Relógios militares - Forças aéreas

  • 107 Respostas
  • 33226 Visualizações
Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Resposta #20 Online: 14 Setembro 2016 às 13:42:04 »
Leontap: Acho que depende de quem compra/do que a "tropa" precisa. Pra qual finalidade irá ser usado (mar, ar ou terra). Geralmente o responsavel pela compra indicará os detalhes que precisa. Acho que em algumas ocasiões da pra se usar praticamente o modelo que é vendido para civis e em outras serão feitas maiores alterações.
« Última modificação: 14 Setembro 2016 às 13:43:48 por Carbonieri »
sic transit gloria mundi

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Resposta #21 Online: 14 Setembro 2016 às 14:08:54 »
Ah, esqueci de um modelo famoso e recente cujo pedido foi especificamente feito por uma força aérea, no caso a alemã: o Tutima Nato. No início ele era aparato apenas militar, depois passou a ser vendido para o público civil.


Flávio

Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Resposta #22 Online: 09 Março 2017 às 11:06:19 »
Amigos, desculpe a ignorancia, mas o que caracteriza um Relógio militar? Pergunto porque vejo muitos modelos distintos entre si (às vezes até mesmo dentro de uma mesma marca).

Caros,

Existe uma enorme confusão neste tema.  Relógios militares de fato, sob a óptica do colecionismo e historicamente falando, são aqueles que foram "issued" (expedidos/distribuídos) pela própria instituição militar.  Tais relógios foram fruto da licitação governamental e seguem rígidas regras de projeto, que engloba desde o tamanho, cor, materiais, formato de dial, funcionalidades, etc.  Tais relógios são geralmente absolutamente espartanos e não usam materiais nobres, por questões econômicas relacionadas à guerra (por exemplo a maioria dos relógios militares da WW2 são de latão cromeado ou niquelado).

O que vemos atualmente aos montes são os fabricantes lançando relógios com características de relógios militares, e usando o marketing a seu favor, divulgando-os como militares, como apelo de venda (Hamilton, Invicta, etc e dezenas de "marcas de moda").  Relógios militares de fato não são comercializados (existem sim exceções), e chegam ao mercado depois do uso oficial pela venda em segunda mão.

Segue abaixo um exemplo genuíno de relógio militar da minha coleção (todo original, com exceção da pintura dos ponteiros que foi refeita e da pulseira "new old stock" em couro de porco), distribuído aos pilotos da Army Air Force americana durante a 2a Grande Guerra.  Notem as especificações militares no caseback, que remetem ao respectiva marca (Waltham), modelo (A11), órgão emissor (AF - Air Force), ano de emissão (44), número de série (48733), id da peça no fabricante (10616), número do pedido (W-30-053ac-1320) e número do documento da especificação militar (94-27834-B):




O ás americano, Capitão F. Christensen com seu A11 no pulso, no cockpit de um P47 Thunderbolt (as suásticas registram seus "kills"):



Abraços,

Alexandre T F
« Última modificação: 09 Março 2017 às 12:07:45 por alexandretf »
Abraços,

Alexandre T. F.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Resposta #23 Online: 09 Março 2017 às 11:48:18 »
Massa! Em resumo, existem relógios militares, ou seja, efetivamente comissionados para uso militar, e relógios com estilo militar.  Flávio

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk


Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Resposta #24 Online: 09 Março 2017 às 14:03:40 »
Massa! Em resumo, existem relógios militares, ou seja, efetivamente comissionados para uso militar, e relógios com estilo militar.  Flávio

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk

Exato Flávio.  Como exceção, para o caso que alguns colegas aqui citaram de relógios "de linha" que foram adquiridos pelo governo, marcados e distribuídos aos militares, podemos também considerá-los como relógios militares (puristas discordarão), apesar da concepção "civil" do mesmo. Estes são mais sujeitos a fraudes e falsificações infelizmente.

Ilustrando:  Apesar da incrível semelhança, e de ambos seguirem praticamente a mesma especificação militar alemã de 1938/39, um é estritamente militar e o outro deve ser considerado "estilo militar".

À esquerda o mítico cronógrafo flyback Tutima Glashutte 1941 (calibre próprio Urofa 59), concebido para ser usado pelos pilotos da Luftwaffe na 2a GG, que foi usado ostensivamente por pilotos e navegadores alemães. À direita, o cronógrafo "Hanhart 1939 Fliegerchrono Replika",  reedição muito fiel do fliegerchrono (projeto de 1939) da mesma fabricante na época da guerra, limitada a 2500 unidades.   Note a assimetria dos botões, com o botão inferior do Tutima tocando a garra, enquanto no Hanhart é o botão superior que toca a garra!



Abs

Alexandre T F
« Última modificação: 09 Março 2017 às 14:39:50 por alexandretf »
Abraços,

Alexandre T. F.

Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Resposta #25 Online: 09 Março 2017 às 14:26:12 »
Belo post alexandre
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Resposta #26 Online: 09 Março 2017 às 14:35:22 »
Belo post alexandre
:) Obrigado.

Abraços,

Alexandre T F
Abraços,

Alexandre T. F.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Resposta #27 Online: 09 Março 2017 às 15:55:40 »
Aliás, esses Hanhart reedição são bonitos demais, sobretudo aqueles monopulsantes com acionador vermelho.


Flávio

Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Resposta #28 Online: 09 Março 2017 às 16:40:16 »
Aliás, esses Hanhart reedição são bonitos demais, sobretudo aqueles monopulsantes com acionador vermelho.


Flávio

Sim!   Existe até uma lenda urbana alemã que diz que a origem dos botões vermelhos (flyback/zerar crono) é a história de que em uma noite, um piloto alemão relatou a sua namorada sobre o risco de se apertar o botão errado durante a missão.  No dia seguinte, após uma noite apaixonada de despedida com sua namorada, ele acordou pela manhã e havia um bilhete de amor ao lado do seu fliegerchrono, com o botão inferior pintado de esmalte de unha vermelho!   Há romance na guerra, apesar de tudo........

Estes novos Hanharts são todos automáticos.  O reedição limitada (da década de 90) é à corda manual, como o original, e não sei por que não vieram originalmente com o famoso botão vermelho!  Já pensei em meter um esmate de unha vermelhão no meu...hehehe.

Também havia uma versão monopusher (sensacional) desse Hanhart, réplica fiel do monopusher de 1939, famoso por ter sido o relógio do maior às da aviação de todos os tempos: Erich Hartmann, com impressionantes 352 vitórias confirmadas.




A reedição monopusher da déc. 90:


O "real deal" original da época, versão com bezel "ribbed" móvel e bezel liso e fixo:


Abraços,

Alexandre T F

« Última modificação: 09 Março 2017 às 16:58:48 por alexandretf »
Abraços,

Alexandre T. F.

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Resposta #29 Online: 09 Março 2017 às 16:49:12 »
muito legais suas informações e conhecimento alexandre.... seja bem vindo! estes hanharts pilots são muito interessantes mesmo e tem um preço bem honesto.....

abraços
Membro do RedBarBrazil

Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Resposta #30 Online: 09 Março 2017 às 16:53:00 »
muito legais suas informações e conhecimento alexandre.... seja bem vindo! estes hanharts pilots são muito interessantes mesmo e tem um preço bem honesto.....

abraços

Obrigado César....minha paixão são as velharias horológicas militares, principalmente da ww2!

abraços

Alexandre T F
Abraços,

Alexandre T. F.

Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Resposta #31 Online: 09 Março 2017 às 20:23:39 »
Caros,


Abraços,

Alexandre T F

Não poderia estar mais certo.. ótimo post!

Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Resposta #32 Online: 09 Março 2017 às 22:06:50 »
Caros,

Existe uma enorme confusão neste tema.  Relógios militares de fato, sob a óptica do colecionismo e historicamente falando, são aqueles que foram "issued" (expedidos/distribuídos) pela própria instituição militar.  Tais relógios foram fruto da licitação governamental e seguem rígidas regras de projeto, que engloba desde o tamanho, cor, materiais, formato de dial, funcionalidades, etc.  Tais relógios são geralmente absolutamente espartanos e não usam materiais nobres, por questões econômicas relacionadas à guerra (por exemplo a maioria dos relógios militares da WW2 são de latão cromeado ou niquelado).

O que vemos atualmente aos montes são os fabricantes lançando relógios com características de relógios militares, e usando o marketing a seu favor, divulgando-os como militares, como apelo de venda (Hamilton, Invicta, etc e dezenas de "marcas de moda").  Relógios militares de fato não são comercializados (existem sim exceções), e chegam ao mercado depois do uso oficial pela venda em segunda mão.

Segue abaixo um exemplo genuíno de relógio militar da minha coleção (todo original, com exceção da pintura dos ponteiros que foi refeita e da pulseira "new old stock" em couro de porco), distribuído aos pilotos da Army Air Force americana durante a 2a Grande Guerra.  Notem as especificações militares no caseback, que remetem ao respectiva marca (Waltham), modelo (A11), órgão emissor (AF - Air Force), ano de emissão (44), número de série (48733), id da peça no fabricante (10616), número do pedido (W-30-053ac-1320) e número do documento da especificação militar (94-27834-B):




O ás americano, Capitão F. Christensen com seu A11 no pulso, no cockpit de um P47 Thunderbolt (as suásticas registram seus "kills"):



Abraços,

Alexandre T F
Parabéns pelo conhecimento compartilhado!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Resposta #33 Online: 09 Março 2017 às 23:43:17 »
Alexandre, legal suas peças !!! Mostre aí sua coleção !!

Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Resposta #34 Online: 10 Março 2017 às 00:01:30 »
Alexandre, legal suas peças !!! Mostre aí sua coleção !!

Opa!  Nem todos que mostrei são meus...quem me dera!  O A11, o Tutima Glashutte 1941 (pointer bezel) e o Hanhart 1939 Replika são da minha coleção. 

Os Hanharts de época estão na minha lista de desejos!  O valor destes relógios tem alcançado cifras substanciais devido à raridade.....sobraram poucos pois a maioria foi literalmente "abatida".  Por exemplo, o Tutima Glashutte 1941 com pointer bezel (primeiras versões) são conhecidas menos de 200 peças restantes, grande parte em estado mediano ou ruim. Exemplares bem conservados tem alcançado a casa do USD 30.000 :o :o
http://www.chrono24.com/all/glashuetter-chronograph-urofa-59-1-a-vom-jagdflieger-mit-orden--id3172930.htm

Mas vou fotografar com qualidade meu pequeno acervo e postar aqui.

Grande abraço,

Alexandre T F
« Última modificação: 10 Março 2017 às 00:07:15 por alexandretf »
Abraços,

Alexandre T. F.

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Resposta #35 Online: 10 Março 2017 às 10:29:45 »
Legal, estou curioso !   E seja bem vindo !

Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Resposta #36 Online: 10 Março 2017 às 16:39:47 »
Que aula!!!
Completa surpresa saber que a Luftwaffe na 2a GG também tinha especificado outros relógios além dos B-Uhren Baumuster A e B...

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Resposta #37 Online: 10 Março 2017 às 18:39:26 »
sobre relógios militares.

há também os modelos de linha que sofrem modificações, ou apenas ganham inscrições. não lembro de exemplos nesse sentido em relógios de forças aéreais, mas lembro de relógios de mergulho. talvez omais estranho seja o que fez a Marina Militare Italiana, cujos mergulhadores por uns 10 anos usaram  simples Citizens ny0040 com alterações nas inscrições. "Marina Militare"  e 500m no dial e no verso, onde havia o 200M escreveu-se um segundo M, ficando 200MM.
fotos abaixo.


note no mergulhador militar à esquerda, no puslo, a indefectível coroa às 8 hs do ny0040.



eu não sei se o mesmo foi feito com algum relógio civil adaptado pra forças aéreas. acredito que sim, mas desconheço.

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Resposta #38 Online: 10 Março 2017 às 23:41:33 »
 Olá a todos.

   Recentemente adquiri 2 modelos que tem um vies aeronáutico, o citizen new wingman c080 e o Seiko 7T34, ambos possuem aquelas réguas de calculo para consumo de combustivel, velocidade e segundo fuso horário etc... Porém não sei se apesar de todos estes recursos estes modelos foram adotados por alguma força aérea ou mesmo por pilotos comerciais...

    Se alguém tiver alguma informação agradeço.

Abraços

*

Offline bdalla

  • ****
  • 377
    • Ver perfil
Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Resposta #39 Online: 11 Março 2017 às 08:35:52 »
Ah, esqueci de um modelo famoso e recente cujo pedido foi especificamente feito por uma força aérea, no caso a alemã: o Tutima Nato. No início ele era aparato apenas militar, depois passou a ser vendido para o público civil.


Flávio

Verdade Flavio, gosto muito do meu Nato Commando II

O valor perfeito é fazer sem testemunhas o que se faria diante de todo mundo ( La Rochefoucauld)