Calendário perpétuo de Mudge é vendido

  • 2 Respostas
  • 1169 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Calendário perpétuo de Mudge é vendido
« Online: 17 Dezembro 2016 às 15:47:03 »
A venda foi inclusive objeto de artigo no Hodinkee, e retorna àquela discussão que vez ou outra trago aqui: objetos efetivamente raros e dos grandes mestres da relojoaria sendo vendidos mais barato do que objetos contemporâneos fabricados em série.

Pois bem, Mudge inventou o escapamento de âncora, muito embora não o tenha usado de forma sistemática em seus relógios. Mas enfim, o que existe nos relógios mecânicos da maioria das pessoas foi inventado por ele. Ademais, o cara é considerado um dos gênios da era de ouro da cronometria britânica, tendo projetado cronômetros de marinha para ganhar o prêmio da Longitude extremamente famosos.

Pois aquele que é considerado o primeiro relógio com calendário perpétuo foi vendido por... Menos de 80 mil dólares. A Patek, que não é boba nem nada, arrematou o troço para seu museu. Certamente no futuro, quando lhe derem o devido valor, valerá muito mais.

Vejam:

http://www.sothebys.com/en/auctions/ecatalogue/2016/john-harrison-enduring-discovery-l16055/lot.28.html

*

Offline FSV

  • ****
  • 459
    • Ver perfil
Re:Calendário perpétuo de Mudge é vendido
« Resposta #1 Online: 17 Dezembro 2016 às 17:17:19 »
Putz... 80 mil dólares... 'Só'??

Realmente, dá pra parar e refletir um pouco sobre o assunto...

Abraço

Flávio.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

*

Alberto Ferreira

Re:Calendário perpétuo de Mudge é vendido
« Resposta #2 Online: 17 Dezembro 2016 às 19:05:03 »
Boa noite, meus caros Flávios!

Sim, dá para refletir,...

Na minha modesta, e curta, maneira de ver nós estamos, como em quase tudo aquilo que vemos nos "dias de hoje", diante do que me parece um fato (inexorável), eu nem diria de uma tendência, mas fato, sim.

Cada vez mais nós constatamos que ninguém está mais dando muita bola para a História.
O que vale (mesmo monetariamente falando) é o que está na "moda", o que (quem tem a devida grana) pode comprar.

Ostentação, "saibam todos que eu posso"?
Bem, talvez a palavra e esta conotação aí entre as aspas sejam exageradas neste caso...
Mas que dá o que pensar, lá isso dá.

Simples assim...
Comprar um moderno, muitos certamente podem, e mesmo que seja pelos preços mais absurdos que possam ser.
Comprar, ou investir, em conhecimento e peças de fato históricas, necas.

Abraços!
Alberto