Novo movimento cronógrafo Breitling

  • 16 Respostas
  • 4276 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Novo movimento cronógrafo Breitling
« Online: 11 Abril 2016 às 19:33:17 »
A história foi divulgada há alguns dias, mas como ninguém comentou nada...

Pegaram os novos movimentos Breilting B01 e adicionaram platina em cerâmica, o que possibilitou que os pivôs girassem diretamente apoiados nos furos, eliminando o atrito. Aliás, fiquei a pensar porque não fizeram apenas as buchas (ou "rubis") em cerâmica... Mas enfim, com isso foi possível eliminar 11 dos rubis do movimento e evitar o uso de lubrificação. Então, construíram a rodagem em silício, não para reduzir atrito entre dentes, o que é diminuto, em virtude do perfil ciclóide. No entanto, o silício permitiu rodas muito mais leves, o que possibilitou menor gasto de energia. Construíram, ainda, todo o escapamento em silício, eliminando totalmente o atrito. Alteraram, também, o perfil de rodas de engate do crono, para reduzir o atrito.

Resultado? O movimento passou das 70 horas de reserva de marcha para 100 somente tornando o "motor" mais econômico e eficiente.

Olha, eu tenho tendência a não gostar dessas inventações de moda em silício em mecanismos que são, por definição, ultrapassados... É como se uma pessoa pegasse um fusca e neste instalasse um motor ultra avançado da Tesla...

Mas não posso negar que foi uma das maiores alterações num movimento de modo a aumentar sua eficiência e isso com certeza deverá aumentar a durabilidade entre revisões o que, como já sabem, é o calcanhar de Aquiles da indústria.

O problema na história toda é que não fizeram, ainda, as modificações de modo a serem implementadas em toda linha, mas apenas em algo limitado a 100 peças. O preço, então, ficou caro, 40 mil Obamas.

http://www.watchtime.com/wristwatch-industry-news/technology/breitling-superocean-heritage-chronoworks-showcases-new-high-performance-caliber/?utm_source=WW+4-9-16&utm_campaign=WW+4-09-16&utm_medium=email

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re:Novo movimento cronógrafo Breitling
« Resposta #1 Online: 11 Abril 2016 às 19:53:46 »
Tirando o preço e os 46mm do relógio, show de bola!

Será muito legal se incorporarem isso à todos os B01, com preços mais módicos.

Membro do RedBarBrazil

Re:Novo movimento cronógrafo Breitling
« Resposta #2 Online: 11 Abril 2016 às 20:05:11 »
O problema do preço é, além da falta de economia de escala, margem de marketing do lançamento.
De resto, inovação bacana!
Abraço

Pedro

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Novo movimento cronógrafo Breitling
« Resposta #3 Online: 11 Abril 2016 às 23:03:19 »
Caray... é só o que consigo dizer no momento.

Viram os dentes elásticos?

Abraços!

Adriano

Re:Novo movimento cronógrafo Breitling
« Resposta #4 Online: 12 Abril 2016 às 09:15:33 »
A Breitling de uns tempos para cá tem me surpreendido. Parabéns para a marca e seus consumidores.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re:Novo movimento cronógrafo Breitling
« Resposta #5 Online: 12 Abril 2016 às 09:52:52 »
Um parênteses sobre o lançamento...

O silício é sim um material revolucionário, pois pode ser moldado em qualquer formato e com precisão absurda, além de não precisar de lubrificação se estiver sendo usado em áreas de contato. Ou seja, é bastante possível que um escapamento de âncora como este, cujos ângulos de construção e formato são os mesmos do tradicional feito em metal, apresente resultados cronométricos e de durabilidade maiores do que os Coaxiais inventados por Daniels.

No final das contas, a invenção de Daniels acabou sendo "atropelada" pelos novos materiais, e em pouco tempo. Evidentemente persiste a história fantástica de um relojoeiro independente tentando introduzir um novo modelo na indústria, etc. Mas é fato que esses novos materiais são de fato revolucionários.

Por outro lado, cito duas empresas bastante tradicionais que não usam nenhum desses materiais novos nos seus relógios e conseguem absurdos resultados de precisão e durabilidade: Rolex e Seiko. Ambas constroem seus escapamentos em metal, embora com técnicas novas (no caso do MEMS da Seiko) e batem de frente com as novas invenções.


Flávio

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Re:Novo movimento cronógrafo Breitling
« Resposta #6 Online: 12 Abril 2016 às 11:03:42 »
tenho duvidas, na minha "ingnorância", de como estes novos materiais se comportarão ao longo do tempo..... mas realmente foram impressionantes as mudanças.... o relógio propriamente não gostei não, ponteiros feios e muito grande.

abraços
Membro do RedBarBrazil

Re:Novo movimento cronógrafo Breitling
« Resposta #7 Online: 12 Abril 2016 às 12:00:29 »
acho que sao tendencias, para as proximas geraçoes, questao de tempo ate todas as marcas, se adptarem, mas sempre vai existir os conservadores.

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re:Novo movimento cronógrafo Breitling
« Resposta #8 Online: 12 Abril 2016 às 12:17:20 »
Hoje um bom relojoeiro consegue restaurar um relógio antigo usando um torno e habilidade, e como será feito no futuro?

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:Novo movimento cronógrafo Breitling
« Resposta #9 Online: 12 Abril 2016 às 13:12:37 »
No futuro, o que já ocorre hoje, você vai poder "imprimir" a peça no material desejado.

Vários carros antigos já são restaurados desta forma hoje.

A tecnologia é sua amiga, não vamos ser destruídos pela Skynet, podem ficar tranquilos.  ;D
"All your base are belong to us"

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Novo movimento cronógrafo Breitling
« Resposta #10 Online: 12 Abril 2016 às 13:58:52 »
Tirando o preço e os 46mm do relógio, show de bola!

Será muito legal se incorporarem isso à todos os B01, com preços mais módicos.

Esses 100 relógios aí não passam de laboratório de testes. Se derem a resposta que a fábrica espera, num tempo que não me arrisco a estimar, devem ser incorporados à linha.

Mas tem uma questão de fundo que me chamou a atenção. A Breitling criou a Chronoworks, que pega o material da casa e "turbina".

A fábrica já tinha um investimento pesado em cronometria. Com essa "skunkworks" (é o que é na realidade), dá um salto adiante.

Dic

« Última modificação: 12 Abril 2016 às 14:08:41 por Dicbetts »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re:Novo movimento cronógrafo Breitling
« Resposta #11 Online: 12 Abril 2016 às 15:51:29 »
E o curioso é que as aplicações práticas do silício foram inicialmente implementadas pela manufatura mais acima de qualquer suspeita que poderiam imaginar: Patek... Aliás, eu tenho até engatilhado mentalmente um texto que abordaria toda evolução das espirais, mas lá pelas tantas... Meus textos parecem curtos mentalmente, quando sento para escrever, viram monstros. Mas não descartei a hipótese, vou pensar mais.


Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Novo movimento cronógrafo Breitling
« Resposta #12 Online: 12 Abril 2016 às 18:49:49 »
Normal. A idéia parece uma conversa de 5 minutos na nossa cabeça, mas quando começamos a escrever... Vira o Velho Testamento.

Abraços!

Adriano

Re:Novo movimento cronógrafo Breitling
« Resposta #13 Online: 12 Abril 2016 às 19:51:01 »
Bastante interessante.
Vamos ver o que o futuro nos reserva, ou seja, se essa tecnologia se impõe ou se fica só na vontade.
Espero que uma produção em larga escala torne o relógio mais acessível.

De qualquer forma, parabéns à Breitling.

Il Capo
"Resisto a tudo, menos às tentações."

*

Offline Cosentino

  • *****
  • 1.319
    • Ver perfil
Re:Novo movimento cronógrafo Breitling
« Resposta #14 Online: 14 Abril 2016 às 18:13:09 »
Entendo também como um teste para futura implementação em série, mas se por ventura não for (o que acho bem difícil), mesmo sendo trabalhado em um movimento existente, o valor de 40k de Obamas fica bem razoável, tratando-se de um investimento em apenas 100 peças.
Creio que em um futuro bem próximo, esses 40k vão virar 10k em um produto similar de linha.
Abs

Re:Novo movimento cronógrafo Breitling
« Resposta #15 Online: 16 Abril 2016 às 22:07:54 »
No futuro, o que já ocorre hoje, você vai poder "imprimir" a peça no material desejado.

Vários carros antigos já são restaurados desta forma hoje.

A tecnologia é sua amiga, não vamos ser destruídos pela Skynet, podem ficar tranquilos.  ;D

Perfeito. ;)
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!