Um artigo do Hodinkee que traz os contrassensos dos leilões

  • 8 Respostas
  • 2269 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Um artigo do Hodinkee que traz os contrassensos dos leilões
« Online: 29 Abril 2016 às 16:46:19 »
Ora pois, haverá um leilão em alguns dias nos quais relógios de bolso históricos serão oferecidos. Vejam só. Há um cronômetro de bolso com escapamento detent feito por Earnshaw, cuja importância histórica é indiscutível: ele criou o modelo de escapamento de cronômetro que se tornou o padrão por quase dois séculos... Estimativa de preço? Bem, não paga um relógio de pulso médio atualmente.

Mas não só... Na época que Daniels estava vivo, havia um relojoeiro que se igualava a ele, o Derek Pratt, que já discutimos aqui. Fazia tudo à mão, demorava séculos para produzir, individualmente, cada relógio e... Enfim, um relógio do Pratt é a mesma coisa do que algo feito por Daniels, muito embora este tenha mais nome.

Preço? Well.

Aí você vê a estimativa de um Daytona, um troço que foi produzido às dezenas de milhares, totalmente feito por máquinas... E não entende nada.


Sobre Earnshaw, indico um texto meu:

http://relogiosmecanicos.com.br/curiosidades/o-escapamento-de-cronometro/

E o artigo do Hodinkee

https://www.hodinkee.com/articles/seven-pocket-watches-that-will-make-you-forget-wristwatches

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Re:Um artigo do Hodinkee que traz os contrassensos dos leilões
« Resposta #1 Online: 29 Abril 2016 às 17:53:04 »
Realmente não faz o menor sentido...... vai entender este tal deste mercado. mas como dizem por aí, "o mercado é soberano".......

abraços
Membro do RedBarBrazil

*

Offline JuniorCPE

  • ****
  • 271
  • Sem vontade não há caminho.
    • Ver perfil
Re:Um artigo do Hodinkee que traz os contrassensos dos leilões
« Resposta #2 Online: 29 Abril 2016 às 18:32:25 »
Quem cria o mercado são os fabricantes. Se acham quem paga o que pedem, o mercado se sustenta. Então a culpa não é do mercado. O problema somos 'nózes' mesmo.
Mais vale um no pulso, que o dinheiro na poupança.

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Um artigo do Hodinkee que traz os contrassensos dos leilões
« Resposta #3 Online: 29 Abril 2016 às 19:22:45 »
Num tópico que Flávio postou esses dias, fiz uma teorização (ou digressão, se quiserem) sobre as razões de a indústria relojoeira suíça estar perdendo vendas.

Disse que o mote, para os capitães, era algo como "tem sempre alguém disposto a pagar qualquer preço". Lei da oferta e da procura? Não. Pura e reles malandragem de quem vende e inconseqüência de quem compra.

Assim nascem as distorções. Aliás, Andy Warhol previu isso ao fazer quadros com rótulos das sopas Campbell's e fotos da Marilyn Monroe. Sabia que um bobo compraria aquilo e daria status de obra de arte.

E gargalhou no final.

Dic

Re:Um artigo do Hodinkee que traz os contrassensos dos leilões
« Resposta #4 Online: 29 Abril 2016 às 19:46:17 »
O mercado da arte é "sem leis, sem explicação, sem comparação" dizia um antigo chefe meu.
Um dia eu quis uma explicação e ele disse que "nem tudo esta em Economics 101".
Abraço

Pedro

Re:Um artigo do Hodinkee que traz os contrassensos dos leilões
« Resposta #5 Online: 29 Abril 2016 às 20:53:32 »
Ué quando esta caro, reclamam.

Quando esta barato, também reclamam!

Vai entender! ??? ???

*

Offline mmmcosta

  • *****
  • 1.939
    • Ver perfil
Re:Um artigo do Hodinkee que traz os contrassensos dos leilões
« Resposta #6 Online: 29 Abril 2016 às 22:48:21 »
Assim nascem as distorções. Aliás, Andy Warhol previu isso ao fazer quadros com rótulos das sopas Campbell's e fotos da Marilyn Monroe. Sabia que um bobo compraria aquilo e daria status de obra de arte.

E gargalhou no final.

Dic

Eu não poderia concordar mais, Dic.

Em janeiro estive pela 1a vez em NYC e peguei a maior nevasca a cair sobre a Grande Maçã desde 1869. Maravilhoso!

https://youtu.be/zgtUIX8norE

O único porém é que no sábado, dia da nevasca, o Metropolitan fechou mais cedo. Voltei no dia seguinte, mas muitos funcionários não puderam ir trabalhar por causa do "day after". Passei apenas cinco dias na cidade, mas fiz questão de voltar na segunda pra ver as obras de Rembrandt, inacessíveis nos dias anteriores.

Não tenho nenhuma formação em ou estudo da arte, mas sei reconhecer o que há de melhor, coisa de quem gosta da relojoaria mecânica. Visitei em 2008 uma exposição de Warhol. Muito divertida, mas só. Arrisco, inclusive, a dizer que daqui 100 anos, quando a "arte" pop for velha, Warhol não valerá muito, enquanto os grandes mestres continuarão reverenciados. É uma simples questão de moda, onda, versus clássico.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
« Última modificação: 29 Abril 2016 às 22:52:17 por mmmcosta »
Marcelo

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Um artigo do Hodinkee que traz os contrassensos dos leilões
« Resposta #7 Online: 30 Abril 2016 às 00:14:07 »
O mais legal é que quando o Hodinkee fala, é sensatez. Quando eu falei a mesma coisa aqui - algumas vezes, sobre relógios feitos aos bilhões e ficaram caro porque alguém usou, ou porque viraram uma bola de ferrugem podre - alguns, incluindo experientes, sujeriram que eu era um tolo. Alguns beiraram zombar do que eu falei.

Whatever...

Abraços!

Adriano

Re:Um artigo do Hodinkee que traz os contrassensos dos leilões
« Resposta #8 Online: 01 Maio 2016 às 19:34:14 »
Quem cria o mercado são os fabricantes. Se acham quem paga o que pedem, o mercado se sustenta. Então a culpa não é do mercado. O problema somos 'nózes' mesmo.
[/quote

|+1
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!