Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?

  • 34 Respostas
  • 12218 Visualizações
*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #20 Online: 21 Maio 2015 às 20:20:34 »
O que mais a moderação deve fazer na sua opinião? Qual o benefício de deixar o tópico aberto para um discussão aparentemente encerrada? O tópico ficou lá por três dias. Faltou tempo para mais repercurssões?

Na minha opinião a moderação não deveria bloquear o tópico, deveria permitir que a conversa exista e a troca de experiências e idéias ajude toda comunidade. Acho que a discussão está muito longe de estar encerrada.  Na 1 hora que o tópico ficou disponível (não foram 3 dias, o Alberto bloqueou o tópico em pouco mais de 1 hora) pouco foi discutido, quem lê o que está lá hoje acha que foi só isto que aconteceu, não sabe de outros envolvidos, de outras experiências além desta etc. Muito provavelmente a falta de repercussão fez com que o Flavio achasse que problema semelhante só aconteceu uma vez (não, não foi) e que nesta vez tudo foi resolvido a contento (não, não foi).

...A preocupação com exposição do fórum como eventual objeto de litígio já foi sim discutida por nós moderadores naquele que considero o único caso que "deu errado" por aqui. Aliás, essa estatística é bastante razoável, porque em anos de funcionamento, só houve um caso que eu saiba de negócios "estranhos" no fórum de vendas e que foi corrigido, para dizer a verdade nem sei como...

Uma sugestão é que este e demais tópicos relacionados estejam preservados na área de vendas, com acesso mais restrito.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline renato155

  • *****
  • 780
  • Everybody must have a fantasy
    • Ver perfil
Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #21 Online: 21 Maio 2015 às 20:48:56 »
Em minha opiniao, moderacao nao tem que policiar nem julgar, mas tem que se preocupar em manter o ambiente sadio, permítindo que se denuncie os golpistas para que nao se repitam os golpes, e se excluam os mesmos, caso haja evidencias de sua má fé.

Em tempo: nao creio que brasileiro seja menos honesto que os outros, acredito apenas, que temos uma plataforma de e-comerce incrivelmente negligente e conivente com falsificacoes e golpes, pois cansei de denunciar ambos e nada fazem... O ebay, antes de comecar a atuar pesadamente comtra falsificacoes e golpistas era terra de ninguem do mesmo jeito.

Talvez tenham incautos que caiam em golpes como este do daytona,  mas convenhamos, o minimo d cuidado evita isso. Eu nunca tive problema com NENHUMA compra e nenhuma venda tanto no forum como no ML. Entao nao concordo com sindrome de vira-latas

Abs
Renato155
Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #22 Online: 22 Maio 2015 às 07:53:27 »
Acho que para ninguém  faz muita diferença Diplomata, Chevette, Fusca , o que  interessa é saber o nome REAL do cabra, obviamente depois de comprovado o delito, porque o que impede o mesmo tipo de mudar de "nick" , colocar algumas postagens amigáveis, de um outro IP, e mais para  frente enganar alguém novamente ?

Acho que pelo menos por MP, a quem possa interessar, os dados e o nome REAL devem ser expostos

[]´s e um ótimo final de semana a todos
"Se Maomé não vai a montanha , a montanha fica olhando Maomé lá de longe "

*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #23 Online: 22 Maio 2015 às 10:42:08 »
Na minha opinião o ocorrido foi conduzido da melhor forma possível. O caso foi apresentado, de uma forma ou de outra todos ficaram sabendo do nome do envolvido e o mesmo foi banido do fórum. Mais que isso só na esfera policial/criminal. Ou então criar um sub-fórum "Paredão" onde o acusado seria atacado, sofreria injúrias e etc.  Acalmando assim o desejo de sangue da "galera" sqn! Quanto à qualificação dos membros nos sites estrangeiros a mesma se justifica devido ao tamanho dos mesmos e ao volume de negociações, o que não é o caso do FRM. Como diz o ditado, " águas passadas não movem o moinho"!

Abs.

Isso ai já é algo que não cola, e aqui tem um exemplo perfeito:
http://www.dailymail.co.uk/tvshowbiz/article-3091383/John-Mayer-drops-lawsuit-against-watch-dealer-accused-selling-fake-Rolexes-admits-wrong.html

Cara, toda história tem dois lados.
O que aconteceu com o João foi algo claro, foi dado tempo para que a questão fosse dirimida e não houve sequer manifestação da outra parte, isso é uma coisa.
Agora criar uma área para "escrachar" alguém - comprador ou vendedor - independente do que aconteça, é algo fora de qualquer padrão aceitável. Imagina se você me vende um relógio qualquer, ele é danificado no transporte e eu simplesmente abro um tópico te cachorreando dizendo que você vendeu porcaria a peso de ouro... Além de estar inocente no negócio, mesmo que, depois, eu me retratasse, o mal já estaria feito.
Membro do RedBarBrazil

*

Offline EduBr

  • *****
  • 793
    • Ver perfil
Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #24 Online: 22 Maio 2015 às 17:04:52 »

Isso ai já é algo que não cola, e aqui tem um exemplo perfeito:
http://www.dailymail.co.uk/tvshowbiz/article-3091383/John-Mayer-drops-lawsuit-against-watch-dealer-accused-selling-fake-Rolexes-admits-wrong.html

Cara, toda história tem dois lados.
O que aconteceu com o João foi algo claro, foi dado tempo para que a questão fosse dirimida e não houve sequer manifestação da outra parte, isso é uma coisa.
Agora criar uma área para "escrachar" alguém - comprador ou vendedor - independente do que aconteça, é algo fora de qualquer padrão aceitável. Imagina se você me vende um relógio qualquer, ele é danificado no transporte e eu simplesmente abro um tópico te cachorreando dizendo que você vendeu porcaria a peso de ouro... Além de estar inocente no negócio, mesmo que, depois, eu me retratasse, o mal já estaria feito.

Concordo plenamente com você, tanto que é isto que está dito lá no comentário.

Abs.

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #25 Online: 22 Maio 2015 às 17:43:09 »
Minha opinião:

1) Se a transação é entre foristas, mas não começou dentro do FRM (com o devido anúncio na seção reservada às vendas), problema de cada um. Não acho certo que algo de fora seja trazido para dentro. É abrir a porta à injustiça. A parte prejudicada deve procurar a delegacia de polícia mais próxima e registrar queixa.

2) Se a moderação não foi avisada da transação, nem tampouco pelo prejudicado, por quê meter a mão em cumbuca?

3) Se a moderação for avisada, sugiro suspender preventivamente as participações de quem vendeu e não recebeu e de quem comprou e não pagou. E internamente pedir que esclareçam. Só assim se chega a um juízo.

4) Formado o juízo pela moderação, acho que é preciso informar a todos os participantes do FRM que houve um caso e que providências foram tomadas. Acho que é suficiente. E mesmo assim vai gerar uma onda de comentários, de todos os matizes.

5) Sou contra o fim do sub-fórum para transações. Este espaço não é responsável pelo caráter de ninguém.

6) Sou contra qualquer sistema que meça a honestidade de comprador e vendedor. O que pode correr bem numa transação, pode não correr noutra. Avaliações têm o lado bom e o ruim. E ninguém quer ficar com o ruim.

Por fim: acho que quem se omite, automaticamente assume a culpa. No caso em tela, apenas um dos lados (o prejudicado) expôs a situação. Pelo que notei, o outro em momento algum se manifestou. Isto é, no mínimo, estranho.

Se fosse injustamente acusado, teria esperneado. Não ouviria calado ser chamado de trambiqueiro. Não o fez, portanto assumiu a condição. Isto, creio, facilitou o julgamento dos moderadores.

Dic

*

Offline EduBr

  • *****
  • 793
    • Ver perfil
Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #26 Online: 22 Maio 2015 às 18:02:46 »
As regras são boas, mas devemos nos lembrar que os moderadores são pessoas que doam seu tempo ao fórum e não funcionários do mesmo. Fazer todo este trabalho investigativo, mediar e julgar os envolvidos talvez extrapole esta doação. Além do mais estes problemas são pontuais e não recorrentes. Dito isto, creio que as atuais regras e o bom senso dos moderadores e foristas consiga lidar com os mesmos quando estes ocorrerem.

Como ocorreu no caso que deu origem a este tópico.

"Much Ado About Nothing"
« Última modificação: 22 Maio 2015 às 18:08:46 por EduBr »

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #27 Online: 22 Maio 2015 às 23:34:12 »
Os moderadores não querem a responsabilidade de julgar, e tem toda razão nisso.

Sugiro a criação de um tópico de APENAS de RECOMENDAÇÕES POSITIVAS, fixo, na área de compras.

Qualquer post negativo, neste tópico, seria imediatamente apagado.

Num caso como o que aconteceu, a questão é mais complexa, certamente.

Talvez o procedimento possa ser semelhante ao adotado agora, porém fixando o tópico por um tempo na primeira página e redigido por um dos moderadores, que tomou ciência do fato e, caso o "acusado" tenha outra versão, entre em contato com a moderação. Mantido o silêncio por um prazo determinado, banir o "acusado".

A moderação ainda trabalharia um pouco nesta sugestão, porém não teria que propriamente julgar ninguém, apenas seguir um "procedimento".

Agora se o acusado responder, não sei como proceder, pois haveria sim a necessidade uma decisão (banir ou não) por parte da moderação.

Abraço a todos.


Membro do RedBarBrazil

Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #28 Online: 23 Maio 2015 às 08:43:35 »
Sugiro a criação de um tópico de APENAS de RECOMENDAÇÕES POSITIVAS, fixo, na área de compras.

Falo isso a alguns anos ja por aqui ;D

Qualquer post negativo, neste tópico, seria imediatamente apagado.

Não concordo, se voce qualifica, tem que ter o direito de desqualificar, como a maioria dos foruns por ai. 8)
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #29 Online: 23 Maio 2015 às 09:30:21 »
Também acho que seria o ideal Estrela, só vetei a qualificação negativa pela preocupação, já expressada por muitos aqui, de eventual injustiça por parte de quem qualifica negativamente, além de evitar um bate boca no tópico entre os envolvidos.
Membro do RedBarBrazil

Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #30 Online: 24 Maio 2015 às 18:07:41 »
Acho dificil alguem perder tempo negativando alguem que não merece, a moderação com esse tipo de topico tiraria um peso das costas, a peteca passaria para as negociações feitas entre os participantes.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #31 Online: 29 Maio 2015 às 19:07:26 »
Um outro tópico foi trancado...
Alguém sabe o motivo?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #32 Online: 29 Maio 2015 às 21:57:35 »
 ??? ??? ??? ??? ???
Será que ninguém leu???
Nunca antes na história deste FRM houve tantos problemas com tópicos...
Eu não sei o que são isso...  :-[ :-[ :-[
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #33 Online: 02 Junho 2015 às 10:38:05 »
Caso refira-se ao bloqueio do tópico de assaltos, o bloqueio foi feito por mim mesmo acidentalmente ao tocar no botão errado acessando o fórum do celular. Tanto foi acidental que eu mesmo perguntei aos outros moderadores quem ou por que o tópico foi bloqueado.

Ficou uns dois dias bloqueado mas já está lá disponível.

Abraços!

Adriano

Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #34 Online: 02 Junho 2015 às 18:43:01 »
Sim amigo Adriano...
No somatório foi esse!
Obrigado por sua atenção!
Pensei que estivéssemos tendo mais problemas, o que, na verdade, não buscamos aqui!
Queremos sim paz e amizade, na sadia discussão sobre nossos queridos relógios!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio