ALGUEM TEM ALGUMA NOTICIA SOBRE O FECHAMENTO DA SARICA?

  • 73 Respostas
  • 23100 Visualizações
Re: ALGUEM TEM ALGUMA NOTICIA SOBRE O FECHAMENTO DA SARICA?
« Resposta #40 Online: 22 Janeiro 2016 às 08:44:41 »
Eu também lamento muito que a situação tenha chegado a isso. Conheci o Sr. Augusto, que entre as diversas qualidades, me lembro de sua condição física, exemplar para a idade que tinha, graças a anos da prática de remo. Era um senhor forte mesmo, fisicamente. Me considero um privilegiado por ter podido conversar com ele por um bom tempo.

Mas alguns pontos a se pensar:

- não sei exatamente se o volume de serviço caiu; sempre tiveram problemas em atender os prazos por conta do volume de serviços.
- tenho certeza de que os custos fixos dispararam;
- a falta de concorrência talvez tenha levado a uma estagnação que não previu uma necessidade de otimização de processos. Sei que por exemplo era uma quantidade muito grande de funcionários para realizar um número X de tarefas. Quem sabe uma otimização nesse meio do caminho não tivesse reduzido custos antes...

Abraços!

Adriano

Concordo plenamente Adriano, é exatamente o que minha modesta empresa aqui no interior de Minas tem proposto aos clientes: Orientada a processos, estratégia definida e controles financeiros eficientes. A crise já era prevista a muito tempo, mas em minhas prospecções pergunto se a empresa sabe qual é o seu ponto de equilíbrio e, por incrível que pareça, a maioria não sabe ou pensa que sabe. Não estou dizendo que é o caso da Sarica, mas parece ser uma cultura (ou falta de) nacional. Enquanto tem dinheiro no caixa, ninguém planeja ou se prepara.

*

Alberto Ferreira

Re: ALGUEM TEM ALGUMA NOTICIA SOBRE O FECHAMENTO DA SARICA?
« Resposta #41 Online: 22 Janeiro 2016 às 09:34:48 »
Bom dia, amigos!

Sim, uma realidade a constatar.
O planejamento, desde nossas mais priscas eras..., nunca esteve no nosso "DNA", de brasileiros.

E isto nos leva aos "oportunismos" e ao nosso "jeitinho", e daí vem o grave problema.
É, ou melhor, se tornou o nosso "jeito", que alguns até citam como algo positivo...

Para mudar, precisaríamos de outras outras "caravelas" (sem sarcasmos e nem transferências de "culpas", pois basta ver os meus sobrenomes... ...não é disso que eu falo...), eu apenas desabafo.

E...
Eu me atrevo a "filosofar"...
Pessimismo exagerado pode "matar" tanto quanto otimismo exagerado.

Abraços!
Alberto

*

Offline Spring

  • ****
  • 365
    • Ver perfil
Re: ALGUEM TEM ALGUMA NOTICIA SOBRE O FECHAMENTO DA SARICA?
« Resposta #42 Online: 22 Janeiro 2016 às 09:52:11 »
Eu não conheço ninguem então se tiver falando besteira me perdoem. Mas tenho a impressão que é o tipo de negocio que logo volta com novo nome, novo endereço, enfim, uma nova empresa que vai crescer rápido utilizando as lições aprendidas com os erros do passado.
No masterpiece was ever created by a lazy artist.

*

Yang Forcióri

Re: ALGUEM TEM ALGUMA NOTICIA SOBRE O FECHAMENTO DA SARICA?
« Resposta #43 Online: 22 Janeiro 2016 às 10:01:10 »
Bom dia.
Estive conversando com Alexandre, ontem.
Ele sinalizou isso:

[1/21/2016, 18:15] Alexandre (Sarica): É amigo
[1/21/2016, 18:15] Alexandre (Sarica): A comoção é geral.
[1/21/2016, 18:16] Alexandre (Sarica): Vamos esperar alguém comprar a empresa e retomar os trabalhos

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: ALGUEM TEM ALGUMA NOTICIA SOBRE O FECHAMENTO DA SARICA?
« Resposta #44 Online: 22 Janeiro 2016 às 10:40:53 »
Bom, eu nunca fui lá, nunca usei serviços e não conheço nenhuma pessoa.

Mas o que vi por aqui, ao longo dos anos, é que o serviço deixava a desejar no quesito fidelidade. Então via que pessoas com boas peças, não tinham coragem de enviar para lá, sobravam apenas relógios antigos de valor muito baixo. Este antigos de valor muito baixo, o dono muitas vezes não concordaria em pagar uma grana para restaurar o mostrador, então o serviço era barato, mas por ser barato talvez não tivesse o envolvimento esperado pelo consumidor, que demanda pesquisa, alta proficiência do profissional e acima de tudo, tempo.

Semanas atrás mesmo um usuário novo daqui cogitou enviar um Monaco para lá, a resposta foi geral, "enlouqueceu"?

PS. Esta é uma visão da nossa comunidade, não sei a percepção lá fora.
"All your base are belong to us"

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: ALGUEM TEM ALGUMA NOTICIA SOBRE O FECHAMENTO DA SARICA?
« Resposta #45 Online: 22 Janeiro 2016 às 10:58:57 »
O aviso q  a Sarica estava à venda faz alguns anos. Teve até algumas pessoas q frequentavam o forum que conversaram para tentar assumir o negócio.

O problema no Brasil são os custos... Nem todo negócio consegue se viabilizar.
Temos que levar em conta que nosso hobby é coisa de nicho...

*

vinniearques

Re: ALGUEM TEM ALGUMA NOTICIA SOBRE O FECHAMENTO DA SARICA?
« Resposta #46 Online: 22 Janeiro 2016 às 11:05:18 »
E tambem tem que se levar em conta que assumir uma empresa que está quebrada é complicado, se não tiver "preço" fica dificil assumir esse passivo.

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: ALGUEM TEM ALGUMA NOTICIA SOBRE O FECHAMENTO DA SARICA?
« Resposta #47 Online: 22 Janeiro 2016 às 11:08:51 »

Mas o que vi por aqui, ao longo dos anos, é que o serviço deixava a desejar no quesito fidelidade. Então via que pessoas com boas peças, não tinham coragem de enviar para lá, sobravam apenas relógios antigos de valor muito baixo. Este antigos de valor muito baixo, o dono muitas vezes não concordaria em pagar uma grana para restaurar o mostrador, então o serviço era barato, mas por ser barato talvez não tivesse o envolvimento esperado pelo consumidor, que demanda pesquisa, alta proficiência do profissional e acima de tudo, tempo.

Semanas atrás mesmo um usuário novo daqui cogitou enviar um Monaco para lá, a resposta foi geral, "enlouqueceu"?


Isso aconteceu comigo. Tinha um Tudor Advisor antigo, com o mostrador precisando de alguma melhoria (não estava em petição de miséria como o Seiko a que me referi anteriormente, mas não estava 100%).

Quando voltou o Seiko, freei a ideia de mandar o Advisor para a Sarica.

Dic

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: ALGUEM TEM ALGUMA NOTICIA SOBRE O FECHAMENTO DA SARICA?
« Resposta #48 Online: 14 Agosto 2016 às 17:26:01 »
desenterrando o tópic.

Com a Sarica fechada, há outro local para fazer safira para relógios em SP?


*

BigPaul

Re: ALGUEM TEM ALGUMA NOTICIA SOBRE O FECHAMENTO DA SARICA?
« Resposta #49 Online: 23 Agosto 2016 às 11:29:21 »
Boa pergunta também queria saber

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: ALGUEM TEM ALGUMA NOTICIA SOBRE O FECHAMENTO DA SARICA?
« Resposta #50 Online: 23 Agosto 2016 às 23:24:20 »
  Caros Ogum e BigPaul, boa noite.
     A alguns anos recorri ao Afonso na praça da Sé,ele poliu alguns cristais de uns Seikos.
 Infelizmente não lembro o endereço certo, mas salvo engano a oficina dele ficava próxima ao prédio do Rei das Pulseiras.... ???
 Acho que perguntando na fornitura do Sergio Yu podem dar informações mais precisas.

Abs

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: ALGUEM TEM ALGUMA NOTICIA SOBRE O FECHAMENTO DA SARICA?
« Resposta #51 Online: 29 Agosto 2016 às 16:07:00 »
  Caros Ogum e BigPaul, boa noite.
     A alguns anos recorri ao Afonso na praça da Sé,ele poliu alguns cristais de uns Seikos.
 Infelizmente não lembro o endereço certo, mas salvo engano a oficina dele ficava próxima ao prédio do Rei das Pulseiras.... ???
 Acho que perguntando na fornitura do Sergio Yu podem dar informações mais precisas.

Abs

olá, obrigado, vou procurar.

*

Offline Daniel

  • ****
  • 421
    • Ver perfil
Re: ALGUEM TEM ALGUMA NOTICIA SOBRE O FECHAMENTO DA SARICA?
« Resposta #52 Online: 22 Abril 2017 às 12:30:17 »
Salve !

Hoje estive no meu relojoeiro e ele disse que a Sarica voltou a reformar mostradores, segundo informações (carece de fontes ! kkk)

Alguém sabe se isso é verdade?

Daniel

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.826
    • Ver perfil
Re: ALGUEM TEM ALGUMA NOTICIA SOBRE O FECHAMENTO DA SARICA?
« Resposta #53 Online: 22 Abril 2017 às 22:56:54 »
Aff, lá vem mais uma geração de mostradores retocados para pegar os mais incautos...

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: ALGUEM TEM ALGUMA NOTICIA SOBRE O FECHAMENTO DA SARICA?
« Resposta #54 Online: 23 Abril 2017 às 13:53:03 »
Aff, lá vem mais uma geração de mostradores retocados para pegar os mais incautos...

Não me leve a mal, mas eu nunca vi alguém reformar mostrador para pegar incautos. Restauram para deixar seus relógios estragados pelo tempo em condições de uso novamente.

Sua afirmação parece tentar "vilanizar" a reforma de mostradores ou as empresas/pessoas que as fazem.

Como você mesmo disse, os incautos (aqueles desprovidos de cautela) podem se enganar, e acho honestamente que isso é um problema dos incautos. Se alguém não tem cautela para abrir a carteira, não deveria se meter a comprar usados ou vintages, e honestamente, mostradores reformados são o menor dos problemas que se pode enfrentar.

E talvez a cautela seja algo útil para comprar qualquer produto usado, não só relógios.

E por fim, convenhamos que embora algumas restaurações da Sarica sejam muito bem feitas, precisa ser realmente muito incauto para não perceber um mostrador reformado por eles.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: ALGUEM TEM ALGUMA NOTICIA SOBRE O FECHAMENTO DA SARICA?
« Resposta #55 Online: 23 Abril 2017 às 14:36:58 »
Boa tarde, meus caros!

Pois é...
E isso tudo se a Sarica de fato voltar a operar com restaurações de mostradores.
Pois ao que tudo indica o seu "retorno" (ainda) não foi confirmado de fonte limpa e segura.

O colega que postou a informação foi claro em dizer , que foi apenas algo comentado (e não confirmado, "sem a fonte") por um relojoeiro de seu conhecimento.
Seu objetivo na verdade foi apenas saber se alguém teria um dado mais confiável.


Mas por outro lado, e este é apenas um mero comentário meu, apenas a título de informação...

Claro que o "carro chefe" deles era as restaurações de mostradores, mas quando a Sarica estava ativa ela também prestava outros serviços, como por exemplo recolocar (ressoldar) os chamados "pezinhos" (aqueles pequenos pinos) que posicionam os mostradores no movimento, e isso pode ser feito em um mostrador original, sem precisar (não necessariamente) restaurá-lo.
 
Eles também forneciam materiais, como por exemplo produtos para limpeza de movimentos e para o polimento e limpeza de caixas banhadas, etc...

Mas eu acredito que se a Sarica de fato voltasse a operar, ela teria todo o interesse em fazer uma divulgação oficial, inclusive com o (novo) endereço e telefones sendo informados no seu site, ou coisa do tipo...

O que até agora eu ainda não vi.  ::)

Então a dúvida permanece, e antes que os nossos "debates" eventualmente avancem, com opiniões, críticas, etc...  ;)
Se alguém tiver de fato uma informação mais concreta, com a citação da devida fonte, aí sim, vale a pena divulgar aqui.

Abraços!
Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: ALGUEM TEM ALGUMA NOTICIA SOBRE O FECHAMENTO DA SARICA?
« Resposta #56 Online: 23 Abril 2017 às 15:22:05 »
Ah sim, e a Sarica não voltou a funcionar. Mas um antigo funcionário abriu uma oficina e tem feito algumas reformas.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: ALGUEM TEM ALGUMA NOTICIA SOBRE O FECHAMENTO DA SARICA?
« Resposta #57 Online: 23 Abril 2017 às 15:30:59 »
Boa tarde, Adriano!

Você teria como obter mais alguma informação, como confirmar onde fica, se há um telefone ou e-mail de contato, qual seria o "acervo" técnico (matrizes, etc), ou com que materiais este ex-funcionário estaria trabalhando?

Abraços!
Alberto

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.826
    • Ver perfil
Re: ALGUEM TEM ALGUMA NOTICIA SOBRE O FECHAMENTO DA SARICA?
« Resposta #58 Online: 23 Abril 2017 às 16:58:10 »
Não me leve a mal, mas eu nunca vi alguém reformar mostrador para pegar incautos. Restauram para deixar seus relógios estragados pelo tempo em condições de uso novamente.

Sua afirmação parece tentar "vilanizar" a reforma de mostradores ou as empresas/pessoas que as fazem.

Como você mesmo disse, os incautos (aqueles desprovidos de cautela) podem se enganar, e acho honestamente que isso é um problema dos incautos. Se alguém não tem cautela para abrir a carteira, não deveria se meter a comprar usados ou vintages, e honestamente, mostradores reformados são o menor dos problemas que se pode enfrentar.

E talvez a cautela seja algo útil para comprar qualquer produto usado, não só relógios.

E por fim, convenhamos que embora algumas restaurações da Sarica sejam muito bem feitas, precisa ser realmente muito incauto para não perceber um mostrador reformado por eles.

Abraços!

Adriano

Respeito sua opinião, mas o que mais vejo no ebay e nos correspondentes brasileiros são relógios anunciados como originais mas que pelos detalhes (às vezes mínimos) dá para ter certeza que foram reformados e pior os vendedores talvez por não saberem ou talvez por má fé mesmo negam que o mostrador foi reformado.
A pessoa pode até querer reformar o relógio para uso próprio mas geralmente no futuro essa peça termina sendo vendida.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: ALGUEM TEM ALGUMA NOTICIA SOBRE O FECHAMENTO DA SARICA?
« Resposta #59 Online: 25 Abril 2017 às 11:39:38 »
Respeito sua opinião, mas o que mais vejo no ebay e nos correspondentes brasileiros são relógios anunciados como originais mas que pelos detalhes (às vezes mínimos) dá para ter certeza que foram reformados e pior os vendedores talvez por não saberem ou talvez por má fé mesmo negam que o mostrador foi reformado.
A pessoa pode até querer reformar o relógio para uso próprio mas geralmente no futuro essa peça termina sendo vendida.

Opa, mas aí eu concordo 100% contigo. O problema não é quem reforma, quem faz ou oferece o serviço, mas a má fé de quem vende. Se o alvo da sua crítica era essa, concordo 110%. E sabemos que mundo afora caras fazem pior com Rolex e etc.

Abraços!

Adriano