VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui

  • 2409 Respostas
  • 564904 Visualizações
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1120 Online: 31 Outubro 2017 às 11:17:28 »
Wyler-Vetta Incaflex cal. ETA 1132, anos 60.

*

Enéias

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1121 Online: 31 Outubro 2017 às 12:09:39 »
Sua coleção de relógios vintages está de parabéns... Deixa eu perguntar esse relógio você levou para restaurar o "mostrador" ou já comprou restaurado?
Este já comprei restaurado, mas a maioria eu pedi para o relojoeiro levar para restauração na antiga Sarica (que está de volta com outro nome e com outra equipe).

Eu tenho uma filosofia: relógio para USO tem que ser bonito. Por isso tenho muitos relógios simples com mostrador restaurado.

*

Enéias

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1122 Online: 31 Outubro 2017 às 12:10:48 »
Wyler-Vetta Incaflex cal. ETA 1132, anos 60.

Elvis,

Você usaria relógio com mostrador restaurado? Claro que alguns não devemos restaurar, pois são de grande valor, mas os simples, de uso, você o faria?

*

Enéias

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1123 Online: 31 Outubro 2017 às 12:11:31 »
Wyler-Vetta Incaflex cal. ETA 1132, anos 60.


Elvis,

Você usaria relógio com mostrador restaurado? Claro que alguns não devemos restaurar, pois são de grande valor, mas os simples, de uso, você o faria?

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1124 Online: 31 Outubro 2017 às 13:06:52 »
Ficou muito bom a restauração do relógio Zodiac... tenho alguns relógios antigos que quero restaurar o mostrador.

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1125 Online: 31 Outubro 2017 às 14:25:27 »

Elvis,

Você usaria relógio com mostrador restaurado? Claro que alguns não devemos restaurar, pois são de grande valor, mas os simples, de uso, você o faria?

Dificilmente, creio eu... Tenho preferência por relógios tão originais quanto possível. Justo por isso, tenho bastante cuidado ao escolher peças para minha coleção. Procuro certo equilíbrio entre bom estado de conservação e existência de marcas do tempo. Uma bela pátina para mim confere personalidade e unicidade a um relógio, coisa que uma restauração poria a perder. Além disso, tendo a apreciar muito mais um relógio que manteve boa parte de sua beleza original, se não toda, a despeito dos ultrajes do tempo e dos rigores do uso: isso testemunha a excelência de seu fabrico e o cuidado de seu antigo mestre, qualidades que não deveriam ser subestimadas neste mundo volátil, no qual não se fazem mais coisas para durar e em que as próprias pessoas se descartam mutuamente.

Outro aspecto que me parece relevante é que muitas restaurações são realizadas incorretamente ou de forma não muito fiel aos códigos de estilo adotados por certa marca em determinada época: tenho observado mostradores apresentando incorreções em fontes, logotipos e no posicionamento de algumas informações, como a de procedência suíça. Cores e texturas de mostradores e até mesmo o traçado da trilha de minutos, feito de maneira grosseira às vezes, denunciam trabalhos de má qualidade. Em vista disso, prefiro evitar as restaurações. Acaba-se com uma peça que é na verdade um simulacro de relógio vintage, não a coisa em si.

Muitos mencionam o problema do valor de revenda de uma peça restaurada, que pode cair consideravelmente no mercado de colecionismo. Não costumo me preocupar com isso porque nunca compro relógios como forma de investimento. Os que tenho, pretendo manter em minha coleção por tempo indeterminado.

Nada obstante, costumo tolerar certos detalhes não originais, como coroas, pulseiras e fivelas, que são itens sujeitos a intenso desgaste e que normalmente têm de ser periodicamente substituídos.


*

Enéias

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1126 Online: 31 Outubro 2017 às 14:33:12 »
Na realidade o Elvis é colecionador NATO. Assim sendo é colecionador e apreciador. Eu creio que preencho os requisitos mínimos, isto é, apenas aprecio. Claro que existem relógios que não enviei nem enviarei para restauração de mostrador, mas não curto usar. Apenas possuir, o que é meio esquisito, confesso. Houve tempo em que achava charmoso usar um relógio com o mostrador bem envelhecido. Eu contava histórias sobre isso. Hoje não mais.

Verdade que as restaurações fugiram muito do controle. Já vi gente "bolando" um tipo de mostrador para determinado modelo. Especialmente OMEGA ESTRELA VERMELHA, que só o são no mostrador recuperado.

*

Enéias

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1127 Online: 31 Outubro 2017 às 19:09:33 »
Este ficou engavetado pelo antigo dono.


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


*

Offline Dalll

  • ****
  • 428
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1128 Online: 31 Outubro 2017 às 20:41:28 »
Velhinho automático e “mirradinho” por aqui !






Sent from my iPad using Tapatalk

*

Enéias

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1129 Online: 31 Outubro 2017 às 21:34:58 »
Este Cosmos usa qual mecanismo Dalll?

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1130 Online: 31 Outubro 2017 às 23:04:52 »
Essa semana com um Seiko TV 6119-5000.
Um mês mais velho que eu.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1131 Online: 01 Novembro 2017 às 11:16:02 »
West End Keepsake Prima, calibre FHF 684. Final dos anos 60/começo dos anos 70.

*

Offline Hendry

  • *****
  • 964
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1132 Online: 01 Novembro 2017 às 11:26:42 »
Uma pena que não tenho um relógio à altura deste do vinil!
O Lessa poderia contribuir melhor!

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk


Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1133 Online: 01 Novembro 2017 às 11:39:32 »
Velhinho xodózinho...

Omega 30T2 by robsonxavier, on Flickr

Abs,

*

Enéias

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1134 Online: 01 Novembro 2017 às 11:45:27 »
West End Keepsake Prima, calibre FHF 684. Final dos anos 60/começo dos anos 70.

Lindo relógio. Mostrador maravilhoso.

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1135 Online: 01 Novembro 2017 às 14:35:34 »
Lindo relógio. Mostrador maravilhoso.

Não é? Esse, foi uma sorte ter achado, ainda mais nesse estado. Fazia tempo que queria um desses exemplares com mostrador preto em estilo militar e com ponteiros tipo catedral. E a pátina do bicho está linda...

*

Enéias

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1136 Online: 01 Novembro 2017 às 16:43:50 »
Interessante é que até onde vi o movimento é próprio. Fabricado a partir de 1965.


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


*

Enéias

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1137 Online: 01 Novembro 2017 às 17:11:12 »
AURORA À CORDA MANUAL. 15 RUBIS. NÃO CONSEGUI IDENTIFICAR ESTE MOVIMENTO. ALGUÉM O CONHECE? ELE É PEQUENO. CERCA DE 18 MM NUMA CAIXA GRANDE. ESTÁ IMPECÁVEL.



Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

« Última modificação: 01 Novembro 2017 às 17:38:19 por Enéias »

*

Offline Dalll

  • ****
  • 428
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1138 Online: 01 Novembro 2017 às 20:29:23 »
Este Cosmos usa qual mecanismo Dalll?

Não sei.... rs pelo movimento do ponteiro, tem uma frequência baixa.


Sent from my iPad using Tapatalk

*

Enéias

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1139 Online: 01 Novembro 2017 às 22:14:58 »
Dois relógios com o tanque de guerra...


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk