Seiko 6119 ou Orient 46941?

  • 19 Respostas
  • 15977 Visualizações
*

Offline chip

  • ***
  • 233
  • Grande abraço
    • Ver perfil
Seiko 6119 ou Orient 46941?
« Online: 18 Setembro 2010 às 18:41:32 »
Olá :D

A pretensão deste tópico é tentar perceber quais os mecanismos mais fiáveis e robustos, no que diz respeito aos Seiko, Calibre 6119 e os mecanismos Oriente, calibre 46941. :)

No meu entender e após desmontar um e outro, acho os Oriente com melhor qualidade. ;)

Cumprimentos
Aquele abraço

*

Offline Robson

  • ****
  • 416
    • Ver perfil
Re: Seiko 6119 ou Orient 46941?
« Resposta #1 Online: 18 Setembro 2010 às 19:10:36 »
Sei que os Seikófilos vão ser parciais na resposta, mas eu, na minha ignorância, prefiro o Orient. Vá numa feirinha dessas da vida e balance um Seiko e um Orient, a probabilidade do Orient década de 70 funconar é maior, passa a impressão de ser mais robusto.

Deixo claro que também gosto dos Seikos, principalmente pelo "rotorzão"...
"Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades."

*

Offline chip

  • ***
  • 233
  • Grande abraço
    • Ver perfil
Re: Seiko 6119 ou Orient 46941?
« Resposta #2 Online: 18 Setembro 2010 às 19:19:57 »
É Robson
Também gosto dos Seiko... Mas na minha opinião a durabilidade e fiabilidade das duas máquinas, fica a favor dos Orient 46941.

Grande Abraço
« Última modificação: 18 Setembro 2010 às 19:27:38 por chip »
Aquele abraço

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Seiko 6119 ou Orient 46941?
« Resposta #3 Online: 18 Setembro 2010 às 20:45:25 »
Opinião pessoal e intransferível: Orient é mais robusto sim. Mas o Seiko é mais bem acabado e tem projeto superior.

O 46941 é feito "a machado"...
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline chip

  • ***
  • 233
  • Grande abraço
    • Ver perfil
Re: Seiko 6119 ou Orient 46941?
« Resposta #4 Online: 18 Setembro 2010 às 21:40:29 »
Opinião pessoal e intransferível: Orient é mais robusto sim. Mas o Seiko é mais bem acabado e tem projeto superior.

O 46941 é feito "a machado"...

Boas amigo Paulo

Quando se refere ao Seiko ter projecto superior e no que toca ao 46941 ser feito a "machado"... refere-se a quê propriamente?

Cumprimentos
Aquele abraço

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Seiko 6119 ou Orient 46941?
« Resposta #5 Online: 19 Setembro 2010 às 00:17:05 »
Eu tenho os 2 calibres, estão revisados e com ótima precisão para um relógio antigo, mesmo assim quando eu dou uma chacoalhada de leve no 4694 ele desperta rapidão, o 6119 já tem que dar umas chacoalhadas á + para despertar !!

Ambos foram totalmente desmontados, lavados e lubrificados.

Mais gosto dos 2 calibres, através deles que aprendi o pouco que sei!!

Caro amigo Paulo Rocha tem um desmonte do 6119 em seu blog fascinate.
Abraços,
Cigano!

Re: Seiko 6119 ou Orient 46941?
« Resposta #6 Online: 19 Setembro 2010 às 12:37:13 »
Gosto dos 2 tenho um 6119 e um orient 469ss
o orient é mais preciso.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Seiko 6119 ou Orient 46941?
« Resposta #7 Online: 19 Setembro 2010 às 15:23:16 »
O 6119 é consideravelmente melhor na minha opinião. Inclusive baseado também nos incontáveis movimentos que já desmontei, de um e de outro. O próprio Orient deriva de um calibre Seiko inferior ao 6119. O acabamento de todas as peças é bem superior no Seiko, o sistema de automático é mais bem elaborado, a âncora é melhor executada, o desempenho posicinal é melhor, pois a geometria do escapamento é melhor e permite mais amplitude, e o balanço de grande diâmetro ajuda na estabilidade de marcha. O bloqueio da âncora normalmente é mais raso também. Do 6119 derivaram calibres de 36.000 alternâncias, com peças selecionadas individualmente, ainda na década de 1960. O Orient também gerou versões extremamente bem elaboradas, mas só nos anos 2000, mas geraram outros de qualidade bem baixa, como aqueles vários usados no mercado brasileiro, que se desmontam completamente sob impacto, jogando por terra a confiabilidade e robusez dos calibres originais. Os 6119 nunca sofreram de males parecidos.

Abraços!

Adriano

É só minha opinião, obviamente.

*

Offline chip

  • ***
  • 233
  • Grande abraço
    • Ver perfil
Re: Seiko 6119 ou Orient 46941?
« Resposta #8 Online: 19 Setembro 2010 às 16:24:48 »
Boas

Olá Mestre Adriano... Também fico com essa ideia de que o "sistema de escapamento" e do balanço que sou "fâ", é bem melhor no Seiko... Agora no que toca a desgaste!...  :( Já abri para revisão alguns Orient e curiosamente não "demonstrava" desgaste de maior e fadiga de material.

Agora no toca aos Seiko 6119, havia bastante desgaste na platines junto ao tambor (quer superior e inferior), fazendo com que este ficasse "um pouco encavalitado".

Tentei adquirir outras... E após visualizar 7 platines (usadas), o veredito era o mesmo... Material com desgaste bastante acentuado nos apoios da árvore do tambor.
A foto não é a melhor para se visualizar, mas julgo que dá para ter uma percepção


Um grande abraço
« Última modificação: 19 Setembro 2010 às 16:37:53 por chip »
Aquele abraço

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Seiko 6119 ou Orient 46941?
« Resposta #9 Online: 19 Setembro 2010 às 20:05:35 »
O problema é que não dá para avaliar somente assim porque não há como saber como relógios dessa idade foram cuidados ao longo dos seus 30 ou 40 anos de uso. Normalmente esses relogios são muito mal cauidados o que pode "falsificar" a impressão que se pode ter sobre sua durabilidade. A impressão que tenho é semelhante sobre a durabilidade dos dois calibre se comparados de mesma época. Como desgastes excessivos, os Orient costumam apresentá-lo na roda e ou no garfo do sistema do automático. Já o 6119 apresenta desgaste no mancal da árvore do tambor, na platina. Esses são os males que podem acometer esses calibres ao longo das décadas.

Abraços!

Adriano

*

Offline chip

  • ***
  • 233
  • Grande abraço
    • Ver perfil
Re: Seiko 6119 ou Orient 46941?
« Resposta #10 Online: 20 Setembro 2010 às 11:36:53 »
Ok Mestre Adriano

Depreendo então, que se o 6119 tivesse tido uma manutenção e uso cuidada, não estariam os mancais naquela situação de desgaste acentuado?

Mesmo assim eu "acho" que neste local (mancal da platine), é muito "macio", se estivesse "cimentado", ou um rolamento, ou outro material mais "duro"... Este seria o meu mecanismo de eleição. Não concorda?

Um grande abraço



Aquele abraço

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Seiko 6119 ou Orient 46941?
« Resposta #11 Online: 20 Setembro 2010 às 12:28:26 »
Concordo! Ocorre que, com manutenção negligenciada, não dá para avaliar a qualidade do mecanismo. Qualquer mecanismo, se mal cuidado, terá desgastes extremos, independente da qualidade. Pode ser Rolex, pode ser Omega, ou o que fôr. Sem manutenção, estraga mesmo. Tenho alguns 6119, aliás, todos os que eu tenho, que estão em ótimo estado. Dois deles estão na família desde novos e conheço o histórico de manutenção de ambos. Nenhum dos dois tem qualquer sinal de desgaste, em nenhuma peça. E não receberam manutenções muitos frequentes. Mas também não foram abusados.

Sim, o ideal é que possuissem rubis nos mancais do tambor de corda ou pelo menos mancais duros. Porém isso era incomum em mecanismos dessa época, especialmente dessa categoria.

Particularmente atribuo esses defeitos à negligência de manutenção, e não à problemas de projeto. Não considero que o 6119 tenha problemas de projeto. Já o Orient considero que sim. Acho, por exemplo, absurdo aquele calendário que não de pode ajustar totalmente pela coroa, e tenha que se colocar um botão a mais em todo relógio, ou seja, um ponto a mais de entrada de água, só para ajustar um calendário. Ou então, suprime-se o botão e tem-se que acertar o calendário do dia da semana girando os ponteiros. Estamos em 2010, 40 anos se passaram e a Orient ainda não "resolveu" isso.

Por mais que eu tenha me distanciado um pouco dos Seiko, ainda considero o 6119 uma das melhores máquinas que já vi. O Orient, para mim, está longe disso.

Abraços!

Adriano

*

Offline chip

  • ***
  • 233
  • Grande abraço
    • Ver perfil
Re: Seiko 6119 ou Orient 46941?
« Resposta #12 Online: 20 Setembro 2010 às 14:04:10 »
Boas de novo :D

Tenho pena de não ter conseguido obter um 6119 em bom estado... Este meu, consegui julgo que com mera sorte (na internet estão muito inflacionados e não se sabe o estado deles, dificelmente comprarei por aí)... Esta peça estava de tal maneira mal tratada, "que só visto".
Depois tentei encontar material de substituição (julgo que só há usado) e todas as peças que eu queria substituir, quando encontrava, estavam piores ou também iguais... Desisti.

Como tenho adquirido uns 46941, também com maus tratos e curiosamente ainda não visualizei o que o mestre menciona (diga-se que estou nesta "vida" à muito pouco tempo, longe de mim intitular-me relojoeiro), fiquei sempre com a impressão de eram superiores ao 6119 (não em tudo obviamente).

Pessoalmente na estética gosto mais dos 6119, entre outras coisas... Na robustez julgo que fico pelo 46941, digo isto porque estou a restaurar que tem o "linguete" do calendário semanal ainda em, metal... Curiosamente não detei desgaste algum, a não ser ferrugem dentro do tambor.

Um grande abraço
Aquele abraço

*

Offline Robson

  • ****
  • 416
    • Ver perfil
Re: Seiko 6119 ou Orient 46941?
« Resposta #13 Online: 20 Setembro 2010 às 21:17:48 »
Acho, por exemplo, absurdo aquele calendário que não de pode ajustar totalmente pela coroa, e tenha que se colocar um botão a mais em todo relógio, ou seja, um ponto a mais de entrada de água, só para ajustar um calendário. Ou então, suprime-se o botão e tem-se que acertar o calendário do dia da semana girando os ponteiros. Estamos em 2010, 40 anos se passaram e a Orient ainda não "resolveu" isso.

Também não simpatizo com o botãozinho a mais para acertar o dia da semana, mas acho que é uma personalidade da Orient, por isso se mantém até hoje.
Agora, convenhamos, acertar um 6119 também não é uma tarefa das mais fáceis, a coisa só foi melhorar no 6309.
"Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades."

*

Offline chip

  • ***
  • 233
  • Grande abraço
    • Ver perfil
Re: Seiko 6119 ou Orient 46941?
« Resposta #14 Online: 21 Setembro 2010 às 09:08:08 »
Acho, por exemplo, absurdo aquele calendário que não de pode ajustar totalmente pela coroa, e tenha que se colocar um botão a mais em todo relógio, ou seja, um ponto a mais de entrada de água, só para ajustar um calendário. Ou então, suprime-se o botão e tem-se que acertar o calendário do dia da semana girando os ponteiros. Estamos em 2010, 40 anos se passaram e a Orient ainda não "resolveu" isso.

Também não simpatizo com o botãozinho a mais para acertar o dia da semana, mas acho que é uma personalidade da Orient, por isso se mantém até hoje.
Agora, convenhamos, acertar um 6119 também não é uma tarefa das mais fáceis, a coisa só foi melhorar no 6309.

Boas

Amigo Robson... "Tirou-me as palavras da boca". Ou por outra, na altura que respondi ao post do Mestre Adriano, pensei em comentar exactamente no que o Robson "fala". ;D Depois passou ::)
" o botãozinho é uma personalização da Oriente".

Agora o que o Mestre Adriano "falou" de ser mais uma "abertura" para entrada de "humidades" é um facto a ter em conta. :-\

Quanto ao sistema de acerto do Seiko 6119... Até que gosto ;)

Abraços
« Última modificação: 21 Setembro 2010 às 09:09:44 por chip »
Aquele abraço

Re: Seiko 6119 ou Orient 46941?
« Resposta #15 Online: 22 Setembro 2010 às 22:11:34 »
Ambos são excelentes,vai muito do gosto/afinidade para com a marca e da experiencia pessoal de cada um ,bem como da manutenção e cuidado ,como muito bem foi explanado.
 nunca tive qualquer problema com meus Orient antigos 49641/ 1942 /1961, mesmo os que adquir-os que comprei funcionando , obviamente-i e que usei  bastante tempo antes de revisar.
Extremamente robustos .
A questão do botão da data , vai do uso , uso pesado ,mesmo,com umidade,contato direto com água etc ...inclusive banho ( o que pela água quente não é recomendado  pra nehum relógio)costumam tirar de letra .
 Agora querer mergulhar,fazer tantas voltas na piscina etc... é forçar além da conta , seja para qualquer destes excelentes calibres  .
Impactos, um dos meus em especial  já 'pulou 'muitas vezes,escalou morros,fez muita coisa em 'aventuras rurais' e - felizmente - nada.

Por outro lado no tocante aos calibres mais novos acredito, pelas experiencias relatadas aqui no fórum ,que houve um decréscimo na qualidade da manufatura dos calibres por conta da redução de custos/transferencia de linhas de produção.Já houve relatos de Seikos 'monsters' parando por conta do 'cabelo ' após impactos , Miyotas automáticos em diversos divers  com segundeiros  malucos etc...
De igual forma  hoje há postagem de colega do FRm as voltas com Longiness/ Eta  problemático...então é isso,
massificação  redução de custos e do controle de qualidade reflete em problemas .
 Abraço a todos.

*

Offline chip

  • ***
  • 233
  • Grande abraço
    • Ver perfil
Re: Seiko 6119 ou Orient 46941?
« Resposta #16 Online: 05 Outubro 2010 às 13:19:16 »
Obrigado pelas postagens e Opiniões


« Última modificação: 05 Outubro 2010 às 13:21:33 por chip »
Aquele abraço

Re:Seiko 6119 ou Orient 46941?
« Resposta #17 Online: 27 Março 2015 às 22:17:40 »
Olá :D

A pretensão deste tópico é tentar perceber quais os mecanismos mais fiáveis e robustos, no que diz respeito aos Seiko, Calibre 6119 e os mecanismos Oriente, calibre 46941. :)

No meu entender e após desmontar um e outro, acho os Oriente com melhor qualidade. ;)

Cumprimentos

Atualmente, qual seria a melhor escolha
(Relógio ORIENT Automático 469SS049 P1SX *Scuba Diver 200m)
ou
(Relógio Seiko 5 Automático Analógico Masculino 4R36AU/1) ????
Atualmente qual das das duas produz as melhores máquinas ?


*

Enéias

Re:Seiko 6119 ou Orient 46941?
« Resposta #18 Online: 28 Março 2015 às 13:17:28 »
Não me atenho à técnica e no meu caso é prática mesmo. Quem me conhece sabe como gosto das duas marcas e os modelos que possuo. Os dois são robustos, mas tenho uma opinião formada sobre o 6119 que é inabalável. Um dos melhores movimentos que há no mundo. Jamais deveria ter sido descontinuado. A evolução pode ter trazido beleza, mas não qualidade. Penso no 6119 como penso num ETA 2824. São formidáveis e mereciam maior fama.

Quanto aos preços: faltam pelas de 6119 no mercado. Somente com canibalismo é possível manter os relógios hoje. Acredito que um 6119 impecável vale muito mais do que pedem por aí.

Não podemos falar de preço baseado no volume que foi produzido e sim no que há disponível e com qualidade.

Já vi pagarem mais de MIL reais num 6119 com documentos e não creio que tenha sido negócio ruim. Sem uso. Perfeito.
 ;)

*

Offline chip

  • ***
  • 233
  • Grande abraço
    • Ver perfil
Re:Seiko 6119 ou Orient 46941?
« Resposta #19 Online: 29 Março 2015 às 12:32:56 »
Caro Eneias

Concordo quando diz que não deveria ter sido descontinuado e sim evoluído... Como referenciado, hoje quase só se repara estes mecanismos fazendo canibalismo mesmo.
Eu no entanto consegui elaborar um processo de criação de uma chumaceira/mancal em aço, para o local acima referenciado... Ficou catita ;)... Faço isso em quase todos os de série 6000, principalmente nos que foram mais judiados.
Resulta muito bem...

No que toca a evolução ter trazido beleza e não qualidade, é discutível, pois casos há que nem sempre é assim...

A série 6000 dos Seiko foram deveras  importantes para o crescimento deste nome, 6106, 6139, 6138, etc., são exemplo disso mesmo.

Eu consegui no final de 2014 um 6119-8083 novo, não trabalhava (só tinha óleos secos, estava numa relojoaria de um Sr, já de idade avançada, juntamente com Certinas também novos ... Neste momento está sopimpa ;)

Grande abraço
Aquele abraço