Menu principal

Novo texto de minha autoria no site principal: Huygens vs Hooke

Iniciado por admin, 15 Agosto 2016 às 11:03:38

tópico anterior - próximo tópico

flávio

A ideia deste texto surgiu após ler um artigo sobre o uso do silício nos relógios da Patek. Pensei, então, em escrever um texto técnico abordando a evolução da espiral e do balanço e sentei para estudar. Enquanto adquiria bagagem para redigir um texto técnico, deparei-me com a história dos personagens que criaram o sistema e mudei completamente o foco do meu estudo. Espero que gostem. Irão notar que minha abordagem da história tornou-se um tanto quanto parcial, ao contrário da maioria dos escritores que já abordaram o tema. Foi inevitável, pois acho que uma parte envolvida acabou injustiçada...

Enfim, espero que gostem do texto, aguardo comentários!

Não preciso alertá-los que meus textos "formais" costumam ser densos e longos. Este não é diferente e, portanto, terão que separar um tempinho para ler tudo.

http://relogiosmecanicos.com.br/curiosidades/robert-hook-christiaan-huygens-e-a-invencao-da-espiral/

Matt5

Incrível! Os textos são tão bons de devorar que parecem curtos demais.

Uma bela história, cheia de reviravoltas. Daria um excelente filme.

Parabéns, Flavio.
Abraço.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

FPiccinin

Seedorf

Excelente o texto!!! um texto com emoção e informação!!
Flavio muito obrigado por sua dedicação e tempo dedicado ao seu "hobby" e ao FRM!!!

Marcos David

"O mundo intriga-me. Não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro." ― William Paley

edson rangel

FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

jfestrelabr

Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

TUZ40

Parabéns Patrão!

Seus textos são, em parte, o que conferem uma identidade ao FRM.

Fazem falta, esperamos uma nova leva para enriquecer mais ainda nossas experiencias por aqui.

Abs!!!
"All your base are belong to us"

JrMachine

Parabéns Flavio !!

Muito bom termos um grande conhecedor que se dedica ao forum e compartilha esses conhecimentos. Tenho aprendido bastante por aqui, e até mudando, ou melhor,  refinando, meu gosto pelos relógios.  ;)

Abraço

Junior

Davi-RJ

Excelente texto, Flávio.

A propósito, o ambiente relojoeiro no Reino Unido nunca foi fácil. O Harrison também teve dificuldade em pegar o prêmio do H4 e foi sacaneado quando disse que faria um relógio de pêndulo que teria um desvio de menos de 1 segundo em 100 dias.

Um abraço,
Davi

Alberto Ferreira

Bom dia a todos!

Pois é...
Para variar, um belíssimo e, se me permitem dizer, um "focado" e muito pertinente texto.

Desnecessário dizer,... Mas eu digo...  ;)
O foco na História é muito importante, ou é o mais importante.

Valeu!
8)

Alberto

ogum777

ÓTIMO TEXTO!

é sempre bom ler sobre a história de uma tecnologia. hoje relógios mecânicos estão superados enquanto ferramentas, sobrevivem em razão dos nossos caprichos, mas é sempre bom entender o desenvolvimento das tecnologias, até em razão das suas necessidades.

afinal, o problema da longitude era realmente um problemão antigamente.

Wadley

Wadley

Paulo Sergio

Excelente amigo Flávio!!!
Parabéns pelo texto e por ter esse espírito mantido, que é o de nos brindar com
conhecimentos dessas nossas pequenas paixões!!!
E obrigado!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Edgar

Citação de: Alberto Ferreira online 16 Agosto 2016 às 12:34:39
Bom dia a todos!

Pois é...
Para variar, um belíssimo e, se me permitem dizer, um "focado" e muito pertinente texto.

Desnecessário dizer,... Mas eu digo...  ;)
O foco na História é muito importante, ou é o mais importante.

Valeu!
8)

.... é estudando o passado que conseguiremos entender o presente e o futuro!

Abraços e Valeu!

Edgar

Alberto
Escolha o caminho do meio!

flávio

O foco na História é o mais importante e, apesar de escrever todos os dias para o fórum, coisas rápidas, comentários de sites gringos, etc, fazia tempo que não redigia algo formal. Fato é que a história da horometria foi o que me fez inicialmente criar o site "mãe" e continuar a gostar de relógios, no seu amplo aspecto, por tanto tempo. Os relógios - os bens em si - há muito não me despertam muita atenção, sobretudo em virtude do atual mercado, com seus preços absurdos, impossíveis de serem justificados sob qualquer ponto de vista, assim como a manutenção dos objetos. Já me disseram que eu não deveria criticar tanto o mercado, sendo o "dono" de um site que busca incentivar o gosto pela horometria, mas não há como... Talvez por não ser patrocinado por ninguém, como os blogs gringos são, eu me sinta tão à vontade em esculhambar tudo e todos. Temos que dar a César o que é de César e a indústria atual, com sua impessoalidade e preços surreais, merece severas críticas.

Mas o distanciamento dos relógios em si fez com que eu retornasse aos livros. E o conhecimento adquirido em livros é eterno... Portanto, hoje - como nos primórdios - , tenho muito, mas muito mais tesão em digerir um livro sobre relojoaria e aprender com ele do que ter um relógio. Meu último relógio comprado - um Zenith El Primero - me deu aquele "boost" de satisfação por alguns dias. Depois? Fiz igual a uma criança que joga seu brinquedo para o canto... Ler, refletir e terminar um livro ou artigo sobre relojoaria, que me abre novos horizontes? Não tem preço e a satisfação dura para sempre...

Enfim...

Ah! Descobri um documentário, infelizmente só em inglês, sobre o Hooke no Youtube. Vale a pena assistir:

https://www.youtube.com/watch?v=ztMZLdRNTok

Flávio

Vargas

Sem duvida Flavio, conhecimento não se perde ou rouba...Muito bom poder dividir conosco.

By the way, bom artigo.

Abs.

flávio

Indico mais um documentário, no qual Hooke é apenas secundário (mas tratado de forma não tão gloriosa...):

Quando o Conhecimento Venceu o Medo, episódio 3 da série Cosmos

https://vimeo.com/180635930

Nessa versão está dublado. Pode ser visto no original em HD no Netflix

Flávio

flávio

flávio