Artigo : Vintage Chronograph – Seiko vs Citizen

  • 35 Respostas
  • 8741 Visualizações
*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Artigo : Vintage Chronograph – Seiko vs Citizen
« Online: 26 Março 2015 às 00:27:55 »
 Olá a todos.
  Eu sempre fui fã relógios antigos da Seiko, principalmente os cronos e os divers, com o tempo acabei agregando ao meu ajuntamento alguns Citizen.
   Comparando meus  divers da Citizen e Seikos, modelos dos anos 70, acho que os Citizens até levam vantagem em termos de acabamento, estrutura, sendo que os Seikos são, na minha opinião, mais bonitos e acho que isso já explicaria o sucesso comercial da Seiko e consequentemente a maior facilidade de encontrar os Seikos...
    Bem, tento sempre achar na net artigos comparando as duas marcas, ontem encontrei o artigo abaixo comparando os cronos das duas:   http://thetick-thetick.blogspot.com.br/2010/10/pendapat-vintage-chronograph-seiko-vs.html
 
     Esta em malaio, é antigo e com opiniões bem pessoais, mas interessante .

Abs a todos

*

Offline vizel

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re:Artigo : Vintage Chronograph – Seiko vs Citizen
« Resposta #1 Online: 26 Março 2015 às 07:17:00 »
Olá Clélio

Bem interessante o artigo...

Eu sou fã dos Seikos   :D

Abs
vizel

*

Enéias

Re:Artigo : Vintage Chronograph – Seiko vs Citizen
« Resposta #2 Online: 28 Março 2015 às 13:23:18 »
Os tempos mudaram. Crono seiko 6138 é raríssimo e muito caro. Quem tem tem, quem não tem perdeu o bonde. Os 6139 seguem pelo mesmo caminho.

*

Offline vizel

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re:Artigo : Vintage Chronograph – Seiko vs Citizen
« Resposta #3 Online: 28 Março 2015 às 15:23:44 »
Os tempos mudaram. Crono seiko 6138 é raríssimo e muito caro. Quem tem tem, quem não tem perdeu o bonde. Os 6139 seguem pelo mesmo caminho.

Verdade.. vejo alguns 6138 no ebay que custam os "olhos da cara"

Os do ML não parecem estar em bom estado.
vizel

*

heracles

Re:Artigo : Vintage Chronograph – Seiko vs Citizen
« Resposta #4 Online: 28 Março 2015 às 15:53:51 »
No ML são raros os que podem ser aproveitados,
em bom estado são mais raros ainda.

Heracles

*

Alberto Ferreira

Re:Artigo : Vintage Chronograph – Seiko vs Citizen
« Resposta #5 Online: 28 Março 2015 às 16:14:50 »
Os tempos mudaram. Crono seiko 6138 é raríssimo e muito caro. Quem tem tem, quem não tem perdeu o bonde. Os 6139 seguem pelo mesmo caminho.


Boas tardes!

Eu concordo.
E em estando em perfeitas condições, o que hoje certamente pode ser uma condição de absoluta "exceção", você tem toda razão, Enéias.

E...
Para os que não sabem...
Ele, o amigo Enéias, é o meu "padrinho" no campo dos relógios.   ::)  :D

Foi dele o primeiro relógio que eu adquiri, já nesta fase de "ajuntamento/colecionismo"...  ;)
E põe tempo nisso.  ::)
 8)


Contatos virtuais nos tempos do antigo Arremate e os encontros no "Shopping Center Norte"...  ;)

Bons e saudosos tempos, né?  ::)

Um grande abraço!
Alberto

*

Offline vizel

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re:Artigo : Vintage Chronograph – Seiko vs Citizen
« Resposta #6 Online: 29 Março 2015 às 10:51:30 »

E...
Para os que não sabem...
Ele, o amigo Enéias, é o meu "padrinho" no campo dos relógios.   ::)  :D

Um grande abraço!
Alberto

Certamente o Enéias não sabe, mas ele tbm já me vendeu alguns relógios.

Sendo que um deles é um dos meus preferidos.

Abs
« Última modificação: 29 Março 2015 às 10:53:07 por vizel »
vizel

*

Offline lemos

  • ***
  • 201
    • Ver perfil
Re:Artigo : Vintage Chronograph – Seiko vs Citizen
« Resposta #7 Online: 29 Março 2015 às 15:28:17 »
interessante o artigo,os modelos Bullhead para mim são os mais interessantes feitos pelas 2 marcas na época,
com destaque para o Citizen Octagon Bullhead.

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re:Artigo : Vintage Chronograph – Seiko vs Citizen
« Resposta #8 Online: 29 Março 2015 às 22:55:38 »
Embora seja fã confesso das linhas dos 613x, acho o chufrudinho da Citizen (principalmente como o meu, dial panda e caixa arredondada) um dos cronos mais charmosos dos anos 70.
Parece que o que afasta os novos vintageiros dos cronos Citizen com mov. 8110 é o tamanho, 36-37mm é quase relógio infantil para os padrões de hoje.
Um blog bacana sobre os Citizen automáticos é esse aqui http://sweep-hand.org/citizens-vintage-chronographs/
« Última modificação: 29 Março 2015 às 22:57:31 por CALS »

*

Alberto Ferreira

Re:Artigo : Vintage Chronograph – Seiko vs Citizen
« Resposta #9 Online: 29 Março 2015 às 23:36:29 »
Boa noite!
Pois é, Cals.
Eu compartilho da sua opinião.

E digo mais, os "chifrudinhos", assim carinhosamente chamados pelos seus apreciadores, têm mesmo muita personalidade e charme.
Quanto ao tamanho, e foi bem colocado o ponto ao dizer que hoje ele pode parecer "infantil" para alguns...  ::)

Mas,...
Fazendo uma mera "colocação", logicamente absolutamente pessoal.

Ok... Mas como eu também não nasci "ontem"...  ::)  :D
Eu não me importo nem um pouco com essa do tamanho, não, Sô!

Ou seja...
Digamos que eles são do meu tempo, oras. ;)
 ;D

Legal o link.
Grato por compartilhar.

Um abraço!
Alberto

Re:Artigo : Vintage Chronograph – Seiko vs Citizen
« Resposta #10 Online: 30 Março 2015 às 00:05:58 »
Sou fã das duas marcas.

Na minha humilde opinião se equivalem.
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re:Artigo : Vintage Chronograph – Seiko vs Citizen
« Resposta #11 Online: 30 Março 2015 às 02:26:19 »
Bom dia povo,
estou sumido do fórum, minha vida deu uma virada de 180 graus, as prioridades mudaram, desculpem a ausência.

Eu sou um feliz proprietário de um Citizen 8110 (revisado e em perfeito estado, funcionando muito bem) e um Seiko 6139 (este precisa de revisão).

Nem lembrava mais deste Seiko, ganhei de um amigo aqui do fórum e estava no fundo da caixinha, pois estava parado.
Hoje estava promovendo a revisão de alguns relógios, troca de bateria e me deparei com este Seiko, vou mandar revisá-lo e colocá-lo no pulso, pois ele merece.

Abraço
Um abraço
Fábio

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re:Artigo : Vintage Chronograph – Seiko vs Citizen
« Resposta #12 Online: 30 Março 2015 às 21:12:52 »
Caro Alberto,

Respeitando a antiguidade (e a expressão, militar que é, não indica diferença de idade, mas ascendência hierárquica, marca da experiência) sou eu, e muitos, acho, que compartilho da tua opinião.

Quanto ao tamanho, não me incomoda em absoluto, embora sinta que os 39-40mm do 6139 cabem melhor no pulso. Engraçado é a diferença generalizada nos preços (no Brasil, tendo o ML como referência) dos 8110 e dos 6138, mesmo contando com o maior tamanho e melhor acabamento deste último. Os dois são automáticos com dois acumuladores e day-date, o 8110 já com flyback (só disponível nos Seiko, se não me engano, nos mov. 701x) e os 6138 pegando corda pela coroa. Porque se encontra os primeiros por 300, 400 reais e os últimos a 1,500?

*

Alberto Ferreira

Re:Artigo : Vintage Chronograph – Seiko vs Citizen
« Resposta #13 Online: 30 Março 2015 às 22:55:50 »
Grato pelas palavras, Cals.

E, sim, em especial para este tipo de relógio, eu também prefiro algo na faixa dos 39-40 mm. 
Ou até mesmo um pouquinho mais, talvez até uns 42...  :D...
Pois neste caso, a meu ver, tudo depende do relógio em si. Ou seja, algo mais ligado à sensação ao usar (impressão subjetiva), à forma da caixa, etc, do que a real dimensão (física) da peça... 8)

O breve comparativo que você fez, das funções e características técnicas tem mesmo lógica. Perfeito.

Já quanto ao chamado "valor de mercado", que não raro pode ser algo até "polêmico", ou controverso...
Sem com isso evidentemente sequer deixar de considerar os notórios atributos dos 6138/9... Claro!

Mas de certa forma esta talvez seja apenas mais uma evidência de que esta "valorização", em especial entre os ditos "leigos", nem sempre se baseia estritamente naquela lógica da análise (fria) das características técnicas.

Um abração!
Alberto


PS:
E para não perder a "viagem"... Uma mera brincadeira na questão do "tamanho"...  ::)

Na verdade verdadeira o que cresceu mesmo foi a moda, né?  ;)
Pois não me parece que os seres humanos daquela época fossem muito menores que os de hoje...   ;)

Ou eram?  ::)
 ;D

« Última modificação: 31 Março 2015 às 12:14:29 por Alberto Ferreira »

Re:Artigo : Vintage Chronograph – Seiko vs Citizen
« Resposta #14 Online: 31 Março 2015 às 00:36:40 »
CALS,

Compartilho a mesma opinião sobre o Bullhead e também tenho um que uso de vez em quando, independente do tamanho.

Curto e uso com prazer.



Abraços
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re:Artigo : Vintage Chronograph – Seiko vs Citizen
« Resposta #15 Online: 31 Março 2015 às 20:49:55 »
De qq maneira, os cronos, mesmo os suíços, por seu tamanho e funções esportivas, foram tábuas para a moda por vezes over de todas as épocas.
Como os japoneses se disseminaram na década de 70, foram eles que incorporaram mais o espírito psicodélico e over da época. Alguns dos Citizen 8110 são exemplos cabais disso, tenho uns Seiko que vão para esse lado como este 6139-6012 (um dos meus preferidos)

*

Alberto Ferreira

Re:Artigo : Vintage Chronograph – Seiko vs Citizen
« Resposta #16 Online: 31 Março 2015 às 21:53:04 »
...
Como os japoneses se disseminaram na década de 70, foram eles que incorporaram mais o espírito psicodélico e over da época. Alguns dos Citizen 8110 são exemplos cabais disso, ...
...

Sim.
Este meu 8110 exemplifica bem o que você diz.





A cara "psicodélica" dos anos 70.  ;)

Abraços!
Alberto

Re:Artigo : Vintage Chronograph – Seiko vs Citizen
« Resposta #17 Online: 31 Março 2015 às 23:20:09 »
Eu já achava aquele Seiko 6139 Pogue amarelo metálico psicodelico, mas este do Alberto ganhou com uma larga vantagem...
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

heracles

Re:Artigo : Vintage Chronograph – Seiko vs Citizen
« Resposta #18 Online: 01 Abril 2015 às 00:27:53 »


Esse aqui Carretera ::) :D


Cals, tenho um desses também









Re:Artigo : Vintage Chronograph – Seiko vs Citizen
« Resposta #19 Online: 01 Abril 2015 às 14:25:04 »

Esse aqui Carretera ::) :D


Cals, tenho um desses também


Heracles,

Este mesmo!  E o pior é que estou na captura de um deste para mim... rs

Este tópico me abriu os olhos e me fez descobrir que gosto de relógios exóticos... hahaha

Tenho um chifrudinho, um Tissot com bracelete de aço rally e estou tentando pegar um Pogue....

Abraços
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy