Gun Metal

  • 17 Respostas
  • 5649 Visualizações
Gun Metal
« Online: 20 Janeiro 2015 às 19:05:11 »
Olá amigos...
Final do século XIX, início do XX, caixas de relógio foram feitas em "Gun Metal", um aço, ou outra liga, que deixava
as caixas com um tom algo negro, além do que enferrujando...  ;D ;D ;D
Pergunto aos amigos se têm alguma outra referência sobre essas caixas, o motivo de serem fabricadas nesse material,
além de outras informações...
Sei que a Hebdomas usava esse material, bem como a Omega, ambas em relógios de bolso.
Agradeço as informações, e creio ser mais uma fonte de consulta, desvendando mistérios deste nosso passatempo!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Alberto Ferreira

Re: Gun Metal
« Resposta #1 Online: 20 Janeiro 2015 às 20:06:47 »
Boas, Paulo Sergio!

Interessante o tópico, certamente caberão pesquisas...  ::)

Bem,...
Francamente eu não sei se falamos do mesmo material...
Mas, gunmetal, assim em uma palavra, para mim é uma liga, algo na linha do bronze.  ::)

Mas vamos aguardar mais contribuições, se possível menos superficiais   ;) :D que esta minha.
 8)

Alberto

Re: Gun Metal
« Resposta #2 Online: 20 Janeiro 2015 às 21:13:38 »
A Victorinox usa atualmente. Ao menos usa o nome gum metal na sua linha de diver e tem a cor parecendo chumbo.
sic transit gloria mundi

*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re: Gun Metal
« Resposta #3 Online: 20 Janeiro 2015 às 21:23:32 »
GunMetal, conhecido também por Bronze Vermelho, é uma liga composta por cobre (88%) Estanho (10%) Estanho (2%)

Se é a mesma, já não sei.

WIKI Link

http://en.wikipedia.org/wiki/Gunmetal
Membro do RedBarBrazil

Re: Re: Gun Metal
« Resposta #4 Online: 20 Janeiro 2015 às 22:49:31 »
Já vi o termo associado a acabamento de arma de fogo, cujo resultado é realmente um metálico escuro, mas não creio que em relógios contemporâneos (já vi associado a seiko e victorinox) seja a liga metálica citada, mas sim referência a ela pela semelhança.
Se a liga citada tiver este aspecto...

*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re: Gun Metal
« Resposta #5 Online: 20 Janeiro 2015 às 23:34:30 »
Os 2% ali são Zinco.

@Waldir, São usados até hoje, mas o escurecimento é dado por acabamento.
Membro do RedBarBrazil

Re: Gun Metal
« Resposta #6 Online: 21 Janeiro 2015 às 00:10:19 »
O produto em causa consiste em ligações em cobre, incluindo ligações em ligas de cobre (como bronze, latão e outras ligas à base de cobre).


http://www.linguee.com.br/portugues-ingles/search?source=auto&query=gunmetal
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

Re: Gun Metal
« Resposta #7 Online: 21 Janeiro 2015 às 00:53:09 »
Obrigado aos amigos...
Mas não se trata do que vemos na rede mundial de computadores escrito "gunmetal"   (http://en.wikipedia.org/wiki/Gunmetal)   ...
Nada com cobre, estanho...
Nada na vertente comentada pelo amigo Alberto!!!
Volto a dizer... é algo como um aço, que fica oxidado como velhas facas comuns, daquelas que dizemos que enferrujam!!! ;) ;) ;)
Se procurarem com o título "gun metal" no sítio famoso de vendas nacional, lá verão exemplos do que digo...
No famoso sítio de vendas de usados americano, poderá aparecer "gun metal" ou, como algumas vezes ele faz uma tradução, ;D ;D ;D, poderá aparecer "metal de arma"!!!
Essa é a questão!!!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Re: Gun Metal
« Resposta #8 Online: 21 Janeiro 2015 às 05:58:56 »
Gun metal é como é chamado o tom do acabamento superficial assemelhado ao tom da oxidação superficial sobre aço das armas de fogo.
É um tom muito característico, um azul escuro acinzentado metálico, até aproximadamente 1940 esse era o acabamento standard das armas, que poderia ser opcionalmente niquelado. Hoje ainda é utilizado, pelos mais saudosistas, porque quando bem feito é muito bonito e resistente. Mas o padrão hoje é a fosfatização, que é bem mais barato e rápido, apesar de ser chamado, acho que por tradição, de oxidado.
O tom gun metal é obtido por um processo de oxidação muito demorado, pq envolve varias sequências banhos e lixamento, mas de resultado e beleza únicos. Em relógios só me lembro de um que utilizava este acabamento, inclusive destacava na propaganda "true gun metal". O que mais vejo é chamarem de gun metal um tom acinzentado metálico escuro, tom que na verdade é da fosfatização e não do antigo processo de oxidação.
   
« Última modificação: 21 Janeiro 2015 às 06:30:41 por Romero »

*

Alberto Ferreira

Re: Gun Metal
« Resposta #9 Online: 21 Janeiro 2015 às 14:55:39 »
Sim.
Agora eu "enfoco" melhor o que os amigos estão falando.  ;)
Sim, embora os meus conhecimentos não sejam muito "amplos" neste tema  ::)...
 
Então, como o Romero, eu também creio que nós estaríamos falamos de um processo específico de oxidação, como aquele usado em armas para protegê-las superficialmente.

Bem,...
Que as nossas boas pesquisas continuem a nos trazer esclarecimentos e questionamentos.
 8)

Alberto

Re: Gun Metal
« Resposta #10 Online: 21 Janeiro 2015 às 18:32:36 »
Sim amigos... é por aí...
Mas... uma coisa chama a atenção...
Qual o motivo para uso dessas caixas?
Há ouro e prata... metais nobres mais caros...
Há alpaca, cromeação e niquelação de "metais menos nobres", para melhorar a aparência...
Mas algo em aço? Com a boa e velha oxidação empregada em armamentos da época?
Sujeito à ferrugem!
Seria outra opção de acabamento, com preço menor?
Ou opção outra para a época? Restrição de outros metais no mercado?
Vejam, estou falando muito de caixas do início do século passado...
O que vemos por aí, como por exemplo nas caixas de relógios de pulso da Victorinox é outra coisa!
Vamos às buscas!!!!!
Abraço
Paulo Sergio

PS: E o Mestre Gravina? Saberia algo amigo?
Abraço
Paulo Sergio

*

Jefferson

Re: Gun Metal
« Resposta #11 Online: 21 Janeiro 2015 às 20:54:45 »
Olá pessoal,

Encontrei um post sobre o assunto no Watchuseek. Poucas respostas, mas uma figura interessante, anúncio de um fabricante da época.


Fonte: Fórum watchuseek.com. Membro artb, 2011.

Abraços,

Jefferson

Re: Gun Metal
« Resposta #12 Online: 24 Janeiro 2015 às 00:25:45 »
Gravina???
Alôôô!!!  ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Re: Gun Metal
« Resposta #13 Online: 25 Janeiro 2015 às 05:58:04 »
Até cerca de 1870 o aço era um metal caro, usado basicamente em peças especiais que exigiam grande resistência ou usinabilidade e utensílios pequenos como facas, talheres e até mesmo jóias, portanto o aço era bastante desejado e caro, sua produção era pequena. O material mais comum e farto era o ferro fundido.
Isto mudou com Andrew Carnegie que era proprietário de ferrovias e precisava construir uma ponte e o único material que suportava os esforços necessários era o aço, só que o preço e a falta de disponibilidade deste inviabilizava a construção, salvo engano a sua necessidade era maior que a produção mundial anual de aço da época, então procurou pelo mundo um processo siderúrgico que pudesse viabilizar o empreendimento. Montou uma siderúrgica bem mais eficiente e produtiva e com isso construiu a ponte e passou a fornecer aço bem mais barato ao mercado revolucionando a construção civil. E de quebra deu inicio a poderosa história da siderurgia americana e a uma fortuna gigantesca(Bill gates seria remediado perto dele).

Não sei se cromação e a niquelação eram disponíveis na época, eletricidade ainda era algo raro e caro, por isto a oxidação era o processo adotado.
 
Acredito que o uso de aço em relógios vem desta época, em que o aço tinha outro status. Inclusive um dos relógios mostra a imagem de uma locomotiva, que na época era um ícone da modernidade tecnológica, assim como as naves espaciais o são, para nós.



Romero.

 
« Última modificação: 25 Janeiro 2015 às 06:32:20 por Romero »

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: Gun Metal
« Resposta #14 Online: 25 Janeiro 2015 às 09:03:05 »
Romero, bem interessante o contexto exposto por você. Podemos dizer com base na sua teoria que o uso Gun Metal, era algo inovador com apelo para a resistencia do material, correlacionando-o com as suas aplicações originais.

Abs

Re: Gun Metal
« Resposta #15 Online: 25 Janeiro 2015 às 16:27:20 »
Sem dúvida! Era o inicio da era do aço, se forçarmos a memória veremos que já ouvimos este termo, "a era do aço" e economicamente falando foi realmente o material que transformou o mundo, sem ele com certeza a civilização seria outra.
Só esclarecendo, o gunmetal é o acabamento oxidado dado ao aço e não o material em si.

Abs;

Romero.

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: Gun Metal
« Resposta #16 Online: 25 Janeiro 2015 às 16:41:17 »
Sem dúvida! Era o inicio da era do aço, se forçarmos a memória veremos que já ouvimos este termo, "a era do aço" e economicamente falando foi realmente o material que transformou o mundo, sem ele com certeza a civilização seria outra.
Só esclarecendo, o gunmetal é o acabamento oxidado dado ao aço e não o material em si.

Abs;

Romero.

Esse "acabamento" que você cita é uma patina correto?

Re: Gun Metal
« Resposta #17 Online: 25 Janeiro 2015 às 16:54:40 »
Sim, isso mesmo. Só que uso mais o termo, acabamento superficial ou melhor ainda tratamento superficial.