Vídeo e texto do Hodinkee: a fabricação do FP Journe Grande Sonnerie

  • 1 Respostas
  • 1063 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Não preciso repetir aqui a admiração que tenho pelo François Paul Journe. Alguns colegas dizem que seus relógios são feios ou estranhos. Que digam... Fato é que num mercado onde exclusividade é tudo, o FP Journe, assim como boa parte dos independentes, não estava disposto a seguir conceitos definidos. Lembrem-se que ele produz apenas 900 relógios por ano. É mais fácil um raio cair na sua cabeça do que encontrar alguém com um Paul Journe. A título de curiosidade, a Rolex produz....2000 relógios POR DIA!

Chegará o dia em que mesmo nós, que somos puristas, iremos nos aventurar mais no mercado dos independentes. Mas isso é outra história...

Fato é que esse relógio é o mais caro da linha do Journe que, na minha opinião, pelo que oferece, não "estupra" tanto nos preços. Vejam, não estou dizendo sobre este modelo em questão, que custa a bagatela de 600 mil euros, mas seus modelos "normais", como o Cronômetro Blue, que estão na faixa de 18 mil euros, o que é menos (bem menos...) do que a Patek cobra nos seus Calatrava simples, e olha que muita coisa neste modelo nem é artesanal.

Enfim...

Foram fabricados apenas 40 Grande Soneria até hoje, simplesmente porque é o troço mais complexo que pode ser colocado num relógio mecânico de pulso. E sempre foram mecanismos frágeis, que quebravam só de olhar.

Aliás, qualquer complicação em relógio mecânico, qualquer uma, pode quebrar com intervenção incorreta do usuário. Um simples calendário, se ajustado em horário incorreto, pode quebrar.

Nas palavras de Journe, "só topei produzir uma Grande Soneria quando inventei um mecanismo que tornasse o relógio à prova do usuário".

No seu repetidor, ao acionar o mecanismo, um came automaticamente desacopla o mecanismo de ajuste de horas do sistema. Nos repetidores normais, se você tentar ajustar as horas enquanto o mecanismo está engatado, é promessa de quebra.

Esse relógio é tão exclusivo, mas tão exclusivo, que ele não ostenta número de série na caixa ao sair da manufatura, mas SEU NOME!

Deem uma olhada pelo menos no vídeo, achei bacana!


http://www.hodinkee.com/blog/fp-journe-grande-sonnerie-video


Flávio

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:Vídeo e texto do Hodinkee: a fabricação do FP Journe Grande Sonnerie
« Resposta #1 Online: 20 Fevereiro 2015 às 09:19:17 »
Muito legal o vídeo, acho uma marca especial e também tenho admiração por ela.

Quanto a agradar os colegas, tem cada abominação, na minha opinião, que a galera curte em peso, isso não é relevante, cada um admira o que quer. ;D Mas não tem como negar o empenho e a quantidade de trabalho manual gastos na manufatura destas peças, bem como a preocupação em oferecer algo diferente, novo.

Outra marca que muito me agrada é a H. Moser, também um produto diferenciado, com produção extremamente limitada, sem cair na categoria "exótica".

Quem nas viagens pelo mundo afora já viu algum? Pode nos relatar a experiencia?
« Última modificação: 20 Fevereiro 2015 às 09:20:56 por Schütz »
"All your base are belong to us"