Vídeo: Audemars Piguet, From The Origins to Today

  • 7 Respostas
  • 1727 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Vídeo: Audemars Piguet, From The Origins to Today
« Online: 17 Abril 2015 às 16:55:06 »

*

Offline Jim

  • ***
  • 146
    • Ver perfil
Re:Vídeo: Audemars Piguet, From The Origins to Today
« Resposta #1 Online: 17 Abril 2015 às 17:08:35 »
Excelente Flávio! Obrigado por compartilhar.
Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que dá a vitória. (‭Provérbios‬ ‭21‬:‭31‬ NVI)

Re:Vídeo: Audemars Piguet, From The Origins to Today
« Resposta #2 Online: 17 Abril 2015 às 20:02:13 »
Sou muito fã da AP... E ser uma marca independente, ainda com as origens familiares e competitiva é um marco importante. Interessante é que vendo vídeos de manufaturas e acabamentos, e com as imagens em grandes resoluções e super macros, às vezes não nos damos conta que são peças muitas vezes menores que 1mm...

*

Offline Jim

  • ***
  • 146
    • Ver perfil
Re:Vídeo: Audemars Piguet, From The Origins to Today
« Resposta #3 Online: 17 Abril 2015 às 20:14:28 »
Uma pergunta bem sem noção: Quanto vocês chutam que custaria as ferramentas para se criar um relógio do zero?
Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que dá a vitória. (‭Provérbios‬ ‭21‬:‭31‬ NVI)

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re:Vídeo: Audemars Piguet, From The Origins to Today
« Resposta #4 Online: 17 Abril 2015 às 20:49:17 »
A pergunta não é sem noção. Acredita que fiquei curioso com isso ao ler a biografia de Daniels e perceber que ele, que já era um relojoeiro tarimbado há algum tempo e restaurador, precisou arrumar um torno Shaublin (é a marca mais famosa) usado? Pensei com meus botões: será que esse troço é caro nos dias de hoje? Fui pesquisar.

Os novos feitos para a relojoaria, que possuem inclusive ajustes eletrônicos, custam a bagatela de cerca de 35 a 50 mil dólares! Usados, na faixa de... 2000 a 8000. Porém, o próprio Daniels fala que arrumou um usado para fazer seu primeiro relógio e este só dava problema, e ele teve que se acostumar com suas idiossincrasias, mas lhe serviu por anos, até ele o doar a Roger Smith. Mas a dica dele é: NUNCA compre um torno usado, não presta. Se o cara está vendendo é porque o torno já se desgastou.

Para terem uma base de preço, os tornos Bergeon, que são top:

http://www.ofrei.com/page_205.html

O resto das ferramentas se torna barato comparado com um torno, que de fato é o que você vai precisar para fabricar mesmo um relógio.

Portanto, se fosse para chutar, eu diria que o valor que se gasta para fabricar um relógio desde o início é o preço do torno.

Mas...

Não me contive e fui procurar mais a respeito de tornos e, acreditem, malucos que mexem com ferromodelismo (os tornos são os mesmos), falaram que os chineses estão fazendo coisas boas por... 5000 dólares!

Que fique claro, o torno é o método tradicional para fabricação de relógios e, antes do CNC, a única saída. Não vou nem entrar no mérito, portanto, das questões relativas a produção de peças de forma computadorizada.


Flávio

Re:Vídeo: Audemars Piguet, From The Origins to Today
« Resposta #5 Online: 18 Abril 2015 às 16:06:57 »
Obrigado Flávio, este vídeo chega a deixar a gente emocionado.

*

Alberto Ferreira

Re:Vídeo: Audemars Piguet, From The Origins to Today
« Resposta #6 Online: 18 Abril 2015 às 18:58:38 »
A pergunta não é sem noção.
...

Não me contive e fui procurar mais a respeito de tornos e, acreditem, malucos que mexem com ferromodelismo (os tornos são os mesmos), falaram que os chineses estão fazendo coisas boas por... 5000 dólares!

Que fique claro, o torno é o método tradicional para fabricação de relógios e, antes do CNC, a única saída. Não vou nem entrar no mérito, portanto, das questões relativas a produção de peças de forma computadorizada.


Flávio


Muito legal a sua explanação, Flavio!
Embora eu nunca tivesse pesquisado, eu também tinha esta dúvida...

Aliás, digo mais, eu pensava que não fabricavam mais os tornos "manuais" específicos para este metier.

Mas, aí vem o velho ponto... E aqui eu falo especificamente dos chineses.
Purismos à parte, estas ferramentas devem funcionar a contento.

E...
A minha pequena dose de "acidulante"...
Será que eles só seriam bons para ferromodelistas?

Ou sendo mais objetivo...
Quem os usa(ria) para fabricar relógios? Os (poucos) que ainda o fazem (de "cabo a rabo") o que será que usam?

Só seriam usados para a confecção de peças de reposição, aquelas já inexistentes, para as restaurações?

Sim,...
Eu também acredito que mais valha um desses chineses (novo) que um "velhinho" usado e já lá com as suas "idiossincrasias", como você bem anotou...  ::)

Abraços!
Alberto

*

Offline Jim

  • ***
  • 146
    • Ver perfil
Re:Vídeo: Audemars Piguet, From The Origins to Today
« Resposta #7 Online: 19 Abril 2015 às 14:08:42 »
Muito obrigado pelas valiosas respostas que vocês sempre se dispõem a dar.

Compartilho aqui este vídeo que vi no YouTube. Belo trabalho!

Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que dá a vitória. (‭Provérbios‬ ‭21‬:‭31‬ NVI)