PARA QUE NOS SERVE O TEMPO?

  • 7 Respostas
  • 3209 Visualizações
*

Alberto Ferreira

PARA QUE NOS SERVE O TEMPO?
« Online: 01 Fevereiro 2015 às 12:17:49 »
Ou o melhor seria dizer...

Quem "serve" a quem? ::)

Pois é.
Mas tudo bem, eu vou tentar me explicar...   ::)

Para começar apenas um aviso, aos navegantes do FRM...  :D  Ok?
Se não "tiverem tempo" nem leiam, pois pode ser mesmo inútil...  ::)  ;D


Estes dias, eu assisti um episódio da série Jornada nas Estrelas, da qual eu sou fã desde quando era na TV, em preto e branco, e os cenários de estúdio eram bastante "chinfrins".
E na verdade toda a magia vinha exclusivamente das nossas mentes. Sem precisar de efeitos computacionais de última geração.
E não é que eu renegue estes últimos,...
...pois eles até ajudam, simplificam as coisas para as nossas "cucas" por vezes "óbvias" e "preguiçosas".  :D


Bem,...
As colocações preliminares estão feitas.  ;)
Então o que me chamou tanto a atenção no tal episódio.
Sempre com as ressalvas de que aquilo é mero entretenimento, sem compromissos filosóficos sérios, e blábláblá...  ;)

Naquele episódio o tempo é (de certa maneira) "questionado".
E eu não vou me alongar mais do que eu já estou fazendo.

Numa breve sinopse...
O Capitão Jean-Luc Picard encontra Kirk vivo na intemporal Nexus, apesar da história ter registrado sua morte durante a viagem inaugural da Enterprise-B.
Picard convence Kirk a retornar ao presente do primeiro para ajudá-lo a derrotar o Dr. Tolian Soran e impedi-lo de destruir a estrela de Veridian.
Apesar de inicialmente recusar, Kirk aceita ao perceber que a Nexus nunca vai lhe dar aquilo que ele sempre procurou: a habilidade de fazer a diferença.
Os dois deixam a Nexus e impedem Soran.
Entretanto, Kirk é mortalmente ferido e morre.


Eles "descobrem" que o tal Nexus é logicamente irreal, e na verdade não existe. Não no mundo concreto em que vivemos...
E onde nós até podemos tentar fazer a diferença.


No transcorrer do episódio surgem algumas falas interessantes...

- "O Tempo é um predador, sempre à nossa espreita. Nós não podemos fugir dele, mais cedo ou mais tarde ele vai nos alcançar".   Será mesmo?  ::)

- "Eu tenho consciência de que o tempo que eu já vivi é maior do que o que eu ainda viverei." Disse o personagem já de meia idade.
Verdade... Eu também acho isso.  Embora nada possa ser feito a este respeito... :(   :D

E todos estes meus rodeios servem para as perguntas, que eu fiquei me fazendo, bebericando aquele vinho, que normalmente eu divido com a Dona TT, que inclusive me "controla", na boa...  ;), mas que por ela estar viajando, eu tomei todo sozinho.  ::)  
Acho que isso "ajudou" um pouco na minha "abertura" mental... 8)
  ;D ;D ;D


O tempo é algo real?
Quem é "dono" de quem?
O que vale é o presente? O passado já foi... O futuro, nós nem sabemos se existe...


E, para encerrar...
Eu lembro de um programa que eu vi há algum tempo na TV a cabo.
Um daqueles aventureiros profissionais, um francês, viajou para uma região remotíssima e completamente isolada...
Ele foi até no lombo de iaque, ou outro animal parecido, e levou uma interprete, da universidade local, estudiosa de costumes e idiomas.

Após ficarem algum tempo por lá, vivendo com as limitações locais, eles conseguiram uma "entrevista" com o ancião, o líder do local.

E veio a pergunta...
"De que vocês sentem falta aqui?"
O velhinho pediu para que a pergunta fosse repetida, pois a achou sem sentido...

E aí respondeu...
"De nada, pois nós temos tudo de que precisamos."

E para completar, sacou esta "bomba".
Apontou para o relógio do tal francês e disse...

"Vocês têm o relógio...   Nós temos o tempo."

Um mero jogo de palavras?  Frases de efeito?
Sim, pode ser.

Mas,...  ::)

Alberto
 8)

PS:
Como podem ver...
Eu hoje estou com tempo...  ::)  8)
« Última modificação: 01 Fevereiro 2015 às 13:35:19 por Alberto Ferreira »

*

Offline Rafael

  • ***
  • 149
    • Ver perfil
Re: PARA QUE NOS SERVE O TEMPO?
« Resposta #1 Online: 01 Fevereiro 2015 às 13:47:18 »
Sensacional Alberto! Quase todos os dias faço o mesmo questionamento, de uma forma um pouco diferente, "Quanto vale o meu tempo?". Até hoje não cheguei aos pesos das várias medidas que temos.

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: PARA QUE NOS SERVE O TEMPO?
« Resposta #2 Online: 01 Fevereiro 2015 às 15:30:46 »
Muito bom amigo Alberto. :)


Para quê o afã que nem o coelho da Alice a correr atrás do relógio, do tempo, ou, nem precisarmos dele como o ancião mas disfrutarmos dele, sem bitola, e na sua plenitude?


Certo é que o TEMPO é o maior e melhor dos mestres, pese embora no final acabe por matar todos os seus alunos.

Um abraço, :)
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

wrocha

Re: PARA QUE NOS SERVE O TEMPO?
« Resposta #3 Online: 04 Fevereiro 2015 às 15:26:34 »
Não somos escravos do relógio. Somos escravos das infinitas necessidades que temos (ou achamos ter) e tentamos satisfazer a todas ou pelo menos a maior parte na fatia de tempo que nos cabe. A busca por mais tempo começa a ficar mais evidente quando estamos perto da morte. Curiosamente para alguém enfermo o tempo não passa, enquanto que para sua família ele voa na direção do terrível desfecho.

*

Offline Jim

  • ***
  • 146
    • Ver perfil
Re:PARA QUE NOS SERVE O TEMPO?
« Resposta #4 Online: 08 Abril 2015 às 12:59:01 »
Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que dá a vitória. (‭Provérbios‬ ‭21‬:‭31‬ NVI)

*

Offline marck

  • ****
  • 273
    • Ver perfil
Re:PARA QUE NOS SERVE O TEMPO?
« Resposta #5 Online: 08 Abril 2015 às 14:28:52 »

   O mestre  oogway, em kung fu panda , proferiu a seguinte afirmação :

       "  o passado já passou e não podemos alterá-lo... , o futuro ainda não chegou ..., mas o dia de hoje é uma dadiva que temos para     fazer a diferença, por isso é chamado de presente..... "


             tartaruguinha velha e sábia....

                sds,

                          marck  ;) ;) ;)

*

Offline naio21

  • *****
  • 844
    • Ver perfil
Re:PARA QUE NOS SERVE O TEMPO?
« Resposta #6 Online: 13 Abril 2015 às 11:43:10 »
Ei Alberto! Acho que você confundiu as bolas.

Esta sinopse é de "Star Trek - Generations" (primeiro filme com o elenco d'A Nova Geração pro cinema). O das antigas que você assistiu (que fala sobre o tempo) deve ter sido "The City on the Edge of Forever" (com a magnífica Joan Collins, e o melhor da série clássica na minha opinião).
Abs,

Ivan B. Prado

*

Alberto Ferreira

Re:PARA QUE NOS SERVE O TEMPO?
« Resposta #7 Online: 13 Abril 2015 às 18:58:46 »
Ei Alberto! Acho que você confundiu as bolas.

Esta sinopse é de "Star Trek - Generations" (primeiro filme com o elenco d'A Nova Geração pro cinema). O das antigas que você assistiu (que fala sobre o tempo) deve ter sido "The City on the Edge of Forever" (com a magnífica Joan Collins, e o melhor da série clássica na minha opinião).

Obrigado, naio...
Grato pelas informações.

Mas na verdade eu quis apenas me referir ao enredo daquele episódio (ou filme) em si...
Ou seja, apenas me atendo ao ponto em que há uma certa discussão ("filosófica"?  ::)  ) sobre Tempo.

Abraços atemporais...
 8)
Alberto