[Colegas do TOC] Contem aqui suas manias, superstições e afins!!!

  • 53 Respostas
  • 13528 Visualizações
*

Offline wruck

  • *****
  • 661
    • Ver perfil
[Colegas do TOC] Contem aqui suas manias, superstições e afins!!!
« Online: 12 Outubro 2015 às 11:08:23 »
Sei que existem confrades que usam relógios invertidos, um relógio em cada pulso, etc...

Sendo assim, minha curiosidade pugnou para que fizesse esse tópico, para que os colegas compartilhem suas manias no mundo dos relógios. ;D

Bom, eu tenho uma mania/superstição que é a seguinte:

Todo relógio automático que tenho, após o fim da reserva de marcha, tem que ficar marcando exatamente 9:35.

A razão disso é que algum tempo atrás, um ladrão entrou em minha casa e, para minha sorte, não vasculhou a gaveta em que ficavam os relógios. Quando fui ver, o único automatico que tinha à época marcava exatamente 9:35.

Agora acho que se assim não deixar (9:35) algo de ruim pode acontecer. ;D Vai entender....


Odeio ser bipolar, é muito bom!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:[Colegas do TOC] Contem aqui suas manias, superstições e afins!!!
« Resposta #1 Online: 12 Outubro 2015 às 11:39:09 »
O único "rigor" que tenho com os relógios é manter os minutos sincronizados com os segundos. Em módulos de cronógrafos, que costumam possuir um atraso de 10 a 20 segundos, procuro descobrir qual é esse atraso para manter a sincronização. Não acho que seja uma superstição nem mania, mas mais um hábito técnico, até porque tenho que "praticar" esse mesmo hábito no relógio dos outros.

Apenas isso. Acho que já tive algumas manias mas abandonei todas. Elas apenas me faziam refém dos relógios, e percebi, há muitos anos, que os relógios (e na verdade, todos os objetos que possuo, especialmente os de coleção) devem servir a mim, e não eu a eles. Há anos percebi que são só relógios, e relógios riscam, gastam... desencanei de tudo isso. Sou muito cuidadoso sim: levo anos para fazer a mesma quantidade de riscos que a maioria das pessoas faz em dias ou semanas. Mas uso sem muita dó: se bater bateu, se riscar riscou.

Abraços!

Adriano

*

Offline Mateustosatti

  • **
  • 96
  • Instagram: RetratosBaianos
    • Ver perfil
Re:[Colegas do TOC] Contem aqui suas manias, superstições e afins!!!
« Resposta #2 Online: 12 Outubro 2015 às 11:53:28 »
Tenho a mania de marcar o tempo de tudo que faço, seja com um cronógrafo ou com o bezel graduado dos divers
Com os divers também tenho mania de ficar girando o bezel.. Gosto de sentir/ouvir os clicks
Instagram: RetratosBaianos

*

Offline wruck

  • *****
  • 661
    • Ver perfil
Re:[Colegas do TOC] Contem aqui suas manias, superstições e afins!!!
« Resposta #3 Online: 12 Outubro 2015 às 12:01:07 »
Adriano, essa questão de não ser refém de seus objetos é, de fato, muito importante! 
Odeio ser bipolar, é muito bom!

Re:[Colegas do TOC] Contem aqui suas manias, superstições e afins!!!
« Resposta #4 Online: 12 Outubro 2015 às 12:18:10 »
O único "rigor" que tenho com os relógios é manter os minutos sincronizados com os segundos. Em módulos de cronógrafos, que costumam possuir um atraso de 10 a 20 segundos, procuro descobrir qual é esse atraso para manter a sincronização. Não acho que seja uma superstição nem mania, mas mais um hábito técnico, até porque tenho que "praticar" esse mesmo hábito no relógio dos outros.

Apenas isso. Acho que já tive algumas manias mas abandonei todas. Elas apenas me faziam refém dos relógios, e percebi, há muitos anos, que os relógios (e na verdade, todos os objetos que possuo, especialmente os de coleção) devem servir a mim, e não eu a eles. Há anos percebi que são só relógios, e relógios riscam, gastam... desencanei de tudo isso. Sou muito cuidadoso sim: levo anos para fazer a mesma quantidade de riscos que a maioria das pessoas faz em dias ou semanas. Mas uso sem muita dó: se bater bateu, se riscar riscou.

Abraços!

Adriano

Viiixxxiii... Nao entendi nada, Adriano... ???

Explica melhor, pls... Mas com o modo leigo ligado...

Tks.

Abs.

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re:[Colegas do TOC] Contem aqui suas manias, superstições e afins!!!
« Resposta #5 Online: 12 Outubro 2015 às 12:52:36 »
Concordo com o Adriano !
Relogio é para usar. Se vc não usar nesta encarnação alguem vai usar por vc...

Meu TOC é dormir com relogio no pulso direito para descansar o esquerdo. Faço isso pois tive fazem uns 10 anos uma micose ou fungo porque eu não deixava respirar o pulso esquerdo.

*

Offline - STR -

  • *****
  • 1.139
    • Ver perfil
Re:[Colegas do TOC] Contem aqui suas manias, superstições e afins!!!
« Resposta #6 Online: 12 Outubro 2015 às 12:57:11 »
O único cuidado ou neura que tenho.. É colocar o relógio meio que acompanhando o clima e/ou atividades ... Quando tem dias muito chuvosos ou piscina na agenda (mesmo que seja só para ficar perto) normalmente quem "passeia" são os divers..

Grande abraço!

Rodrigo STR

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

Re:[Colegas do TOC] Contem aqui suas manias, superstições e afins!!!
« Resposta #7 Online: 12 Outubro 2015 às 14:07:32 »
Minha grande preocupação é tentar conciliar o clima com o relogio. Dias secos e nao muito quentes, uso os antigos com pulseira se couro. Nos dias chuvosos os relogios mais novos com pulseira de borracha ou aço e nos dias muito quentes necessariamente algum com pulseira de aço porque eu transpiro muito...
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Offline aguiar

  • *****
  • 1.281
    • Ver perfil
Re:[Colegas do TOC] Contem aqui suas manias, superstições e afins!!!
« Resposta #8 Online: 12 Outubro 2015 às 16:03:05 »
                       Sincronizar minutos com segundos e verificar sempre no mesmo horário a marcha diária.

Re:[Colegas do TOC] Contem aqui suas manias, superstições e afins!!!
« Resposta #9 Online: 12 Outubro 2015 às 16:34:01 »
Pra mim sincronizar minutos e segundos é o suficiente

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:[Colegas do TOC] Contem aqui suas manias, superstições e afins!!!
« Resposta #10 Online: 12 Outubro 2015 às 20:06:47 »
Viiixxxiii... Nao entendi nada, Adriano... ???

Explica melhor, pls... Mas com o modo leigo ligado...

Tks.

Abs.

Peguemos um Speedmaster Reduced, que é um cronógrafo modular. Se você fizer a sincronização dos segundos com minutos do jeito mais óbvio, ou seja, esperando o ponteiro de segundos chegar nos 60 segundos, puxando a coroa e ajustando as horas até o ponteiro de minutos estar exatamente sobre uma marcação de minutos, e botar para funcionar, vai perceber que depois de um minuto os segundos não estão mais "batendo" com os minutos. Isso é fruto de uma folga na rodagem que faz com que depois do ajuste, especialmente girando os ponteiros para frente, o ponteiro de minutos fica 15 segundos parados até começar a se mover.

Logo, o modo correto de manter os ponteiros sincronizados é parando o relógio aos 45 segundos ao invés de 60, e fazer o ajuste das horas normalmente. Há calibres que são apenas 10 segundos, outros até 20.

Abraços!

Adriano

*

Offline Dalll

  • ****
  • 428
    • Ver perfil
Re:[Colegas do TOC] Contem aqui suas manias, superstições e afins!!!
« Resposta #11 Online: 12 Outubro 2015 às 20:54:23 »
O meu continua ser olhar para o pulso a cada minuto. ! Rs

Re:[Colegas do TOC] Contem aqui suas manias, superstições e afins!!!
« Resposta #12 Online: 12 Outubro 2015 às 22:12:05 »
Todo relógio que uso tem que estar com o horário 5 minutos adiantado  :P

E tb olho pro relógio o tempo todo, o que leva muita gente a pensar que estou atrasado para fazer alguma coisa, mas é só mania mesmo.

E não consigo dormir sem relógio, acordo e a primeira coisa após abrir os olhos é olhar que horas são, independente do dia, daí faço um rápido cálculo da hora que fui dormir para a hora que acordei pra ver quantas horas dormi...  :o

Melhor parar por aqui, senão vou daqui para o hospício... hehehehe

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:[Colegas do TOC] Contem aqui suas manias, superstições e afins!!!
« Resposta #13 Online: 12 Outubro 2015 às 22:54:27 »
Minha grande preocupação é tentar conciliar o clima com o relogio. Dias secos e nao muito quentes, uso os antigos com pulseira se couro. Nos dias chuvosos os relogios mais novos com pulseira de borracha ou aço e nos dias muito quentes necessariamente algum com pulseira de aço porque eu transpiro muito...

+1

Dic

*

Offline aguiar

  • *****
  • 1.281
    • Ver perfil
Re:[Colegas do TOC] Contem aqui suas manias, superstições e afins!!!
« Resposta #14 Online: 12 Outubro 2015 às 23:49:48 »
Minha grande preocupação é tentar conciliar o clima com o relogio. Dias secos e nao muito quentes, uso os antigos com pulseira se couro. Nos dias chuvosos os relogios mais novos com pulseira de borracha ou aço e nos dias muito quentes necessariamente algum com pulseira de aço porque eu transpiro muito...

                Essa sua mania faz todo sentido .

                    Abs.

*

Offline aguiar

  • *****
  • 1.281
    • Ver perfil
Re:[Colegas do TOC] Contem aqui suas manias, superstições e afins!!!
« Resposta #15 Online: 12 Outubro 2015 às 23:54:10 »
                 Lembrei de mais uma, nunca durmo de relógio .
« Última modificação: 13 Outubro 2015 às 00:41:37 por aguiar »

*

Offline davidd

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re:[Colegas do TOC] Contem aqui suas manias, superstições e afins!!!
« Resposta #16 Online: 13 Outubro 2015 às 00:22:16 »
Além de nunca dormir , sempre que possível, guardo-os na caixa original!

Abs

Davidd

*

Offline Spring

  • ****
  • 365
    • Ver perfil
Re:[Colegas do TOC] Contem aqui suas manias, superstições e afins!!!
« Resposta #17 Online: 13 Outubro 2015 às 08:24:02 »
Tirar o relógio do pulso e guardar sem passar uma flanela é praticamente um crime pra minha mente.. rs
No masterpiece was ever created by a lazy artist.

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Re:[Colegas do TOC] Contem aqui suas manias, superstições e afins!!!
« Resposta #18 Online: 13 Outubro 2015 às 11:57:08 »
Eu sempre sincronizo com um app do iphone para ter noção se o relogio esta atrasando ou nao..... tambem sofro da mania do dsmcastro de ficar olhando toda hora os relogios, ja falei para minha mulher que 90% das vezes que olho para o pulso não estou interessado na hora, e sim namorando o relógio hehehe.... também padeço do mau de a primeira coisa que faço quando acordo indepentende da hora que for é olhar o relogio e fazer contas de quanto tempo eu dormi para saber se estou descansado ou não rsrsrs.... como durmo mal para cacete e acordo varias vezes por noite, isso me acontece com uma frequencia bem grande......

abraços
Membro do RedBarBrazil

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re:[Colegas do TOC] Contem aqui suas manias, superstições e afins!!!
« Resposta #19 Online: 13 Outubro 2015 às 12:05:19 »
Meu maior e único TOC com os relógios e olha-los no pulso, sem ver as horas...kkkk...com uma frequência muito grande, o que já me colocou em situações embaraçosas do tipo; "você está com pressa".

Abraço