desmonte do 7S26

  • 32 Respostas
  • 8941 Visualizações
*

Offline Tomas

  • *****
  • 568
  • Ponteiros que marcão momentos bons da vida.
    • Ver perfil
desmonte do 7S26
« Online: 16 Junho 2009 às 07:51:16 »

      Olá pessoal, como tenho um Seiko 7s26 ano 06 chegou a hora de fazer a revisão então resolvi postar algumas fotos .

espero que gostem, abraços a todos Tomas


















abraços Tomas.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: desmonte do 7S26
« Resposta #1 Online: 16 Junho 2009 às 08:37:42 »
Muito legal Tomas!

Eu não sabia que a Seiko grafa seu nome em tudo que é lugar no movimento.

Queria ter habilidade pra mexer assim num relógio!

Abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Byron

  • *****
  • 661
    • Ver perfil
Re: desmonte do 7S26
« Resposta #2 Online: 16 Junho 2009 às 08:39:57 »
Putz, muito legal, Tomás!
A gente se acostuma com os mecânico e quase nunca para ( sem acento agora?) para pensar no complexidade dos bichos!

Abraço.
" J'ai plus de souvenirs que si j'avais mille ans."  C. Baudelaire

*

rlessa

Re: desmonte do 7S26
« Resposta #3 Online: 16 Junho 2009 às 08:49:22 »
Muito bom!!!

Obrigado por compartilhar ;)

Re: desmonte do 7S26
« Resposta #4 Online: 16 Junho 2009 às 09:13:35 »
Legal Tomas!  :D

Você consegui ampliar ainda mais o prazer do hobby fazendo suas próprias revisões!  :D

Agora uma dúvida...o seu relógio é de 2006 e realmente já estava precisando de revisão? Estava adiantando/atrasando muito?

Onde notou maiores desgastes/perda de lubrificação nesse 7S26?

Por favor...assim que possível... ;)....nos relate suas impressões !  ;D

Abs

Marcelo

*

Offline Tomas

  • *****
  • 568
  • Ponteiros que marcão momentos bons da vida.
    • Ver perfil
Re: desmonte do 7S26
« Resposta #5 Online: 16 Junho 2009 às 10:11:25 »
Legal Tomas!  :D

Você consegui ampliar ainda mais o prazer do hobby fazendo suas próprias revisões!  :D

Agora uma dúvida...o seu relógio é de 2006 e realmente já estava precisando de revisão? Estava adiantando/atrasando muito?

Onde notou maiores desgastes/perda de lubrificação nesse 7S26?

Por favor...assim que possível... ;)....nos relate suas impressões !  ;D

Abs

Marcelo

    Olá Marcelo tudo bem? , é pelo fato que a maioria dos fabricantes e como consta no proprio manual do usuário da Seiko é fazer revisão a cada 3 anos mas poderia chegar nos 5anos, o principal motivo mesmo é matar a curiosidade minha do calibre 7s26. O relogio em si não tinha defeito nenhum estava ótimo , só achei antes um pouco barulhento o movimento do rotor .

é isso , um grande abraço Tomas
abraços Tomas.

*

Alberto Ferreira

Re: desmonte do 7S26
« Resposta #6 Online: 16 Junho 2009 às 10:35:33 »
Salve!

Excelente, amigo Tomas!
Como eu lhe disse, este é o espírito aqui, o compartilhamento.

Grato pelo interessantíssimo tópico!  8)


Tomas,
Você poderia fazer alguns comentários de como você viu o movimento no que tange a "sinais de desgaste" (se é que houve algo notável) e (principalmente) a respeito da lubrificação original - de fábrica?
A razão disso é que, como sabemos, a Seiko tem sido "criticada" por lubrificar esses calibres mais simples (leia-se mais populares) em excesso e que quando, nos centros mais adiantados, surge qualquer problema (durante a garantia) eles nem revisam, trocam o movimento inteiro.

Após a sua experiência, qual é a sua visão a respeito desta questão?

Um grande abraço!
Alberto

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: desmonte do 7S26
« Resposta #7 Online: 16 Junho 2009 às 11:25:57 »
Muito legal Tomas!  Excelente tópico!   ;)

Como os amigos já pediram, nos conte maiores detalhes.  

E como ficou após a revisão?

Abraços,
Jose A.

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: desmonte do 7S26
« Resposta #8 Online: 16 Junho 2009 às 11:54:39 »
Olá amigo TT ;D...(Tomas Tokunaga)........Desculpe-me a brincadeira, mas quando vejo um Seiko, sempre vem este nome (Tokunaga) à minha mente.............não sei a razão ??? ::)

Formidável!!!..............muiiito legal mesmo!!!

Parabéns, e muito obrigado por compartilhar!!!! :D :D :D :D :D :D

Um Abração

Gravina

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: desmonte do 7S26
« Resposta #9 Online: 16 Junho 2009 às 11:55:54 »
 Tomas, muito bom mesmo, parabéns pela iniciativa e habilidade  ;).
  Uma pergunta, quanto a vedação, a simples faze-la ? A troca das borrachas garante isso ?

Abs

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: desmonte do 7S26
« Resposta #10 Online: 16 Junho 2009 às 12:22:29 »
Me surpreende a situação do tambor de corda. Para mim é uma surpresa que nos dias de hoje ainda se use graxa, ainda mais com grafite, diretamente na corda, de fábrica... Acho que se fizer isso em um ETA ou em máquina de qualidade superior, acho que o relógio nem funciona... Não posso crer que a Seiko não use uma corda com polimento decente a ponto de dispensar completamente a lubrificação no tambor, como os suíços o fazem há décadas... Para mim é realmente uma surpresa e isso com certeza explica em parte o porque dessas máquinas não darem boa amplitude.

Além disso, a máquina está cheia de digitais... Isso veio de fábrica assim também?  ::)

Abraços!

Adriano

*

Offline Robson

  • ****
  • 416
    • Ver perfil
Re: desmonte do 7S26
« Resposta #11 Online: 16 Junho 2009 às 22:10:10 »
Tipo do tópico que eu gosto de ver aqui no fórum. :)

Parabéns pela iniciativa!
"Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades."

*

Offline Tomas

  • *****
  • 568
  • Ponteiros que marcão momentos bons da vida.
    • Ver perfil
Re: desmonte do 7S26
« Resposta #12 Online: 17 Junho 2009 às 07:47:26 »
Salve!

Excelente, amigo Tomas!
Como eu lhe disse, este é o espírito aqui, o compartilhamento.

Grato pelo interessantíssimo tópico!  8)


Tomas,
Você poderia fazer alguns comentários de como você viu o movimento no que tange a "sinais de desgaste" (se é que houve algo notável) e (principalmente) a respeito da lubrificação original - de fábrica?
A razão disso é que, como sabemos, a Seiko tem sido "criticada" por lubrificar esses calibres mais simples (leia-se mais populares) em excesso e que quando, nos centros mais adiantados, surge qualquer problema (durante a garantia) eles nem revisam, trocam o movimento inteiro.

Após a sua experiência, qual é a sua visão a respeito desta questão?

Um grande abraço!
Alberto

     Grande Alberto , é realmente a maquina vem de fabrica com muito oleo, até percebe na platina tem  marcas do oleo "seco".  Eu por até ter quase nada de experiência não notei nada de desgaste nos pinhões ou qualquer outro lugar, vale ressaltar que usava pouco esse relogio somente finais de semana mas mesmo assim minha impressão que o oleo secou no geral.
    No meu gosto comparando com os Orients automáticos , pelo menos nesse  7s26A ele um pouquinho mais dificil de montar e desmontar , inclusive pregou uma peça em mim que o parafuso da roda de carga (depois pego o nome) é rosca invertida, ponto negativo tem rodas no calendário de plástico, mas o ponto positivo que gostei muito as contras pedras das 2ª e 3º roda (se não me engano) tem molas dá mais estabilidade no choque e a peça no conjunto do balanço e espiral é mais acabado que os Orients.

um grande abraço, Tomas
abraços Tomas.

*

Offline Tomas

  • *****
  • 568
  • Ponteiros que marcão momentos bons da vida.
    • Ver perfil
Re: desmonte do 7S26
« Resposta #13 Online: 17 Junho 2009 às 07:48:42 »
Tipo do tópico que eu gosto de ver aqui no fórum. :)

Parabéns pela iniciativa!

  Muito Obrigado Robson, depois eu posto um Orient tambem  ;).

abraços, Tomas
abraços Tomas.

*

Offline Tomas

  • *****
  • 568
  • Ponteiros que marcão momentos bons da vida.
    • Ver perfil
Re: desmonte do 7S26
« Resposta #14 Online: 17 Junho 2009 às 07:52:04 »
Tomas, muito bom mesmo, parabéns pela iniciativa e habilidade  ;).
  Uma pergunta, quanto a vedação, a simples faze-la ? A troca das borrachas garante isso ?

Abs
 
      Obrigado Clélio, estou ainda começando mas quebro um galho ;D. As borrachas não vou trocar , somente vou passar um silicone liquido proprio para vedação de relogios.


abraços Tomas
abraços Tomas.

*

Offline Tomas

  • *****
  • 568
  • Ponteiros que marcão momentos bons da vida.
    • Ver perfil
Re: desmonte do 7S26
« Resposta #15 Online: 17 Junho 2009 às 07:56:20 »
Putz, muito legal, Tomás!
A gente se acostuma com os mecânico e quase nunca para ( sem acento agora?) para pensar no complexidade dos bichos!

Abraço.

   Obrigado Byron , Igor, Rogério Lessa e Jose A. (Zé). obrigado a todos não esperava tanto retorno e em breve posto um Orient  ;)

abraços Tomas

abraços Tomas.

*

Offline Tomas

  • *****
  • 568
  • Ponteiros que marcão momentos bons da vida.
    • Ver perfil
Re: desmonte do 7S26
« Resposta #16 Online: 17 Junho 2009 às 08:11:18 »
Olá amigo TT ;D...(Tomas Tokunaga)........Desculpe-me a brincadeira, mas quando vejo um Seiko, sempre vem este nome (Tokunaga) à minha mente.............não sei a razão ??? ::)

Formidável!!!..............muiiito legal mesmo!!!

Parabéns, e muito obrigado por compartilhar!!!! :D :D :D :D :D :D

Um Abração

Gravina

     Obrigado Mestre Gravina, gostei da bricadeira não tem problema , ficou legal Tomas TT. e é um prazer compartilhar vai ter mais em breve!!!  :D :D  ;)

um grande Abraço Tomas
abraços Tomas.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: desmonte do 7S26
« Resposta #17 Online: 17 Junho 2009 às 08:16:59 »
Tomas, muito bom mesmo, parabéns pela iniciativa e habilidade  ;).
  Uma pergunta, quanto a vedação, a simples faze-la ? A troca das borrachas garante isso ?

Abs
 
      Obrigado Clélio, estou ainda começando mas quebro um galho ;D. As borrachas não vou trocar , somente vou passar um silicone liquido proprio para vedação de relogios.


abraços Tomas


Importante notar que o silicone não tem nenhuma propriedade vedante. Sua função é lubrificara junta d vedaçao para evitar que ela se torça ou se desloque quando se rosqueia a tampa do fundo por exemplo. Mas em nenhuma hipótese dev se usada em juntas estáticas, como as juntas de vidro e juntas de fundo de pressão, sob o risco de simplesmente expulsar a peça do lugar. Juntas de plástico então, jamais devem receber silicone.

Abraços!

Adriano

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: desmonte do 7S26
« Resposta #18 Online: 17 Junho 2009 às 08:23:51 »
Tomas,

Os amigos mais técnicos, como o Adriano, poderão falar melhor sobre isso, mas a roda "switcher" do calendário em plástico deveria ser considerado um ponto positivo, e não negativo.
Ela é feita neste material por dois motivos: 1) Sendo de plástico, não há necessidade de lubrificação; 2) Se o operador do relógio fizer alguma bobagem que possa danificar o módulo do calendário, como por exemplo trocar a data numa hora errada, ou forçar o mecanismo, é esta peça que quebra, e não o mecanismo inteiro.

Para um movimento de alto padrão e caro, a roda de plástico poderia ser um detrator, mas para um 7S26 é uma salva-guarda interessante. Ao menos eu considero um ponto positivo...

Um abraço,

Igor

P.S.: Outra coisa, mas aí você vai aprender com a experiência: na maioria dos movimento, o parafuso da roda de carga tem a rosca invertida. Inclusive, a Seiko sinaliza que esse parafuso tem a rosca invertida por meio dos três vincos, ao invés de apenas um dos parafusos normais.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Tomas

  • *****
  • 568
  • Ponteiros que marcão momentos bons da vida.
    • Ver perfil
Re: desmonte do 7S26
« Resposta #19 Online: 17 Junho 2009 às 08:27:17 »
Me surpreende a situação do tambor de corda. Para mim é uma surpresa que nos dias de hoje ainda se use graxa, ainda mais com grafite, diretamente na corda, de fábrica... Acho que se fizer isso em um ETA ou em máquina de qualidade superior, acho que o relógio nem funciona... Não posso crer que a Seiko não use uma corda com polimento decente a ponto de dispensar completamente a lubrificação no tambor, como os suíços o fazem há décadas... Para mim é realmente uma surpresa e isso com certeza explica em parte o porque dessas máquinas não darem boa amplitude.

Além disso, a máquina está cheia de digitais... Isso veio de fábrica assim também?  ::)

Abraços!

Adriano

      Olá Adriano tudo bem? é complicado tenho até muitas duvidas quanto a lubrificação até se vc puder dar umas aulinhas ;D ;D, no curso que fiz basico usa o 8200 com grafite e no resto me baseie no 2892 , quando abri esse tambor vi o grafite lá então eu achei que devo usar. Os digitais é o oleo seco, mas somente na platina do lado do calendário fui eu mesmo no  que precisava apoiar melhor para tirar um parafuso muito apertado mas depois lembrei que comprei o apoiador metal de rosca , até preciso comprar aquelas luvas de dedos e não acho em nenhum lugar.

um grande abraço , Tomas
abraços Tomas.