The Single Man - documentário sobre os mestres da AHCI

  • 1 Respostas
  • 1237 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
The Single Man - documentário sobre os mestres da AHCI
« Online: 26 Fevereiro 2016 às 10:35:48 »
É uma pena que o documentário esteja apenas em inglês, porque mostra a paixão de cada um desses mestres, verdadeiros artistas, pelas suas criações. Eles de fato são a representação dos mestres do passado, como Harrison, Breguet, Graham, Tompion, etc, que levaram a relojoaria, através de experimentação e erro, a outros limites. São verdadeiros artistas, não relojoeiros, e isso fica claro no filme.

Algo mais pragmático discutido no filme, lá para o final, é a respeito do pós venda. Sim, mais uma vez pós venda... O pós venda de um independente é ele, que pode estar fazendo outra coisa, ter morrido, etc e não poder mais reparar o relógio. Por isso o Jean Claude Biver ressalta que deve haver certos padrões, porque às vezes um relógio feito por um independente - sempre um protótipo - só funcionou porque alguns microns de uma engrenagem foram limados. Mas um relojoeiro que vá repará-lo no futuro não sabe disso... Aliás, em determinada parte do filme o Miki Eleta diz que de vez em quando vê suas próprias criações e não sabe como funciona!

Journe, falando sobre isso, sugere que a AHCI encampe uma ideia - ou algo assim - de um pós venda conjunto.

Enfim, vale a pena assistir, mesmo quem não sabe a língua, para pelo menos ver os caras que dão nome aos relógios que admiramos, e suas criações.



FLávio

*

Offline ivison

  • ****
  • 386
    • Ver perfil
Re:The Single Man - documentário sobre os mestres da AHCI
« Resposta #1 Online: 26 Fevereiro 2016 às 14:18:41 »
Salve,

Paixão sempre... a algum tempo ouvi que eu deveria ter menos "paixão"... o que estes independentes têm é a mais pura paixão... por isso surgem peças únicas... peças que muitas vezes não são "usáveis"... mas "paixonite" aguda... e principalmente paixão de quem compra... 

Neste caso o pós-venda não é necessário... ou pode ser esquecido... estamos falando de arte.

Imaginem possuir uma obra de arte de Picasso... e por descuido danifica a tela... arte não tem pós-venda... arte se restaura !

Acho legal a ideia da "Associação" orientar e mesmo ser usada como referência pois assim estas "obras de arte" não se perderiam...

O pós-venda é obrigação e responsabilidade de unidades fabris que fabricam e vendem centenas, milhares, milhões de peças.


Deixei minha singela opinião pois "Gerald Guenta" pode... ;D ;D ;D ;D ;D... brincadeirinha Vinnie...
Hahahaha desculpe o Quote mas não resisti.

Temos um Genta entre nós...

Precisa começar a "aconselhar" a Omega, Rolex, Breitling, Blancpain, JLC, IWC, Longines, Audemars Piguet, etc etc etc, porque elas vendem relogios de mergulho ( e que cumprem todas as paradas da Iso, portante ToolWatches para mergulho) e COM Safira...

vou então arrumar o que disse ai pra trás, não eram só os militares italianos que não sabiam o que estavam fazendo, os suiços tambem não sabem até hoje.

Abraço,

Ivison
« Última modificação: 26 Fevereiro 2016 às 14:27:19 por ivison »