Dúvida sobre cronógrafo

  • 6 Respostas
  • 2301 Visualizações
Dúvida sobre cronógrafo
« Online: 02 Janeiro 2017 às 00:21:31 »
Olá amigos, tudo certo? Então... entrei neste "mundo" dos relógios a pouco tempo, e sou leigo no assunto ainda. Atualmente possuo 3 relógios com cronógrafos e deixo esta função rodando 24h, após muita pesquisa em foruns brasileiros e estrangeiros, conclui que usufruir desta função não causa danos extras ao mecanismo do relógio em sí, mas fará que o período de troca da bateria se torne mais frequente. Estou certo com esta conclusão? Desde já muito obrigado !

Re:Dúvida sobre cronógrafo
« Resposta #1 Online: 02 Janeiro 2017 às 10:48:40 »
Olá! Seja bem vindo ao nosso fórum!
Bem, o cronógrafo foi feito para funcionar, assim, não deve causar danos ao relógio. Porém, certamente irá acelerar o desgaste do mecanismo, afinal ele estará funcionando direto... Achei interessante você ter usado o termo "usufruir"... Na minha visão, vc não estará usufruindo de nada, pois não estará realmente usando a função do cronógrafo que é medir a duração de um determinado evento. Apenas ficará vendo os ponteiros girando. Mas, o que é de gosto...
De fato, o consumo de bateria irá aumentar - e muito! Deixar o cronógrafo acionado o tempo todo irá tornar mais frequentes as trocas de bateria e as revisões.

Abraços!

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre cronógrafo
« Resposta #2 Online: 02 Janeiro 2017 às 13:51:10 »
Como adorador dos cronógrafos, posso dizer que:

1) a quartzo, automático ou a corda, acioná-lo direto somente vai gastar mais bateria ou reduzir a duração da carga do mecanismo.

2) cronógrafo não foi feito para ficar acionado direto. Mede períodos específicos de tempo, geralmente curtos. O que você está fazendo é assistir o ponteiro rodando sem função alguma.

3) sabendo para que serve um cronógrafo, vai curtir fazer medições mais completas.

Dic

*

Offline Koopa

  • *****
  • 525
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre cronógrafo
« Resposta #3 Online: 02 Janeiro 2017 às 14:55:53 »
Você me fez lembrar do dia que eu adquiri meu primeiro cronógrafo. "Frustração total". Adorava aqueles visores cheios de ponteiros e mostradores, mas quando o meu chegou e vi que o ponteiro grande não era o "segundeiro" normal, quase quis desfazer do relógio... Pensei, incluvise, em deixar a função ligada 24hs como você e fazer ele de segundeiro.

Em resumo, talvez seja melhor comprar um relógio sem essa função ou com o ponteiro de segundos do cronógrafo não sendo o central.

E nunca, em hipótese alguma, compre um relógio sem "segundeiro" acho que sentirá como eu, que o relógio (mesmo sendo automático / mecânico) parece "morto".

Re:Dúvida sobre cronógrafo
« Resposta #4 Online: 02 Janeiro 2017 às 18:32:03 »
Obrigado meus caros amigos Koopa, Dic e Guilherme, depois de pesquisar muito, acho que deixar o cronógrafo ligado é uma "besteira" de minha parte, melhor desliga-lo e realmente utiliza-lo em momentos em que ele será útil. Obrigado a todos !

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre cronógrafo
« Resposta #5 Online: 02 Janeiro 2017 às 20:14:42 »
Em relógios mecânicos, se ele estiver em ordem, em termos de manutenção, o prejuízo é praticamente zero em termos de desgaste. Nenhuma peça da parte do cronógrafo é subdimensionada com a expectativa de que ele não é projetado para funcionar o tempo todo, ainda que, conceitualmente, não seja mesmo.

Nos quartz, idem. Porém, o consumo de bateria fica em torno do dobro, triplo ou quádruplo se comparado com ele desligado.

Abraços!

Adriano

Re:Dúvida sobre cronógrafo
« Resposta #6 Online: 03 Janeiro 2017 às 14:44:31 »
Obrigado Adriano ! Para evitar revisões mais frequentes, resolvi que é melhor somente utilizar o cronógrafo em momentos em que ele realmente seja útil !