Universal Geneve - Restauração (Le Philippe - Belo Horizonte)

  • 13 Respostas
  • 4932 Visualizações
Universal Geneve - Restauração (Le Philippe - Belo Horizonte)
« Online: 13 Fevereiro 2015 às 09:55:51 »
Bom dia Pessoal

Gostaria apenas de compartilhar um serviço de restauração (desmonte, limpeza,troca de pulseira, visor restaurado, etc) feito em 2 relógios antigos herdados do meu falecido pai.
O serviço foi feito pela Le Philippe (Omar e Derli) em Belo Horizonte, conforme recomendação obtida aqui no forum. Apesar da demora (mais de 3 meses), gostei do resultado final.

1o
Antes:

Depois:



2o
Antes:



Depois:



Estão funcionando perfeitamente.

Agora estou gastando algumas horas na internet pesquisando o modelo/ano/historia destas maquinas.

Abs

Carlos

Re:Universal Geneve - Restauração (Le Philippe - Belo Horizonte)
« Resposta #1 Online: 13 Fevereiro 2015 às 10:05:35 »
Muito bom Carlos!

Agora é só usar!  ;)

Abs!
Rafael.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re:Universal Geneve - Restauração (Le Philippe - Belo Horizonte)
« Resposta #2 Online: 13 Fevereiro 2015 às 10:08:37 »
Esses movimentos são muito legais!

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re:Universal Geneve - Restauração (Le Philippe - Belo Horizonte)
« Resposta #3 Online: 13 Fevereiro 2015 às 10:57:02 »

Agora estou gastando algumas horas na internet pesquisando o modelo/ano/historia destas maquinas.

Abs

Carlos

Legal!
O segundo modelo, tendo como base o calibre e a patente pendente, presumo que seja de 1957, 1958......Caso possa fornecer o número de série que pode estar na tampa parte interna, ou externa da tampa, informo-lhe o ano exato de fabricação.
O modelo é o famoso Polerouter, basta ver a "caixa" ;)......desenhado pelo gênio Gérald Genta :-*....um dos seus primeiros trabalhos, salvo engano em 1955 ???(a memória anda falhando). Infelizmente os ponteiros de horas e minutos não são os originais do modelo.

O primeiro me parece um modelo dos anos 70

Parabéns

Abraços

Gravina
« Última modificação: 13 Fevereiro 2015 às 11:00:11 por Gravina »

*

Alberto Ferreira

Re:Universal Geneve - Restauração (Le Philippe - Belo Horizonte)
« Resposta #4 Online: 13 Fevereiro 2015 às 11:35:07 »
Bom dia!

E como algumas imagens, e outras informações, podem ajudar...

Veja aqui ---> http://www.polerouter.de/index-english.htm

Abraços!
Alberto

Re:Universal Geneve - Restauração (Le Philippe - Belo Horizonte)
« Resposta #5 Online: 13 Fevereiro 2015 às 11:36:36 »
Os Polerouter são mesmo relógios especiais! O movimento, o design... show!
Eu nunca tinha visto essa versão com mostrador em "linho". Ficou muito elegante!
Imagino que os ponteiros originais fossem do tipo "Dauphine" - não devem ser difíceis de achar e nem devem ser caros.

Parabéns pelas peças!

Abraços!

Re:Universal Geneve - Restauração (Le Philippe - Belo Horizonte)
« Resposta #6 Online: 13 Fevereiro 2015 às 12:33:36 »
Gravina, Alberto, Guilherme

Muito obrigado pelas informações! 

Quando chegar em casa vou verificar o serial dos 2 relogios para identificar o ano/modelo e compartilho com vcs para me ajudar.

Guiherme - Quanto ao 215 (salvei a historia / link - muito obrigado, achei bem interessante), vou fazer uma pesquisa quanto ao ponteiro  tipo "Dauphine" - Pretendo troca-los e mandar imprimir novamente a logo original.

Abs

Carlos



Re:Universal Geneve - Restauração (Le Philippe - Belo Horizonte)
« Resposta #7 Online: 13 Fevereiro 2015 às 13:05:06 »
Ao ensejo; estou comprando um Poleouter, em aço com fundo preto.

A única grande dúvida é que no fundo o emblema da universal é um globinho (quase um globo armilar) com o nome da marca e do outro lado escrito polerouter. Nunca havia visto este logo.

Fico devendo fotos, pois estou sem camera.

Existiu época que a universal usou este logo ao invés daquele "U" mais difundido?

Abraço.

Renato

*

Alberto Ferreira

Re:Universal Geneve - Restauração (Le Philippe - Belo Horizonte)
« Resposta #8 Online: 13 Fevereiro 2015 às 13:37:01 »
...

A única grande dúvida é que no fundo o emblema da universal é um globinho (quase um globo armilar) com o nome da marca e do outro lado escrito polerouter. Nunca havia visto este logo.

...

Existiu época que a universal usou este logo ao invés daquele "U" mais difundido?

...



Boa tarde, Renato!

Bem,...
Eu creio que você fala de um "logo" parecido com este...



Não é mesmo?

Sim, ele existe.
No caso mostrado aí acima (numa foto que eu peguei rapidamente da NET - veja o crédito do site nela) trata-se de um Polerouter Jet...



Mas,...
Eu não estou dizendo que o que você mencionou seja deste exato modelo (Jet), foi apenas uma ilustração para que visualizássemos o "logo".

Abraços!
Alberto

Re:Universal Geneve - Restauração (Le Philippe - Belo Horizonte)
« Resposta #9 Online: 13 Fevereiro 2015 às 13:50:29 »
Vou conferir a noite e confirmo, porém me recordo que o fundo (apesar de bem desgastado) é exatamente igual a foto compartilhada. Nao consegui identificar porem o serial no fundo (talvez tenha q verificar na parte de dentro da tampa).

Quanto a logo, na pesquisa que havia feito na internet todos os 215 de 55-57 apresentam esta logo (talvez utilizada neste periodo).







*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re:Universal Geneve - Restauração (Le Philippe - Belo Horizonte)
« Resposta #10 Online: 13 Fevereiro 2015 às 13:52:38 »


Existiu época que a universal usou este logo ao invés daquele "U" mais difundido?


No mostrador?.......não!
Na tampa, e nos microtores em aço (eventualmente nos últimos martelos), do final dos 50 a meados do 60...sim!......Ocorre que é uma gravação superficial, e não raras são as vezes que se perderam em polimentos descuidados, ou até pelo próprio uso....





Abs

Gravina

Re:Universal Geneve - Restauração (Le Philippe - Belo Horizonte)
« Resposta #11 Online: 13 Fevereiro 2015 às 14:54:37 »
Exatamente Alberto.

Gravina, justamente igual a esta terceira.   

No meu (já com o cal. 215) ainda está bem visível no fundo, em que pese a ter havido um pouco de corrosão.

Segundo o nosso colega e dileto amigo, o qual me vendeu, e com auspícios do Carregalo, seria causado pela não invulgar combinação de suor e nato...infelizmente, pois o relógio está em ótimo estado.


Muito obrigado pela atenção de todos.

Abraço.

Renato

*

Alberto Ferreira

Re:Universal Geneve - Restauração (Le Philippe - Belo Horizonte)
« Resposta #12 Online: 13 Fevereiro 2015 às 15:41:49 »
...
...em que pese a ter havido um pouco de corrosão.
...
... causado pela não invulgar combinação de suor e nato...infelizmente, pois o relógio está em ótimo estado.
...


Uma pena mesmo.
E é por isso mesmo que se de um lado as nato´s são práticas, seguras e confortáveis do outro elas tendem mesmo a "reter" o suor.

A saída é sempre lavá-las e secá-las bem.

Quanto ao desgaste por atrito com o fundo, há que se pesar bem o material (da tampa e da pulseira) e eventualmente o tipo de impressão que haja na tampa.
E se for o caso evitar o uso das nato´s se estas condições forem muito adversas.


Eu já pisei neste tipo de tomate...  Não exatamente com natos.  ::)

Quando eu ainda não me dava tanta conta do problema que é guardar relógios com as suas pulseiras (no caso de couro) ainda um tanto umedecidas de suor ou com as partículas do sal que provém dele, mesmo que quase imperceptivelmente, eu guardei uns dois ou três vintages (com fundo de pressão), com a pulseira dobrada sobre o fundo, para economizar espaço na caixinha...
 :-[

Não deu outra...
Corrosão localizada naquela área de contato.  :P

Ou seja, eu aprendi da pior maneira! E nunca mais fiz isso.  :P

Para guardar, sempre, seco e em local arejado (ventilado). Com a pulseira aberta...

Alberto

Re:Universal Geneve - Restauração (Le Philippe - Belo Horizonte)
« Resposta #13 Online: 13 Fevereiro 2015 às 16:02:08 »
Ficaram muito legais. ps. 3 meses pra restaurar 2 relógios entendo que não seja demora não. abs.
sic transit gloria mundi