Proteção do mecanismo

  • 20 Respostas
  • 5049 Visualizações
*

wrocha

Proteção do mecanismo
« Online: 10 Fevereiro 2016 às 12:54:11 »
Bom dia, caros.

Em outro tópico que tratava sobre a corda insuficiente de um relógio, um membro postou em tom de brincadeira que não haveria problema se o usuário fosse baterista. Extrapolando um pouco a idéia, há algum limite para movimentação dos braços além do que já traria danos aos movimentos? Exemplo óbvio: "Um baterista usando um relógio com corda automática teria risco real de danificar o movimento?".

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Proteção do mecanismo
« Resposta #1 Online: 10 Fevereiro 2016 às 13:53:23 »
Não, desde que o relógio não seja submetido à impactos, não há ser humano capaz de acelerar ou desacelerar o braço por sua própria força a ponto de causar qualquer prejuízo a um relógio. Mas se você submeter o braço à uma parada brusca porque ele bate em algo, já não garanto. Não sei o quanto de impacto um baterista sofre no braço.

Mas sem esse fator do impacto, de acelerar ou desacelerar seu braço por forças externas, não é possível causar dano. Como um nadador por exemplo, que por mais que movimente o braço com velocidade, ele não sofre impacto.

Abraços!

Adriano

*

MAGB-ILHA

Re:Proteção do mecanismo
« Resposta #2 Online: 10 Fevereiro 2016 às 14:00:53 »
Aproveito a boa vontade do Mestre Adriano e pergunto: O impacto do recuo de uma arma de fogo, repetidamente (400 vezes) pode causar algum dano? O que seria mais aconselhado o mecânico ou o quartzo neste caso?
Grato,
Forte abraço,

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Proteção do mecanismo
« Resposta #3 Online: 10 Fevereiro 2016 às 14:33:37 »
Honestamente, qualquer coisa que eu disse nesse sentido também, será mero chute. Somente um rigoroso teste em laboratório poderia determinar com o mínimo de precisão qual a velocidade e duração da aceleração/impacto sofrido pelo punho de um atirador. Sem contar que mesmo assim o teste teria que ser feito simulando diferentes maneiras de se usar o relógio (mais largo ou mais justo no pulso, por exemplo), e em que pulso o relógio é usado, e se o atirador é destro ou canhoto, e com calibres diversos...

Eu apenas creio que, se há acelerações breves e intensas, há chance de risco. Só há duas maneiras de saber: meter no pulso um mecânico qualquer e ir para o stand de tiro, atirar 400 vezes e ver o que acontece, ou não arriscar.

Meu mero palpite: ficaria surpreso em saber que um relógio mecânico médio não resista a isso. Eu tocaria bateria e atiraria uma tarde toda com meus mecânicos sem a menor preocupação. Mas não jogaria tênis. Me parece, e posso estar enganado, que, por diversas razões, o tênis é mais preocupante. O impacto é forte e a desaceleração pode ser bem brusca, e concentrada demais no punho.

Abraços!

Adriano

*

MAGB-ILHA

Re:Proteção do mecanismo
« Resposta #4 Online: 10 Fevereiro 2016 às 19:06:07 »
Valeu Adriano. Usando uma espingarda calibre 12, um recuo de aproximadamente inferior a 20kg.


*

Offline Jmm

  • ***
  • 222
  • A vida é curta mas é larga.
    • Ver perfil
Re:Proteção do mecanismo
« Resposta #5 Online: 10 Fevereiro 2016 às 19:25:12 »
Olá!

Lembro que no manual de um Orient automático que comprei há muito tempo (em 98) recomendava que o relógio não deveria ser usado para atividades em que fosse submetido a vibrações. Citava como exemplo praticar mountain bike e usar motosserra.

Abraço!

*

GuilhermeAzeredo

Re:Proteção do mecanismo
« Resposta #6 Online: 10 Fevereiro 2016 às 19:40:41 »
Bem... Confio de olhos fechados nos conselhos do mestre Adriano.. Mas, nesse caso, uma boa dica é o bom senso... Acho que pra algumas atividades um bom quartz é a pedida.

Abraços!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Proteção do mecanismo
« Resposta #7 Online: 10 Fevereiro 2016 às 20:05:25 »
Valeu Adriano. Usando uma espingarda calibre 12, um recuo de aproximadamente inferior a 20kg.


Eu estava pensando em uma pistola quando opinei. Mas com arma longa desse tipo, a coisa pode mudar de história.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re:Proteção do mecanismo
« Resposta #8 Online: 11 Fevereiro 2016 às 16:11:21 »
Bem... Confio de olhos fechados nos conselhos do mestre Adriano.. Mas, nesse caso, uma boa dica é o bom senso... Acho que pra algumas atividades um bom quartz é a pedida.

Abraços!

Boas!
Sim. Faz sentido o que disse, Guilherme.

Mas, atentemos para um ponto aqui, apenas para registro e "ponderação" dos amigos... Ok?

Nem todos os "quartz's"...  ::)

Na verdade o que eu quero dizer é que nem todos os "quartz's" são em "estado sólido" (totalmente "digitais", com circuitos, etc.), há os que têm uma parte mecânica... Aqueles que são leigamente chamados de "analógicos".
Nestes o problema seria basicamente o mesmo que eventualmente poderia ocorrer em um mecânico.

Abraços!
Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Proteção do mecanismo
« Resposta #9 Online: 11 Fevereiro 2016 às 17:19:24 »
Correto, mas mesmo assim, um relógio a quartzo analógico ainda é, em geral, bem mais resistente a choques que qualquer mecânico.

Abraços!

Adriano

*

MAGB-ILHA

Re:Proteção do mecanismo
« Resposta #10 Online: 11 Fevereiro 2016 às 17:55:44 »
Tenho usado desde que foi lançado o INOX da Victorinox, Antes usava o PR40 da Casio Protrek. Mas tenho preocupação, pois em uma prova esse movimento é repetido 400 vezes o que querendo ou não mesmo trocando de braço o impacto é considerável.
Agradeço muito aos amigos.
Abraços a todos.

Re:Proteção do mecanismo
« Resposta #11 Online: 12 Fevereiro 2016 às 19:26:02 »
O ideal nesses casos é usar um relógio de bolso. ;D ;D ;D
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

*

Alberto Ferreira

Re:Proteção do mecanismo
« Resposta #12 Online: 12 Fevereiro 2016 às 19:31:18 »
 ;D

Pois é...  ::)
Ou mais fácil ainda, tirar o relógio do punho e colocar no bolso enquanto atira.  ;)  8)

Abraços!
Alberto

*

MAGB-ILHA

Re:Proteção do mecanismo
« Resposta #13 Online: 12 Fevereiro 2016 às 20:25:27 »
O ideal nesses casos é usar um relógio de bolso. ;D ;D ;D
;D

Pois é...  ::)
Ou mais fácil ainda, tirar o relógio do punho e colocar no bolso enquanto atira.  ;)  8)

Abraços!
Alberto

Ambos estão certos. ;D Mas as vezes tenho de controlar o tempo... Mas gostei... acho que vou de fazer um penduricalho e deixá-lo visível mas solto e livre do recuo...
Abraços

*

Alberto Ferreira

Re:Proteção do mecanismo
« Resposta #14 Online: 12 Fevereiro 2016 às 20:37:18 »
Tipo "relógio de enfermeira(o)"?   ::)



O clipe prende no bolso...

É uma ideia, por que não?  ;)

Alberto

*

MAGB-ILHA

Re:Proteção do mecanismo
« Resposta #15 Online: 12 Fevereiro 2016 às 20:49:32 »
Acho que é a solução. Pois prende diretamente no colete e está resolvido. Compra o que? A Pulseira ou somente o relógio completo?
Valeu a dica.
Abraço
« Última modificação: 12 Fevereiro 2016 às 20:51:41 por MAGB-ILHA »

*

Offline JuniorCPE

  • ****
  • 271
  • Sem vontade não há caminho.
    • Ver perfil
Re:Proteção do mecanismo
« Resposta #16 Online: 12 Fevereiro 2016 às 22:05:05 »
Não seria melhor investir num belo exemplar de bolso para estas ocasiões? Esse relógio de enfermeiro aí, sei não, hein? Horrendo...
Mais vale um no pulso, que o dinheiro na poupança.

*

Alberto Ferreira

Re:Proteção do mecanismo
« Resposta #17 Online: 12 Fevereiro 2016 às 22:20:18 »
,,,
... Compra o que? A Pulseira ou somente o relógio completo?
...

Olha,... Eu não sei...
Este que eu postei tem até um estilo, digamos, "aceitável" para uso em um stand de tiro...  ;)
Se é que eu me faço entender.

Mas a maioria dos que são vendidos pelas NET's da vida tem aquele estilo, por assim dizer, meio... "sabe que eu não sei?"  :P  Ou meio "frufru" mesmo...  :D :D :D
Eu lembrei deles porque a minha nora, que é enfermeira, tem um desses (rosa  :D) de plástico, que ela ganhou de brinde de um Laboratório...

A minha intenção foi apenas ilustrar a ideia, o que eu penso que você, o objetivo e a razão do meu comentário, entendeu.  8)

Na pior das hipóteses, já que no bolso seria complicado de consultar, eu acho que você pode "descolar" um clipe e uma corrente curta e prender o seu próprio relógio no colete.  ;)

Abraço!
Alberto

*

vinniearques

Re:Proteção do mecanismo
« Resposta #18 Online: 12 Fevereiro 2016 às 22:28:55 »
Compra um G Shock

*

Alberto Ferreira

Re:Proteção do mecanismo
« Resposta #19 Online: 13 Fevereiro 2016 às 10:02:21 »
Bom dia!

Pois é,...
Esta sugestão do Vinnie é certamente a mais sensata e pragmática. E eu falo sério.


Mas,...
Só para constar...
Com frequência nós parecemos "relutar" em assumir as soluções mais simples e, por que não dizer, óbvias.

Essa coisa de escolher, colocar em uso e "esquecer" o problema, parece não fazer parte do nosso DNA (eu me incluo nessa  ;D).

Admitamos...
Nós "curtimos" ter dúvidas, perguntar, "elucubrar", etc... E do outro lado... As bem intencionadas, mas nem sempre tão objetivas "dicas" (sem críticas, apenas uma constatação  8)).

É assim, ou não é?
 ;D

Abraços a todos!
De ambos os "lados" da medalha (pois talvez se assim não fosse, o FRM poderia perder parte da sua...   ..."graça"...  ::)).

 :D

Alberto