The Royal Observatory Of Greenwich. Uma visita aos 4 relógios de John Harrison

  • 5 Respostas
  • 2152 Visualizações
*

Offline CHICO

  • ****
  • 350
    • Ver perfil
Coloquei a palavra "relógio" no título do tópico, mas talvez o correto seria: "Uma visita aos 4 cronômetros marítimos de John Harrison"

Há no Observatório, uma sala inteira dedicada à obra de John Harrison, com seus 4 cronômetros marítimos, e Segundo o entrevistador, "é difícil imaginar um lugar no mundo com mais poder horológico, do que há nessa sala "

Essas obras dispensam apresentações, já que foram comentadas e descritas, diversas e diversas vezes pelo Flávio.

O texto é curto, fala brevemente sobre cada um dos cronômetros, mas é interessante também o vídeo que mostra os cronômetros em funcionamento. Eu achei o máximo, a maneira que o ponteiro dos segundos salta, é muito bacana.

E é impressionate terem sido feitos entre 1736 e 1761.

Fonte: Hodinkee
https://www.hodinkee.com/articles/episode-5-the-royal-observatory-of-greenwich

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:The Royal Observatory Of Greenwich. Uma visita aos 4 relógios de John Harrison
« Resposta #1 Online: 18 Outubro 2016 às 14:48:34 »
Pois é... Em 2005 eu despenquei até Greenwich exclusivamente para ver os tais relógios. Escrevi na época esse texto

http://relogiosmecanicos.com.br/curiosidades/uma-visita-ao-observatorio-de-greenwich/

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re:The Royal Observatory Of Greenwich. Uma visita aos 4 relógios de John Harrison
« Resposta #2 Online: 18 Outubro 2016 às 16:16:00 »
Fui no Royal Observatory ano passado, vale muito a visita, bem legal, até para que não é aficionado.

E tem outras coisas legais perto, como o famoso veleiro Cutty Sark e a cervejaria Meantime.
Membro do RedBarBrazil

Re:The Royal Observatory Of Greenwich. Uma visita aos 4 relógios de John Harrison
« Resposta #3 Online: 25 Abril 2017 às 19:03:30 »
Tive o prazer de visitar Greenwich na semana passada e testemunhar toda a beleza dos 4 cronômetros fabricados pelo John Harrison. O museu é incrível, conta toda a história da medição da longitude. Para quem gosta de relógios é uma visita obrigatória.
Mas gostaria também de comentar sobre outros três passeios obrigatórios em Londres.
O British Museum tem duas salas dedicadas aos relógios (salas 38 e 39, no primeiro andar). O British Museum tem mais de 4.500 relógios (watches) e 900 relógios com pêndulo (clocks) na sua coleção. Dá pra ver vários modelos antigos, alguns com reguladores muito originais, como bolinha de ferro correndo num trilho sobre uma plataforma oscilante, além de relógios mais recentes, como o Accutron, o Mega-quartz Constellation, e relógios do George Daniels.
Outra visita imperdível é o Parlamento inglês. Em cima de cada porta há um relógio. E ainda há vários dispostos pelas salas, em cima de móveis. Todos muito antigos e bonitos. Eu conferi e todos marcavam o horário com exatidão. Eu perguntei quantos relógios haviam e a guia não soube me responder, mas disse que todos são originais, a corda manual, e que há três funcionários cuja função exclusiva é mantê-los funcionando e com precisão.
Por fim, vale um passeio na Bond Street, na Harrod´s e na Selfridges para ver as últimas novidades. Experimentei o novo Bulgari Octo Finissimo, que lançou este ano em Basel e posso dizer que o relógio é sensacional. Também consegui ver o Ressence, que eu tinha muita curiosidade.
Enfim, Londres tem muito a oferecer.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:The Royal Observatory Of Greenwich. Uma visita aos 4 relógios de John Harrison
« Resposta #4 Online: 26 Abril 2017 às 17:26:13 »
Eu papei uma puta mosca das duas vezes que fui a Londres e não visitei o British Museum e sua coleção de relógios. Porém, talvez se fosse hoje, a olharia com mais cuidado, pois li há algum tempo uma EXCELENTE obra sobre os principais relógios que lá estão. O livro, que já recomendei aqui, conta através de modelos que estão no British Museum a evolução da relojoaria. Aqui

https://www.amazon.com/Watches-David-Thompson/dp/0714151106/ref=dp_ob_title_bk


Mas em Londres, na minha segunda passagem, eu fui até a Corporação de Ofícios que, infelizmente, saiu da Guildhall, um prédio belíssimo perto da Saint Paul, em virtude de falta de fundos para pagar o aluguel, e cuja coleção foi deslocada para o Science Museum. Na época, a visita empolgou-me a escrever esse texto, também já divulgado aqui, e que recomendo a leitura:

http://relogiosmecanicos.com.br/curiosidades/the-worshipful-company-of-clockmakers/

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re:The Royal Observatory Of Greenwich. Uma visita aos 4 relógios de John Harrison
« Resposta #5 Online: 26 Abril 2017 às 21:12:43 »
Flávio,
Mais uma vez, parabéns pelo texto......
Wadley