Review do Nomos Lambda 39

  • 7 Respostas
  • 2805 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Review do Nomos Lambda 39
« Online: 10 Setembro 2015 às 16:06:35 »
Há algum tempo eu escrevi, naquelas noites chuvosas que não há nada para fazer (mentira hahahah), um longo post sobre o que define um relógio como alemão.

Vale a pena reler.

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,10563.msg201553.html#msg201553

A Nomos, comendo pelas beiradas e sem qualquer tradição, desenterrou, na sua fundação, designs da escola Bauhaus e lançou seu modelo mais conhecido, o Tangente. Relógio diminuto e super simples, feito para marcar as horas sem frescura. Pegaram o design do movimento Peseux 7005, cuja patente havia expirado há milênios, alteraram sua platina para 3/4, adicionam o clássico cliqué alemão de mola longa e, voilá, entraram no mercado dos relógios "alemães".

Eu, com já disse aqui, acho que fazem um produto honesto. E apesar dessa barafunda que fizeram ao chupar o movimento Peseux, modificá-lo e, depois, começarem a produzi-lo em casa, considero sim que possuem um DNA alemão. Aliás, se tivessem mantido o acabamento dourado do movimento, provavelmente teriam um visual mais alemão ainda.

A introdução é para dizer que o Lambda é a tentativa da Nomos de jogar com os grandes players de Glashutte, mas sem estuprar seu bolo para isso. Afinal, o relógio custa 11 mil euros em ouro, o que é bastante razoável.

O movimento, visualmente falando, tem mais identidade "alemã", pois efetivamente usa uma platina 3/4 com chatons, ponte do balanço decorada a mão (com uma inscrição floreada "Feita com amor na Alemanha", o que é até cool...), e aquele resto de frescura que, por exemplo, a Lange usa nos seus relógios.

Eu, como já ressaltei aqui, não sou muito fã dessa decoração "suíça" (entenda-se, geneva bars ou o nome que queiram dar ao troço...) adotada inclusive pelas marcas pica grossa como a Lange, mas parece ser o que o mercado quer. Paciência... A Nomos a utiliza, mas com desenho diferente, que lembra as "listras em arabesco" utilizadas pela Omega nos seus modelos de calibres feitos em casa. Eu sei lá... Eu acho esse desenho meio estranho. Não que seja feio, é que não é tradicional.

Particularmente, eu não gosto do modelo Lamba, acho que essa falta de contraste entre os ponteiros e essa opção por privilegiar a enorme reserva de marcha matam o modelo. Mas é justamente isso que o torna singular, COMPLETAMENTE diferente do que estamos acostumados.

Enfim, é um relógio que tem um preço bastante justo, acabamento da pesada, características técnicas interessantes mas... Não é para todo mundo.

Deu no Monochrome:

https://monochrome-watches.com/nomos-lambda-39mm-gold-review-price/


Flávio

Re:Review do Nomos Lambda 39
« Resposta #1 Online: 10 Setembro 2015 às 16:29:23 »
Concordo Flavio, o relógio é bonito, tem o DNA alemão, um preço razoável e não é para qualquer pulso.

Digo mais, a Nomos é uma marca que vem se destacando e crescendo fora da Europa, afinal não poderia ser diferente, merecimento para tal eles tem.
Discernimento com suas origens é algo raro de se ver.



*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:Review do Nomos Lambda 39
« Resposta #2 Online: 10 Setembro 2015 às 16:33:20 »
O tamanho ficou mais adequado agora, acho esta a linha mais bonita da marca, me agrada muito o dial e os ponteiros.
"All your base are belong to us"

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re:Review do Nomos Lambda 39
« Resposta #3 Online: 10 Setembro 2015 às 17:04:06 »
not my cup of tea, mas sem duvida uma bela peça..... de repente quando eu tiver uns 85 anos faça  meu tipo rsrsrs....

abraços
Membro do RedBarBrazil

*

Offline mmmcosta

  • *****
  • 1.939
    • Ver perfil
Re:Review do Nomos Lambda 39
« Resposta #4 Online: 10 Setembro 2015 às 17:12:19 »
Como "sucker" por ponteiros de reserva de marcha, eu já gostei do relógio "de cara". E de tudo o mais, notadamente do design, tamanho correto, combinação "chique no úrtimo" da cor do mostrador com a da caixa e do belíssimo "derrière".
« Última modificação: 10 Setembro 2015 às 17:16:36 por mmmcosta »
Marcelo

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re:Review do Nomos Lambda 39
« Resposta #5 Online: 11 Setembro 2015 às 00:11:49 »
O tamanho ficou mais adequado agora, acho esta a linha mais bonita da marca, me agrada muito o dial e os ponteiros.

Também gostei muito, inclusive do back com safira, lindo.
Membro do RedBarBrazil

*

heracles

Re:Review do Nomos Lambda 39
« Resposta #6 Online: 11 Setembro 2015 às 12:22:24 »
Lindo e elegante

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Review do Nomos Lambda 39
« Resposta #7 Online: 05 Outubro 2020 às 15:22:57 »
Continuando post de 5 anos atrás, lançaram agora versão em aço, o que fez o preço cair para 7500 euro. O relógio, com um movimento e mostrador singulares se tornou "acessível" a uma maior parcela de consumidores mas... Eu mantenho minha opinião, eu teria que vê-lo ao vivo, porque nas fotos me parece algo totalmente sem contraste e difícil de enxergar as horas...

https://www.hodinkee.com/articles/nomos-lambda-models-in-steel-live-pics-and-pricing-introducing