Quando falamos de mercado de LUXO ou de supérfluos, quem dita o preço é quanto o consumidor está disposto a pagar e enquanto houver "gordura" os preços vão subir.
Ontem um colega de trabalho começou a "viajar" sobre o que leva um Ovo Fabergé, ou um quadro de Renoir, ser vendido aos preços que lemos por aí. Essas peças não são vendidas com preço fixo exatamente pelo fato que quem dita o preço é o mercado.
Quando falamos de relógios, a maioria sem a exclusividade de uma obra de arte, a mecânica é mesma, por ser um item supérfluo.
Nos dias de hoje, seja na Suiça ou no Brasil os custos não são os mesmo que a 50 anos, alguns podem dizer,...realmente não são, hoje tudo é "robotizado", custo menor de produção...verdade, porém, o volume de recurso investido e que precisa retornar é infinitamente maior, o custo com segurança, marketing...é infinitamente maior, enfim, ninguém deve entrar em um negócio para perder dinheiro, ou empatar dinheiro. No ano passado participei de um evento onde um palestrante citou como exemplo que uma fábrica de relógios tem o um ciclo financeiro de mais de 360 dias, o que isso significa; Que uma empresa que fatura R$ 50MI/mês, precisa ter uma necessidade de capital de giro de aprox. 600MI, qual o custo disso, afinal dinheiro também tem custo.
Em um outro tópico falamos sobre o preço de venda de usados..que os vendedores são inescrupulosos....enfim, alguém, já parou pensar o que significa o cara comprar 10 relógios de R$1.000,00 e ficar com esse grana parada por 2, 3 ou até mais meses? O risco que o cara corre de comprar uma peça sambada? De ser roubado e perder tudo? Da inadimplência? A mão de obra dele? Não, porque pensamos sempre assim, o cara comprará por R$ 1000 e vendera por R$ 2000...caraca 100% de lucro, é muito dinheiro.
Um dia um ex chefe comeu o meu toco porque eu havia vendido um negócio super complexo e barato...tentei justificar...e ele depois de perder a paciência, virou para mim e disse: - Se você quer vender essa M...monta a sua fábrica e faz você!..kkk...enfim!
Um off topic total, mas sempre leio mensagens que deixam no entre linhas a sensação que o empresario é o vilão, inescrupuloso, fominha...porém, a moeda sempre tem dois lados.
Abs