Cambio rapido ou Quick set no Calendario

  • 20 Respostas
  • 9456 Visualizações
*

Offline Tomas

  • *****
  • 568
  • Ponteiros que marcão momentos bons da vida.
    • Ver perfil
Cambio rapido ou Quick set no Calendario
« Online: 18 Novembro 2008 às 11:10:21 »

    Pessoal eu sempre tento entender isso mas tem gente que faz confusão ainda, e me desculpe se for um assunto já citado.
   
    Nos Rolexs falam de cambio rapido que é voltar para 23:00 manualmente e avançar para mudar a data (acertar a data)  (isso não seria quick set), agora sei que por exemplo Vacheron Constantin ao chegar 0:05 muda o calendario que o olho humano nem percebe isso não seria cambio rapido? já no Rolexs a maioria dos relogios  são lento. ;D  ;D .

obrigado e abraços, Tomas  ;)
abraços Tomas.

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Cambio rapido ou Quick set no Calendario
« Resposta #1 Online: 18 Novembro 2008 às 11:59:02 »
Tomas, Bom Dia !

O que entendo como câmbio rápido são aqueles relógios que possuem um estágio na corôa, exclusivamente, para acerto do calendário ... de forma que a operação de acerto de data seja direta ou, até mesmo, aqueles relógios que possuem um ponsoir(botão) somente para este acerto, como é o caso de vários Orients  ! ;)

Qualquer outro sistema em que seja necessário movimentar os ponteiros para acertar o calendário, para mim é câmbio lento ou "semi-lento" ;D !

Explico o "semi-lento"(esta é uma denominação minha não creio que exista oficialmente) ... É que em alguns relógios podemos usar o esquema de:

Após passada a meia-noite e o calendário mudar de data ... podemos retroceder os ponteiros até por volta das 20:30 e então novamente movê-los no sentido horário e passar de meia-noite para ajustar novamente o calendário ! ;)

Isto evita que vc tenha que movimentar os ponteiros por 2 voltas completas(24 horas) para que o calendário ajuste dia-a-dia. Este sim ... o sistema de câmbio lento clássico !  ;)

Se eu cometí algum engano em minha explanação, solicito a ajuda dos amigos experts no assunto  ! ;)

Obrigado e Abraços !


Marcos Lima

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Cambio rapido ou Quick set no Calendario
« Resposta #2 Online: 18 Novembro 2008 às 13:30:25 »
Salve! A explicação do amigo Marcos é a correta!

É comum confundir "câmbio rápido" com "mudança instantânea", que é quando o calendário salta praticamente em um instante quando chega a meia-noite, mas é incorreto.

Abraços!

Adriano

*

Offline Tomas

  • *****
  • 568
  • Ponteiros que marcão momentos bons da vida.
    • Ver perfil
Re: Cambio rapido ou Quick set no Calendario
« Resposta #3 Online: 18 Novembro 2008 às 13:55:35 »

   Obrigado Adriano e Marcos, foi muito simples e objetivo a explicação, mas essa mudança iinstantânea é chamada como?


valeu mesmo obrigado e abraços, Tomas :D
abraços Tomas.

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Cambio rapido ou Quick set no Calendario
« Resposta #4 Online: 18 Novembro 2008 às 19:28:34 »
Era uma dúvida que eu tinha...

Mas eu tenho um Omega DeVille de 1960 que para acertar o calendário é preciso puxar a coroa e retorná-la para posição original. A cada movimento deste o calendário muda. Este sistema como se chamaria ?

E no caso da Seiko que é preciso pressioar a coroa ? Como se chama ?

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Cambio rapido ou Quick set no Calendario
« Resposta #5 Online: 18 Novembro 2008 às 21:33:10 »
A mudança instantânea não tem nome específico; em inglês é apenas "instant change" ou "instant jump". O sistema de pressionar a coroa também não tem um nome popular. Já o sistema de puxar a coroa, como nos Omega 5xx, costuma ser chamado no jargão relojoeiro de "bombinha".

Abraços!

Adriano

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Cambio rapido ou Quick set no Calendario
« Resposta #6 Online: 18 Novembro 2008 às 22:24:37 »
Adriano, Obrigado !!!

Bombinha, este é o nome !!
E neste Omega eu até evito acertar o calendário para reduzir o desgaste.
A propósito, raramente eu acerto os calendários para evitar desgaste.

*

Offline Tomas

  • *****
  • 568
  • Ponteiros que marcão momentos bons da vida.
    • Ver perfil
Re: Cambio rapido ou Quick set no Calendario
« Resposta #7 Online: 19 Novembro 2008 às 08:42:59 »

   Valeu Adriano mais uma vez,

abraços, Tomas
abraços Tomas.

*

Enéias

Re:Cambio rapido ou Quick set no Calendario
« Resposta #8 Online: 20 Outubro 2017 às 19:08:28 »
Voltando no tempo:

Hoje com um Rolex que requer o giro de 24 horas. Câmbio lento clássico.

*

Enéias

Re:Cambio rapido ou Quick set no Calendario
« Resposta #9 Online: 20 Outubro 2017 às 19:12:52 »
Este


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


*

GuilhermeAzeredo

Re:Cambio rapido ou Quick set no Calendario
« Resposta #10 Online: 21 Outubro 2017 às 10:47:53 »
Aproveitando o gancho do amigo Enéias, os relógios com o dito câmbio lento, o fato de se ajustar a dada constantemente, isto é, sempre que se utiliza o relógio, gera um desgaste excessivo na coroa e seus componentes? Ou estes são dimensionados para tanto?

Abraços!

*

Enéias

Re:Cambio rapido ou Quick set no Calendario
« Resposta #11 Online: 21 Outubro 2017 às 11:45:36 »
Aproveitando o gancho do amigo Enéias, os relógios com o dito câmbio lento, o fato de se ajustar a dada constantemente, isto é, sempre que se utiliza o relógio, gera um desgaste excessivo na coroa e seus componentes? Ou estes são dimensionados para tanto?

Abraços!

Sim. Dimensionados. De qualquer maneira, em caso de desgaste, é de fácil solução.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re:Cambio rapido ou Quick set no Calendario
« Resposta #12 Online: 21 Outubro 2017 às 11:59:38 »
Fora do tópico mas no tópico. Olha, eu tenho pânico de câmbio lento, mas há algo pior: os câmbios lentos e de passo em hora e hora como Rolex GMT e omegas novos. Não bastasse a aporrinhação, quebram. Os Rolex muito de vez em quando, mas os Omega? Eu acredito sinceramente que exista um erro de projeto nos Omega, porque só entre conhecidos uns 3 já quebraram o maldito mecanismo de câmbio dos ponteiros. Detalhe: a Omega divulgou algo aos clientes sobre isso? Claro que não. E se um troço desse quebra fora da garantia? Eu, por exemplo, só tenho usado meu Omega com 8500 próximo das datas que já estão no mostrador, mas isso é paleativo: a tensão a qual a mola é submetida é a mesma, seja numa mudança normal ou através da coroa. Mas o seguro morreu de velho e a cada clique do ponteiro eu rezo: por favor, não quebre, por favor nao quebre...

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk


*

GuilhermeAzeredo

Re:Cambio rapido ou Quick set no Calendario
« Resposta #13 Online: 21 Outubro 2017 às 12:17:03 »
Obrigado, Enéias!!

Abraços!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Cambio rapido ou Quick set no Calendario
« Resposta #14 Online: 23 Outubro 2017 às 11:38:19 »
Sim. Dimensionados. De qualquer maneira, em caso de desgaste, é de fácil solução.

Na verdade, não são dimensionados não. São iguais ao de um mecanismo sem calendário. É comum relógios sem sistema de ajuste do calendário pela coroa estarem com desgaste excessivo na chaussé, de tanto os ponteiros terem sido movidos rapidamente para frente e para trás ao longo dos anos, frequentemente sem manutenção adequada... E essas peças são idênticas as das mesmas versões de mecanismo que não possuem calendário.

E a solução eu diria que é medianamente fácil. O desgaste pode ocorrem tanto na chaussé como no tubo de centro. O ideal é a troca da chaussé, mas ela pode não ser fácil de achar para mecanismos antigos. Então pode ser aumentada a sua pressão para compensar o desgaste. Não é o ideal, mas também não é uma "gambiarra". É uma solução praticável, e inclusive há uma ferramenta especialmente projetada para isso.

Abraços!

Adriano

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Cambio rapido ou Quick set no Calendario
« Resposta #15 Online: 23 Outubro 2017 às 11:43:24 »
Fora do tópico mas no tópico. Olha, eu tenho pânico de câmbio lento, mas há algo pior: os câmbios lentos e de passo em hora e hora como Rolex GMT e omegas novos. Não bastasse a aporrinhação, quebram. Os Rolex muito de vez em quando, mas os Omega? Eu acredito sinceramente que exista um erro de projeto nos Omega, porque só entre conhecidos uns 3 já quebraram o maldito mecanismo de câmbio dos ponteiros. Detalhe: a Omega divulgou algo aos clientes sobre isso? Claro que não. E se um troço desse quebra fora da garantia? Eu, por exemplo, só tenho usado meu Omega com 8500 próximo das datas que já estão no mostrador, mas isso é paleativo: a tensão a qual a mola é submetida é a mesma, seja numa mudança normal ou através da coroa. Mas o seguro morreu de velho e a cada clique do ponteiro eu rezo: por favor, não quebre, por favor nao quebre...

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk

A título de curiosidade, a ETA usa esses sistema em seus cronógrafos a quartzo, calibres 251.xxx, há uns 25 anos. Talvez 30. "Rarississíssimo" dar defeito nessa roda... Logo, no meu entender, o problema não é o sistema.

Abraços!

Adriano

*

Enéias

Re:Cambio rapido ou Quick set no Calendario
« Resposta #16 Online: 23 Outubro 2017 às 12:00:30 »
Sabem o que estou fazendo com os de câmbio lento? Testo para ver se está funcionando. Se a data estiver muito longe eu uso assim mesmo. Usei um relógio no dia 21 com data do dia 5. Chato demais. Por isso gosto do meu Rolex Air King. Não tem data.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re:Cambio rapido ou Quick set no Calendario
« Resposta #17 Online: 23 Outubro 2017 às 13:57:48 »
A título de curiosidade, a ETA usa esses sistema em seus cronógrafos a quartzo, calibres 251.xxx, há uns 25 anos. Talvez 30. "Rarississíssimo" dar defeito nessa roda... Logo, no meu entender, o problema não é o sistema.

Abraços!

Adriano


Tá, no a quartzo pode ser rarisssssssisssimo, mas nos 8500, o que tem visto na autorizada? Digo isso porque aqui no fórum, que eu tenho conhecimento, já foram 3... Tudo bem, se esses 3 houverem sido os únicos numa produção de milhões, o mecanismo é confiável. Mas é muita coincidência relógios de pessoas próximas apresentarem o mesmo defeito. E um deles, após troca da peça, apresentou o mesmo problema alguns meses depois... Repito: não tenho dados estatísticos para dizer se estão quebrando excessivamente, mas quebram... E convenhamos, uma pessoa que paga 15 mil reais ou mais num relógio não quer que este apresente defeitos em nenhum momento da sua vida útil, quanto mais na garantia... Todos esses relógios que deram defeito, pertencentes a colegas foristas, quebraram com pouquíssimo tempo de uso. Eu sequer posso dizer que foi mal uso.


Flávio

*

GuilhermeAzeredo

Re:Cambio rapido ou Quick set no Calendario
« Resposta #18 Online: 23 Outubro 2017 às 15:01:30 »
Obrigado pelos esclarecimentos, Adriano!!

Abraços!

Re:Cambio rapido ou Quick set no Calendario
« Resposta #19 Online: 26 Outubro 2017 às 09:04:01 »
Quebra mesmo, eu também conheço alguns.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.