Como ajustar corretamente o horário - AM/PM - em um relogio com data?

  • 23 Respostas
  • 22788 Visualizações
Como ajustar corretamente o horário - AM/PM - em um relogio com data?
« Online: 07 Fevereiro 2015 às 13:17:00 »
Pessoal, uma dúvida boba ... sempre que paramos de usar um relogio mecanico, ao pegarmos ele novamente, precisamos dar a corda e ajustar hora e data. Neste ajuste como faço para saber se o ponteiro da hora está na posição AM ou PM? Pergunto isso porque em relogios com data isso implica diretamente na mudança correta da data quando o ponteiro das horas atinge a posição 12:00 / 0:00, o que, em muitas vezes, nos obriga a fazer ajustes posteriores para corrigir a data!

Caso nao seja possivel saber se o ponteiro esta na posição AM/PM alguma sugetao para o problema?!

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Como ajustar corretamente o horário - AM/PM - em um relogio com data?
« Resposta #1 Online: 07 Fevereiro 2015 às 13:59:11 »
Use o calendário como referência. Se após o ponteiro de horas passar pelas 12 e mudar a data, você estará entrando em AM. Se não mudar a data, estará entrando em PM, ou seja meio dia.

Depois é só ajustar a data.

*

Alberto Ferreira

Re: Como ajustar corretamente o horário - AM/PM - em um relogio com data?
« Resposta #2 Online: 07 Fevereiro 2015 às 14:17:43 »
Olá!
Não há dúvidas bobas...  ::)
Bobeira mesmo é ficar com elas.  ;)

Bem,... Brincadeiras à parte, eu lhe diria o seguinte...

- Avance os ponteiros até algumas horas após a troca da data, por exemplo, avance até as 03 ou 04 horas.
Fazendo isto você se assegura que passou das 24 horas e não está apenas após as 12 horas.

Isto feito, ajuste a data.
Então avance os ponteiros até a hora correta.


Uma dica...
Para ter certeza e não ter que voltar a fazer o ajuste.
Eu costumo ajustar a data para o dia anterior e depois avanço os ponteiros, verificando se a data "salta" mesmo às 24 horas, ou no seu entorno (alguns não trocam a data exatamente às 24 horas...().
Note também que em alguns relógios a passagem é lenta (gradual) e em outros ela é rápida (troca num salto do disco do calendário).

Mas,...
Um detalhe.
O ajuste da data pode depender do relógio, ou mais especificamente do seu sistema de ajuste do disco do calendário, melhor dizendo, se há uma posição específica da coroa para tal, ou não - tipo ser "puxada para uma certa posição e girada em um dado sentido para avançar ou no outro retroceder a data.

Mas em alguns casos pode ser que para avançar a data não exista esta ação pela coroa e aí nós teremos que avançar os ponteiros até um ponto depois das 24 horas, digamos às 02 horas, e então retorná-los para algo como às 21 horas. Ao fazermos isto sucessivamente, nós vamos avançando a data.

Um abraço e boa sorte.
Alberto

Ah!
Caso esta minha prolixa tentativa de explicação não tenha ficado devidamente clara...  :-[
Simplesmente não se acanhe e pergunte outra vez.  ;)

*

Alberto Ferreira

Re: Como ajustar corretamente o horário - AM/PM - em um relogio com data?
« Resposta #3 Online: 07 Fevereiro 2015 às 14:19:57 »
Bem,...
Eu não cheguei a ler a resposta do colega JotaA,...
...enquanto escrevia. :-[

E depois de escrever todo este meu blábláblá aí, eu o mantive, mesmo em vista da sucinta e objetiva resposta do Jota...  ;)  :D

Portanto, encare a minha resposta como um complemento, ok?
Que, aliás, e eventualmente, pode até ajudar a esclarecer as dúvidas de outros.
 ;)  8)

Abraços a ambos!
Alberto
 8)
« Última modificação: 07 Fevereiro 2015 às 16:22:01 por Alberto Ferreira »

Re: Como ajustar corretamente o horário - AM/PM - em um relogio com data?
« Resposta #4 Online: 07 Fevereiro 2015 às 17:25:29 »
Use o calendário como referência. Se após o ponteiro de horas passar pelas 12 e mudar a data, você estará entrando em AM. Se não mudar a data, estará entrando em PM, ou seja meio dia.

Depois é só ajustar a data.


Olá!
Não há dúvidas bobas...  ::)
Bobeira mesmo é ficar com elas.  ;)

Bem,... Brincadeiras à parte, eu lhe diria o seguinte...

- Avance os ponteiros até algumas horas após a troca da data, por exemplo, avance até as 03 ou 04 horas.
Fazendo isto você se assegura que passou das 24 horas e não está apenas após as 12 horas.

Isto feito, ajuste a data.
Então avance os ponteiros até a hora correta.


Uma dica...
Para ter certeza e não ter que voltar a fazer o ajuste.
Eu costumo ajustar a data para o dia anterior e depois avanço os ponteiros, verificando se a data "salta" mesmo às 24 horas, ou no seu entorno (alguns não trocam a data exatamente às 24 horas...().
Note também que em alguns relógios a passagem é lenta (gradual) e em outros ela é rápida (troca num salto do disco do calendário).

Mas,...
Um detalhe.
O ajuste da data pode depender do relógio, ou mais especificamente do seu sistema de ajuste do disco do calendário, melhor dizendo, se há uma posição específica da coroa para tal, ou não - tipo ser "puxada para uma certa posição e girada em um dado sentido para avançar ou no outro retroceder a data.

Mas em alguns casos pode ser que para avançar a data não exista esta ação pela coroa e aí nós teremos que avançar os ponteiros até um ponto depois das 24 horas, digamos às 02 horas, e então retorná-los para algo como às 21 horas. Ao fazermos isto sucessivamente, nós vamos avançando a data.

Um abraço e boa sorte.
Alberto

Ah!
Caso esta minha prolixa tentativa de explicação não tenha ficado devidamente clara...  :-[
Simplesmente não se acanhe e pergunte outra vez.  ;)


Perfeito, obrigado
« Última modificação: 07 Fevereiro 2015 às 17:31:16 por mbfregonesi »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Como ajustar corretamente o horário - AM/PM - em um relogio com data?
« Resposta #5 Online: 07 Fevereiro 2015 às 17:53:34 »
Eu faço uma coisa muito simples para ajustar as horas dos relógios com calendário: jogo os ponteiros para as 6 horas (não interessa se PM ou AM), ajusto o calendário para um dia antes do atual e aí vou ajustar as horas. Quando os ponteiros passarem pelas 12 eu já vou descobrir se é AM ou PM dependendo se o calendário virar ou não, e prossigo até ele virar e chegar na hora desejada.

Abraços!

Adriano

Re: Como ajustar corretamente o horário - AM/PM - em um relogio com data?
« Resposta #6 Online: 07 Fevereiro 2015 às 18:02:29 »
Eu faço uma coisa muito simples para ajustar as horas dos relógios com calendário: jogo os ponteiros para as 6 horas (não interessa se PM ou AM), ajusto o calendário para um dia antes do atual e aí vou ajustar as horas. Quando os ponteiros passarem pelas 12 eu já vou descobrir se é AM ou PM dependendo se o calendário virar ou não, e prossigo até ele virar e chegar na hora desejada.

Abraços!

Adriano

Otima dica tb, pelo jeito existem varias formas de se fazer o ajuste! Obrigdo pessoal

Agora ... aproveitando o topico, existe algum problema de se ajustar o ponteiro no sentido anti-horário? Rodar para traz?

Re: Como ajustar corretamente o horário - AM/PM - em um relogio com data?
« Resposta #7 Online: 07 Fevereiro 2015 às 18:16:11 »
Eu faço uma coisa muito simples para ajustar as horas dos relógios com calendário: jogo os ponteiros para as 6 horas (não interessa se PM ou AM), ajusto o calendário para um dia antes do atual e aí vou ajustar as horas. Quando os ponteiros passarem pelas 12 eu já vou descobrir se é AM ou PM dependendo se o calendário virar ou não, e prossigo até ele virar e chegar na hora desejada.

Abraços!

Adriano

Haha... Boa! Faço a mesma coisa.

*

heracles

Re:
« Resposta #8 Online: 07 Fevereiro 2015 às 21:24:09 »
Eu devo ser exceção. .Não ajusto o calendário, nunca ajustei e provavelmente não vou ajustar.

*

Offline vizel

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re:
« Resposta #9 Online: 07 Fevereiro 2015 às 22:00:25 »
Eu devo ser exceção. .Não ajusto o calendário, nunca ajustei e provavelmente não vou ajustar.


kkkkkkkkkkk
vizel

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Como ajustar corretamente o horário - AM/PM - em um relogio com data?
« Resposta #10 Online: 07 Fevereiro 2015 às 22:40:58 »
Na verdade, quando se tem que fazer isso uma, ou duas, ou três dezenas de vezes por dia, até mesmo para se certificar de que o calendário está virando corretamente, esse é o método mais prático.

Sobre girar os ponteiros para trás, desde que o relógio esteja absolutamente em ordem (revisado) e não possua complicações extravagantes, não há problemas. Apenas não é muito bom fazer isso abruptamente com o relógio com pouca corda. Se estiver com pouca corda, faça isso delicadamente ou dê corda primeiro.

Abraços!

Adriano

Re: Como ajustar corretamente o horário - AM/PM - em um relogio com data?
« Resposta #11 Online: 07 Fevereiro 2015 às 23:38:50 »
Boas as dicas, mas as vezes também não acerto o calendário. ;D
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

*

Alberto Ferreira

Re: Como ajustar corretamente o horário - AM/PM - em um relogio com data?
« Resposta #12 Online: 08 Fevereiro 2015 às 09:25:55 »
Bom dia, amigos!
Tentando ainda pegar o "gancho" do tópico e procurando "ampliar" um pouco a questão, eu vou fazer uma pergunta ao Adriano, digamos para esclarecimento geral.  8)


É o seguinte....
Em especial quando a corda está pouco carregada e com o movimento não devidamente revisado (e lubrificado), se os ponteiros forem "retidos" ou girados ao revés, pode ocorrer o fenômeno que, na falta de uma palavra melhor...  ::), eu chamaria de "rebatimento" (seria aceitável o uso deste termo?.  ::)

O que acontece na prática é que o órgão regulador como que perdesse o sincronismo e, o pior de tudo, o movimento dos ponteiros é "invertido", ou seja, o “segundeiro” passa a girar no sentido anti-horário.

Bem,...
Eu deixo ao amigo Adriano a "missão"  ;) de, com a sua sempre objetiva didática, falar sobre isto e nos esclarecer a dúvida.

Por que acontece e quais seriam os problemas decorrentes desta situação?

Um abraço a todos!
Alberto

Re: Como ajustar corretamente o horário - AM/PM - em um relogio com data?
« Resposta #13 Online: 08 Fevereiro 2015 às 10:18:16 »
Eu faço uma coisa muito simples para ajustar as horas dos relógios com calendário: jogo os ponteiros para as 6 horas (não interessa se PM ou AM), ajusto o calendário para um dia antes do atual e aí vou ajustar as horas. Quando os ponteiros passarem pelas 12 eu já vou descobrir se é AM ou PM dependendo se o calendário virar ou não, e prossigo até ele virar e chegar na hora desejada.

Abraços!

Adriano

Eu faço exatamente o mesma procedimento.

Abs,
Leandro

Re: Como ajustar corretamente o horário - AM/PM - em um relogio com data?
« Resposta #14 Online: 08 Fevereiro 2015 às 12:08:32 »
Pegando o gancho tb. Gostaria de saber se é melhor ajustar o relógio com a corda cheia ou com pouca corda? Ou isso nada influe? Grato
Juliano
sic transit gloria mundi

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Como ajustar corretamente o horário - AM/PM - em um relogio com data?
« Resposta #15 Online: 08 Fevereiro 2015 às 13:53:51 »
Exato amigo Alberto! A questão reside na condição de lubrificação da famosa pecinha chamada chaussé (cannon pinion, em inglês). Essa peça é um pinhão que faz a ligação entre o trem de rodagem (de um lado do mecanismo) e as rodas responsáveis pela movimentação dos ponteiros (do outro lado do mecanismo, sob o mostrador). Essa peça tem a capacidade de deslizar sobre o eixo onde é montada, justamente para que a rodagem dos ponteiros possa se mover com independência do trem de rodagem: você pode mover os ponteiros para trás e para frente enquanto o relógio continua funcionando normalmente.

Mas como pode-se supor, esse deslizamento depende de lubrificação. Se a lubrificação estiver ruim, a chaussé não desliza sobre sua montagem e acaba forçando a rodagem, podendo até reverter seu giro se os ponteiros forem girados para trás. Essa é uma condição que pode gerar impactos desnecessários sobre o escapamento e pode trazer algum problema, até danos nas leveés da âncora. É raro, mas pode acontecer.

E mais: se a lubrificação estiver ruim, girar os ponteiros para frente também é ruim pois imprime ainda mais força sobre a rodagem, acelerando o balanço até promover o que chamamos de rebatimento (isto sim, é o rebatimento, ou seja, a amplitide excessiva, chamada de knocking em inglês): o balanço ultrapassa os 340° ou 350° de amplitude e o rubi de impulso do platô acaba batendo contra o verso dos cornos da âncora, podendo até quebrar o rubi de impulso.

Mas estando tudo em ordem, esses riscos não existem. Não há diferença entre ajustar as horas com muita ou pouca corda. Apenas recomendo cuidado ao fazê-lo para trás e com pouca corda.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: Como ajustar corretamente o horário - AM/PM - em um relogio com data?
« Resposta #16 Online: 08 Fevereiro 2015 às 14:21:03 »
...
... se a lubrificação estiver ruim, girar os ponteiros para frente também é ruim pois imprime ainda mais força sobre a rodagem, acelerando o balanço até promover o que chamamos de rebatimento (isto sim, é o rebatimento, ou seja, a amplitide excessiva, chamada de knocking em inglês): o balanço ultrapassa os 340° ou 350° de amplitude e o rubi de impulso do platô acaba batendo contra o verso dos cornos da âncora, podendo até quebrar o rubi de impulso.

...

Muito obrigado, amigo Adriano!
Por sua "paciência" aqui no FRM e pela sempre clara e objetiva explicação.  8)


Sim,...
Na verdade, além da dúvida que eu realmente tinha quanto ao uso correto do termo "rebatimento", por assim dizer, eu também forcei a pergunta para ter o esclarecimento que você acaba de nos fazer, este de avançar os ponteiros com lubrificação deficiente.

E eu enfatizo...
Sem lubrificação correta, o uso pode trazer danos.
E este ponto é crucial.

Daí a sua importância na hora de adquirir um relógio usado.

Eu, mesmo considerando a minha formação acadêmica em Engenharia de Automóveis, aprendi uma coisa, na prática, algo importante...
Se nós comprarmos um carro usado, não importa o que o antigo dono tenha nos dito que fez antes de vender,...
...troque todos os óleos. E inclua este custo no "preço" da aquisição.

Isto é sempre mais barato do que trocar um motor ou um cambio.
Pode até parecer um tanto "dramático", mas não é.

Abraços a todos!
Alberto

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: Como ajustar corretamente o horário - AM/PM - em um relogio com data?
« Resposta #17 Online: 08 Fevereiro 2015 às 15:05:18 »
Apenas um detalhe complementar que não ficou totalmente claro nos posts dos amigos:

Quando os ponteiros estiverem entre 21hs e 03hs, ou seja, no intervalo em que a mudança da data é "engrenada" para troca automática à meia-noite, não se pode tentar efetuar o ajuste da data pela coroa sob pena de danificar o mecanismo da data, ou seja, ajustar a data girando a coroa só quando os ponteiros de horas e minutos estiverem fora do itervalo entre 21hs e 03hs (entre 9hs e 15hs, obviamente pode-se ajustar normalmente).

[[]]'s

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Como ajustar corretamente o horário - AM/PM - em um relogio com data?
« Resposta #18 Online: 08 Fevereiro 2015 às 15:10:46 »
Meu atual automóvel, adquirido usado, apenas tirei da concecionária e antes de qualquer coisa, troquei todos os óleos e fluídos, e velas. Até que estava tudo em orderm, mas vai que... nada substitui a tranquilidade.

Quanto ao ajuste rápido do calendário, importante a lembrança do amigo Desotti! É muito comum relógios chegarem para revisão com problemas de calendário causados por manuseio errado, especialmente em Valjoux 7750. É direto.

Abraços!

Adriano

*

GuilhermeAzeredo

Re: Como ajustar corretamente o horário - AM/PM - em um relogio com data?
« Resposta #19 Online: 08 Fevereiro 2015 às 16:14:13 »
Boa tarde pessoal! Adriano, gostaria de saber, tendo em vista as explicações sua e dos amigos,  como ficaria o fato de girar os ponteiros no sentido anti-horário no caso do calibre 1861 do Omega Speedy Moon, o Lemânia... Pois o próprio manual indica que esse procedimento seja feito a fim de que o segundeiro, por não possuir a função Hack, seja momentaneamente parado, para uma regulagem mais precisa (uma espécie de hack "forçado"). Ocorre que, o segundeiro as 9h sempre começa a correr no sentido anti-horário também... Por isso pergunto: será que isso é mesmo recomendável?? Não me parece muito "natural"!!

Ahhh... Concordo completamente com o amigo Alberto. A dúvida boba, as vezes é a mesma de um monte de gente, que bom que alguém teve coragem de perguntar!!  :D

Agradeço desde já!! e em especial ao Adriano!!

Abraços!!