É interessante, mas tenho muito receio que a relação do ciclismo com o luxo deixe esse esporte que já é caro, ainda mais caro.
Abs.
Flávio
O ciclismo, pelo menos dos 90s pra cá, tem sido patrocinado por Bancos, Empresas de comunicação e Estatais; o que quero dizer: Investidores mais forte$ do ponto de vista do apelo popular (como Luxo por exemplo) dariam ainda mais exposição ao esporte, e a coisa ficaria mais cara entre os profissionais, ou seja, será mais difícil um milionário entrar no jogo, brincar um pouco e depois sair de cena, fazendo uma bagunça, deixando um monte de profissionais "a pé", como recentemente o Oleg Tinkoff fez. A coisa ficaria mais profissional, como o futebol europeu por exemplo (guardando as devidas proporções) Mas para o amador, ou para os ciclistas juniores (que almejam o profissionalismo) acho que não vai encarecer, pelo contrario, essa maior exposição tem criado vários eventos amadores, que não existiam antes, hoje pode-se conhecer muitos países através do turismo que o ciclismo tem proporcionado através de GranFondos, Le Etapes, Eroica etc... que tem colocado o ciclismo no mapa, para pessoas que antes não o conheciam como esporte. Agora... material esportivo, continuará caro, como sempre foi, em todos os esportes, independente dos patrocinadores.
Só um comentário off-topic.
Pare pessoas da minha idade, a Pinarello era a Ferrari das bikes e o Miguel Indurain o ídolo de quem curtia ciclismo.
O comentário do Flavio me fez relembrar desta época que eu sonhava em ter uma bike da marca...
Abraços
Marco Y
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O Miguel Indurain também era um dos que eu era fan na época. Eu também sou dessa época
Mas tive a oportunidade de possuir uma Pinarello nos últimos anos que corri, a minha, era como a que foi usada no Tour de 96 pelo Bjarne Riis, porém com cor amarelo fluorescente.
Hoje rodo de Specialized, boa bike, mas não tem "aquele charme", e eu não gosto do visual de quadro Sloping
Se for para relembrar os clássicos, também fico com Colnago - e claro, com grupo e rodas Campagnolo
+1
Sou Fan da Colnago, essa é a Ferrari das bikes; é o meu Grail, uma Colnago fabricada na Itália com geometria tradicional (como as bikes que usei no passado)
Contudo, porém, no entanto... Nem mesmo as Pinarello top de linha são feitas mais na Itália. As Colnago também não, salvo os dois modelos top (que compartilham o mesmo quadro) e as Master em aço. A vantagem da Colnago é que eles ainda conseguem fazer na Itália num custo "razoável" porque usam construção mesmo em carbono com cachimbos.
Esses Cachimbos são a marca registrada da marca, acho que enquanto o Ernesto Colnago for vivo, eles não desaparecem. Os quadros top de carbono, c59 e c60 (que você mencionou) são feitas a mão na itália, com o processo de fabricação com cachimbos, e são as mais caras da marca. As Master em aço, além de ser produção artesanal, é pintada a mão; a pintura ao vivo é muito bonita. A master se não me engano foi a bike mais vitoriosa da história, mas hoje é um quadro para saudosistas, é arte. (ainda vou ter uma dessas também
)
Porém, contudo, no entanto... Ambas as marcas não são nem de longe o que eram no passado. Veja, não estou dizendo em relação aos produtos, que são bons, mas em relação ao tal savoir faire que tanto falam aqui. Ambas apresentam bicicletas que oferecem o mesmo que as top de linha, por exemplo, da Specialized (para mim a epítome da boa bike feita em massa, o McDonald´s), sem alma alguma.
Perfeito!
Tenho visto um retorno de várias pessoas aos produtos de ciclismo que de fato apresentam um "algo mais", talvez por isso o bom crescimento do mercado de independentes, como na relojoaria: pessoas que querem sim uma super bike, mas não uma Ferrari, coisa que se compra em loja, mas um Konisseg, se me fiz entender.
E hoje, na Itália, quem está à frente e pode ser considerado o supra sumo da bike artesanal é a Passoni
Feita artesanalmente, para suas medidas e, claro, em titânio, como o tal SR 71 citado alhures.
http://www.passoni.it/
Foi mal o off topic, não resisti.
Flávio
Nesse seguimento, a Passoni é foda mesmo, muito chic.
E esse movimento de pessoas procurando produtos, de independentes, que além de premium ainda tem um "algo a mais", é cada dia mais crescente mesmo.
Inclusive, o Peter Chong do Deployant, entre essas bikes com algo a mais, tem:
Uma Pegoretti
https://www.instagram.com/p/iQ4fMxF0Zl/?taken-by=peterdeployantUma Baum
https://www.instagram.com/p/ghF-jsF0WJ/?taken-by=peterdeployantDas de Loja:
Uma Pinarello
https://www.instagram.com/p/ylPNN-l0dn/?taken-by=peterdeployantE uma Soma, pro batidão
https://www.instagram.com/p/fq1k7el0Te/?taken-by=peterdeployant https://www.instagram.com/p/p3GBxwl0dR/?taken-by=peterdeployant