de usados...

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #22 Online: 10 Dezembro 2014 às 02:38:03 »
A propósito, acho inacreditavelmente barato, considerando o que é o relogio e os preços de usados...

Acho o mesmo. E mais: acho isso por ser um relógio basicamente com mecanismo "vintage".

Abraço!

Adriano

*

Offline R.H.P

  • *****
  • 672
    • Ver perfil
Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #23 Online: 10 Dezembro 2014 às 11:24:24 »

Eles não sabem o que significa, mas sabem que tem o tal COSC. Acreditem em mim, lido todo dia com esses consumidores. Eles sabem direitinho que o relógio deles tem COSC e que isso é um plus, pois as marcas fazem questão de deixar isso claro, inclusive os vendedores são treinados para fazerem isso, MESMO QUE não façam nem idéia do que é exatamente, nem os consumidores nem os vendedores.

É a mesma coisa que a famigerada válvula de hélio. Ninguém sabe para que serve nem como funciona, mas todo dono de relógio com válvula sabe que tem, e todo vendedor aponta isso na hora da venda.

Então o povo sabe sim e isso vende que é uma beleza mesmo que ninguém saiba direito o que é.

Abraços!

Adriano

É, faz sentido mesmo... Por essa ótica, talvez não seja uma boa estratégia essa mudança, pelo menos a curto prazo. Até pq possivelmente os vendedores das outras marcas vão soltar um "O nosso tem COSC e o deles não"

abraços,

Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #24 Online: 10 Dezembro 2014 às 13:26:25 »
Eu achei bem interessante essa mudança.

A Omega quer subir de patamar e pelo o que li sobre as diferenças entre COSC e METAS, o COSC não tem totais condições de aferir um certificado que o calibre Master realmente "merece". O jeito, foi trazer a METAS para dentro da manufatura, do jeito que a Omega imaginou para a certificação de seu novo calibre. Justo!

Se é melhor ou pior que o COSC, não sei!  Mas duvido que a Omega iria dar um tiro no pé com essa mudança, duvido mesmo, assim como duvido que ter COSC ou o METAS certificando o calibre influencie na compra ou não compra de um relógio...

Ao meu ver, novamente, será benéfica para o consumidor. Uma concorrência de certificadoras, que melhore e garanta a qualidade de um calibre de relógios, só pode ser benéfica para o mercado!

Mesmo que o assunto COSC apareça numa mesa de AD Omega, o assunto METAS também aparecerá e se é pra comparar, que comparem direito então.
Já imaginem o discurso: "Já que o senhor mencionou, o COSC é uma empresa privada que certificava os Omegas na precisão de -4 +6 segundos ao dia. Agora, estamos com a METAS que é uma empresa do governo suíço, que certifica com 0 +5 segundos ao dia, produção, reserva de marcha, resistência magnética e resistência a água. Bem melhor!"
Enfim, sem maiores detalhes... apenas para viajarmos um pouco...

O maior peso de ter um COSC é a tradição e aceitação, fato!
Mas tenho a impressão que, por uma ironia do destino, eles pararam no tempo.
Agora, perderam a Omega (Swatch Group todo, quem sabe, um dia?). Devem estar rezando para não dar na telha da Rolex inventar moda com isso também... Mesmo porque, sabem que tem um pezinho de outra empresa lá dentro que garante a estanqueidade dos Deep Sea...  ::) Mas isso é assunto para outro tópico e nem sei se pode ter qualquer relação com esse...

A longo prazo, preço aumentará, não tenho dúvidas. O Adriano bem lembrou essa equiparação com a Rolex, o mercado de luxo é bem sensível em relação a preço. Mas o preço aumentaria com ou sem METAS dentro da Omega...

Levará um tempo ainda para termos qualquer percepção dessa mudança... enfim... veremos!

Uma dúvida, a palavra "Chronometer" no dial de um relógio com calibre certificado, pode ser usada pela METAS (ou qualquer outra certificadora) ou é algo exclusivo do COSC?

Abs!
Rafael.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #25 Online: 10 Dezembro 2014 às 13:53:48 »
Concordo com a análise do amigo Audi!

O ponto fraco do COSC é o fato de não certificar o relógio todo, mas apenas o mecanismo e apenas sua precisão e influência da temperatura (e influência de impactos nos quartz). Nada mais.

Sobre a palavra chronometer, que eu saiba ela pode ser usada sim sem problemas. Não é uma designação exclusiva do certificado COSC.

Abraços!

Adriano

Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #26 Online: 10 Dezembro 2014 às 14:22:51 »
(...)

Sobre a palavra chronometer, que eu saiba ela pode ser usada sim sem problemas. Não é uma designação exclusiva do certificado COSC.

Abraços!

Adriano

 ;) Valeu.

Então, visualmente, nada muda!

A propósito, é mais do que óbvio, que assistências técnicas deverão se adequar ao novo padrão de 0 +5/ dia para relógios que saírem da manufatura com o novo certificado.

Abs!
Rafael.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #27 Online: 10 Dezembro 2014 às 18:41:58 »
(...)

Sobre a palavra chronometer, que eu saiba ela pode ser usada sim sem problemas. Não é uma designação exclusiva do certificado COSC.

Abraços!

Adriano

 ;) Valeu.

Então, visualmente, nada muda!

A propósito, é mais do que óbvio, que assistências técnicas deverão se adequar ao novo padrão de 0 +5/ dia para relógios que saírem da manufatura com o novo certificado.

Abs!

Não, porque os limites de regulagem para cada calibre não têm relação com o COSC, inclusive porque não é possível relacionar nenhum dos parâmetros pela diferença na metodologia dos teste. É a velha história: em primeiro lugar, os tais -4 e +6 s/dia do COSC são apenas um dos 7 quesitos eliminatórios do COSC e referem-se à marcha diária média. Na fábrica ou na assistência, em um Witschi, você tem um teste de marcha instantânea. Qualquer relógio consegue fazer uma média de -4 a +6 s/dia de média em 5 posições (até um Seiko 7S26) e isso não significa absolutamente nada, nadinha. O relógio pode adiantar 20 s/dia em uma posição e atrasar 16 s/dia em outra. E aí, é COSC?

Não dá para comparar a média de 10 dias de teste (que são os números usados para o cálculo dos tais -4/+6, e que se referem à média de dois dias e cada posição, com uma medição com corda cheia e outra após 24 horas) com um teste instantâneo de corda cheia. Não existe nenhuma maneira, nem de longe, de relacionar esses números.

Então os números do COSC não fazem diferença na hora de ajustar e regular um relógio na assistência, e nem na fábrica, pois lá são regulados nos mesmos moldes que na assistência.

O que se segue sim é uma tabela, e os resultados devem estar dentro desses limites e que em teoria devem permitir que o relógio fique dentro do COSC se fosse, hipoteticamente, submetido novamente ao teste. A marcha média e o delta (variação entre posição mais lenta e mais rápida) em 5 posições a zero hora e após 24 horas devem estar dentro desses limites, o beat error idem, e a amplitude idem. E além dos limites máximos e mínimos, existe um valor alvo. Por exemplo, salvo engano (não estou acesso àas tabelas agora), para um calibre 8500 a meta é +2 s/dia. Em nenhum calibre com COSC a Omega permite valores negativos, por exemplo. Os limites são sempre algo como 0 a +5 s/dia, nunca negativos, ou seja, nunca admitindo que o relógio atrase. Diferente do próprio COSC.

Os limites de regulagem dos calibres de manufatura da Omega são tão mais rígidos que o COSC que um novo certificado não fará diferença.

É assim que funciona. Vão perguntar: "então como você sabe que um relógio com COSC voltou a sê-lo depois da revisão?". Você não sabe, é impossível saber. Você apenas segue a tabela do fabricante que já é feita estimando-se que, estando dentro daqueles limites, ele estará apto para ser hipoteticamente certificado novamente.

Tenham em mente sempre a metodologia do teste. São 16 dias, medições óticas a cada 24 horas, 3 temperatura diferentes... nem o fabricante consegue reproduzir isso. Tudo é estimado. O fabricante estabelece os limites, regula na fábrica dentro desse limites manda para o COSC estimando que estarão dentro.

Abraços!

Adriano

Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #28 Online: 12 Dezembro 2014 às 12:25:44 »
Perfeito.
Obrigado Adriano.  ;)
O que parecia totalmente óbvio e simples, não é!

abs
Rafael.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #29 Online: 15 Dezembro 2014 às 00:11:32 »
Pessoal, li hoje o press-release da Omega sobre o assunto e ele não diz que a Omega está abandonando o COSC como dito no artigo publicado. E recebi uma informação oficial da diretoria da Omega, também hoje, de que a Omega não abandonando o COSC em favor do METAS mas sim adotando o METAS como certificação complementar para os modelos designados Master Co-Axial.

Outra coisa legal que vi no press-release é que os donos dos Master Co-Axial podem checar os resultados obtidos pelo seu exemplar on-line ou por um aplicativo de smartphone. Legal não?

Abraços!

Adriano

Re: Re: Re:
« Resposta #30 Online: 15 Dezembro 2014 às 00:36:46 »
Não nos esqueçamos que a omega já está com preços apenas ligeiramente inferiores à rolex. O exemplo do estrela só é válido aqui, porque a política da omega no Brasil para preços é muito melhor do que a da rolex. Aliás, vale mais a pena comprar omega aqui do que na gringa. Flávio

Fazendo uma pequena digressão, alguém sabe me dizer quanto está custando um Speedmaster Professional com tampa traseira de safira aqui?  E lá?

Abs,
Leandro
Leandro,
Na loja Omega do Village Mall no RJ, o Speedmaster com Safira na frente e no back, no estojo comemorativo com uma pulseira nato e outra de velcro (NASA) e outros mimos estava por cerca de 16,5k enquanto que o original com hesalite e fundo em aço no estojo tradicional vermelho estava por cerca de 13,5k.
Preços antes de qq negociação.

Waldir,

Obrigado.

Abs,
Leandro

*

Alberto Ferreira

Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #31 Online: 15 Dezembro 2014 às 08:59:42 »
Pessoal, li hoje o press-release da Omega sobre o assunto e ele não diz que a Omega está abandonando o COSC como dito no artigo publicado. E recebi uma informação oficial da diretoria da Omega, também hoje, de que a Omega não abandonando o COSC em favor do METAS mas sim adotando o METAS como certificação complementar para os modelos designados Master Co-Axial.

Outra coisa legal que vi no press-release é que os donos dos Master Co-Axial podem checar os resultados obtidos pelo seu exemplar on-line ou por um aplicativo de smartphone. Legal não?

Abraços!

Adriano

Sim, muito legal!
Grato por nos manter corretamente informados, Adriano.

Então...
Isto, este simples fato, o de esperar pela informação mais correta, nos lembra dos "riscos" de tentarmos fazer "avaliações" e conjecturas sem uma base, por assim dizer, mais fundamentada.

Abraços!
Alberto
 8)

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #32 Online: 15 Dezembro 2014 às 11:47:45 »
Como certificação adicional, ótimo. Aí se torna um baita diferencial.

E uma bela jogada de propaganda.

Dic

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #33 Online: 15 Dezembro 2014 às 12:35:04 »
Sei que o Adriano falou o contrário, mas acho que somente um relógio aprovado pelo COSC pode estampar "cronômetro" em seu mostrador, e é por isso que, por enquanto, a Omega não vai deixar de mandar seus relógios pra lá, pois essa ainda é uma ferramenta importante de marketing.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #34 Online: 15 Dezembro 2014 às 14:40:06 »
Pode ser. Eu não tenho certeza mesmo, achava que um relógio certificado por Besançon ou Wempe podia usar o termo.

Abraços!

Adriano

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #35 Online: 15 Dezembro 2014 às 15:24:02 »
Besançon não está nos limites da Federação Suíça, então penso que eles têm total autonomia em certificar relógios como cronômetros, desde que passem na norma ISO. O mesmo vale para outros órgãos, como o Observatório de Glashütte.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES