Bom dia pessoal! Para variar um pouco dos assuntos que tem dominado o nosso querido fórum e afastado tanto os novatos quanto aqueles mais experientes, trago uma discussão mais técnica para debatermos aqui.
Bem, a Omega utiliza o chamado "plain jewel bearing" no eixo do automático de seu calibre 8500, composto por um material extremamente duro e resistente, qual seja óxido de zircônio,o qual teoricamente necessita de pouca manutenção (lubrificação) e resite mais ao passar dos anos, espaçando os períodos de revisão.
Entretanto, em seu calibre 9300 (crono) ela optou pelo sistema "ball bearing", ou seja, um rolamento em forma de uma diminuta "bola" composto de cerâmica, a qual informa a omega, não necessitar de lubrificação. (não tenho certeza absoluta disso- pesquisei na net)
De igual sorte, a Rolex também utiliza do sistema "plain jewel bearing" no eixo do rotor de seu calibre 3135, mas, assim como a Omega em seu cronógrafo, a Rolex optou pelo "ball bearing" em seu calibre 4130.
Portanto, indago o seguinte:
Seria mesmo mais vantajoso o uso do sistema de rolamento "ball bearing" do que o "plain jewel bearing"? Se sim, qual o motivo de, tanto a Omega quanto a Rolex, utilizar o sistema "Plain bearing" em seus calibres 8500 e 3135 respectivamente, em detrimento do outro sistema, o qual aparenta ser prescindível de lubrificação? Pelo que pesquisei na net, muitos afirmam ser mais vantajoso o uso do sistema adotado por estas manufaturas em seus cronógrafos do que aquele adotado em seus calibres mais "simples".
O calibre novo da Rolex (3255) manteve o uso de "plain bearing"?
Bem pessoal, é isso!
Agradeço, desde já, a todos aqueles que participarem do tópico!
Abraços