Menu principal

Seiko 8R28: 3 embreagens verticais???

Iniciado por Desotti, 09 Dezembro 2014 às 18:01:18

tópico anterior - próximo tópico

Desotti

O movimento não é novo, mas essa informação sim: http://www.watchtime.com/reviews/clutch-performer-reviewing-seiko-velatura/

Como meu Ananta usa o mesmo movimento, posso atestar que os ponteiros dos contadores de horas e minutos do crono realmente se movimentam suavemente, nada de saltos a cada minuto como nos demais cronógrafos que possuo.

O movimento em si é muito feio (no Ananta, o acabamento mais esmerado se restringe ao rotor "katana") e os elementos interessantes , como a roda de colunas, ficam escondidos, mas tecnicamente falando pelo jeito é um movimento bastante interessante!

[[]]'s

Desotti

No detalhe, as 3 embreagens (central, contador de minutos e contador de horas):

[[]]'s

shun

Eu nao sabia!

Muito obrigado por compartilhar!

Agora, se nao for demais, já que o topico permite.. Posta ai mais fotos do seu Ananta! Deve ser o unico do Brasil!  8) 8)

Abracos, Desotti!

Desotti

Disponha Shun!

Eu já havia percebido há bastante tempo que ponteiros dos contadores do Ananta tinham movimento contínuo mas não fazia ideia do motivo, então fiquei bastante surpreso e curioso se outros calibres de cronógrafo utilizam a mesma solução.

Quanto ao Ananta:

Goste-se ou não, é difícil ficar indiferente a essa peça (o Velatura que ilustra o artigo da Whatchtime eu achei horrível).

[[]]'s

Desotti

Pesquisando mais sobre o movimento descobri também que a Seiko começou a fornecê-lo como ébauche para outras marcas, numa versão denominada SII NE88:

http://quillandpad.com/2014/06/29/the-new-seiko-ne88-automatic-chronograph-movement-a-change-in-the-wind/

Um relógio russo da Vostok, modelo Mriya, é o primeiro fora da Seiko e do Japão a utilizar o calibre:

[[]]'s

heracles

Dessa eu também não sabia
lindo relógio e boa informação.

Heracles

flavio

Não entendi esse mecanismo, sério! Alguém pode lançar uma luz aí?

Dorotheo

Esse Vostok é a minha cara.
Poucos números, dísticos retos, ponteiro legal, contraste preto e branco.  :D
Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

GuilhermeLago

Citação de: flavio online 10 Dezembro 2014 às 20:59:26
Não entendi esse mecanismo, sério! Alguém pode lançar uma luz aí?

Pelo que eu entendi, os acumuladores de horas e minutos do chrono são movidos pela roda de horas do relógio e não pela roda central do cronógrafo com um sistema de cames. O interessante é que se vc puxar a coroa com o cronógrafo funcionando ele vai parar graças ao hack e, se vc girar a coroa para acertar as horas, os ponteiros de horas e minutos do crono vão girar também, pq estão "embreados". Prá quê isso? Sei lá... Bom, eu nunca vi isso funcionando, mas acho que os minutos e horas "saltando" e ficando sempre na marca dos indexes são mais legíveis.

Desotti

Entendi a mesma coisa que o colega Guilherme mas, fora o artigo do primeiro post, não se acha mais informação detalhada sobre o calibre, ao menos não em páginas escritas no alfabeto romano.

Os 3 sistemas de embreagem envolvidos na função de cronógrafo tem os ponteiros resetados por um peculiar sistema com "martelo de 3 pontas", cuja animação pode ser vista em http://www.seiko-ananta.com/#/mechanism/automatic .

[[]]'s

igorschutz

O F. Piguet 1185 também reseta seus três ponteiros com apenas um martelo.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

igorschutz

Ah, e o crono in house da IWC (cal. 8936x) também usa o trem de engrenagens principal para movimentar os ponteiros de hora e minutos do crono.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Desotti

Valeu Igor!

Os Japas da Seiko realmente fazem coisas que as vezes são difíceis de se compreender: um movimento como esse, atual e repleto de detalhes técnicos interessantes, mas ao mesmo tempo totalmente isento de beleza com suas partes mecânicas escondidas e acabamento tão simplório...  até o velho 6S37 é bem mais bonito, definitivamente nenhum relógio com esse movimento 8R28 merece um fundo transparente, especialmente o Ananta, que é muito bem acabado no geral.

[[]]'s