O MEU TECHNOS SKYDIVER PROFESSIONAL 1000MTS, ALGUMAS REFLEXÕES...

  • 20 Respostas
  • 6853 Visualizações
*

Alberto Ferreira

O MEU TECHNOS SKYDIVER PROFESSIONAL 1000MTS, ALGUMAS REFLEXÕES...
« Online: 07 Março 2016 às 18:57:00 »
Boas!

Bem...
Eu sei que o fórum é de relógios mecânicos, mas também sei que muitos aqui têm os seus "quartzos" e os curtem.
Certamente são exceções entre nós, mas... ...porque não dar um "espacinho" (breve  ;)) para eles?

Pessoalmente, eu não os "excluo", pois acredito que eles têm o seu devido lugar.

Isso posto, e longe de dar uma de "pensador" pois de Rodin eu não tenho nada, eu estive aqui a matutar sobre o meu Technos, que é dos bons tempos, diga-se.  8)





Mas o que há de "diferente" nele?

- Vejam a gravação do mostrador... 1000mts...
Tudo bem, nós podemos acreditar ou não nos tais 1000 metros, mas a unidade está errada, mts não existe.  :P
É m a abreviatura de metro.

Claro que ninguém o usa, usará ou usou para mergulhos (tão) profundos.
A coroa é rosqueada, etc... Mas eu tenho as minhas dúvidas se ela veda naquela pressão, será?

O bezel é unidirecional e tem boa "pega", mas o "pip" não tem o famoso ponto luminescente.

Então, para mim é um bonito "deskdiver", mas eu gosto muito dele.


Créditos das imagens aí acima...

- O bloco de cristal de quartzo lapidado e esculpido artesanalmente é da coleção da Dona TT, na verdade eu o dei para ela.  8)

- Ele está sem bateria, tenho que trocar...  :-[
Mas este não é o ponto aqui, embora a meu ver seja uma das "desvantagens" dos quartz’s, a troca das baterias.

Bem,...
É mais ou menos isso, o que acham?
Alguém aí tem um Technos desses, ou do mesmo tipo? Eles foram montados na Zona Franca de Manaus.

Ah!
Eu tenho  outro basicamente do mesmo modelo, mas onde a gravação da profundidade está correta, 1000m e o "pip" tem o ponto luminescente.
É uma versão mais recente, ou seja, parece que eles se "tocaram" com relação àqueles detalhes.  ;)

Abraços!
Alberto

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re:O MEU TECHNOS SKYDIVER PROFESSIONAL 1000MTS, ALGUMAS REFLEXÕES...
« Resposta #1 Online: 07 Março 2016 às 19:36:33 »
Amigo Alberto,

Infelizmente a marca nunca teve grande projecção por estas paragens, não conheço muitos modelos da marca, mas o que posso dizer é que gostei muito desse modelo - que não conhecia, e que, mesmo que não aguente lá os tais 1000, tem aspecto de durão.

Será que o Citizen BN0000 se terá inspirado nele? Tem lá as suas parecenças! :)

Pilha nova e siga a banda :D

Abraços,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Alberto Ferreira

Re:O MEU TECHNOS SKYDIVER PROFESSIONAL 1000MTS, ALGUMAS REFLEXÕES...
« Resposta #2 Online: 07 Março 2016 às 20:12:50 »
Pois é...
A caixa é mesmo charmosa, mas eu não creio que haja inspiração no Citizen...
Se eu não estou enganado o BN0000 tem a caixa "blindada", inteiriça no fundo, e estes Technos não, eles têm fundo rosqueado.
 
O movimento já está sem as ditas pilhas há algum (bastante) tempo.
Eu espero que colocando uma nova ele ainda se lembre como é a "vibração"...  ;)

E esta é a outra desvantagem que pode afligir os "quartz's", a tal da "morte súbita". 
:(

Abraço!
Alberto

Re:O MEU TECHNOS SKYDIVER PROFESSIONAL 1000MTS, ALGUMAS REFLEXÕES...
« Resposta #3 Online: 07 Março 2016 às 20:38:25 »
Alberto, acho esse vale a pena colocar um movimento automático, caso houver a morte do quartz. Abraço
sic transit gloria mundi

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
O MEU TECHNOS SKYDIVER PROFESSIONAL 1000MTS, ALGUMAS REFLEXÕES...
« Resposta #4 Online: 07 Março 2016 às 20:47:50 »


Esse eu não tenho, mas achei a caixa muito bonita. Só não pagaria 1000 reais por 1000MTS como tem um pedindo no ML (bom, pedir não é pecado, pagar talvez seja, mas deixa pra lá....)
Os meus Technos ZFM Quartz nem são meus, o menor é um 6L12-SK que minha mulher comprou no fim dos anos 80, um típico modelo feminino da época. O maior é um Skydiver "anadigi" (lembram?) T205.24 que ganhei de aniversário muito tempo atrás, talvez no meio dos anos 80.
Depois que o vírus do colecionismo horologico se viu inoculado, minha mulher (que não gosta desses Michael Kors reluzentes nowadays) pediu que eu ressuscitasse esse dois pra ela, o maior tive que, inclusive, trocar o decalque do bezel e uma pena que não achei um original .
Como dá pra perceber o vírus é de uma mutação vintageira e altamente transmissível.
« Última modificação: 07 Março 2016 às 21:03:20 por CALS »

*

Jefferson

Re:O MEU TECHNOS SKYDIVER PROFESSIONAL 1000MTS, ALGUMAS REFLEXÕES...
« Resposta #5 Online: 07 Março 2016 às 21:19:08 »
Olá pessoal,

Amigo Alberto, outro 1000 "mts" manda lembranças!



O meu é dos anos 1990, foi comprado em 1997, creio. Veja a diferença no bezel, já típico da linha Technos do período, sem aplique, com relevo. O erro de grafia da unidade não foi corrigido.

Abraços,

Jefferson

Re:O MEU TECHNOS SKYDIVER PROFESSIONAL 1000MTS, ALGUMAS REFLEXÕES...
« Resposta #6 Online: 07 Março 2016 às 22:34:17 »
Alberto,

Interessante curiosidade.
É cada detalhe, que outro se não fala passaria despercebido pra mim.
Bota pilha nesse bicho e boa vibração.

Il Capo
"Resisto a tudo, menos às tentações."

*

Alberto Ferreira

Re:O MEU TECHNOS SKYDIVER PROFESSIONAL 1000MTS, ALGUMAS REFLEXÕES...
« Resposta #7 Online: 07 Março 2016 às 22:57:27 »
Boa noite, amigos!

Grato a todos pelas participações e contribuições.  8)

Jefferson,
Este eu não conhecia, ainda mais com o mostrador branco e com o bezel "facetado" e em relevo. Legal!

Mas se ele é de fins da década de 1990, parece que eles tiveram uma "recaída", pois voltaram aos erros.  Pois os meus (ambos) me parecem ser de datas anteriores ao seu. :o

Vejam a foto com o outro que eu tenho, agora à esquerda e em primeiro plano. Neste a grafia e o "pip" estão corretos.



Com tudo isso, eu vejo que a Technos, mesmo nos bons tempos...  :D, também "barafundia a confunda" e "bolava as trocas" dos seus modelos...  ;)

Parece até a Orient, com suas "miríades" de variantes dos KD's, WD's e afins, Sô! 
Afff!  ;D

Abraços!
Alberto

PS:
“Vintageiros” adoram sofrer, digo, curtir com essas “dúvidas” e descobertas.  ;)  ;D

*

Alberto Ferreira

Re:O MEU TECHNOS SKYDIVER PROFESSIONAL 1000MTS, ALGUMAS REFLEXÕES...
« Resposta #8 Online: 07 Março 2016 às 23:09:30 »
Alberto, acho esse vale a pena colocar um movimento automático, caso houver a morte do quartz. Abraço

Pois é...
Mas este seria um projeto "complicado", talvez não impossível, mas muito difícil, dadas todas as dimensões que teriam que ser "coadunadas", a começar pela posição da janela da data, diâmetro das buchas dos ponteiros, alturas, etc.

Eu creio que seria mais fácil tentar "caçar" um outro movimento, a quartzo mesmo, idêntico ao original.

Mas, grato pela ideia.
Em último caso, quem sabe?  ::)

Um grande abraço!
Alberto

*

Offline FSV

  • ****
  • 459
    • Ver perfil
Re:O MEU TECHNOS SKYDIVER PROFESSIONAL 1000MTS, ALGUMAS REFLEXÕES...
« Resposta #9 Online: 07 Março 2016 às 23:16:35 »
Alberto, qual o diâmetro e o "lug to lug" dele?

Abraço

Flávio
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

*

Alberto Ferreira

Re:O MEU TECHNOS SKYDIVER PROFESSIONAL 1000MTS, ALGUMAS REFLEXÕES...
« Resposta #10 Online: 07 Março 2016 às 23:39:25 »
Alberto, qual o diâmetro e o "lug to lug" dele?

Abraço

Flávio

Boa noite, amigo Flávio!
- O diâmetro, sem as "guardas" e sem a coroa, digamos na parte externa do bezel é 40,5 mm.

- O "lug to lug", para melhor entendimento dos que nos acompanham, a "altura" medida no sentido 12-6 horas, é 44,0 mm.

- Ele usa pulseiras de 20mm (o chamado "lug").

Um abração!
Alberto

*

Offline ivison

  • ****
  • 386
    • Ver perfil
Re:O MEU TECHNOS SKYDIVER PROFESSIONAL 1000MTS, ALGUMAS REFLEXÕES...
« Resposta #11 Online: 08 Março 2016 às 08:36:25 »
Salve a todos,

O Sr. Alberto sempre colocando tópicos instigantes para aguçarmos nossas ideias....

Tenho o 2º modelo ... um deskdiver... este tem insert luminoso mas o bezel gira para todo lado...  ;D ;D ;D ;D ;D... já mergulhei com este relógio mas com profundidade máxima de 15 metros, e até pensei que poderia ter entrado água mas ao abri-lo "teoricamente" estava "seco"... ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::)



Este relógio foi meu e o "dei" para meu irmão... mas como tudo que é dado quando "escangalha" volta para o dono original... ele retornou... ;D ;D ;D ;D ;D

Gosto do design da caixa deste relógio... a pulseira é sofrível pois é chapa virada e com muitos cantos vivos.... o calibre quartzo ( Shiojiri UX42E - http://deruhrendoktor.eshop.t-online.de/Shiojiri-Movement-VX42E-D3 ) deu algum problema e como sempre a Technos achou que o relógio estava com lepra pois nem quis colocar a mão... é um calibra fácil de achar mas meus planos para este menino são outros...

Acho a caixa muito bem construída...a tampa traseira até parece uma "tampa de bueiro"... é muito grossa... ;D ;D ;D... outro detalhe que vale notar é a vedação de "borracha" da tampa traseira que é super dimensionada... parece coisa de russo ( Vostok )... e podem observar que o relógio foi usado e abusado...

Uma coisa interessante é o "carimbo" com a data na tampa traseira na face interna que acredito ser da data de montagem... 20/11/95



Agora comparando tamanho com outros relógios diver...



Abraço,

Ivison
« Última modificação: 08 Março 2016 às 08:43:43 por ivison »

Re:O MEU TECHNOS SKYDIVER PROFESSIONAL 1000MTS, ALGUMAS REFLEXÕES...
« Resposta #12 Online: 08 Março 2016 às 09:48:45 »
ninguém nunca entendeu a verdadeira vocação deste relógio.

não é um DIVER, é um SKY DIVER.  ;D

ele aguenta 1.000 metros sim, mas em direção ao céu - voce pode subir e descer com ele a vontade, do chão até 1.000 metros de altitude.

pronto. explicado? satisfeitos?  ;D

Alvaro Carneiro

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re:O MEU TECHNOS SKYDIVER PROFESSIONAL 1000MTS, ALGUMAS REFLEXÕES...
« Resposta #13 Online: 08 Março 2016 às 09:51:56 »
Eu gosto bastante deste modelo. 
Tenho uma caixa novinha com vidro e bezel, cheguei a procurar as outras partes para montar um mas ficou só na vontade....  ;D

*

Alberto Ferreira

Re:O MEU TECHNOS SKYDIVER PROFESSIONAL 1000MTS, ALGUMAS REFLEXÕES...
« Resposta #14 Online: 08 Março 2016 às 10:56:52 »
Bons dias, a todos!

Sim...
Eu sei que não foi dito isso, hein...  ;)
Mas ser um "deskdiver" é algo "pejorativo"?
Eu, particularmente, não acho que seja.
 
Pode ser apenas a (simples e honesta) constatação de uma mera realidade.  ::)
Ou não?  :D



Mas voltando aos nossos "sofrimentos" e curtições de (inveterados  :D) "vintageiros"...

Amigo Ivison,
Grato pela participação e comentários.

Mas vejam...
O "segredo" dos "click's" é essa mola facetada aí mostrada devidamente encaixada no seu pequeno furo...


Sem ela não há "clicks"

E, de fato, a tampa parece mesmo a de um bueiro, boa imagem.  ;)  :D

Mas eu não sei se o que está gravado por dentro é uma data...
Na do meu, parece que o que está entre as barras, que deveria ser o pretenso mês, não parece ser bem assim...  ::)



Abraços a todos, "vintageiros" ou não.
E grato pela paciência de ler e participar.  8)

Alberto

*

Jefferson

Re:O MEU TECHNOS SKYDIVER PROFESSIONAL 1000MTS, ALGUMAS REFLEXÕES...
« Resposta #15 Online: 08 Março 2016 às 12:01:32 »
Olá pessoal,

Sobre o movimento, o meu é equipado com uma Myota 6M12.

Estava parado, no fundo da gaveta, morte súbida. Dei ao meu pai outro Technos e sequestrei esse. Enviei o vidro dele para polimento e substituí o movimento.



Acho que o bezel com aplique e o mostrador preto ficam bem melhores.

Outro dado interessante é que se pode ver essa caixa usada em outras marcas. Não sei se o mesmo fornecedor, ou a Technos apenas copiou o desenho. Vejam dois exemplos:


Fonte: Fórum Watchuseek, membro HEAT.


Fonte: Fórum Watchuseek, membro SENRAW.

A segunda aparenta ser mais espessa do que a da Technos, mas a Longines, muito parecida.

Abraços,

Jefferson

*

Alberto Ferreira

Re:O MEU TECHNOS SKYDIVER PROFESSIONAL 1000MTS, ALGUMAS REFLEXÕES...
« Resposta #16 Online: 08 Março 2016 às 12:41:35 »
Olá pessoal,

Sobre o movimento, o meu é equipado com uma Myota 6M12.

Estava parado, no fundo da gaveta, morte súbida. Dei ao meu pai outro Technos e sequestrei esse. Enviei o vidro dele para polimento e substituí o movimento.
...

Jefferson

Legal, amigo Jefferson!
Mas eu acredito que as "semelhanças" entre as caixas ilustradas talvez fiquem mais por conta de um certo "estilo" da época...
Mas também pode ser que tenham algum "ancestral" inspirador em comum...  Quem sabe? ::)


Mas, falando do Miyota 6M12, onde conseguiu comprá-lo? Foi aqui no Brasil?

Abraço!
Alberto

*

Jefferson

Re:O MEU TECHNOS SKYDIVER PROFESSIONAL 1000MTS, ALGUMAS REFLEXÕES...
« Resposta #17 Online: 08 Março 2016 às 13:00:21 »
Oi Alberto!

Sim, consegui no Brasil. Foi na loja Hospital de Relógios.

Abraços!

Jefferson

*

Alberto Ferreira

Re:O MEU TECHNOS SKYDIVER PROFESSIONAL 1000MTS, ALGUMAS REFLEXÕES...
« Resposta #18 Online: 08 Março 2016 às 13:21:09 »
Muito obrigado, Jefferson!  8)
É bom saber.

Alberto

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re:O MEU TECHNOS SKYDIVER PROFESSIONAL 1000MTS, ALGUMAS REFLEXÕES...
« Resposta #19 Online: 08 Março 2016 às 20:44:22 »
Pois é...
A caixa é mesmo charmosa, mas eu não creio que haja inspiração no Citizen...
Se eu não estou enganado o BN0000 tem a caixa "blindada", inteiriça no fundo, e estes Technos não, eles têm fundo rosqueado.
 
O movimento já está sem as ditas pilhas há algum (bastante) tempo.
Eu espero que colocando uma nova ele ainda se lembre como é a "vibração"...  ;)

E esta é a outra desvantagem que pode afligir os "quartz's", a tal da "morte súbita". 
:(

Abraço!
Alberto


Falei somente pela questão estética, deu ares a esse Citizen, apenas isso :)

Abraço!
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.