Revisão de um H moser

  • 17 Respostas
  • 3717 Visualizações
*

Offline fugas

  • ****
  • 497
    • Ver perfil
Revisão de um H moser
« Online: 15 Abril 2016 às 13:04:54 »
http://imgur.com/a/6mayP

Revisão de um moser com várias fotos  ;D

Re:Revisão de um H moser
« Resposta #1 Online: 15 Abril 2016 às 14:52:00 »
parabéns! estou com muita inveja! haha
Abraço

Pedro

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Revisão de um H moser
« Resposta #2 Online: 15 Abril 2016 às 15:08:11 »
E proteção para os dedos a fim de evitar deixar digitais?

Fora isso, vi nada demais.

Dic

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Revisão de um H moser
« Resposta #3 Online: 15 Abril 2016 às 15:18:37 »
E proteção para os dedos a fim de evitar deixar digitais?

Fora isso, vi nada demais.

Dic

Boa tarde Confrade.

Então eu vi hoje em um post do Carpinobilis.

Para que serve aquela proteção e pq não pode deixar digitais?


Abraços.

*

Offline fugas

  • ****
  • 497
    • Ver perfil
Re:Revisão de um H moser
« Resposta #4 Online: 15 Abril 2016 às 15:48:48 »
Vi lá no reddit diz ele que lava as mãos regularmente, e qualquer resíduo nos dedos serão removidos pelo rodico.

Aqui é ele restaurando um AP que caiu no chão enquanto a loja apresentava para um cliente http://imgur.com/a/yHcYQ

Para consertar basicamente a peça teve que passar a solda laser, endurecimento, polimento, mais solda laser, endurecimento denovo, perfuração, polimento, e jato de areia.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.248
    • Ver perfil
Re:Revisão de um H moser
« Resposta #5 Online: 15 Abril 2016 às 16:59:58 »
Algumas considerações:


Tenho um apreço grande pela Moser, gosto do desenho dos seus relógios, arquitetura do movimento, filosofia da marca e... Well... O preço é relativamente justo.

Coisa que notei na desmontagem. O acabamento á apenas honesto, nada demais, lembrou-me o da Zenith. A parte superior da platina  tem apenas um acabamento escovado. As partes que não estão à mostra no movimento, nem isso. Os recessos nas platinas possuem um "sunburst" único até bacana.

O escapamento, que o relojoeiro disse possuir um suporte estranho, "usado normalmente em turbilhões", não é bem isso, por assim dizer. Na verdade, a Moser projetou o escapamento apoiado todo numa base para que, nas revisões na fábrica, a peça inteira pudesse ser retirada e revisada à parte, facilitando o serviço ou mesmo a troca.

Ora, a ideia pode até ser boa, mas não faz muito sentido, porque o trabalho para retirar e revisar só o escapamento acaba sendo o mesmo de um sistema normal, como o cabra aí demonstrou ao lubrificá-lo. "Ops, vou ter que tirar o balanço para lubrificar as levees e roda de escape!" Mas é claro!

Mas o escapamento completo tem um desenho legal, apoiado numa ponte dupla, aliás, como Omega e Rolex fazem atualmente (a Rolex há mais tempo...) e balanço com parafusos (decorativos, óbvio... Bem, certamente podem servir também para balanceamento).

Sobre a prática do cara. Eu, como sabem, já brinquei de desmontar relógios, não repará-los, mas de tanto ler e conversar com os outros, acabo olhando uns detalhes ali e acolá.

Achei estranho a lubrificação de rodagem enquanto se monta o relógio. O normal é lubrificar DEPOIS de o relógio estar todo montado, até mesmo para não perder o fio da meada do que se fez.

Achei estranho, mas era assim que eu fazia nas minhas brincadeiras, até mesmo porque não tinha estrapada, não retirar a corda e, depois, lubrificá-la apenas com uma gota de óleo nas espiras e outra na árvore. O Adriano, que está na área, pode desenvolver o tema.

Sobre o colega que perguntou acima sobre as dedeiras, estas só são usadas na montagem final. Explico. O material básico de um movimento de relógio é o LATÃO, que oxida em contato com a gordura e suor das mãos só de ver... O folheado a ródio nos movimento afasta a oxidação em grande parte, mas esta ocorre, podem acreditar.

Portanto, se o cabra é "ponta firme" mesmo, e consegue manipular o movimento sem encostrar nele, apenas o tocando, quiçá, nas laterais quando for colocá-lo na caixa, o uso de dedeiras é apenas um cuidado. Mas o seguro morreu de velho... Não bastasse ajudar muito na manipulação de peças, uma vez que você pode tocá-las sem se preocupar com oxidação, vai que né? Eu, nas minhas desmontagens DE SUCATA no passado, as fazia "guiado pela norma". Portanto, usava as dedeiras depois que tudo havia sido limpo. Ah Flávio, para, você comprava dedeiras para montar sucatas? Mais ou menos... Para tudo tem um jeitinho, e funciona do mesmo modo. Uma caixa de luvas de cirurgia custa barato PACA, eu simplesmente pegava umas cinco doadas pela minha prima, que é dentista, e cortava os dedos. Funcionava que era uma beleza!


Flávio
« Última modificação: 15 Abril 2016 às 17:14:35 por flavio »

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Revisão de um H moser
« Resposta #6 Online: 15 Abril 2016 às 17:08:18 »
Obrigado confrade Flávio pela explicação!


Que belo estrago cair no chão fez neste AP.


Abraços!

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Revisão de um H moser
« Resposta #7 Online: 15 Abril 2016 às 17:23:06 »

Vi lá no reddit diz ele que lava as mãos regularmente, e qualquer resíduo nos dedos serão removidos pelo rodico.


Bom, isso ele pode dizer o quanto quiser que ninguém necessariamente acredita.

Se há um padrão a ser seguido, e isso inclui as dedeiras, então nada mais coerente que se exibir com elas. Senão, é como o peão da obra flagrado sem capacete, mas que jura usá-lo todos os dias.

E o trabalho dele não é nada demais. É o mínimo que se exige de um relojoeiro que trabalha com peças dessa categoria.

Dic

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Revisão de um H moser
« Resposta #8 Online: 15 Abril 2016 às 18:12:31 »
Caras, me desculpem, mas encostar em qualquer peça de relógio com os dedos, não existe. Simplesmente não existe. Eu poderia até dar o benefício do fato de que isso está sendo feito antes da lavagem, que ocorrerá dali uns minutos. É perdoável porque nesse caso é inofensivo. Mas o cara fez algo que acho inadmissível em qualquer relógio, quanto mais em um dessa gama: o mostrador estava junto. É impossível você segurar um mecanismo pelas bordas sem que a pele toque no mostrador, nem que seja meio milímetro. E o mostrador, ao contrário do resto, não se lava, nem se limpa. Se você faz isso em um curso de uma marca, acho que o instrutor não te deixa nem terminar o curso.

E essa de lavar a mão, não funciona. E o Rodico, pior ainda, porque ele é gorduroso. Por essa razão, algumas marcas baniram o uso dele. E mais: não adianta qualquer dedeira. Dedeira de uso médico não serve, pois possuem talco. Tem que ser própria para relojoaria.

Sobre a lubrificação, ela está TODA errada. Não existe lubrificar os eixos ou os rubis antes de montar. Não é opcional, não é um método alternativo. Simplesmente NÃO EXISTE. E aquela lubrificação do tambor ali, aquilo também não existe, exceto em relógios antigos com tambor gasto, cordas de aço temperado, ou se o fabricante assim determinar. Em relógios modernos e principalmente suíços, não é assim que se faz. Além de haver uma tonelada de óleo ali. Isso vai escorrer e ir parar em todo lugar. E vai fazer o relógio perder amplitude porque as espiras da corda vão colar umas nas outras e as paredes estarão lubrificadas, fazendo a brida escapar muito antes de atingir a tensão ideal.

Tenho 99,9% de certeza de que a recomendação dessa lubrificação de tambor é comum nos suíços modernos: corda trabalha a seco, e só vai graxa brecante nas paredes do tambor (normalmente Kluber 125) e óleo grosso (normalmente HP 1300) na árvore. Só.

Para terminar, mesmo depois de tudo limpo e lubrificado, o cara meteu a máquina na almofada de couro... sujou a máquina, escorreu lubrificante... Nem acredito que o cara realmente fez isso ao invés de usar um suporte de máquinas. O suporte de máquina serve justamente para isso: para não tocar em nada.

Mas calma, não parou por aí: ele lubrificou as juntas da luneta e do fundo com silicone!!!!!! Isso não existe! Se a junta não se mexe, ela não recebe lubrificação. Esse silicone só vai vazar daí e engordurar o vidro e o mostrador, cedo ou tarde.

Quer dizer... isso tudo é a regra. Segue quem quer.

Desculpem os que acharam o vídeo muito legal, mas esse cara fodeu esse relógio. Será que ele presta serviço para a Christies? É isso mesmo?

Abraços!

Adriano

« Última modificação: 15 Abril 2016 às 18:19:33 por Adriano »

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Revisão de um H moser
« Resposta #9 Online: 15 Abril 2016 às 18:37:02 »
Caras, me desculpem, mas encostar em qualquer peça de relógio com os dedos, não existe. Simplesmente não existe. Eu poderia até dar o benefício do fato de que isso está sendo feito antes da lavagem, que ocorrerá dali uns minutos. É perdoável porque nesse caso é inofensivo. Mas o cara fez algo que acho inadmissível em qualquer relógio, quanto mais em um dessa gama: o mostrador estava junto. É impossível você segurar um mecanismo pelas bordas sem que a pele toque no mostrador, nem que seja meio milímetro. E o mostrador, ao contrário do resto, não se lava, nem se limpa. Se você faz isso em um curso de uma marca, acho que o instrutor não te deixa nem terminar o curso.

E essa de lavar a mão, não funciona. E o Rodico, pior ainda, porque ele é gorduroso. Por essa razão, algumas marcas baniram o uso dele. E mais: não adianta qualquer dedeira. Dedeira de uso médico não serve, pois possuem talco. Tem que ser própria para relojoaria.

Sobre a lubrificação, ela está TODA errada. Não existe lubrificar os eixos ou os rubis antes de montar. Não é opcional, não é um método alternativo. Simplesmente NÃO EXISTE. E aquela lubrificação do tambor ali, aquilo também não existe, exceto em relógios antigos com tambor gasto, cordas de aço temperado, ou se o fabricante assim determinar. Em relógios modernos e principalmente suíços, não é assim que se faz. Além de haver uma tonelada de óleo ali. Isso vai escorrer e ir parar em todo lugar. E vai fazer o relógio perder amplitude porque as espiras da corda vão colar umas nas outras e as paredes estarão lubrificadas, fazendo a brida escapar muito antes de atingir a tensão ideal.

Tenho 99,9% de certeza de que a recomendação dessa lubrificação de tambor é comum nos suíços modernos: corda trabalha a seco, e só vai graxa brecante nas paredes do tambor (normalmente Kluber 125) e óleo grosso (normalmente HP 1300) na árvore. Só.

Para terminar, mesmo depois de tudo limpo e lubrificado, o cara meteu a máquina na almofada de couro... sujou a máquina, escorreu lubrificante... Nem acredito que o cara realmente fez isso ao invés de usar um suporte de máquinas. O suporte de máquina serve justamente para isso: para não tocar em nada.

Mas calma, não parou por aí: ele lubrificou as juntas da luneta e do fundo com silicone!!!!!! Isso não existe! Se a junta não se mexe, ela não recebe lubrificação. Esse silicone só vai vazar daí e engordurar o vidro e o mostrador, cedo ou tarde.

Quer dizer... isso tudo é a regra. Segue quem quer.

Desculpem os que acharam o vídeo muito legal, mas esse cara fodeu esse relógio. Será que ele presta serviço para a Christies? É isso mesmo?

Abraços!

Adriano

Matou, fim de papo. Next subject, please.

Dic

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Revisão de um H moser
« Resposta #10 Online: 15 Abril 2016 às 18:45:01 »
Caras, me desculpem, mas encostar em qualquer peça de relógio com os dedos, não existe. Simplesmente não existe. Eu poderia até dar o benefício do fato de que isso está sendo feito antes da lavagem, que ocorrerá dali uns minutos. É perdoável porque nesse caso é inofensivo. Mas o cara fez algo que acho inadmissível em qualquer relógio, quanto mais em um dessa gama: o mostrador estava junto. É impossível você segurar um mecanismo pelas bordas sem que a pele toque no mostrador, nem que seja meio milímetro. E o mostrador, ao contrário do resto, não se lava, nem se limpa. Se você faz isso em um curso de uma marca, acho que o instrutor não te deixa nem terminar o curso.

E essa de lavar a mão, não funciona. E o Rodico, pior ainda, porque ele é gorduroso. Por essa razão, algumas marcas baniram o uso dele. E mais: não adianta qualquer dedeira. Dedeira de uso médico não serve, pois possuem talco. Tem que ser própria para relojoaria.

Sobre a lubrificação, ela está TODA errada. Não existe lubrificar os eixos ou os rubis antes de montar. Não é opcional, não é um método alternativo. Simplesmente NÃO EXISTE. E aquela lubrificação do tambor ali, aquilo também não existe, exceto em relógios antigos com tambor gasto, cordas de aço temperado, ou se o fabricante assim determinar. Em relógios modernos e principalmente suíços, não é assim que se faz. Além de haver uma tonelada de óleo ali. Isso vai escorrer e ir parar em todo lugar. E vai fazer o relógio perder amplitude porque as espiras da corda vão colar umas nas outras e as paredes estarão lubrificadas, fazendo a brida escapar muito antes de atingir a tensão ideal.

Tenho 99,9% de certeza de que a recomendação dessa lubrificação de tambor é comum nos suíços modernos: corda trabalha a seco, e só vai graxa brecante nas paredes do tambor (normalmente Kluber 125) e óleo grosso (normalmente HP 1300) na árvore. Só.

Para terminar, mesmo depois de tudo limpo e lubrificado, o cara meteu a máquina na almofada de couro... sujou a máquina, escorreu lubrificante... Nem acredito que o cara realmente fez isso ao invés de usar um suporte de máquinas. O suporte de máquina serve justamente para isso: para não tocar em nada.

Mas calma, não parou por aí: ele lubrificou as juntas da luneta e do fundo com silicone!!!!!! Isso não existe! Se a junta não se mexe, ela não recebe lubrificação. Esse silicone só vai vazar daí e engordurar o vidro e o mostrador, cedo ou tarde.

Quer dizer... isso tudo é a regra. Segue quem quer.

Desculpem os que acharam o vídeo muito legal, mas esse cara fodeu esse relógio. Será que ele presta serviço para a Christies? É isso mesmo?

Abraços!

Adriano


Adriano obrigado pela explicação direta e com palavras que consigo entender!

Depois de ler isso consigo entender o porque do preço de revisar um relógio mecânico.


Abs.

Re:Revisão de um H moser
« Resposta #11 Online: 15 Abril 2016 às 19:15:37 »
Como disse o EJR, é bom todos lerem esse topico pra parar de falar que revisão é cara, os detalhes so quem é bom faz corretamente ( e acredite, são poucos no Brasil).
Conheçam seu serviço de manutenção.
Abraço
Abraço

Pedro

Re:Revisão de um H moser
« Resposta #12 Online: 15 Abril 2016 às 19:57:38 »
Post muito bom, aprendi mais um pouco.
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Revisão de um H moser
« Resposta #13 Online: 16 Abril 2016 às 21:52:07 »
Digo mais: essa lubrificação toda errada é que gera a lenda de que o relógio "amacia" depois da revisão. Isso é outra coisa que não existe em relógio moderno. Limpou, tá limpo. Lubrificou, tá lubrificado. Isso não muda em dias, semanas ou meses. Se você tem uma flutuação de precisão em questão de dias, algo está errado. E normalmente a resposta está aí: lubrificaçãp mal feita/errada. Ela fica no lugar por uns dias, depois se espalha, sai de onde devia ao longo dos dias e a amplitude vai mudando, e a marcha idem. Depois que tudo espalhou tudo que tinha para espalhar, estabiliza. E aí dizem qie "amaciou" depois da revisão. Não existe isso para relógio moderno/bom/em bom estado. Em máquinas muito antigas, ou muito gastas, pode fazer algum sentido. Caso contrário, revisou (corretamente) e testou, o resultado vai se manter tranquilamente o mesmo por muitos meses, ou alguns anos.

Abraços!

Adriano

Re:Revisão de um H moser
« Resposta #14 Online: 16 Abril 2016 às 23:00:47 »
Adriano, não sei de onde você é, mas ja ouvi falar de casos que existe profissional de manutenção em Brasilia que faz serviços pra Rolex e Omega e que não lubrifica corretamente, causando esse efeito de "amaciamento". Você acha que pode proceder?
Um amigo meu fez um serviço em uma determinada revendedora Rolex e verificou esse serviço mal feito depois de 3 dias, foi la reclamar e refizeram o serviço sem admitir o erro.
Abraço

Pedro

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Revisão de um H moser
« Resposta #15 Online: 17 Abril 2016 às 01:00:33 »
Em um relógio moderno, sem desgastes, e corretamente lubrificado, tanto do ponto de vista da localização e quantidade da lubrificação como do uso dos lubrificantes e fixadores corretos, não há nenhuma razão para o desempenho dele mudar em questão de dias ou semanas. A lubrificação correta serve justamente para isso, para que ela se mantenha inalterada.

A principal causa dessa variação em poucos dias é especificamente a lubrificação do escapamento. Especialmente se estivermos falando de qualquer coisa com mais de 21.600 a/h. Sem lubrificante e fixador correto, e deposição absolutamente correta deles, o deslocamento é certo e a alteração do atrito nele idem. Aí a amplitude cai, marcha muda... em questão de dias.

E há quem ache isso "normal", ou "esperado". É a mesma coisa que dizer que todo o tempo que o relojoeiro perde regulando e ajustando um relógio depois da revisão é pura perda de tempo, já que dali uns dias estará tudo diferente. Não faz o menor sentido, é absurdo.

Abraços!

Adriano


Re:Revisão de um H moser
« Resposta #16 Online: 17 Abril 2016 às 11:32:40 »
Obrigado, ficou mais claro ainda.
Abraço

Pedro

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Revisão de um H moser
« Resposta #17 Online: 17 Abril 2016 às 16:36:53 »
E para finalizar, não acho que fazer uma revisão bem feita seja motivo para cobrar caro. Lubrificar corretamenta custa a mesma coisa que lubrificar errado. Fazer bem feito toma o mesmo tempo que fazer mal feito. O qur encarece uma revisão são outros "n" motivos. Agora, quem cobra caro, não pode se dar ao "luxo" de cometer erros dessa gravidade.

Abraços!

Adriano