Manutenção CAL 137 Ebel !!!

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Manutenção CAL 137 Ebel !!!
« Online: 12 Agosto 2015 às 12:02:45 »
Bom dia prezados!

Tenho um Ebel BTR 1911, e estou precisando fazer sua manutenção, pois o relógio já tem 06 anos de uso. Ocorre que ao levar em um relojoeiro, o mesmo afirmou que a manutenção era a mesma adotada para os relógios equipados com máquina ETA, e não soube identificar este calibre.

Afirmou que este movimento seria um ETA antigo, 1150 se não me engano....bem, argumentei com ele alegando que seria um movimento "in house" da Ebel denominado Cal 137, e que seria diferente do ETA em vários aspectos, entre eles o carregamento bi direcional pelo rotor e teria características médio superiores, como esclarecido até mesmo por nosso moderador Flávio.

Bem, nem preciso dizer que fiquei preocupado. Ele não chegou a abrir o relógio, mas até então tinha certeza de ser um movimento original 137, e para tal, merece uma revisão específica.

Senhores, posto as fotos do relógio para que confirmem comigo se tratar de um CAL 137, ou se seria um ETA, e possa dar continuidade à busca de um especialista para manutenção(aceito indicações!! :D

Grato!!
« Última modificação: 12 Agosto 2015 às 12:15:02 por roadadv »

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Offline flávio

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Re:Manutenção CAL 137 Ebel !!!
« Resposta #1 Online: 12 Agosto 2015 às 12:25:33 »
Olha, vou ser honesto, manutenção de relógio é sim a mesma coisa para todos, sendo simplista. Basta saber o que fazer, em virtude das particularidades do movimento. Porém, se o cara não souber as particularidades do movimento no qual trabalha, dará zica. Quem aqui não se lembra do Omega com Coaxial que o Adriano recebeu "carniçado" por uma tentativa anterior de revisão? Imagine o relojoeiro "das antigas" abrindo um movimento desse e se deparando com um escapamento COMPLETAMENTE diferente do qual estava acostumado a ver em décadas. Isso não daria certo...

Portanto, só em virtude de o tal relojoeiro ter dito que isso é um 1150, e não é, eu já pularia fora.

Algumas considerações sobre tal calibre:


Esse calibre parece MUITO os Lemania 1340 que equipavam antigos Omega. Mas só parece.

Na verdade ele É o Lemania que equipa os Breguet Aeronavale, mas sem o fly back.

Dito isso, se fosse para fazer revisão, o enviaria na autorizada Breguet que é a Watchtime.

Porém, por que acha que seu relógio precisa de revisão?

Se ele estiver funcionando ok, eu não mexeria com isso. Na verdade, esses movimentos são BONS PRACACETE, é impressionante como se comportam bem após serem revisados. A precisão deles é ABSURDA e, no vibrograph, meu calibre 137 era o que melhor se comportava, praticamente zerando em todas as posições. O troço passaria fácil num teste do COSC, com muita margem...

Porém, contudo, no entanto, o sistema de carga desse relógio, que usa o "Magic Lever", costuma arregar. Alias, o meu está arregado neste momento que escrevo. Os dentes do sistema são sensíveis a lubrificação e, pior, desgastam-se com o tempo, perdendo eficiência. Meu relógio, por exemplo, está uma MERDA na carga, se eu o carrego totalmente pela coroa e o uso uns dois dias seguidos, ao final desses dois dias, se eu o esquecer numa mesa por umas 15 horas ele para. Ou seja, ele está com problemas de carga e precisando de revisão. Pô, mas eu sinceramente não estou disposto a pagar, sei lá, uns 1000 conto pelo menos numa revisão, num relógio que não vale provavelmente o triplo disso, com fé. Esse é o grande problema dos relógios, que já discutimos aqui.

Resumindo:

O 1150 é um Valjoux 7750, na denominação usada pela Omega e sim, como todo relógio mecânico, se alguém sabe MESMO revisar um, revisaria fácil o 137, que não tem nada demais. Porém, como o relojoeiro deu uma informação que lhe retirou credibilidade, eu não arriscaria, só por isso. O 137 é um Lemania fabricado pela Ebel, sendo simplista. Mande na autorizada, que é a Watchtime.

Porém, o relógio precisa mesmo de revisão ou você só quer fazê-la porque já se passaram 6 anos? Pondere isso.


Flávio

Re:Manutenção CAL 137 Ebel !!!
« Resposta #2 Online: 12 Agosto 2015 às 12:48:17 »
Muito obrigado Flávio!!

Realmente fiquei preocupado!!

Quando o relojoeiro afirmou que seria um Valjoux com algumas pequenas diferenças ou um ETA antigo cheguei mesmo a pensar que minha peça não seria original, e sim uma réplica equipada com um movimento diferente do 137!!

Imagina fazer a manutenção com o dito cujo!!!

Contudo percebi a curiosidade dele com o movimento, e depois de alguns minutos falou que haviam algumas "peças" diferentes no mecanismo....e que não havia ainda visto este modelo pessoalmente, mas sabia que este relógio tinha uns 25 anos (risos novamente, pois este modelo é de 2009....rsrsrsrsr). Ainda ofereceu-me o polimento da caixa caso fizesse a revisão com ele... :-X :-X :-X

De toda forma, ainda bem que não deixei de imediato, e sinceramente, levando em conta o seu comentário, esta peça não apresenta qualquer problema no momento, estando em perfeito funcionamento...a carga está ok, o "magic lever", enfim, na realidade não há razão imediata para tal manutenção....quanto mais sem segurança.

Minha preocupação maior seria a lubrificação interna e avaliação do movimento do rotor de carga, bem como verificação das vedações, principalmente da coroa. Contudo, não uso esta peça no meio aquático....acredito não haver mesmo uma necessidade urgente de revisão.

No momento aguardo apenas a pulseira para reposição, pois a anterior deteriorou-se. Contudo, em importação tal peça sem o fecho chega à bagatela de 450 Euros...um caso a pensar!!!! Optei então pela confecção artesanal, com um excelente profissional na cidade, respeitando os padrões e medidas originais da Ebel, com um preço BEEEEEEEM mais acessível.

Novamente muito obrigado Flavio!!

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Offline Dicbetts

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Re:Manutenção CAL 137 Ebel !!!
« Resposta #3 Online: 12 Agosto 2015 às 14:35:40 »
Muito obrigado Flávio!!

Realmente fiquei preocupado!!

Quando o relojoeiro afirmou que seria um Valjoux com algumas pequenas diferenças ou um ETA antigo cheguei mesmo a pensar que minha peça não seria original, e sim uma réplica equipada com um movimento diferente do 137!!

Imagina fazer a manutenção com o dito cujo!!!

Contudo percebi a curiosidade dele com o movimento, e depois de alguns minutos falou que haviam algumas "peças" diferentes no mecanismo....e que não havia ainda visto este modelo pessoalmente, mas sabia que este relógio tinha uns 25 anos (risos novamente, pois este modelo é de 2009....rsrsrsrsr). Ainda ofereceu-me o polimento da caixa caso fizesse a revisão com ele... :-X :-X :-X

De toda forma, ainda bem que não deixei de imediato, e sinceramente, levando em conta o seu comentário, esta peça não apresenta qualquer problema no momento, estando em perfeito funcionamento...a carga está ok, o "magic lever", enfim, na realidade não há razão imediata para tal manutenção....quanto mais sem segurança.

Minha preocupação maior seria a lubrificação interna e avaliação do movimento do rotor de carga, bem como verificação das vedações, principalmente da coroa. Contudo, não uso esta peça no meio aquático....acredito não haver mesmo uma necessidade urgente de revisão.

No momento aguardo apenas a pulseira para reposição, pois a anterior deteriorou-se. Contudo, em importação tal peça sem o fecho chega à bagatela de 450 Euros...um caso a pensar!!!! Optei então pela confecção artesanal, com um excelente profissional na cidade, respeitando os padrões e medidas originais da Ebel, com um preço BEEEEEEEM mais acessível.

Novamente muito obrigado Flavio!!

Além de tudo aquilo que você e o Flávio salientaram, outro fator me preocupou: o polimento "dado" pelo dito relojoeiro.

Não basta ligar o buril e meter escova. Polimento tem ciência.

Quando é malfeito CAGA o relógio. Já vi peças nas quais a incompetência arredondou chanfros e puxou brilho de partes foscas.

Outra: oferecimento de polimento é, para mim, "pega-pato". O cara propõe como se estivesse fazendo uma camaradagem, dando um plus no serviço. Não é.

Eu corria desse relojoeiro.

Dic

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Offline flávio

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Re:Manutenção CAL 137 Ebel !!!
« Resposta #4 Online: 12 Agosto 2015 às 15:19:05 »
Ebel então... Tudo na Ebel é baseado num conceito de design e, portanto, gostem ou não, muito cheio de detalhes. As caixas deles são um porre para polir.


Flávio

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Offline Adriano

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Re:Manutenção CAL 137 Ebel !!!
« Resposta #5 Online: 12 Agosto 2015 às 15:32:44 »
Ebel é "soda" de polir...

Apenas um comentário impertinente: esse mecanismo, ou que seja o usado pela Breguet, ou em resumo, os Lemania 1350, são mais novos que os Lemania 1340 (mais conhecido como sua encarnação na Omega, o 1040) mas diretamente descendentes dele. Todo o sistema do crono é o mesmo, diversas peças são as mesmas. Assim com o 1340 é descendente do 1873, vulgo Omega 861.

Abraços!

Adriano