Qual foi o modelo que despertou sua paixão por relógios?

  • 33 Respostas
  • 9161 Visualizações
Qual foi o modelo que despertou sua paixão por relógios?
« Online: 14 Janeiro 2015 às 12:00:13 »
Olá mecânicos!

Anos 80, ainda no colégio, vejo um colega usando este relógio:



A partir daí minha relação com os relógios mudaria...


Infelizmente foi apenas uma paixão platônica (principalmente depois de saber quanto ele custava :'()mas depois deste Porsche Design, percebi que minha relação com os relógios não seria mais, apenas para ver as horas...

E vocês? Houve algum modelo/marca que serviu de gatilho para esta nossa paixão?

abs

Alfredo

*

vinniearques

Re: Qual foi o modelo que despertou sua paixão por relógios?
« Resposta #1 Online: 14 Janeiro 2015 às 12:07:30 »
No meu caso, foi quando tinha uns 10 anos de idade mais ou menos e nas vitrines das joalheiras eu sempre via o tal Seamaster Azul e aquele bonequinho do 007 que ficava sempre na vitrine do lado do relogio, alem da foto do Pierce como James Bond.

Ali começei a me interessar e sonhar em ter o tal relogio do 007.

Depois dali já viu né, e a tara foi tão grande que tive uns 5 Seamaster 300M


*

Alberto Ferreira

Re: Qual foi o modelo que despertou sua paixão por relógios?
« Resposta #2 Online: 14 Janeiro 2015 às 12:23:09 »
A dita "paixão" já com o entendimento da "aura" e da "saga" que envolve um relógio mecânico, veio bem depois.
Quando eu já era um engenheiro mecânico, ou já tinha uma "cabeça" assim formada...


Mas,...
Um, o primeiro, de que eu tenho registo na memória, foi este ---> http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=11175.msg214625#msg214625.

Alberto

Re: Qual foi o modelo que despertou sua paixão por relógios?
« Resposta #3 Online: 14 Janeiro 2015 às 13:22:26 »
depende a época
quando criança G-SHOCK
adolescente MIDO
depois começou com SEAMASTER....depois vai virando doença  8)
sic transit gloria mundi

Re: Qual foi o modelo que despertou sua paixão por relógios?
« Resposta #4 Online: 14 Janeiro 2015 às 13:28:06 »
Comecei a prestar atenção em relógios na infância pela curiosidade causada pela marca TAG HEUER, propagandeada pela Senna...
Depois, na adolescência, foi inevitável a paixão pelo Breitling, principalmente por um Colt que meu pai possuía....
E assim nasceu um vício.

Re: Qual foi o modelo que despertou sua paixão por relógios?
« Resposta #5 Online: 14 Janeiro 2015 às 13:45:44 »
A minha foi um Omega Seamaster 007 em 1995, se eu não me engano.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re: Qual foi o modelo que despertou sua paixão por relógios?
« Resposta #6 Online: 14 Janeiro 2015 às 13:50:50 »
 Engraçado, achei que seria fácil responder esse tópico, porém não foi.
 Bem sempre gostei de relógios, mas acho que o ponto de onde realmente "entrei de cabeça" nisso foi quando me encantei por um Omega Constellation, lá por 1995.

*

Offline Koopa

  • *****
  • 525
    • Ver perfil
Re: Qual foi o modelo que despertou sua paixão por relógios?
« Resposta #7 Online: 14 Janeiro 2015 às 14:02:25 »
Engraçado, os meus foram com as propagandas da Technos, em especial a do Technos Skydiver, no início dos anos 90... parecia ser o máximo esses relógios.

Re: Qual foi o modelo que despertou sua paixão por relógios?
« Resposta #8 Online: 14 Janeiro 2015 às 14:13:13 »
No meu caso foi com um G-Shock que ganheir do meu pai. De lá pra cá a paixão só aumenta!

*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re: Qual foi o modelo que despertou sua paixão por relógios?
« Resposta #9 Online: 14 Janeiro 2015 às 14:19:51 »
Haha, relembrar é viver  ;D

Para mim começou com um Windsurf D-60 que era do meu pai. Eu tinha verdadeiro amor por aquele relógio e sempre que conseguia driblar o velho ia para o colégio com ele, até que me roubaram.
Inconsolável, ganhei um G-shock DW 5600, companheiro de pulso por 14 anos. Até ai nem me ligava em relógios, gostava mas não tinha curiosidade para pesquisar, ou qualquer outra coisa. Na verdade, achava que só existiam 3: Rolex, Citizen e Casio. O resto, incluindo Technos, ou Tag ou o que fosse eu achava que era relógio de camelô haha. O Boom horológico veio, mais ou menos, 2010, quando realmente comecei a me interessar por calibres, complicações, etc.
Membro do RedBarBrazil

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re: Qual foi o modelo que despertou sua paixão por relógios?
« Resposta #10 Online: 14 Janeiro 2015 às 14:40:30 »
acho que  minhas primeiras lembranças horologisticas vem com um seiko diver que meu tio que era mergulhador tinha. nao me lembro o modelo, mas lembro da coroa as 04:00 hs, devia ser um 6309 da vida...... lembro do natal de quando eu tinhas uns 9/10 anos ter ganhado um citizen wingman..... mas paixão mesmo foi o submariner...
Membro do RedBarBrazil

Re: Qual foi o modelo que despertou sua paixão por relógios?
« Resposta #11 Online: 14 Janeiro 2015 às 16:10:41 »
o q despertou: citizen 8945 do meu pai na decada de 80.. meu primeiro mecanico: um Seiko 5 de uns 34mm cujo bracelete depilava meu punho a cada uso e que recentemente caiu e descolou todos todos os indexes..

Re: Qual foi o modelo que despertou sua paixão por relógios?
« Resposta #12 Online: 14 Janeiro 2015 às 17:11:51 »
Para mim foi no ano 2.000 -  praticante do aeromodelismo e apaixonado por aviação, um colega abonado tinha um Breitling Aerospace edição da Esquadrilha da Fumaça, este aqui:



Então aquilo ficou na minha cabeça por alguns anos - era um sonho di$$$tante ter um relogio deste tipo.

O tempo passa, as coisas mudaram para melhor - e o relógio voltou a cabeça - comecei minha coleção e pronto - nao parou mais.  Recentemente comprei o Aerospace Evo, parte do sonho realizado, mas nao tenho o da esquadrilha da fumaça.

Alvaro Carneiro

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Qual foi o modelo que despertou sua paixão por relógios?
« Resposta #13 Online: 14 Janeiro 2015 às 17:24:05 »
O padrinho do meu pai era dono de uma joalheria, no Rio, que não existe mais. Chegou a ser uma das mais importantes da cidade, há uns 40 anos.

Desde sempre os relógios me chamam a atenção. Tanto que, garoto, achava que só existia uma marca de relógio, a "Patek-Omega-Rolex", de tanto que os dois falavam nela.

A paixão aumentou quando ganhei, de formatura, do padrinho do meu pai, um JLC que lhe pertencera. Aliás, uma das poucas coisas que sobraram quando fugiu na Europa, em 1940.

Dic


*

Offline Cosentino

  • *****
  • 1.318
    • Ver perfil
Re: Qual foi o modelo que despertou sua paixão por relógios?
« Resposta #14 Online: 14 Janeiro 2015 às 18:13:25 »
A primeira referência foi a Rolex, mas para mim totalmente inalcançável. Com dez anos o Seiko 5 automático, que para a época era um relógio muito bom e de preço relativamente salgado. Depois vieram os a quartz, Calculator, G-Shock, AQ600, Aqualand. Mais tarde meu pai ganhou de presente um Rolex Datejust como prêmio pelo resultado alcançado na empresa em que trabalhava (eu tinha lá meus 15 anos). Fiquei namorando por um longo tempo e perturbando a cabeça do velho para me dar. Lá pelos 18 anos consegui o relógio. Estava novo, ele usou poucas vezes. Usei por uns anos, mas acabei vendendo para realizar um sonho. Passei um período no limbo, casamento, apartamento, filho. Estabilizado comecei a olhar os Omega, Breitling e Tag. O Submariner já estava na linha de tiro, mas ainda inalcançável. Comecei olhando o programa da 1001 Noites(acho que muita gente via), esperando uma oportunidade para comprar um Breitling, ou um Omega. Aconteciam lances relâmpago na madrugada e quem tivesse acordado.. Um dia consegui um Breitling Callisto por uns R$2.400 um negócio da China, mas o relógio quando chegou devia ter uns 34mm  :P. Fiquei meio p.. "mas isso é relógio masculino?" Usei um tempo com roupas sociais, e acabei dando para minha esposa. Continuei pelejando na 1001, e acabei comprando um Tag F1, baita relógio, marca fantástica, mas atrasava.. :-X Relógio a quartz atrasa? Devolvi e troquei em um Breitling Colt. Depois disso, consegui um contato que me vendeu um Omega JB 40 anos, também um ótimo negócio R$5.500, mas só com a caixa original. Validei o relógio, e era o homem mais feliz do mundo. Há uns quatro anos conheci o MAC1969 dai Fud..  ;D Parceirão crescemos na atividade juntos. Vim para o Fórum, fiz vários amigos e é isso ai. Nada foi fácil, sempre trabalhando muito e negociando. Hoje tenho os relógios que sonhei, só me falta um.., e MAC você sabe qual é, e quando aparecer sou o primeiro da fila!  :D Forte abraço.    

*

vinniearques

Re: Qual foi o modelo que despertou sua paixão por relógios?
« Resposta #15 Online: 14 Janeiro 2015 às 18:18:26 »
Eu sei qual é  ;)

Tá na minha lista também.

 :D

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Qual foi o modelo que despertou sua paixão por relógios?
« Resposta #16 Online: 14 Janeiro 2015 às 21:29:23 »
Simplesmente copiei e colei um post publicado em rede social há alguns anos, que ainda está lá, com a respectiva foto. Sim, mesmo meus posts de redes sociais são longos...





"O relógio

Antigamente era hábito comum das grandes empresas,quando os funcionários a deixavam,serem agraciados com um bom relógio.Também antigamente,sinônimo de bom relógio no Brasil era Omega.Meu avô materno,então,ao deixar a Mesbla,ganhou um cronômetro Omega Constellation "C" (ano 1972/73),cujo design nem me atrai muito,apesar de ter sido projetado pelo Gerald Genta.Ao sair da Mesbla,meu avô tornou-se proprietário da empresa de ônibus Susana/Cruzeiro(antiga linha 2003 de BH) e floresceu no negócio,continuando-o por vários anos.Tempos depois,com mais de 80 anos de idade,descobriu que tinha câncer.Não havia muito o que fazer,já havia se alastrado.Durante pouco mais de 30 dias permaneceu no hospital,entre a vida e a morte e,certa feita,em uma tarde que me lembro bem(levei inclusive um livro de Direito Constitucional,pois estava na faculdade e tinha prova),permaneci o dia com ele.Atordoado pelos sedativos,não sei porque ele disse:"Flávio,aquele Constellation é seu,vai cuidar bem dele".O que é isso vô,você vai sair dessa! (muito embora,no meu eterno pessimismo e,em virtude das suas palavras,já soubesse que isso não era bem verdade...).Depois de um mês de sofrimento ele se foi,não encarei muito bem a perda,tanto é que só apareci no velório na última hora,quando desabei...Meses depois,conversando sobre o velho com minha mãe,contei-lhe a história.Acho que a puxei:ela não sabe guardar segredos e contou para minha avó.Alguns dias depois,a "matriarca" apareceu lá em casa e,com um brilho nos olhos,abriu a mão e disse:"Flávio,seu avô queria que ficasse com esse relógio".Aí nasceu meu gosto,na verdade obsessão,pela relojoaria,pois não compreendia porque os seus ponteiros giravam continuamente,ao contrário de um modelo eletrônico,quase criando uma conexão entre o dono e o aparato.Esse pequeno objeto,o cronômetro Omega,passou a ser um elo de ligação entre mim e o velho.Anos depois,também presenteei minha avó com outro Omega Constellation (Cindy Crawford),talvez para seguir aquela máxima da Patek de que você "nunca é dono dele,apenas o guarda para a próxima geração".Esse segredo permaneceu comigo por mais de uma década,mas hoje acordei pensando no velho.O cronômetro Omega...A ligação...Os momentos bacanas que não voltam mais..."




*

Offline EduBr

  • *****
  • 793
    • Ver perfil
Qual foi o modelo que despertou sua paixão por relógios?
« Resposta #17 Online: 14 Janeiro 2015 às 22:17:56 »
O meu foi este relógio aqui:







Ele pertenceu ao meu avô, que faleceu antes que eu nascesse. Não conheci o meu avô, mas vejo que o gosto por relógios tem lá sua hereditariedade. Porém  o que me fascinou mesmo foi quando abri a parte traseira e vislumbrei aquele mecanismo tão complexo. Não sei precisar a data de quando isso aconteceu, mas eu era bastante novo, talvez uns 8/9 anos. Mas com toda certeza o responsável por tudo foi esse aí!

*

Offline Neme

  • *****
  • 816
    • Ver perfil
Re: Qual foi o modelo que despertou sua paixão por relógios?
« Resposta #18 Online: 14 Janeiro 2015 às 23:12:50 »
Tudo mentira da galera...... duvido que que alguém aqui começou a se interessar logo por mecânicos.  Nem sabíamos o que era isso...
Abs.
Neme!

*

Alberto Ferreira

Re: Qual foi o modelo que despertou sua paixão por relógios?
« Resposta #19 Online: 14 Janeiro 2015 às 23:17:12 »
Huuuummmm... Sei... Sei.

Mas e se tiver alguém por aqui que é anterior aos "quartzos"?
 ;D

Alberto