Menu principal

desmonte do 7S26

Iniciado por Tomas, 16 Junho 2009 às 07:51:16

tópico anterior - próximo tópico

Tomas

Citação de: Adriano online 17 Junho 2009 às 08:16:59
Citação de: Tomas online 17 Junho 2009 às 07:52:04
Citação de: Clélio online 16 Junho 2009 às 11:55:54
Tomas, muito bom mesmo, parabéns pela iniciativa e habilidade  ;).
 Uma pergunta, quanto a vedação, a simples faze-la ? A troca das borrachas garante isso ?

Abs

Obrigado Clélio, estou ainda começando mas quebro um galho ;D. As borrachas não vou trocar , somente vou passar um silicone liquido proprio para vedação de relogios.

abraços Tomas

Importante notar que o silicone não tem nenhuma propriedade vedante. Sua função é lubrificara junta d vedaçao para evitar que ela se torça ou se desloque quando se rosqueia a tampa do fundo por exemplo. Mas em nenhuma hipótese dev se usada em juntas estáticas, como as juntas de vidro e juntas de fundo de pressão, sob o risco de simplesmente expulsar a peça do lugar. Juntas de plástico então, jamais devem receber silicone.

Abraços!

Adriano

É verdade ajuda mais para não torcer e nem ressecar a borracha, como esse relogio é somente resistente a agua nem fui atrás para comprar as borrachas.

obrigado pela dica, um abraço Tomas
abraços Tomas.

Adriano

Olá Tomas! De fato, se a graxa original do tambor tem grafite, o recomendável seria a princípio manter. Vi que usou graxa 8200, mas procure também pela 8207, que é a mesma, mas já vem com grafite.

Mas talvez seja melhor se atentar ao que diz o manual técnico, pois nem sempre a lubrificação de fábrica é a mesma que será usada na revisão. Vamos lembrar que a 7S26 a princípio não é feita para ser revisada, mas sim trocada por uma nova. Logo, aparentemente ela recebe de fábrica uma lubrificação para durar 10 anos.

Além disso, considere-se o uso do relógio. O fabricante projeta o mecanismo para a pior hipótese, que é a de um uso diário sem nenhum cuidado. Um relógio de coleção, que terá um uso bem mais esporádico, tem outras necessidades.

Eu pessoalmente, por exemplo, ao revisar um 7S26, preferiria uma lubrificação "a la" Suíça, ou seja, sem lubrificação na corda e sem lubrificação nas levées, e tirar benefício de uma melhor amplitude e melhor estabilidade de marcha. Pois com uso esporádico, não correria o risco de a longo prazo danificar a tampa e o fundo do tambor, que é em teoria o motivo da lubrificação da corda. Cordas de boa qualidade são todas polidas e dificilmente "cortam" o tambor mesmo depois de muitos anos. Cordas de menor qualidade já podem ocasionar isso, justificando a sua lubrificação, em detrimento da homogeneidade do fornecimento de força (menor amplitude e flutuações de marcha).

Mas lembre-se que essa é a teoria. Digamos que somente mesmo um japonezinho engenheiro lá da Seiko é que poderia explicar sua lubrificação.

Outra dica: especialmente em relógios de mergulho, cuja tampa tem uma rosca bem mais longa e que precisa ser fechada com força, aplique uma pequena quantidade de silicone em sua rosca. Isso facilitará sua abertura futura, evitando o risco da formação de pequenos pontos de oxidação que "colam" a tampa. Isso acontece especialmente em relógios usados em água do mar. Isso não é gambiarra, mas procedimento profissional mesmo.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Citação de: Tomas online 17 Junho 2009 às 07:47:26
...
... o parafuso da roda de carga (depois pego o nome) é rosca invertida,...
...

Salve!

Tomas,
Apenas para registro, caso você e/ou os demais não tenham a informação.

Estes parafusos com roscas "invertidas" têm em geral um "aviso" contido neles mesmos, nas suas cabeças, em vez de uma fenda normal, há um conjunto delas, vejam,...

Sem saber disso, muita gente já quebrou parafusos,...  :-\ >:(

Abraços!
Alberto

Tomas

Citação de: Adriano online 17 Junho 2009 às 09:19:03
Olá Tomas! De fato, se a graxa original do tambor tem grafite, o recomendável seria a princípio manter. Vi que usou graxa 8200, mas procure também pela 8207, que é a mesma, mas já vem com grafite.

Mas talvez seja melhor se atentar ao que diz o manual técnico, pois nem sempre a lubrificação de fábrica é a mesma que será usada na revisão. Vamos lembrar que a 7S26 a princípio não é feita para ser revisada, mas sim trocada por uma nova. Logo, aparentemente ela recebe de fábrica uma lubrificação para durar 10 anos.

Além disso, considere-se o uso do relógio. O fabricante projeta o mecanismo para a pior hipótese, que é a de um uso diário sem nenhum cuidado. Um relógio de coleção, que terá um uso bem mais esporádico, tem outras necessidades.

Eu pessoalmente, por exemplo, ao revisar um 7S26, preferiria uma lubrificação "a la" Suíça, ou seja, sem lubrificação na corda e sem lubrificação nas levées, e tirar benefício de uma melhor amplitude e melhor estabilidade de marcha. Pois com uso esporádico, não correria o risco de a longo prazo danificar a tampa e o fundo do tambor, que é em teoria o motivo da lubrificação da corda. Cordas de boa qualidade são todas polidas e dificilmente "cortam" o tambor mesmo depois de muitos anos. Cordas de menor qualidade já podem ocasionar isso, justificando a sua lubrificação, em detrimento da homogeneidade do fornecimento de força (menor amplitude e flutuações de marcha).

Mas lembre-se que essa é a teoria. Digamos que somente mesmo um japonezinho engenheiro lá da Seiko é que poderia explicar sua lubrificação.

Outra dica: especialmente em relógios de mergulho, cuja tampa tem uma rosca bem mais longa e que precisa ser fechada com força, aplique uma pequena quantidade de silicone em sua rosca. Isso facilitará sua abertura futura, evitando o risco da formação de pequenos pontos de oxidação que "colam" a tampa. Isso acontece especialmente em relógios usados em água do mar. Isso não é gambiarra, mas procedimento profissional mesmo.

Abraços!

Adriano

É verdade concordo contigo, fiz mais essa revisão por curiosidade e agora a próxima só daqui mais de 5 anos por eu usar esporadicamente esse relogio.
    Valeu pelas dicas, obrigado. ;)

um grande abraço Tomas
abraços Tomas.

Pandolfi

Tomas, parabéns pelo maravilhoso trabalho. Siga as dicas para novas revisões. Não precisa esperar cinco anos para outra.
Parta para outros modelos logo, logo.
Grande abraço.
Pandolfi

Tomas

Citação de: Pandolfi online 18 Junho 2009 às 12:51:41
Tomas, parabéns pelo maravilhoso trabalho. Siga as dicas para novas revisões. Não precisa esperar cinco anos para outra.
Parta para outros modelos logo, logo.
Grande abraço.
Pandolfi

Valeu obrigado Pandolfi. ;)

Agora eu conclui a regulagem do balanço. Quando comprei esse relógio novo fazia +40s/dia , regulei na época ficou nos +5s/dia , depois dessa revisão completa a marcha é de +12s/dia , agora regulando todos os dias com um gronografo deixei nos +6s/dia, eu acho que está bom.

obrigado, valeu, abraços Tomas  ;)
abraços Tomas.

FALCO

Tomas, gostei muito deste tópico, caso não se importe, gostaria de fazer algumas perguntas, não sobre esta sua revisão, mas como você chegou até ela...
Queria saber se você fez algum curso (e se fez, qual?), queria saber também se seguiu algum manual técnico da seiko ou algum tutorial da internet e por fim, depois de montado, como fez para regular o mecanismo.
parabéns !!!
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Tomas

Citação de: broker online 28 Junho 2009 às 21:23:45
Tomas, gostei muito deste tópico, caso não se importe, gostaria de fazer algumas perguntas, não sobre esta sua revisão, mas como você chegou até ela...
Queria saber se você fez algum curso (e se fez, qual?), queria saber também se seguiu algum manual técnico da seiko ou algum tutorial da internet e por fim, depois de montado, como fez para regular o mecanismo.
parabéns !!!

Muito obrigado Broker, fica avontade. Fiz sim um curso bem básico na Sintrajoia foi muito bom pra mim, a regulagem foi com uma boa paciência diaria junto com cronográfo (porque ainda não tenho um Vibrografico :'( ) , mas esse relogio especifico a precisão sempre foi boa então foi até fácil.

abraços, Tomas
abraços Tomas.

FALCO

Vou pesquisar sobre este curso... grato

Tomas

Citação de: broker online 29 Junho 2009 às 15:03:04
Vou pesquisar sobre este curso... grato

Passei uma MP para você.

abraços, Tomas
abraços Tomas.

flávio

Sobre as luvas. Pegue uma cirúrgica e corte os dedos. São cinco luvinhas e bem baratas! kkkk! Eu pegava duas com minha prima dentista e as transformava em 10 luvinhas.

Flávio

Tomas

Citação de: flavio online 29 Junho 2009 às 22:05:53
Sobre as luvas. Pegue uma cirúrgica e corte os dedos. São cinco luvinhas e bem baratas! kkkk! Eu pegava duas com minha prima dentista e as transformava em 10 luvinhas.

Flávio

É uma ótima ideia, valeu obrigado.

abraços, Tomas
abraços Tomas.

FALCO