BULOVA Accutron GEMINI cronógrafo automático MODELO 63C106

  • 31 Respostas
  • 8236 Visualizações
Re:BULOVA Accutron GEMINI cronógrafo automático MODELO 63C106
« Resposta #20 Online: 24 Janeiro 2016 às 18:41:57 »
Foto que é bom, nada...

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re:BULOVA Accutron GEMINI cronógrafo automático MODELO 63C106
« Resposta #21 Online: 24 Janeiro 2016 às 20:38:04 »
Adriano, dei uma olhada no site da bulova e tem um acutron ll,   onde ha um video q "diz" q usa o diapasão com 3 astes. Seria acutron mesmo, seria quartz, ou ambos?
Tb mostram no vídeo q o deslocamento do ponteiro dos segundos é continuo como nos auto.

O Adriano poderá explicar melhor, mas na verdade o cristal de quartzo possui o formato de diapasão. Com isso ele vibra numa frequência mais alta.

Tive um Snorkel II mas acabei vendendo por achar ele grande.

Abraços

*

Alberto Ferreira

Re:BULOVA Accutron GEMINI cronógrafo automático MODELO 63C106
« Resposta #22 Online: 24 Janeiro 2016 às 20:48:43 »
...
... mas na verdade o cristal de quartzo possui o formato de diapasão. Com isso ele vibra numa frequência mais alta.
...

Abraços

Boa noite!
Putz! Eu nunca tinha ouvido falar nisso...  ::)  :-[

Seria mesmo interessante, do ponto de vista do conhecimento geral, nós termos uma explicação técnica dada por quem tenha acesso a ela, para esclarecimento e desmistificação daquilo que está sendo mencionado aqui.

Abraços!
Alberto

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re:BULOVA Accutron GEMINI cronógrafo automático MODELO 63C106
« Resposta #23 Online: 24 Janeiro 2016 às 21:12:45 »
Aqui tem algo mais:

http://www.ablogtowatch.com/new-bulova-accutron-ii-uhf-sport-watches/

Meu inglês é meio fraco. Mas fala alguma coisinha.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:BULOVA Accutron GEMINI cronógrafo automático MODELO 63C106
« Resposta #24 Online: 24 Janeiro 2016 às 22:38:57 »
Vamos por partes: praticamente todo cristal de quartzo de 32 KHz (ou 32.768 Hz, como queiram), ou seja, a frequência padrão hoje, possui formato de diapasão.

E isso é apenas uma relativa coincidência com o fato de que o original Accutron era um diapasão, de metal. Digo relativa pois afinal o formato de diapasão é uma geometria conhecida justamente por oferecer uma vibração controlada, de frequência conhecida.

O tal Accutron II é um mecanismo a quartzo, mas de frequência bem superior, cujo cristal, de formato de diapasão, vibra a 262 KHz. Isso, naturalmente, promove maior precisão. Não é novidade alguma, também.

O cristal de quartzo pode ter vários formatos diferentes. O de diapasão é o mais comum, mas pode ser uma barra, um cilindro, ou uma lente, que é um formato comum em quartzos de altíssima frequência como o do Omega Marine Chronometer de pulso, de 2,4 MHz ou o de mesa, de 4,2 MHz.

Meu Marine Chronometer de pulso e meu Wempe de bordo (de 4,2 MHz) usam cristais assim. É o formato mais estável para osciladores dessa frequência.

Logo, não é o formato de diapasão que confere ao Accutron II sua frequência superior.

E complementando: o fato do ponteiro de segundos rodas continuamente, também nada tem a ver com o fato do oscilador de quartzo ser de alta frequência. São duas coisas completamente diferentes. A questão do ponteiro depende mera e unicamente do motor de passo, mais especificamente, de quantos pulsos por segundo o circuito envia a ele. Simples assim.

A questão dos cortes de cristais de quartzo para uso como osciladores é bem mais complexa, eu nem conseguiria explicar aqui (falo também sobre o assunto na matéria sobre o Marine Chronometer que escrevi para a pulso há alguns anos). Mas depende, por exemplo, do ângulo no qual você corta e lapida esse diapasão ou lente, em relação à estrutura cristalográfica do cristal bruto.

Cristais de melhor qualidade possuem um corte mais preciso, o que garante que eles vibrem o mais próximo possível da frequência teórica de 32.769 Hz. É por essa razão que mecanismos de mesma frequência possuem precisões melhores ou piores, por conta da qualidade dos osciladores. É o motivo do porque um ETA 255.xxx tem precisão muito superior a um ETA 805.xxx, mesmo que ambos trabalhem na mesma frequência, de 32 KHz.


Abraços!

Adriano

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re:BULOVA Accutron GEMINI cronógrafo automático MODELO 63C106
« Resposta #25 Online: 24 Janeiro 2016 às 22:59:21 »
Que sabe, sabe...

Achei que o formato mais comum de cristal seria o bastão.

E que o cristal do Accutron em formato de garfo que oferecia a alta frequência.

A Citizen usa um cristal diferente também no "The Citizen" que na verdade não é termocompensado. Procede?

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:BULOVA Accutron GEMINI cronógrafo automático MODELO 63C106
« Resposta #26 Online: 25 Janeiro 2016 às 00:36:14 »
Exato, não é termocompensado. Mas eu não sei que tecnologia eles usam para tal. E até a última vez que pesquisei o assunto, ninguém sabia também.

Abraços!

Adriano

Re:BULOVA Accutron GEMINI cronógrafo automático MODELO 63C106
« Resposta #27 Online: 25 Janeiro 2016 às 01:11:10 »
Que aula Adriano!
Muito obrigado por compartilhar seu vasto conhecimento com meros apreciadores de relógios como nós.
Agrega ao meu pequenino acervo da horologia.

Grande abraço!

Re:BULOVA Accutron GEMINI cronógrafo automático MODELO 63C106
« Resposta #28 Online: 25 Janeiro 2016 às 01:15:35 »
Foto que é bom, nada...
Salvo engano é esse modelo.



Gostei

*

Offline Lobão

  • ***
  • 194
    • Ver perfil
Re:BULOVA Accutron GEMINI cronógrafo automático MODELO 63C106
« Resposta #29 Online: 25 Janeiro 2016 às 02:07:05 »
Marcus Junior bom dia!
Realmente é este o modelo que comprei, desculpe mas eu não consigo postar fotos.
Att,
Lobão.

*

Offline helio

  • *****
  • 904
    • Ver perfil
Re:BULOVA Accutron GEMINI cronógrafo automático MODELO 63C106
« Resposta #30 Online: 25 Janeiro 2016 às 06:46:54 »
Bom relógios, boa maquina e preço espetacular. Diferente daqui modelos antigos são liquidados no mercado norte americano, só passam a ter valor depois de Vintages; não são apenas relógios, liquidações nos EUA são serias, existem até mesmo cadeias especializadas em desovar produtos de linhas antigas. Lembro que apesar da Bulova ser uma marca da citizen a mais de uma década, a linha accutron continuava a ser suissa.
Parabéns pela compra e seja muito feliz com ele.
[]s

*

Offline melao

  • *****
  • 613
    • Ver perfil
Re:BULOVA Accutron GEMINI cronógrafo automático MODELO 63C106
« Resposta #31 Online: 25 Janeiro 2016 às 10:56:05 »
Eu sou doido pra ter um destes nesta exata configuraçao :D.Uma hora ele vem.
Most3lm.com