Automático ou à Corda ?

  • 5 Respostas
  • 1730 Visualizações
*

Offline aguiar

  • *****
  • 1.281
    • Ver perfil
Automático ou à Corda ?
« Online: 29 Agosto 2015 às 16:46:16 »
                Pessoal , me bateu uma dúvida ;
               
                Comparando 2 relógios de uma mesma marca, mecanismo" in house ", qual seria mais preciso : um automático ou um à corda.

                Por exemplo : A Panerai possui um modelo " in house " à corda com reserva para oito dias , se dermos a totalidade da corda e usarmos por 1 semana ( 16 h/dia ) e compararmos com o automático "in house " após uso idêntico (16h/dia) por 1 semana , ao final do período qual teoricamente teria sido mais preciso ?

                 Obrigado,
                 
                 Abs.
« Última modificação: 29 Agosto 2015 às 16:48:37 por aguiar »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Automático ou à Corda ?
« Resposta #1 Online: 29 Agosto 2015 às 17:00:59 »
Nenhuma diferença. Ou melhor, qualquer diferença seria mero acaso. O sistema de corda não faz diferença nenhuma nesse aspecto.

Abraços!

Adriano

*

Offline aguiar

  • *****
  • 1.281
    • Ver perfil
Re:Automático ou à Corda ?
« Resposta #2 Online: 29 Agosto 2015 às 21:51:53 »
                    Adriano , então pelo q entendi o fato do relógio ser automático ou à corda , não influencia na precisão e regularidade da marcha.

                    Valeu.

                    Abs
« Última modificação: 29 Agosto 2015 às 21:59:14 por aguiar »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Automático ou à Corda ?
« Resposta #3 Online: 30 Agosto 2015 às 00:50:39 »
Exato Aguiar, não influencia em nada. Mas não é tão simples assim.

Tenhamos em mente que um mecanismo automático nada mais é que um mecanismo de corda adicionado de um sistema extra que carrega a corda com o movimento do pulso.

A precisão do relógio começa na corda e envolve tudo o que estiver no caminbo da força entre ela e o escapamento. O sistema de carregamento da corda, seja qual for, está "antes" da corda, e porém não tem influência direta na precisão.

Mas pode ter influência indireta, porque a corda de um relógio de corda e de um automático são ligeiramente diferentes e podem entregar seu torque de maneiras um pouco diferentes. Peguemos um exemplo concreto, como de um Valjoux 7750 e um 7760. Mesma máquina, apenas que a última é de corda manual. Além da ausência do sistema do automático, a única coisa diferente é a corda, que possui brida fixa ao invés de deslizante como no automático. Ela é calibrada para oferecer torque da maneira mais plana possível nas primeiras 30 horas, de modo que você tenha pouca variação de amplitude, e consequentemente, pouca variação de marcha entre os intervalo de corda diária que você dará, supostamente uma vez por dia, mais ou menos no mesmo horário. Ou seja, mesmo que a corda seja carregada em segundos e depois vá se descarregando ao longo de 24 horas, a marcha deve se manter mais ou menos a mesma. Se o mecanismo for de boa qualidade, ela vai. Pois a corda é calibrada para entregar a energia de maneira estável por pelo menos 24 horas, variando o mínimo possível a amplitude, e o escapamento é bem ajustado e regulado, com bom isocronismo, para manter a mesma marcha mesmo que a amplitude do balanço varie um pouco ao longo das horas.

Já o automático teoricamente será usado em parte dar horas do dia e sua corda será carregada durante essas horas. Em teoria, a corda se manterá em um nível mais ou menos estável ao longo de um dia e isso também colabora para que a amplitude varie pouco e consequentemente a marcha também. Logicamente, aí influenciará muito a maneira como você usa e quantas hoas usa.

Pensando em uma comparação entre mecanismos de qualidade, você não vai encontrar diferença no desempenho pois tudo é pensado e regulado para eles não sofrerem influência do regime de descarga da corda.

E mesmo se entrarmos no âmbito de mecanismos vagabundos, os resultados de um automático comparado com um de corda será semelhante. Neste caso, ao contrário de um mecanismo de qualidade, a precisão é demasiadamente dependente da corda e o que vai acontecer é que o automático vai se beneficiar da corda automática porque ela vai passar boa parte do dia com mais ou menos a mesma corda, enquanto o de corda a marcha vai variar tanto de um dia para o outro que vai se compensar, seja porque vai acelerar muito ou desalecerar muito com corda cheia, e se compensar ao longo das horas conforme a corda for desenrolando.

Mas isto não pode ser regra. A regra tem que ser um mecanismo cuja precisão se afete o mínimo possível em relação à quantidade de corda. Essa é uma das funções do isocronismo. Se a precisão depender demais da corda, algo está errado ou o mecanismo não presta.

Abraços!

Adriano

*

Offline aguiar

  • *****
  • 1.281
    • Ver perfil
Re:Automático ou à Corda ?
« Resposta #4 Online: 30 Agosto 2015 às 16:07:05 »
                    Adriano , obrigado pela aula.

                           Abs.

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re:Automático ou à Corda ?
« Resposta #5 Online: 30 Agosto 2015 às 16:08:05 »
Valeu, Adriano!

Sempre aprendendo...!!  ;)

Abraços!