[aviação] Segurança

  • 4 Respostas
  • 2702 Visualizações
*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
[aviação] Segurança
« Online: 28 Dezembro 2014 às 15:40:20 »
Boa tarde,

Um colega hoje fez um questionamento que fiquei em dúvida.
Dos incidentes e acidentes aereos, ha proporcionalmente mais ocorrencas com aparelhos particulares ou de empresas de taxi aereo ? Alguem sabe se ha algum dado sobre isso? Eu pessoalmente fiquei impressinado quando li que o o Esquilo acidentados ontem era de 1989, conheço as rotinas de revisao, porem, é um aparelho com 25 anos, teoricamente voando todos os dias. Uma aeronave particular normalmente possui uma demanda menor de voos. É muita ignorancia minha?

Abraços

*

Offline EduBr

  • *****
  • 793
    • Ver perfil
[aviação] Segurança
« Resposta #1 Online: 29 Dezembro 2014 às 00:19:30 »
FPiccinin, se você comparar com a aviação comercial sim. A maior parte dos acidentes ocorrem na aviação geral, na executiva e no táxi aéreo. As empresas aéreas possuem níveis de segurança superiores devido à elevada fiscalização a que são submetidas. Uma empresa brasileira que faça vôos internacionais além de ser fiscalizada pela ANAC também presta contas à FAA americana ao JAA europeu e a organismos como a IATA. A segurança de vôo em uma empresa aérea fica a cargo de uma diretoria que se reporta diretamente à presidência da mesma, não se subordinando à vice-presidência de operações, que é a responsável por toda a parte relacionada ao vôo. Isso tudo leva as empresas a investirem pesadamente em treinamento, principalmente das tripulações, o que ajuda a minimizar ao máximo o fator humano o maior responsável por acidentes aéreos. Mesmo com uma manutenção impecável uma empresa de táxi aéreo ou um operador particular (aviação executiva) não consegue prover o mesmo nível de treinamento que a aviação comercial, devido ao custo e à estrutura necessária.

Abs,

Edu.

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: [aviação] Segurança
« Resposta #2 Online: 29 Dezembro 2014 às 07:41:04 »
Edubr, legal, mas você sabe se ha indices de incidentes e acidentes na aviação executiva separando os aparelhos particulates e os de taxi aereo? O questionamento do meu colega é; Se você tem a necessidade da aviação executiva, o que é mais seguro, teoricamente, ter o seu aparelho, piloto, controlar as manutenções.....OU, utilizar um Taxi Aereo. Ficou claro na sua citação que entre executiva e comercial, a comercial é mais segura (tb pelo porte das aeronaves)...kkkk
Eu tenho um colega em SC que conprou uma aeronave, pois segundo ele, passou muito "perrengue" com táxi aéreo.

Abraço

*

Offline EduBr

  • *****
  • 793
    • Ver perfil
Re: [aviação] Segurança
« Resposta #3 Online: 29 Dezembro 2014 às 10:11:05 »
Neste link existe um documento com todas as estatísticas referentes a acidentes e incidentes na aviação brasileira, é o documento oficial mais atualizado disponível:

http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/Anexos/article/19/FCA%2058-1%20Estat%C3%ADsticas%20da%20Avia%C3%A7%C3%A3o%20Civil%202013.pdf

Abs,

Edu.

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: [aviação] Segurança
« Resposta #4 Online: 29 Dezembro 2014 às 11:36:58 »
Edubr, muito interessante! Sério, por experiencia aeromodelística...kkkk, eu poderia jurar que a maioria dos acidentes ocorriam no pouso e os índices não indicam isso.

Obrigado.