PROJETO RM4 - OBRIS MORGAN EXPLORER II - LISTA DE INTERESSADOS

  • 323 Respostas
  • 110345 Visualizações
Re:PROJETO RM4 - OBRIS MORGAN EXPLORER II - LISTA DE INTERESSADOS
« Resposta #280 Online: 28 Janeiro 2016 às 22:45:08 »
Boa noite aos nobres foristas!
Com o devido cuidado eu procurei ler tudo sobre o "Projeto RM4", desde a sua gestação.  Visitei o site do fabricante, observei vários testes dos modelos ora fabricados. Acredito que os quase US$300,00 são um valor justo. Safira, máquina, design, materiais nobres. Justíssimo!
Antes de firmar meu compromisso aqui no FRM, no intuito de adquirir uma peça do Obris, desejo saber se a remessa pelo FEDEX é obrigatória. Para mim, melhor pagar a remessa pelos correios de Hong Kong ou da China. Por um simples motivo: existirá a possibilidade do relógio não ser taxado pela Receita. Se necessário, encaminharei uma declaração de vontade, devidamente registrada em cartório, onde firmarei a minha total responsabilidade caso exista qualquer problema na remessa, inclusive o extravio do relógio.
Finalmente, uma sugestão: solicitem ao fabricante a possibilidade de customização pelo site. Bastaria que a Orbis nos cadastrasse. Mediante login,  faríamos o registro do endereço de entrega é poderíamos escolher a customização do relógio conforme as normas do "Projeto RM4". Pulseira, "buckles", jateamento ou não do "case". Quem sabe, até os ponteiros. Acredito que o "Projeto" não seria descaracterizado e vários foristas teriam, em mão, um relógio personalizado.
Solicito a devida apreciação das minhas propostas. De qualquer modo, caso o meu relógio seja enviado fora do FEDEX,  gentileza cadastrar o meu nome no rol dos compradores.
Att.,
Marcus Vinícius -  Belo Horizonte /MG

*

wrocha

Re:PROJETO RM4 - OBRIS MORGAN EXPLORER II - LISTA DE INTERESSADOS
« Resposta #281 Online: 29 Janeiro 2016 às 09:42:54 »
Bom dia, Vinicius.

Muito bem vindo ao fórum e ao projeto RM4.
Com relação à mudança de forma de envio, não tenho informações para te passar, mas com relação à taxação as coisas estão mais complicadas. Se até dois anos atrás era grande a chance de passar batido, hoje as controles estão mais afiados. Minhas compras internacionais todas tem sido taxadas e pelo contato que tenho de amigos plastimodelistas (que estão muito habituados à importação) a situação está na mesma (média de preço dos pacotes de US$ 40,00 ~ 60,00). Some-se a isto a demora para entrega e o risco de extravio, que desafortunadamente se tornou bastante alto.
Em outras palavras, você poderá correr um risco muito alto sem ter nenhum benefício prático.
Grande abraço.

Re:PROJETO RM4 - OBRIS MORGAN EXPLORER II - LISTA DE INTERESSADOS
« Resposta #282 Online: 29 Janeiro 2016 às 09:58:43 »
Bom dia, obrigado pela sinceridade!
Eu gostaria de propor outra alternativa: o valor de cada unidade é de US$X,00. Seria possível o fabricante declarar, no invoice, o preço de custo do relógio? Sem o IVA (ou similar) de Hong Kong? Afinal, a carga tributária de lá não é nossa responsabilidade... Assim, o invoice demonstraria o valor de exportação de cada relógio, nada mais. O desembaraço aduaneiro, pelo courier, ficaria menos oneroso para nosotros.

Re:PROJETO RM4 - OBRIS MORGAN EXPLORER II - LISTA DE INTERESSADOS
« Resposta #283 Online: 29 Janeiro 2016 às 10:13:49 »
Complementando o menu último "post": observei, no site do fabricante, que o custo do envio está incluído no preço do relógio. Ora, por baixo, US$40,00. A OM garante que seremos taxados somente sobre o valor fechado do RM4? Corremos algum risco da FedEx também lançar o valor do relógio + frete calculado p o Brasil? Caso isso ocorra, pagaremos quase US$650,00 com os tributos... Importante que a OM seja advertida sobre a especificidade da nossa legislação aduaneira. E que, obviamente dentro da legalidade, que os relógios possam ter os invoices com o valor líquido de fabricação, no taxes included.

Re:PROJETO RM4 - OBRIS MORGAN EXPLORER II - LISTA DE INTERESSADOS
« Resposta #284 Online: 29 Janeiro 2016 às 13:20:38 »
Não entendo nada sobre a tributação de produtos importados,mas acredito ser importante uma discussão da melhor forma de envio dos relogios, tanto no que se refere à garantia de recebimento do mesmo, bem como de se pagar a menor taxação possível dentro da lei.
sic transit gloria mundi

*

wrocha

Re:PROJETO RM4 - OBRIS MORGAN EXPLORER II - LISTA DE INTERESSADOS
« Resposta #285 Online: 29 Janeiro 2016 às 13:45:23 »
A receita cobra 60% do valor da compra, isto é, 60% de (Valor do produto + Frete + Taxas eventuais se houver) a título de tributação. O valor do produto é dado pelo "invoice", que é a declaração enviada pelo vendedor do que está sendo enviado bem como seu valor, além de outras informações.
A prática de solicitar um "invoice" com valor reduzido é comum aos compradores brasileiros e há lojas internacionais que nem perguntam e já enviam seus produtos com valor mais baixo. Há outras que veem essa prática com maus olhos. Caso o comprador embarque nessa, para um produto de venda aberta, o fiscal pode perfeitamente comparar o valor declarado no invoice com o valor médio dos sites de venda e caso haja discrepância significativa isso pode até caracterizar prática fraudulenta. Não sei como pode ser tratado o valor de um bem feito sob encomenda, mas sinceramente não creio que a OM venha a aceitar essa solicitação.
Não, essa taxação não é razoável nem é agradável pagar. Mas é a lei. Acho que essa opção não é uma boa, mas é bom avaliarmos o que pode ser feito, contanto que seja dentro da lei, conforme sugeriu o Carbonieri.

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re:PROJETO RM4 - OBRIS MORGAN EXPLORER II - LISTA DE INTERESSADOS
« Resposta #286 Online: 29 Janeiro 2016 às 13:56:33 »
Aqui em Minas cobram 18% de ICMS, sobre o produto + frete + II, chegando a 97% do valor declarado.

Re:PROJETO RM4 - OBRIS MORGAN EXPLORER II - LISTA DE INTERESSADOS
« Resposta #287 Online: 29 Janeiro 2016 às 14:38:10 »
Boa tarde, meus caros!
Tratando-se de uma negociação coletiva, com a encomenda de dezenas de relógios, naturalmente seria factível o "ganho de escala", incorrendo num preço menor por relógio. Deixei claro que não estou propondo qualquer tipo de "elisão fiscal", verdadeiramente uma conduta ilícita. O valor do relógio, conforme divulgado pelo RM, é composto por vários componentes, inclusive o FedEx (apesar de, segundo a OM, não ter sido cobrado). Estamos pagando pelo design, custos de manufatura e insumos. Compreendo que o invoice poderia demonstrar o valor líquido do RM4. Afinal, o projeto é do RM, 100% nacional. Daí, que seja mostrado o custo de manufatura + insumos, nada mais. E que o FedEx não inclua o valor do frete, pois o memso será taxado em quase 100%.

Re:PROJETO RM4 - OBRIS MORGAN EXPLORER II - LISTA DE INTERESSADOS
« Resposta #288 Online: 29 Janeiro 2016 às 15:14:23 »
Eu não toco mais nesse assunto de invoice aqui pra não escandalizar o pessoal... :-X :-X

Re:PROJETO RM4 - OBRIS MORGAN EXPLORER II - LISTA DE INTERESSADOS
« Resposta #289 Online: 29 Janeiro 2016 às 15:20:58 »
O assunto não é tabu, ainda mais que a estrita legalidade está sendo observada nos comentários dos foristas. A tentativa junto ao fabricante é válida, nos limites por mim sugeridos. Além disso, certamente elisão fiscal.

Re:PROJETO RM4 - OBRIS MORGAN EXPLORER II - LISTA DE INTERESSADOS
« Resposta #290 Online: 29 Janeiro 2016 às 15:47:38 »
Sei que a intenção é boa.

Segundo os entendidos, "elisão fiscal" é adotar providências, dentro das regras, para pagar menos imposto. É um planejamento tributário lícito.
A ilegalidade, atos fraudulentos para não pagar imposto, tecnicamente seria "evasão fiscal".

A Receita Federal nos diz que:
"O VALOR ADUANEIRO DA MERCADORIA É a base de cálculo do imposto de importação. O valor aduaneiro é apurado na forma prevista no Acordo Sobre a Implementação do Artigo VII do GATT (Acordo de Valoração Aduaneira ou, simplesmente, AVA-GATT), aprovado pelo Decreto Legislativo n° 30/94 e promulgado pelo Decreto Executivo nº 1.355/94, o qual possui status de lei e estabelece as normas fundamentais sobre valoração aduaneira no Brasil. A aplicação do AVA-GATT, atualmente, é disciplinada pelos artigos 76 a 83 do Decreto no 4.543/02 e pela Instrução Normativa SRF nº 327/03.
O AVA-GATT estabelece seis diferentes métodos para a determinação do valor aduaneiro das mercadorias importadas. Esse acordo determina que, sempre que não for possível a utilização do primeiro método de valoração, deve-se passar sucessivamente aos métodos seguintes, até que se chegue ao primeiro que permita determinar o valor aduaneiro.
O acordo estabelece ainda, em seu Artigo 1, que o valor aduaneiro de mercadorias importadas seja determinado, preferencialmente, pelo primeiro método, ou seja, o valor de transação, que é o preço efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias, em uma venda para exportação para o país de importação, ajustado de acordo com as disposições do seu Artigo 8.
O preço efetivamente pago compreende todos os pagamentos efetuados ou a efetuar como condição da venda das mercadorias e não necessariamente feitos em dinheiro. Assim, toda e qualquer forma de pagamento indireto que eventualmente seja realizado é parte integrante do valor aduaneiro, conste ele ou não da fatura comercial apresentada à autoridade aduaneira.
Dessa forma, o valor aduaneiro da mercadoria não se confunde com o valor faturado nem com o valor para fins de licenciamento das importações, embora muitas vezes eles possam ter o mesmo valor. O valor aduaneiro das mercadorias importadas significa o valor das mercadorias para fins de incidência de direitos aduaneiros ad valorem sobre mercadorias importadas.
Na maioria das vezes, o valor aduaneiro da mercadoria é encontrado a partir do seu valor FOB (Free on Board), acrescido dos valores do frete e seguro internacionais, convertendo-se esses valores para Reais, por meio da taxa de câmbio do dia do registro da importação.
O Imposto de Importação é calculado pela aplicação das alíquotas fixadas na Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC) sobre o valor aduaneiro
"

Então, para a RF, incide imposto sobre a soma do valor da mercadoria + valor do frete + valor do seguro.

Há uma discussão acerca do limite de isenção da importação, quando há envio de mercadoria de pessoa física para pessoa física. Para a RF, a isenção incide quando o valor aduaneiro foi inferior a US$50,00 (cinquenta dólares americanos), com base em uma portaria (norma infra-legal). Já a Justiça Federal tem precedentes no sentido de que o limite de isenção é maior: US$100,00 (cem dólares americanos), com base na interpretação de um Decreto-lei. Mas no nosso caso a importação será de remessa de pessoa jurídica, em valor maior do que US$100,00 - o que afasta essa discussão.

Abraços,

Fmassardo
« Última modificação: 29 Janeiro 2016 às 15:52:06 por fmassardo »
Nada de novo debaixo do sol.

Re:PROJETO RM4 - OBRIS MORGAN EXPLORER II - LISTA DE INTERESSADOS
« Resposta #291 Online: 29 Janeiro 2016 às 16:42:33 »
Sim, você está correto. God damned! Onde está escrito "elisão", gentileza ler "evasão". Errei o nome do santo, sinto muito.
O dito "planejamento", lícito, poderá ser entendido como o valor do relógio - custos de design/projetos caso a OM concorde. Afinal, o RM4 nasceu aqui, no Brasil. Em Hong Kong, somente será executada a manufatura. Daí, mão de obra, insumos,  tributos locais e lucro compondo o valor do relógio. Caso seja pertinente, encerrarei as minhas colocações, tudo bem?

Re:PROJETO RM4 - OBRIS MORGAN EXPLORER II - LISTA DE INTERESSADOS
« Resposta #292 Online: 30 Janeiro 2016 às 12:02:24 »
Desculpem o incomodo, estou num tablet, onde acho Fotos do relógio do projeto ?

Re:PROJETO RM4 - OBRIS MORGAN EXPLORER II - LISTA DE INTERESSADOS
« Resposta #293 Online: 30 Janeiro 2016 às 12:11:49 »
sic transit gloria mundi

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:PROJETO RM4 - OBRIS MORGAN EXPLORER II - LISTA DE INTERESSADOS
« Resposta #294 Online: 10 Fevereiro 2016 às 08:49:09 »
Bom dia amigos! Agora o ano começa de verdade.  ;D

     Brincadeira...

     Eu tive uma troca de emails com o Justin a respeito da forma de pagamento e de como podemos fazer isso funcionar, estou no aguardo do posicionamento dele agora.

     Coloquei que devido as leis que regem as importações e exportações no Brasil, o tramite seria por demais complicado e inviabilizaria o projeto, se optarmos por um envio único por meio de wire transfer.

     Mencionei o paypal como a forma mais simples e segura para efetuarmos os procedimentos, além de colocar o fato que ele já trabalha com o serviço no site deles. Afirmei que todos os participantes tem um compromisso sério com o projeto, e que eu mesmo cuidaria da organização destes pagamentos, para que os mesmos aconteçam de maneira ágil.

     O comprometimento que temos é que nenhuma das fases, já descritas no começo do projeto, seguem sem que haja o pagamento de pelo menos 50 dos envolvidos.

     Gostaria de saber o que acham de tudo isso e se é realmente este posicionamento que todos temos.

Abraços e vamos em frente.
"All your base are belong to us"

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:PROJETO RM4 - OBRIS MORGAN EXPLORER II - LISTA DE INTERESSADOS
« Resposta #295 Online: 10 Fevereiro 2016 às 08:53:55 »
Só para esclarecer outras duvidas do pessoal.

    Uma vez estabelecido o pagamento por paypal, o local de envio é indiferente, vocês vão prencher isto durante o pagamento, como em toda transação de paypal, o custo em qualquer local do mundo é o mesmo.

    Solicitações pessoais, a respeito de valores declarados, também podem ser feitas no campo de observações que o paypal cede na tela de pagamento. Não sei se a marca concorda com isso, pois não tive interesse em questionar tal assunto, uma vez que não concordo com a atitude, mas cada um é livre para tentar.

     O uso de serviços de courrier, como o fedex, realmente tem uma taxação maior, referente a tributos estaduais. Não existe outra opção de envio na marca, fato que visa a segurança da operação.

Espero ter ajudado.
"All your base are belong to us"

*

Offline EduBr

  • *****
  • 793
    • Ver perfil
Re:PROJETO RM4 - OBRIS MORGAN EXPLORER II - LISTA DE INTERESSADOS
« Resposta #296 Online: 10 Fevereiro 2016 às 14:25:37 »
Concordo, Paypal/Fedex seria o melhor dos mundos!

Re:PROJETO RM4 - OBRIS MORGAN EXPLORER II - LISTA DE INTERESSADOS
« Resposta #297 Online: 10 Fevereiro 2016 às 15:05:21 »
Só para esclarecer outras duvidas do pessoal.

    Uma vez estabelecido o pagamento por paypal, o local de envio é indiferente, vocês vão prencher isto durante o pagamento, como em toda transação de paypal, o custo em qualquer local do mundo é o mesmo.

    Solicitações pessoais, a respeito de valores declarados, também podem ser feitas no campo de observações que o paypal cede na tela de pagamento. Não sei se a marca concorda com isso, pois não tive interesse em questionar tal assunto, uma vez que não concordo com a atitude, mas cada um é livre para tentar.

     O uso de serviços de courrier, como o fedex, realmente tem uma taxação maior, referente a tributos estaduais. Não existe outra opção de envio na marca, fato que visa a segurança da operação.

Espero ter ajudado.


Blz, Schutz!

Mais claro que isso, impossível!

*

Offline Matt5

  • *****
  • 806
    • Ver perfil
Re:PROJETO RM4 - OBRIS MORGAN EXPLORER II - LISTA DE INTERESSADOS
« Resposta #298 Online: 11 Fevereiro 2016 às 05:57:56 »
Provavelmente enviarei para a casa de algum amigo, para trazer quando vier. Acredito que não tenham problemas com isso.

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:PROJETO RM4 - OBRIS MORGAN EXPLORER II - LISTA DE INTERESSADOS
« Resposta #299 Online: 11 Fevereiro 2016 às 08:11:59 »
Provavelmente enviarei para a casa de algum amigo, para trazer quando vier. Acredito que não tenham problemas com isso.

Não tem problema não, pode ser feito desta forma.
"All your base are belong to us"