E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?

  • 80 Respostas
  • 19282 Visualizações
*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #20 Online: 13 Janeiro 2015 às 22:55:24 »

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #21 Online: 13 Janeiro 2015 às 23:13:30 »

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #22 Online: 13 Janeiro 2015 às 23:20:45 »
Desculpe-me CALS, copiei errado mesmo, o correto é este:


http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=11908.0

Abraços

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #23 Online: 13 Janeiro 2015 às 23:23:54 »
Alberto,

Quanto a revisão da máquina e sua lubrificação me sinto tranquilo, pois o vendedor indicou que ele tinha sido revisado e o dito é forista respeitado aqui.

Quanto a busca de maiores informações, meu sonho é um manual em PDF, ou pelo menos uma codificação de nr. série tão informativa quanto a dos Seiko.

Missão ao não, apreciei e agradeço de coração sua iniciativa.

Forçar eu não vou, sua beleza e idade já o fizeram conquistar um lugar na "cristaleira".

Para o uso, nos 40 graus daqui, foi o Seiko 6119-7083.

*

Jefferson

Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #24 Online: 13 Janeiro 2015 às 23:31:09 »
Cals, eu tenho um 6119 igual ao seu.

Essa semana vou ver se arrumo tempo para recolocar a pulseira original de aço dele, que vai precisar ser ajustada.

Abraços,

Jefferson

E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #25 Online: 14 Janeiro 2015 às 10:19:28 »
Senhores,

Belos vintages.

Mestre Alberto,

Gostaria de tirar uma duvida. Em um dos seus anúncios de venda, (acho) que notei um certo ar de lamentação por ter um ar de lamentação ter um relógio polido por cortesia pelo seu relojoeiro de confiança. No mundo dos vintages é melhor ter uma peça com riscos e marcas de uso do que uma peça polida para rejuvenescimento?

Abraços.
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Alberto Ferreira

Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #26 Online: 14 Janeiro 2015 às 10:53:52 »
Senhores,

Belos vintages.

Mestre Alberto,

Gostaria de tirar uma duvida. Em um dos seus anúncios de venda, (acho) que notei um certo ar de lamentação por ter um ar de lamentação ter um relógio polido por cortesia pelo seu relojoeiro de confiança. No mundo dos vintages é melhor ter uma peça com riscos e marcas de uso do que uma peça polida para rejuvenescimento?

Abraços.

O polimento...
Sim, depende de cada um de nós, se gosta ou se aceita ou não.

Mas, no caso em questão,...
Na verdade o meu comentário foi apenas no sentido contar a história do ocorrido, o que no meu entendimento é sempre importante em um vintage, e de dizer que...

- Ele fez um polimento perfeito, numa caixa que só o faz quem sabe fazer bem, pois é muito difícil polir aquela superfície sem deixar marcas, embora ele o tenha feito para me agradar e não porque eu tenha pedido.

- Eu, sinceramente, gostei do resultado e preferi deixar assim.

- Eventualmente o polimento pode até ser removido e voltar a ter o aspecto "fosco". A rigor isto é mais fácil do que tentar fazer o contrário neste tipo de caixa.

É isso.
 ;)

Alberto
« Última modificação: 14 Janeiro 2015 às 10:55:23 por Alberto Ferreira »

Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #27 Online: 14 Janeiro 2015 às 11:32:04 »
Mestre Alberto,

Obrigado pelos esclarecimentos. As vezes eu fico meio perdido com os vintages porque vivi muito tempo entre restauradores de carros antigos. Lá existia uma certa preocupação com pinturas "over shine", mas existia uma tolerância maior com as restaurações.

No mundo dos relogios, os apreciadores parecem ser bem menos tolerantes a alguns tipos de restaurações, principalmente em mostradores e caixas.

Abraços
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Jefferson

Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #28 Online: 14 Janeiro 2015 às 13:26:13 »
Olá pessoal,

Apenas acrescentando alguns pontos ao que os colegas Alberto e Carretera escreveram.

Alguns padrões de polimento (em alguns casos, escovados, ou pior, usinagens) são praticamente impossíveis de reproduzir de forma artesanal. Assim, dentro de certos limites, é preferível alguns arranhões, mas ainda a predominância do padrão original do relógio, penso.

Por exemplo: tenho um Seiko 6139 7100, conhecido com Helmet ou Darth Vader. Originalmente, sua caixa em estilo cônico apresenta uma micro usinagem, parecida com as ranhuras de um disco de vinil. No caso do meu, que comprei no ebay, apresenta um lixamento circular, que tenta reproduzir aquele padrão, mas eu sei que não está original. Se não me engano, o colega Desotti tem um desses, com polimento completamente original.

Outro aspecto sobre os polimentos, e falo com a experiência de que já efetuou alguns em casa, é que basta um pequeno deslize, e você perde detalhes importantes, que definem a identidade de um certo modelo de caixa, e por conseguinte, do relógio. Cantos vivos, ou pequenas facetas podem ser arredondadas muito facilmente num processo de polimento, e isso fica bastante evidente para quem conhece.

Abraços,

Jefferson

*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #29 Online: 14 Janeiro 2015 às 20:26:32 »
Para os apreciadores, tem o Watch Spot, com muito material:

http://thewatchspotblog.com/
Membro do RedBarBrazil

*

heracles

Re:
« Resposta #30 Online: 14 Janeiro 2015 às 20:51:53 »
Eu particularmente prefiro o relógio com marcas e pequenos "picos" mas, com polimento original.
Jefferson o Desotti tem ou tinha um helmet com polimento original.
Por acaso eu também tenho. Depois ponho fotos pode me cobrar.

Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #31 Online: 14 Janeiro 2015 às 21:01:38 »
Heracles e Jefferson,

Obrigado por compartilhar suas experiências. Analisando por este aspecto, começo a entender melhor o motivo que levam colecionadores a evitar caixas polidas. Realmente o aspecto original se perde no processo.

Vou pensar nisto nas próximas restaurações.

Abraços
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Alberto Ferreira

Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #32 Online: 14 Janeiro 2015 às 23:14:03 »
Pois é...
Como eu disse, cada caso é um caso e cada cabeça, uma sentença.
Eu concordo, que o ideal e ter o original sem marcas, como saiu da fábrica.  ;)
Mas,...  ::)

Por outro lado,...
Alguns relevam (aceitam e até curtem) algumas das chamadas "marcas do tempo" e as naturais do uso, compatíveis com a história da peça e tal, outros não.
Há os que curtem conhecer a história real daquela peça em si, os fatos, os detalhes e até os eventuais percalços e curiosidades que a envolveram.

Ou seja, não há uma regra rígida válida para todos os casos.

Alberto

*

Jefferson

Re:
« Resposta #33 Online: 14 Janeiro 2015 às 23:20:04 »
Jefferson o Desotti tem ou tinha um helmet com polimento original.

Heracles meu caro, faz tempo que não vejo o Desotti postar fotos dele.  :-\

Vamos torcer para que ele leia o tópico, e nos brinde com uma foto do belo exemplar.

Lhe digo o mesmo, quando possível faça uma foto do seu.  ;)

Abraços,

Jefferson

*

heracles

Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #34 Online: 15 Janeiro 2015 às 08:06:46 »
Amigos, fiz o melhor que pude...sou péssimo fotógrafo.
Acredito que os detalhes como ângulos, sentido do polimento, profundidade das "ranhuras" ( marcas da ferramenta) etc estão bem evidenciadas. ..em mãos fica bem mais fácil de observar.




É isso ;)

*

Jefferson

Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #35 Online: 15 Janeiro 2015 às 11:05:15 »
Perfeito Heracles!  ;) :D

Vejam a diversidade de padrões, e arestas bem pronunciadas. É muito fácil perder esses elementos num polimento.

Aproveitando a oportunidade, me tire uma dúvida: como funcionam as trocas de calendário no seu? Ao pressionar a coroa você consegui mudar dia do mês e semana?

No meu apenas dia do mês, e a coroa encosta na caixa. Penso que seja um problema, talvez tenham em algum momento substituído a tige do relógio por uma menor, não sei. Acabo usando pouco o relógio por conta dessa característica.

Se puder me esclarecer, agradeço.

Abraços,

Jefferson

*

heracles

Re:
« Resposta #36 Online: 15 Janeiro 2015 às 12:15:41 »
Jefferson são dois estágios. ..se a coroa esta certa, provavelmente a tige esta curta.
Tenta desenroscar um pouco pode ser que esse mínimo ajuste resolva.
Sim.... se o profissional ou amador "piscar" no momento de acertar esses ângulos pode matar a caixa....Eu não me atrevo meter as caras e fazer.

Heracles

*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #37 Online: 15 Janeiro 2015 às 21:08:55 »
Bah esse tópico me deixou saudoso...


Aqui vão 2 que gosto muito:

CASIO AQ 450 - Quando ganhei, odiava ele pois achava relógio de velho:



E um Technos da era de "ouro" o bichinho até corda pela coroa dá. 20 anos sem revisão e funciona como um.... relógio  ;D



Membro do RedBarBrazil

*

Alberto Ferreira

Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #38 Online: 15 Janeiro 2015 às 22:22:23 »
Pois é, meus amigos...
Então vamos tentar dissecar a questão, ou "aprofundar" um pouco mais o debate.

O polimento...

Como talvez dissesse lado mais sensível ou talvez mais "poeta" da minha cuca,...  
"Melhor não tê-lo"... Sim, melhor...   ::)
Muito arriscado? (sem trocadilhos...  ;))  Sim. Sempre será um tanto ariscado, mesmo para os experientes.

Mas aquela outra metade da minha cuca, aquela talvez até mais pragmática ou talvez "desafiadora" pode estar lá sussurrando... "Por que não?"
 ::)  :D

Então,
Eis a questão.
Sim ou não? E a resposta certamente é talvez... Ou o clássico "depende".

Comecemos pelas arestas...
Estas talvez sejam as grandes inimigas dos polimentos, eliminou, descaracterizou!...
E não há o que discutir aqui.  É mesmo simples assim.


Depois, na mesma linha, viriam aquelas "texturas", ou melhor dizendo "micro ranhuras" do aspecto original, e notemos que elas nem sempre são provenientes de um "polimento" na fábrica, mas sim de uma usinagem específica.
O caso típico do "Helmet", como ilustrado pelo amigo Heracles.



E olha que nós não temos aqui uma foto detalhando o aspecto da parte "cônica" da caixa, esta sim um enorme (ou quase impossível) desafio para ser reproduzida posteriormente. Quem já passou a unha naquela superfície sabe de que nós estamos falando, aquele aspecto absolutamente regular.


E os polimentos nas caixas sem arestas, caso típico das "cushion"? Como ficam?
Aqui o desafio é bem outro, é fazer de maneira que o "abaulado" da caixa não evidencie e intensifique as possíveis mudanças, mesmo que sutis, do perfil da mesma.
Fazer isso de maneira perfeita é coisa para quem sabe (e muito bem) o que faz.


Mas, sobretudo, e acima destas minhas considerações, paira uma verdade, pragmática e indiscutível.

Todo polimento, por mais sutil e bem executado que seja, sempre retira algum material da peça.
Portanto, a questão, sem redundância, é retirar o menos possível, preservando o aspecto.

Alguns dirão...
Então deixa estar, não retire nada. Melhor assim.

Outros pensarão...
Mas aquele risco acidental já retirou, oras.  :(

E nós voltamos para lá, para aquele ponto, para a tal dúvida...
E aí, em cada cabeça haverá uma sentença.

Mas o importante, eu creio, é que com estes debates, os prós e os contras fiquem claros, para que possam embasar a tal eventual decisão pessoal.

Abraços!
Alberto
« Última modificação: 15 Janeiro 2015 às 22:23:59 por Alberto Ferreira »

Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #39 Online: 15 Janeiro 2015 às 23:13:49 »
Alberto,

Sabias palavras. Agora sei por onde começar a pensar antes de pedir uma revisão/restauração.

Abs
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy