Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS

  • 35 Respostas
  • 8858 Visualizações
Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Online: 09 Dezembro 2014 às 10:06:08 »
Anúncio oficial pela marca hoje e matéria no ABTW:

http://www.ablogtowatch.com/omega-metas-swiss-metrology-institute-certification/



Metas é uma agencia do governo Suíço e as certificações serão feitas dentro da Omega, diferente do COSC que têm estrutura própria para isso. Além de precisão (0, +5 seg./ dia), serão certificados a resistência magnética, resistência a água, reserva de marcha e processo de produção dos calibres Master.
Você ainda poderá entrar no site da Omega e pelo SN encontrar os testes feitos pela METAS no seu relógio. Algo como o certificado em papel emitido pelo COSC há anos atrás.

E aí? Gostaram?

Abs!
Rafael.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #1 Online: 09 Dezembro 2014 às 10:16:10 »
Gostei, mas só ponho fé se a turma toda começar a usar essa certificação, senão fica um lance tipo "Grand Seiko", "PP Seal", "Fleurier Quality", ou seja, que apenas uma empresa usa.

O diferencial do COSC é justamente ser um padrão aceito por toda a indústria, ainda que com requerimentos "frouxos".
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #2 Online: 09 Dezembro 2014 às 10:44:15 »
Quando segmento de mercado cresce ele deixa de representar o interesse de todos os participantes e se segmenta de novo. No passado havia a Abinee, depois surgiu a Eletros, todos procurando defender seus próprios interesses.
Política 100%, espero que os standards adotados de fato superem os anteriores.

Abs gabo  :)

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #3 Online: 09 Dezembro 2014 às 11:37:43 »
Já vi essa história antes, mas em outros ramos. Um deles, a navegação mercante brasileira.

Há muitos anos, os navios da Petrobras só eram segurados se passassem por vistoria do Lloyds Register, de Londres. Uma entidade para lá de centenária, respeitada, reconhecida etc. Era um certificado de bons antecedentes (anteriores, atuais e futuros), baseado em rigorosíssimos padrões.

Mas o LR começou a ficar "caro". Alguém achou a brilhante solução de passar a classificar os navios pelo Bureau Veritas, da Holanda, que, na época, era "menos rigoroso" - para usar uma expressão suave. Trinta e cinco anos atrás, o BV eras praticamente desconhecido (hoje é uma potência) e só certificava navios panamenhos, liberianos, gregos e cipriotas, que era o que havia de pior.

Não sei se a Omega caiu na mesma tentação. Mas, como consumidor, vejo com desconfiança e preocupação.

Dic


Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #4 Online: 09 Dezembro 2014 às 11:45:34 »
O preço só aumenta e ainda querem economizar com o COSC.  :-X

Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #5 Online: 09 Dezembro 2014 às 12:01:01 »
Acho valido, mais como proposto pelo Igor.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #6 Online: 09 Dezembro 2014 às 12:09:19 »
Olha, existe uma diferença abissal entre o ridículo "certificado Patek" e o Cosc, Geneva Seal, e congêneres. O certificado Patek, como já discutimos aqui, é emitido pela própria marca, o que não faz o mínimo sentido. Ora, já imaginaram se as Organizações Tabajara emitissem um certificado garantindo a qualidade dos seus próprios produtos? Pois é...

Quanto ao custo da certificação COSC, este é ridículo. O COSC cobra, salvo engano, apenas 50 centavos de franco por cada certificação. É claro que para a marca os custos são maiores do que isso, até mesmo porque deve haver uma logística para enviar os movimentos para o COSC, recolhê-los, etc. Isso aumenta os custos, mas de modo algum num patamar que incremente de forma significativa o preço final do relógio.

Quanto à isenção do METAS, na minha opinião, em tese, é o melhor sistema. Não se trata, aqui, da própria fábrica certificando seus relógios (Patek), ou uma entidade privada o fazendo (COSC), mas o próprio governo suíço!

Retornamos, pois, ao tempo em que as análises de instrumentos de medição de tempo eram feitas pelos próprios governos, seja através das suas marinhas ou centros de medição do tempo, o que acho muito bacana. E de acordo com o texto, as normas serão muito mais amplas e restritas do que do COSC.

Porém...

Porém, é óbvio que isso se trata de um instrumento de marketing e "hype" da Omega que, como é notório, faz uns 5 anos pretende voltar a ser a concorrente direta da Rolex, não apenas em qualidade, como NOTORIEDADE. E para isso, precisa apresentar algo que a outra não tenha, sobretudo para justificar... AUMENTO DE PREÇOS!

Afinal, se a Omega tem como objetivo concorrer diretamente com a Rolex, terá que ter preços iguais, porque o consumidor de produtos de luxo, seguindo os ensinamentos de Veblen, acaba seduzido, paradoxalmente, por preços altos.

E creiam: no médio prazo, se a Omega de fato alcançar a notoriedade que tinha até os anos 70, um PO fatalmente custará o mesmo que um SUB, porque nessa época as fábricas de fato praticavam preços semelhantes (a Omega, na sua linha social, tinha preços ligeiramente superiores, na verdade).

Para o consumidor, como abordei há séculos num dos primeiros textos que escrevi, isso não significa muita coisa.

Aliás, se eu prestasse muita atenção em todo esse hype, ficaria feliz com o modelo de certificação de cronômetros da época dos observatórios, que dividia os "aprovados" em grupos. A média era X, mas se fosse atingisse média superior, o boletim seria emitido com um "grade" superior.

Portanto, se fosse para exigir algo neste mercado, ficaria feliz se o COSC continuasse a certificar mas, dentro da certificação, criasse notas, como uma estrela, duas ou três. O relógio poderia ser certificado se atingisse o parâmetro mínimo, autorizado o fabricante a colocar o "cronômetro" no mostrador. Porém, se atingisse algo muito superior, como, por exemplo, no máximo um segundo de variação por dia, poderia agregar estrelas de mérito.

Isso criaria competição entre as fábricas.

Porém, como sabemos, até isso é uma utopia, porque atualmente só 3 fábricas de fato usam o COSC: Rolex, Omega e Breitling.



Flávio

Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #7 Online: 09 Dezembro 2014 às 13:19:29 »
Acho que esta na hora de começarmos a comprar OMEGAs, pois se um PO que hoje custa 17k chegar a custar os mesmo 30k de um SUB o cara dobra o capital dele sem fazer nada. ;D
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

flavio

Re:
« Resposta #8 Online: 09 Dezembro 2014 às 13:23:52 »
Não nos esqueçamos que a omega já está com preços apenas ligeiramente inferiores à rolex. O exemplo do estrela só é válido aqui, porque a política da omega no Brasil para preços é muito melhor do que a da rolex. Aliás, vale mais a pena comprar omega aqui do que na gringa. Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #9 Online: 09 Dezembro 2014 às 14:18:32 »
Buemba buemba, como diz o Zé Simão! Segredo bem guardado, pois nem desconfiava.

O exemplo da Lloyds Register é perfeito, mas como o próprio Dic disse, é uma suposição.

Não acredito em economia, e desconfio que esse certificado seja até mais caro. Se a idéia fosse ser um certificado "econômico", seria procurada por marcas de entrada, não a Omega. Os caras não são bobos. Certificação no fundo é uma questão 95% de marketing e 5% de preocupação com qualidade (não por nada, mas porque hoje uma Omega ou uma Rolex não precisam de ninguém para assegurá-los de sua qualidade). O lance aí é justamente oferecer um plus sobre quem oferece COSC, ou nesse caso, leia-se, Rolex.

Abraços!

Adriano

Re:
« Resposta #10 Online: 09 Dezembro 2014 às 14:28:24 »
Não nos esqueçamos que a omega já está com preços apenas ligeiramente inferiores à rolex. O exemplo do estrela só é válido aqui, porque a política da omega no Brasil para preços é muito melhor do que a da rolex. Aliás, vale mais a pena comprar omega aqui do que na gringa. Flávio

Realmente os preços dos Omegas ca estão melhores que os Omegas la  ;D
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #11 Online: 09 Dezembro 2014 às 15:36:41 »
Para quem se interessar, o site do METAS:

http://www.metas.ch/metas/en/home.html


Flávio

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #12 Online: 09 Dezembro 2014 às 16:54:28 »
Pegando uma caroninha na observação do Adriano.

Pelo que vi, o Metas (o Inmetro deles) atua em 19 ramos da metrologia, enquanto o Cosc em somente um - o que, em tese, o torna "especializadíssimo".

A menos que haja uma migração maciça para o Metas, o risco que vejo na jogada da Omega é enxergarem suas certificações como "inferiores".

No Cosc continuam pesos-pesados como Rolex e Breitling. Um casamento que é, sobretudo, um atestado mútuo de competência.

Aqui reside minha dúvida sobre se a publicidade e a pesquisa da Omega analisaram todas as variantes.

Dic

*

Offline R.H.P

  • *****
  • 672
    • Ver perfil
Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #13 Online: 09 Dezembro 2014 às 17:38:17 »
Eu acho interessante, ela está apostando em algo que futuramente possa vir a ser um diferencial em seus relógios.

Na minha condição de leigo, não acredito que seja algo significante para o mercado... Mesmo pq imagino que 99% dos consumidores de rolex, omega e breitling não façam ideia do que significa COSC, METAS e etc...

abraços,

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #14 Online: 09 Dezembro 2014 às 17:45:58 »
Eu acho interessante, ela está apostando em algo que futuramente possa vir a ser um diferencial em seus relógios.

Na minha condição de leigo, não acredito que seja algo significante para o mercado... Mesmo pq imagino que 99% dos consumidores de rolex, omega e breitling não façam ideia do que significa COSC, METAS e etc...

abraços,

R.H.P, eu pensei a mesma coisa !kkkk

*

Offline R.H.P

  • *****
  • 672
    • Ver perfil
Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #15 Online: 09 Dezembro 2014 às 17:49:48 »
Eu acho interessante, ela está apostando em algo que futuramente possa vir a ser um diferencial em seus relógios.

Na minha condição de leigo, não acredito que seja algo significante para o mercado... Mesmo pq imagino que 99% dos consumidores de rolex, omega e breitling não façam ideia do que significa COSC, METAS e etc...

abraços,

R.H.P, eu pensei a mesma coisa !kkkk

kkkkkkkk... Eu, por exemplo, se não frequentasse o FRM não faria idéia...

Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #16 Online: 09 Dezembro 2014 às 18:02:28 »

kkkkkkkk... Eu, por exemplo, se não frequentasse o FRM não faria idéia...

+1

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #17 Online: 09 Dezembro 2014 às 18:17:51 »
Eu acho interessante, ela está apostando em algo que futuramente possa vir a ser um diferencial em seus relógios.

Na minha condição de leigo, não acredito que seja algo significante para o mercado... Mesmo pq imagino que 99% dos consumidores de rolex, omega e breitling não façam ideia do que significa COSC, METAS e etc...

abraços,

R.H.P, eu pensei a mesma coisa !kkkk

Eles não sabem o que significa, mas sabem que tem o tal COSC. Acreditem em mim, lido todo dia com esses consumidores. Eles sabem direitinho que o relógio deles tem COSC e que isso é um plus, pois as marcas fazem questão de deixar isso claro, inclusive os vendedores são treinados para fazerem isso, MESMO QUE não façam nem idéia do que é exatamente, nem os consumidores nem os vendedores.

É a mesma coisa que a famigerada válvula de hélio. Ninguém sabe para que serve nem como funciona, mas todo dono de relógio com válvula sabe que tem, e todo vendedor aponta isso na hora da venda.

Então o povo sabe sim e isso vende que é uma beleza mesmo que ninguém saiba direito o que é.

Abraços!

Adriano

Re:
« Resposta #18 Online: 09 Dezembro 2014 às 22:05:34 »
Não nos esqueçamos que a omega já está com preços apenas ligeiramente inferiores à rolex. O exemplo do estrela só é válido aqui, porque a política da omega no Brasil para preços é muito melhor do que a da rolex. Aliás, vale mais a pena comprar omega aqui do que na gringa. Flávio

Fazendo uma pequena digressão, alguém sabe me dizer quanto está custando um Speedmaster Professional com tampa traseira de safira aqui?  E lá?

Abs,
Leandro

Re: Omega abandona COSC e terá certificado emitido pela METAS
« Resposta #19 Online: 09 Dezembro 2014 às 22:09:30 »
"Eles não sabem o que significa, mas sabem que tem o tal COSC. Acreditem em mim"

Fato foi dito ai acima!!!!!
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.