Vocês ainda colecionam relógios mecânicos ?

  • 61 Respostas
  • 16291 Visualizações
*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Vocês ainda colecionam relógios mecânicos ?
« Online: 26 Agosto 2016 às 14:23:46 »
Caros,

Estou meio de saco cheio...
Eu amo os relógios mecânicos, admiro a tecnologia, engenharia...

Mas as revisões ficaram caríssimas. Nem culpo os relojoeiros, o problema é escassez no mercado, aumento de custos...
Para colecionadores como eu que ficamos a cada 5-8 anos fazendo revisões ficou inviável...

Ninguém reforma mais mostrador no Brasil...
Não vale a pena ficar comprando vintages para reformar como antigamente, isso virou dor de cabeça...

Não estou achando relojoeiro aqui em Curitiba onde moro atualmente ...

Eu gosto de ter vários relógios, Seikos, Orient's  mas pensando bem é melhor reduzir a coleção e ficar com alguns Omegas...

Recentemente só tenho comprado Quartz, muito mais práticos, mais baratos.  E a durabilidade.... tenho Tissot quartz que está fazendo 20 anos...

E vocês como estão pensando a respeito ?
Sei que o Flavio já chutou o pau da barraca !

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Vocês ainda colecionam relógios mecânicos ?
« Resposta #1 Online: 26 Agosto 2016 às 14:33:54 »
Não mais coleciono, mas por mais paradoxal que possa parecer, isso me levou de volta às origens, a "bunda na cadeira", a leitura de assuntos relacionados à relojoaria com mais intensidade. Então, posso dizer que meu tesão pela relojoaria não diminuiu, pelo contrário, mas pelos relógios sim.

Flávio



*

vinniearques

Re:Vocês ainda colecionam relógios mecânicos ?
« Resposta #2 Online: 26 Agosto 2016 às 14:37:00 »
Eu estou de saco cheio tambem.

Faz tempo que não compro nada, nem vitrine olho mais, e não tem nenhum relogio hoje que gostaria de comprar.

O que me mantem ainda "por dentro" do assunto são as amizades, já que diariamente falo com pelo menos 20 amigos sobre o tema e sobre outras coisas, então só não joguei de vez a toalha por conta das amizades.

Mas fora do bate papo diario nem site sobre o tema eu abro mais.

*

Alberto Ferreira

Re:Vocês ainda colecionam relógios mecânicos ?
« Resposta #3 Online: 26 Agosto 2016 às 14:45:37 »
Boa tarde!

Pois é, mas eu vou dar uma "nota" contrária...
Não tão desanimada (me perdoe o termo), ou "desanimante" (palavra inventada por mim e, pior ainda, imprecisa...  :-X)

Tudo bem, são argumentos, e tal...

Mas eu prefiro pensar que o gosto pela coisa pode e deve superar estas situações e até mesmo os eventuais sentimentos, que por aí, e por aqui, nos assolam.


E, numa brincadeira séria, eu diria...
Pois é...
Mas de "tristezas", ou de triste...
...nós já temos as notícias da TV e da Política.

Abraços a todos, e em especial aos que ainda mantêm a velha chama.
Bruxuleante, mas acesa.

E eu ainda acredito que nós não precisamos que a assopremos.  ;D
 ;)

Alberto

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re:Vocês ainda colecionam relógios mecânicos ?
« Resposta #4 Online: 26 Agosto 2016 às 14:52:55 »
sim, eu ainda os coleciono, não ando com tesão e como bom brasileiro, nao ando com caixa para novas aquisições  ;D tipo, claro que acho umas coisas muito maneiras, mas nada que tenha me tirado o sono como costumava acontecer no passado, mas continuo curtindo bastante cada um dos que eu tenho, leio sobre o assunto etc.... acho em minha humilde opinião que isso não é perder o tesão, e sim um amadurecimento sei lá.....

abraços
Membro do RedBarBrazil

*

Prieto

Re:Vocês ainda colecionam relógios mecânicos ?
« Resposta #5 Online: 26 Agosto 2016 às 15:02:38 »
Eu ainda coleciono, mas não tenho realizado novas aquisições de relógios mecânicos, o último foi um Orient quartz pra ir pra academia. Meu maior passatempo já foi garimpar relógios vintages no Mercado Livre e restaurá-los, mas como o amigo citou acima, não está fácil, principalmente em relação a mostradores. As máquinas eu normalmente consigo recuperar, mas não sei e nem tenho equipamentos para recuperação dos dials. Peças são raras e compro via encomenda por internet em fornituras conhecidas. Tento acumular o máximo e a maior variedade de peças possíveis e guardá-las adequadamente, pq sei que num futuro não muito distante não serão mais encontradas.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk


Re:Vocês ainda colecionam relógios mecânicos ?
« Resposta #6 Online: 26 Agosto 2016 às 15:44:02 »
Caros,

Aqui mais um de saco cheio. Basicamente, as consecutivas altas de preços em conjunto com as mensagens do Flávio me levaram à decisão de não comprar mais mecânicos. Aliás, aquela mensagem remetendo à reportagem da Business Insider foi matadora.

Um abraço,
Davi

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Vocês ainda colecionam relógios mecânicos ?
« Resposta #7 Online: 26 Agosto 2016 às 15:56:38 »
Devo ser o "blogueiro" (como odeio essa palavra... Lembro-me daquelas fulaninhas que mostram suas vidas na rede...) mais odiado pela indústria! hahahahahahahahha

Mas falando sério gente, há uma questão aí: o excesso de relógios com os quais lidamos. Eu, por exemplo, se pudesse voltar no tempo, não teria comprado mais do que seis relógios e, provavelmente, os teria "flipado" eventualmente para abrir espaço para outros (mas sempre mantendo uma coleção de seis). Mas lá pelas tantas cheguei ao acúmulo de uns 20 relógios e a manutenção de todos tornou-se inviável. E não há nada que me deixe "pior" do que ver um bom relógio, como alguns que tenho, jogados na gaveta porque o preço da manutenção se aproximou do próprio valor do bem. O Revue Cricket é um exemplo e, seguindo indicações de alguns, talvez o mande revisar. Não pagaria mais do que, sei lá, uns 500 contos numa revisão dele, tenho que procurar um bom independente que faça nesse preço.


Flávio

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re:Vocês ainda colecionam relógios mecânicos ?
« Resposta #8 Online: 26 Agosto 2016 às 16:28:14 »
A crise junto com a alta do dólar é um fato que desmotivou.
Acabei priorizando outras coisas.  Meu outro hobby é audio e acabei colocando mais energia nele.

Mas o que me preocupa mais é não ter quem fazer a manutenção. Não estou falando de Omega, Rolex, etc... estes tem as autorizadas. Mas o problema são os SEIKOS, Orient, vintages genéricos !!! Não vale ficar fazendo manutenção em relógio barato de USD 150...

Qual a diferença de um quartz e um mecânico no pulso ???? Nenhuma  !!! Nunca tirei meu relógio do pulso para mostrar o rotor dele funcionando !


A brincadeira acabou ! >:( ??? :P

Re:Vocês ainda colecionam relógios mecânicos ?
« Resposta #9 Online: 26 Agosto 2016 às 16:56:23 »
nao coleciono!!
juntei uma dezena que considero excelentes, uso todos! pretendo manutenir todos (num rodizio de um por ano), continuo curtindo o tema e lendo sobre.. e pretendo adquirir um ou outro modelo mas sem pressa alguma, e se possivel as custas de me desfazer tambem de um ou outro pra manter a dezena, ou melhor ainda um numero por volta de 8, que considero ideal!

*

Prieto

Re:Vocês ainda colecionam relógios mecânicos ?
« Resposta #10 Online: 26 Agosto 2016 às 16:57:35 »
Quando percebo um dos meus automáticos perdendo a precisão, já me incomodo demais.... Apesar de revisar meus próprios relógios, na maioria das vezes um bom quartzo de pulso me dá mais sensação de segurança. E com o preço de um bom mecânico se compra um quartz top de linha... E tenho 46 relógios, a maioria mecânicos pra manter... Se pudesse voltar no tempo, tb não teria adquirido tantos. Teria uma coleção menor e mais seleta.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk


*

Prieto

Re:Vocês ainda colecionam relógios mecânicos ?
« Resposta #11 Online: 26 Agosto 2016 às 17:00:40 »
A complexidade dos mecânicos me encanta, mas a precisão e resistência dos quartzo me espantam. Já sofri até acidente de moto e meu quartz lá, firme, forte, apenas com a pulseira estourada...

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk


*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Vocês ainda colecionam relógios mecânicos ?
« Resposta #12 Online: 26 Agosto 2016 às 17:01:47 »
Devo ser o "blogueiro" (como odeio essa palavra... Lembro-me daquelas fulaninhas que mostram suas vidas na rede...) mais odiado pela indústria! hahahahahahahahha...
Flávio

Mais odiado não acredito, acho que apenas o mais humilde.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Prieto

Re:Vocês ainda colecionam relógios mecânicos ?
« Resposta #13 Online: 26 Agosto 2016 às 17:02:04 »
O proprio Inox da Victorinox não teria passado em tantos testes se fosse  mecânico. É relógio pra se usar, não colecionar.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk


*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Vocês ainda colecionam relógios mecânicos ?
« Resposta #14 Online: 26 Agosto 2016 às 17:22:29 »
Boa tarde.


É a crise pesando no colecionismo kkkkkkkkk
Assim que o dólar baixar e as coisas melhorarem o consumo desenfreado volta...
Eu não estou de saco cheio não, estou segurando os cachorros para não soltar e comprar relógios à toa assim que eu puder.
Enquanto tá feia a coisa vou estudando e aperfeiçoando o meu hobby.
Só esperando a hora de ga$tar.

Abraços.

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Re:Vocês ainda colecionam relógios mecânicos ?
« Resposta #15 Online: 26 Agosto 2016 às 17:54:50 »
Nada melhor que um relógio novo, mesmo que seja usado kkk. Pena que termina que eles vão se acumulando, acumulando e viram um problema. Uma opção interessante seria a troca por outro mas infelizmente não conheço um canal confiável para isso...

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:Vocês ainda colecionam relógios mecânicos ?
« Resposta #16 Online: 26 Agosto 2016 às 18:03:19 »
#teamfalco NUNCA decepciona.  ;D ;D ;D
"All your base are belong to us"

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:Vocês ainda colecionam relógios mecânicos ?
« Resposta #17 Online: 26 Agosto 2016 às 18:05:55 »
Galera, isso é meio cíclico em coleções. As vezes rola sim o sentimento, mas depois volta com tudo.

Acho que o que mais tem pego para todos foi a diminuição do poder de fogo.

Antes era possível fazer ótimos negócios em relógios de grandes marcas, verdadeiras barganhas. Isso não existe mais.

O valores foram readequados pelas marcas, o dólar não ajudou, e não existe mais "perdido no mundo" que não sabe o que esta fazendo, qq pesquisa no google o cara levanta o que tem.

Aproveitem essa época de vacas magras para fazer como o patrão, leiam bastante, procurem entender mais do hobbie, e se atualizem dos lançamentos.
"All your base are belong to us"

Re:Vocês ainda colecionam relógios mecânicos ?
« Resposta #18 Online: 26 Agosto 2016 às 18:14:18 »
Mais odiado não acredito, acho que apenas o mais humilde.

Mehor impossivel!!!!!!


Abraço Cambada!!!!!!
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Vocês ainda colecionam relógios mecânicos ?
« Resposta #19 Online: 26 Agosto 2016 às 18:17:09 »
Eu não diria que eu perdi o tesão não, apenas não é mais o tesão de um adolescente no auge da puberdade. Tenho uma "wish list" relativamente grande ainda, e ainda vibro com uma nova aquisição, por mais raras que tenham sido nos últimos tempos, por questões financeiras mesmo.

Mas muita coisa mudou ao longo dos anos. Não tenho mais tanta necessidade de "ter". Às vezes, conhecer me basta. E muitas coisas que me faziam vibrar, hoje não fazem mais, seja porque descobri serem mais ordinárias do que eu pensava, seja porque meu "standard" se elevou.

Mas coleciono sim, ao longo dos anos, algumas decepções com o mundo da relojoaria em si. A filosofia da indústria me parece cada vez menos brilhante, meu respeito por muitas marcas despencou (ainda que por outras tenha aumentado), os produtos não me parecem mais tão bons quanto o de alguns anos atrás, e a qualidade tem sido comprometida demais para parecer "bonitinho e estiloso", para agradar um público volátil. Entre tantas outras coisas...

Tem sido cada vez mais raro um lançamento me impressionar.

Abraços!

Adriano