Para os Cariocas

  • 20 Respostas
  • 7476 Visualizações
*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Para os Cariocas
« Online: 25 Novembro 2015 às 14:00:22 »
 Parece ou não com um prendedor de roupa ???







" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline mmmcosta

  • *****
  • 1.939
    • Ver perfil
Re:Para os Cariocas
« Resposta #1 Online: 25 Novembro 2015 às 14:19:29 »
Demais da conta! Mas é bonito.

Ops... Não sou carioca.
Marcelo

*

Alberto Ferreira

Re:Para os Cariocas
« Resposta #2 Online: 25 Novembro 2015 às 15:09:05 »
Boas tardes, meus caros amigos!

Bem,...
Eu sou carioca e engenheiro... 
...mecânico.  ::)  :-[

Então, eu deixo os comentários com os colegas, como o Solano, da área de Estruturas...

A minha "preocupação", em âmbito nacional, é outra.
Sim, as estruturas (pontes) “estaiadas” são belas, de menor custo de construção (eu creio... ::)).

Mas e a manutenção?
Num país onde as pontes e viadutos convencionais (de concreto) andam dando medo pela falta de manutenção,...
...Querem um exemplo bem carioca, apenas para não sair do tema, que tal o Elevado do Joá?


Foto de domínio público, obtida na NET. (* - ver nota no rodapé)

Então, eu pergunto...
Como andará a coisa com estas “estaiadas”, que vêm sendo construídas em sequência, por toda parte,  e que vão "envelhecer" mais ou menos ao mesmo tempo.
Terão elas a nossa costumeira (falta de) manutenção, fiscalização e cuidados?

Ou vai ser como aquilo que a Imprensa vem chamando de "barragem" e que eu aprendi que está mais é para "dique"...
Que deveria conter (provisoriamente) "rejeitos" (eufemismo para a merda varrida para baixo do "tapete", enquanto o lucro da operação vai diretamente para o "bolso" (limpo?  :-X) da(s) grande(s) empresa(s)).

Só vão lembrar quando os pedaços caírem... ...nas cabeças ou no mar?

Afff!!!!

Alberto

Nota:
(*) - Após chegar ao estado crítico ilustrado na foto, reparos foram feitos (eu creio que em 2013), mas eu não sei como ficou a estrutura toda, no geral.
« Última modificação: 25 Novembro 2015 às 16:07:55 por Alberto Ferreira »

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re:Para os Cariocas
« Resposta #3 Online: 25 Novembro 2015 às 16:07:22 »
 Alberto

 Tens razão ! Essas estruturas terão que ser cuidadas ! :-[ Isso não saberemos como... Quanto ao joá deram uma " maquiada " no problema estrutural que resolve por mais 20 anos, depois é jogar no lixo ( se não cair aontes ! ). O pior está na ciclovia que ligará a barra até o leblon: feita em estrutura metálica ( isso você entende ) na beira do mar ! Que beleza ! :-\

 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Alberto Ferreira

Re:Para os Cariocas
« Resposta #4 Online: 25 Novembro 2015 às 16:17:40 »
Pois é, amigo Solano.
Sim, a tal "maquiada" é sempre a palavra que nos persegue.

Planejamento, palavra chave para a profissão de engenheiro, dificilmente aparece na "pauta" (dos responsáveis).

Claro que o nosso objetivo aqui não é alarmar, mas certas estrututas, como a do Joá e as tais "barragens de rejeitos", se falharem (se entrarem em colapso) vão de uma vez.

E como diz o ditado...
Água morro abaixo e fogo morro acima, ninguém segura.

Ocorrido o fato, não há Engenharia que dê jeito.

Alberto
« Última modificação: 25 Novembro 2015 às 16:25:00 por Alberto Ferreira »

*

Alberto Ferreira

Re:Para os Cariocas
« Resposta #5 Online: 25 Novembro 2015 às 16:23:52 »
Alberto

... O pior está na ciclovia que ligará a barra até o leblon: feita em estrutura metálica ( isso você entende ) na beira do mar ! Que beleza ! :-\

 Abs,

Sim...
Só rindo, para não chorar.  :-X

Mas, quem sabe...  ::)
Talvez aquelas vigas (de aço Cosacor) que "sumiram" lá da demolição da Perimetral , reaparecem e são usadas.

Planejamento... Sô!

Alberto

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re:Para os Cariocas
« Resposta #6 Online: 25 Novembro 2015 às 16:46:54 »
 Olha ela aí:




 Imagine a quantidade de bicicleta que será roubada, pessoas que podem colidir e cair na ribanceira, motos a usar para sair do engarrafamento, skate...

 Uma maravilha ! Se andar na Lagoa é perigoso imagine nesses Kms de aventura ! :-[

 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline davidd

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re:Para os Cariocas
« Resposta #7 Online: 17 Dezembro 2015 às 14:36:19 »
A foto que originou o tópico realmente nos remete à  pregador e a inútil ponte do saber à uma perna!

Quanta imaginação!!! 8)

Abs

Davidd

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re:Para os Cariocas
« Resposta #8 Online: 21 Abril 2016 às 20:05:26 »
 O pior aconteceu...

 :'( :'( :'( :'( :'(
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline mmmcosta

  • *****
  • 1.939
    • Ver perfil
Re:Para os Cariocas
« Resposta #9 Online: 21 Abril 2016 às 23:32:59 »
Esperado.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

Marcelo

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Para os Cariocas
« Resposta #10 Online: 22 Abril 2016 às 09:28:31 »
Bom dia..


Não é que enxergaram o pior para acontecer?

Olha que o Alberto é engenheiro mecânico, não civil.



Abs.

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re:Para os Cariocas
« Resposta #11 Online: 22 Abril 2016 às 09:58:45 »
Aos colegas que moram no RJ e conhecem a obra.
Ontem vendo algumas imagens a sensação que eu tive é: As vigas são apoiadas sobre as colunas (sem engastamento). A onda exerceu uma força de baixo para cima e deslocou a viga. Foi isso mesmo?

Abs

*

igorsfc

Re:Para os Cariocas
« Resposta #12 Online: 22 Abril 2016 às 10:21:53 »
Nos jornais estão dizendo que sim.

*

Offline fugas

  • ****
  • 497
    • Ver perfil
Re:Para os Cariocas
« Resposta #13 Online: 22 Abril 2016 às 10:24:13 »
Parece que nos jornais falam que a ciclovia era apoiada, e deveria ser ancorada. Triste uma cidade que vai sediar as olimpíadas e acontecer esse desastre.
PS: tb moro no rio.

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re:Para os Cariocas
« Resposta #14 Online: 22 Abril 2016 às 11:48:37 »
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Alberto Ferreira

Re:Para os Cariocas
« Resposta #15 Online: 22 Abril 2016 às 12:17:17 »
Bom (?) dia, amigos!

E nessas horas, como quase sempre, haverá um político que não se considerará responsável, que voltará lá do "Olimpo" onde acompanhava o seu "projeto" (quase) olímpico.

Dizendo, como sempre eles dizem, que é inaceitável, que haverá uma apuração rigorosa, que os responsáveis serão punidos, etc, etc, etc...

E eu, o revoltado carioca aqui, fico pensando...

- E a responsabilidade, inclusive técnica, da fiscalização do projeto e acompanhamento da sua execução?

- E, principalmente, a responsabilidade de INTERDITAR temporariamente (por prevenção e segurança) uma via daquelas quando, há dias, a Metereologia vinha prevendo fortes ressacas.

- De quem é esta responsabilidade, senhor prefeito do Rio de Janeiro?


Alberto

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re:Para os Cariocas
« Resposta #16 Online: 22 Abril 2016 às 17:36:17 »
 Em qualquer país sério a obra seria DEMOLIDA ! O prefeito teria que responder judicialmente ! :'(

 Abs,

 Obs: Eu não ando ali nem pago ! :-[
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Alberto Ferreira

Re:Para os Cariocas
« Resposta #17 Online: 23 Abril 2016 às 15:35:49 »
 >:(

"Boa" tarde!  :P

E as "explicações" e "falácias" já começaram...
E eu não vou "citar" o prefeito, pois o seu "papo" está na Mídia, para quem ainda quiser ler ou ver.

E este senhor não deve apenas dizer que se sente responsável, ele o é.

Quanto ao "projeto"...
Vamos simplificar um pouco para eu poder dizer o que penso...
Basta dar uma olhada neste recorte daquela foto mostrada pelo Solano...



Que tela é essa? De que material ela é feita? Quanto tempo ela resistirá à maresia?

Resumindo, um projetinho "na rama", no mínimo "leviano", sem critérios e premissas técnicas sólidos. Apenas "cosmético", para gringo ( ???) ou correligionários verem... E de preferência de longe, caso não queiram correr maiores riscos.  :P


E eu fico por aqui...
Eu me recuso a ir além disso, ou de sequer falar dos problemas de concepção do projeto da estrutura em si, ou das medidas de segurança para a interdição (negligenciadas) em caso de ressacas, etc.
 :-X

Abraços!
Alberto

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re:Para os Cariocas
« Resposta #18 Online: 24 Abril 2016 às 10:16:28 »
 Amigo Alberto

 Já se passaram 37 anos que trabalho com estruturas, desde o início vi a solução muito prática MAS com pouca eficiência ao longo do tempo. Obras marítimas são ( e deve ser ) super dimensionadas e essa não foi pensada como tal. O resto é o que veremos...

 Abraço,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Alberto Ferreira

Re:Para os Cariocas
« Resposta #19 Online: 24 Abril 2016 às 12:47:24 »
Amigo Alberto
...
 O resto é o que veremos...

 Abraço,

"Boas"!  :(
Sim, lamentavelmente, veremos. 
Eu não tenho dúvidas disso. :(

Mas,...
O que nos tira do sério, a nós os de formação técnica, que quase sempre são tidos pelos da "pulítica" (aquela fedorenta e inconsequente) como aqueles tecnocratas "quadrados" e "chatos", aqueles meros seguidores de normas e de regras, aqueles sem "flexibilidade", e que só são chamados, quando o são, quando a "casa já caiu", literalmente.
E mesmo assim nem sempre são "ouvidos".  :P

E tem mais...
Aqueles braços (dos políticos) que não são dados (entregues) para serem "torcidos" (no sentido de admitir a culpa e a própria incompetência e sua completa falta de visão) e nem sequer ficam expostos à tal "seringa", sim, àquela figurada "seringa" que nestes casos deveria ser cravada com força em outro local da sua anatomia...  :P
Estes seguem incólumes... Impávidos,...

...inclusive para se permitir seguir em frente e manter o tal projeto "nas coxas".
Como se o Município fosse deles.  Como se não fossem eles os "transitórios". :P

Bem,...
Mas estes são meros desabafos de um carioca e engenheiro, que (felizmente  ::)) aprendeu tudo de maneira diferente. E que, de fato, só pode se assustar e lamentar.

Mas,... Afinal...
A falta de uma melhor percepção crítica (técnica) pela população em geral, e isto não pode ser "cobrado" dela, pois ela não tem alternativa que não a de confiar nas autoridades e nas suas instituições técnicas, esta falta pode (temporariamente) até trazer alguma "tranquilidade", enquanto não é, literalmente, lançada no "abismo".
Aí todo mundo vê... (e aqui eu falo da "Mídia").

Ou seja...
"Tamos Fu..." E olha que nem mal pagos nós estamos sendo...
 :-X


Me desculpem por ocupar demais a "tribuna"...  :-[

Fui!

Alberto