Seiko He-Gas

  • 24 Respostas
  • 6948 Visualizações
*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Seiko He-Gas
« Online: 09 Janeiro 2017 às 09:25:14 »
Boas! 8)

Coloco-vos uma dúvida que me assalta há algum tempo -  referente a um modelo Seiko de quartzo - 7C43-6010, 200WR, meados '80, que coloca na tampa traseira a inscrição "He GAS Diver's".

Ora, sendo que tem tampa roscada - tal como quase todos os outros modelos com essas caixas, sejam 7548, 7C43, 7002, etc, como pode ele ser um diver "He GAS"?

Os monobloco como os MM300, Tuna's 1000m, sim que colocam essa inscrição, agora como se explica a mesma num 200m. com caixa com abertura? ??? ???



O mesmo acontece p. ex. com os  Tuna 300m quartzo(SBBN015 e 031) pois ao contrário dos irmãos maiores 1000m, têm fundo com tampa rosqueada.



Aqui um Tuna 1000m caixa monobloco (SBBN013) com a aludida inscrição He GAS



SBDX001 - MM300




A caixa monobloque não foi feita para isso? Para ser resistente ao gás de saturação, nomeadamente o hélio, reduzindo as aberturas ao interior do relógio porquanto se usa uma caixa monobloco?

Terão estes 200 e 300WR algum vedante especial na traseira? ???

Grato desde já!

Abraços a todos! :)

Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Seiko He-Gas
« Resposta #1 Online: 09 Janeiro 2017 às 09:54:14 »
Eu tenho um "palpite calculado", que não é uma resposta definitiva, mas é baseado até onde vai meu conhecimento sobre isso.

O fato de ser monobloco não é por si só um fator determinante para o relógio ser resistente à entrada de hélio. O que faz a maior diferença nos Tuna é o sistema de vedação do vidro, especificamente, a junta em "L". Sem ela, não adiantaria nada ser monobloco. Ou em outra perspectiva, o relógio poderia ter inúmeras aberturas, desde que todas resistissem à entrada do hélio.

No caso desse 7C43, ele não tem nenhuma vedação especial e mesmo assim é resistente ao hélio. A razão? Simples: ele é apenas para 200m e a essa pressão o hélio não entra mesmo com juntas comuns ou sistema de vedação comuns. Se fosse para 600 ou 1000m, certamente precisaria outra configuração de caixa.

Então, até uma certa pressão, o hélio não entra mesmo, sem precisar de nenhum artifício. Mas para acima dos 300m, a coisa muda de figura.

Abraços!

Adriano

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re:Seiko He-Gas
« Resposta #2 Online: 09 Janeiro 2017 às 10:11:43 »
Amigo Adriano!

Sim, não havia recordado a tal junta em forma de L da vedação. Sem dúvida, uma caixa monobloco sem vedação especial, não teria efeito nenhum, entraria todo à mesma pelo vidro, com uma vedação comum.

 Mas creio que o facto de terem a caixa monobloco também ajudará, uma vez que assim não existe a necessidade de uma vedação especial para o efeito.

Assim, qualquer SKX007 poderia colocar também a inscrição He GAS, certo? Assim como os Tuna 300m. Ou seja, desde que não ultrapassem os 300m, onde o hélio começa a entrar e forçar por todos os lados.

Fica a dúvida : Porque razão a Seiko colocou tal menção nuns modelos e noutros não? ???

Grato  8)

Abraços! :D
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

MAGB-ILHA

Re:Seiko He-Gas
« Resposta #3 Online: 09 Janeiro 2017 às 10:16:59 »
Para colaborar com os confrades sobre mergulho vão alguns sites e os efeitos gasosos sobre o corpo humano...

http://www.brasilmergulho.com/o-oxigenio-e-o-mergulho/

http://www.techdiving.com.br/biblioteca/artigos/misturas_gasosas.htm

http://alunosonline.uol.com.br/quimica/gases-respirados-mergulhos-profundos.html

Já dá uma luz sobre o por que do Hélio e as câmaras hiperbáricas.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Seiko He-Gas
« Resposta #4 Online: 09 Janeiro 2017 às 10:45:11 »
Amigo Adriano!

Sim, não havia recordado a tal junta em forma de L da vedação. Sem dúvida, uma caixa monobloco sem vedação especial, não teria efeito nenhum, entraria todo à mesma pelo vidro, com uma vedação comum.

 Mas creio que o facto de terem a caixa monobloco também ajudará, uma vez que assim não existe a necessidade de uma vedação especial para o efeito.

Assim, qualquer SKX007 poderia colocar também a inscrição He GAS, certo? Assim como os Tuna 300m. Ou seja, desde que não ultrapassem os 300m, onde o hélio começa a entrar e forçar por todos os lados.

Fica a dúvida : Porque razão a Seiko colocou tal menção nuns modelos e noutros não? ???

Grato  8)

Abraços! :D
Correia

Sim, entendo assim, que um SKX007 seria resistente também (a julgar que ele use o mesmo sistema de vedação do 7C43, o que eu suponho que sim, mas é suposição).

O motivo de ter a inscrição em uns e outros não deve ser apenas uma questão mercadológica.

Repito que tudo isso que eu disse é um palpite calculado. Acho muitíssimo pouco provável, acho na verdade uma hipótese impraticável, que a Seiko tivesse usado juntas especiais nos modelos que têm a inscrição. Referência de caixa teria que ser diferente, no mínimo.

Abraços!

Adriano

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re:Seiko He-Gas
« Resposta #5 Online: 09 Janeiro 2017 às 17:56:48 »
Sim, entendo assim, que um SKX007 seria resistente também (a julgar que ele use o mesmo sistema de vedação do 7C43, o que eu suponho que sim, mas é suposição).

O motivo de ter a inscrição em uns e outros não deve ser apenas uma questão mercadológica.

Repito que tudo isso que eu disse é um palpite calculado. Acho muitíssimo pouco provável, acho na verdade uma hipótese impraticável, que a Seiko tivesse usado juntas especiais nos modelos que têm a inscrição. Referência de caixa teria que ser diferente, no mínimo.

Abraços!

Adriano


Um enorme  ??? ... em toda a regra... :P

Pesquisei horas nisto, e, além dos Tuna 300m, só encontro o 7c43-6010 com essa inscrição He-Gas, sendo que nesta foto abaixo um 7c43-6010(um pouco mais antigo), não tem a inscrição... ??? E esta, hein?

E ambas as tampas com o quadradinho a seguir a "7C43-6010"  com a inscrição Z3(o que significará? algum código interno da Seiko?)



Abraços!
Correia

Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re:Seiko He-Gas
« Resposta #6 Online: 09 Janeiro 2017 às 18:01:07 »
Para colaborar com os confrades sobre mergulho vão alguns sites e os efeitos gasosos sobre o corpo humano...

http://www.brasilmergulho.com/o-oxigenio-e-o-mergulho/

http://www.techdiving.com.br/biblioteca/artigos/misturas_gasosas.htm

http://alunosonline.uol.com.br/quimica/gases-respirados-mergulhos-profundos.html

Já dá uma luz sobre o por que do Hélio e as câmaras hiperbáricas.


Grato amigo.

Daqui a pouco com + tempo vou ler com a devida atenção :)

Abraços!
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Henk

Re:Seiko He-Gas
« Resposta #7 Online: 09 Janeiro 2017 às 23:56:40 »
Pelo que li, os 7c43 são profissionais justamente pelo sistema de vedação.

Cito por exemplo:
http://jikanwatch.blogspot.com.br/2013/10/seiko-7c43-7010.html?m=1

Afinal, o que diferencia os 7c43 como profissionais?

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re:Seiko He-Gas
« Resposta #8 Online: 10 Janeiro 2017 às 00:33:41 »
A diferença não seria o "crystal retaining ring" ?   7c43 de rosca enquanto os divers seiko comuns (7548, 6309, 7002, SKX...) este aro é de pressão.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Seiko He-Gas
« Resposta #9 Online: 10 Janeiro 2017 às 00:46:24 »
Sim, mas isso não faz dele "profissional". É uma distinção mercadológica apenas. Como ferramenta de mergulho, o modelo a quartzo é o top de linha, muito melhor que o automático. O automático ficou em linha o por tradição, pois o modelo "ferramenta" de entrada é o quartzo.

Não existe definição ou norma para receber esse nome. Basta seguir a norma ISO para ser chamado de "relógio de mergulho", e isso basta para poder ser usado profissionalmente.

E outras palavras, é uma designação de marketing, não uma certificação por norma ou algo assim. Idem para o "Professional" do Speedmaster, ou mesmo o do Seamaster James Bond. Tá lá escrito "Professional", e é só firula.

Abraços!

Adriano

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re:Seiko He-Gas
« Resposta #10 Online: 10 Janeiro 2017 às 09:09:46 »
Realmente a configuração dos 7C43 é diferente da dos 7S26(e etc)

Terá a tal junta em L?






Abraços!
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Seiko He-Gas
« Resposta #11 Online: 10 Janeiro 2017 às 09:53:51 »
Sim, a diferença é que o 7C43 usa uma junta de borracha (nitrile) de perfil "L" e é pressionada pelo aro do vidro que é rosqueado. O do 7S26 usa uma junta de hytrel (plástica, não elástica) de perfil "I" montado por simples interferência (encaixe).

Essa pode ser a diferença entre resistir à entrada do hélio ou não (a Seiko sempre falou que os Tuna eram resistentes à entrada de hélio por causa da junta em "L") e pode ser esse o motivo para escreverem "Professional" em um e não em outro, embora continue válido o que eu falei que não existe especificação técnica ou normativa para dizer que um relógio é "profissional" ou não.

Abraços!

Adriano

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re:Seiko He-Gas
« Resposta #12 Online: 10 Janeiro 2017 às 12:09:38 »
Ou seja, os tais 7C43 com He-Gas na tampa traseira vêem com o mesmo sistema de perfil «L» igual aos Tuna, p. ex.

Mas, e atrás? Usarão uma outra junta especial ou diferente?

O tal "Professional" usado nos Seiko poderá advir dessa característica que vai além das normas ISO, se bem que como bem diz o amigo Adriano, não existe norma que permita destrinçar ou atribuir a um relógio essa característica ou qualidade.

Obrigado aos amigos, juntos conseguimos ;D

Abrações a todos!

Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Henk

Re:Seiko He-Gas
« Resposta #13 Online: 10 Janeiro 2017 às 14:48:50 »
Seguindo essa linha da Seiko poderíamos achar que a tampa traseira é relativamente imune ao he, mas que a caixa monobloco é uma especialização. ???

A Seiko aposta nesta junta L... ou pelo menos dá mais ênfase a ela...

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Seiko He-Gas
« Resposta #14 Online: 10 Janeiro 2017 às 15:07:16 »
Sim! Uma coisa é certa: a vedação da tampa traseira do Seiko é comum, sem nada de especial. É um o-ring de seção circular, comum.

O meu palpite é que, até 200m, a vedação comum na traseira mais a "L" do vidro dão conta do hélio. Acima disso, a comum do fundo não dá, e faz-se necessário o uso de um monobloco, cuja única abertura é a do vidro. Este palpite calculado é corroborado pelo Omega PloProf 600m, de exatamente o mesmo conceito: monobloco, vidro com anel rosqueado, e imune à entrada de hélio (apenas não usa junta em "L" mas de seção circular).

Observem que certamente também essa não é a única função do monobloco, aliás, nem é a principal. O monobloco é preferível pois forma uma estrutura mais rígida à deformação. Quem "segura" a água não é a junta, mas a estrutura da caixa. A caixa de mergulho tem que ser projetada de modo que carrure, tampa e vidro não alterem seu encaixe mesmo sob pressão (sob deformação). Desde que a junta permaneça encostada, ela vedará, a 5m ou ao limite máximo. Prova disso é que a junta de vedação dos Seamaster 300m, 600m ou 1200mm é exatamente a mesma. A junta não precisa ser maior nem diferente. Basta que ela permaneça encostada em tudo. E quem garante isso é a estrutura da caixa. A tampa de fundo desses modelos sim, é BEM diferente em espessura. O monobloco facilita que essa estrutura seja mantida mais facilmente, e economizando altura da caixa. Vejam que o PloProf original não é nada alto. Certamente seria mais alto se usasse tampa.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re:Seiko He-Gas
« Resposta #15 Online: 10 Janeiro 2017 às 18:35:47 »
Boa tarde!

Amigo Correia,
Se me permite eu vou aproveitar o seu tópico para tentar fazer um par de ponderações...


Mas o gás hélio só faz parte da atmosfera no interior de um sino ou câmara de mergulho, correto?
Portanto, neste aspecto, o relógio estaria em um ambiente seco.

Então,...
Por que há a referência à profundidade (sim, claro a referência seria a profundidade em que o sino vai descer), ou seja, eu imagino que neste caso seria mais correto e simples nós pensarmos diretamente na pressão atmosférica no interior do sino ou câmara de mergulho.
Até aqui, tudo bem....

Mas aí eu creio que caiba uma pergunta, provocativa, apenas para abrir um debate e trocarmos algumas ideias...

É a seguinte...
Se alguém mergulha, com cilindro e tal, mas não é um profissional que eventualmente poderia vir a trabalhar em um sino, por que teria que se "preocupar" com a tal vedação ao hélio?

No mais das vezes as "válvulas de hélio" são puro "charme", afinal até alguns Orient´s não "profissionais" as têm (só para citar um exemplo sobejamente conhecido por todos aqui, sem provocação ou crítica, ok?)...

Fora daquelas condições de mergulho profissional (em sinos), as tais válvulas bem como as eventuais vedações específicas ao gás "não influem e nem contribuem".  ;)

Alberto

Re:Seiko He-Gas
« Resposta #16 Online: 10 Janeiro 2017 às 20:26:32 »
Aproveitando a deixa num tópico que junta dois de meus recentes interesses relógios "divers" e mergulho, como o colega Alberto mencionou, a válvula de hélio só tem uso em mergulhos de saturação, onde o mergulhador e o relógio ficam expostos a mistura gasosas especiais (Trimix,Heliox e outras) onde o hélio substitui total ou parcialmente o Nitrogênio chegando a ter de 79% da mistura, como hélio tem moléculas menores que os outros gases nas pressões elevadas desses ambientes o gas consegue permear nas vedações do relógio, até ai nenhum problema, mas quando o relógio volta a pressões menores durante o período descompressivo do mergulho essas moléculas que antes estavam comprimidas dentro do relógio, já que gaz fica mais denso com a profundidade, rapidamente se expandem a medida que a pressão é aliviada e podem acabar por danificar relógios menos "parrudos" nesse processo, foi dai que a Rolex se não me engano desenvolveu as válvulas de hélio, para quando há essa rápida expansão o hélio escape sem causar danos. 

Então pra quem não faz mergulho de saturação, realmente não influi em nada a estanqueidade ao hélio ou a presença de válvulas para saída do mesmo.
« Última modificação: 10 Janeiro 2017 às 20:38:04 por dan234 »

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re:Seiko He-Gas
« Resposta #17 Online: 10 Janeiro 2017 às 20:56:05 »
Boa tarde!

Amigo Correia,
Se me permite eu vou aproveitar o seu tópico para tentar fazer um par de ponderações...


Mas o gás hélio só faz parte da atmosfera no interior de um sino ou câmara de mergulho, correto?
Portanto, neste aspecto, o relógio estaria em um ambiente seco.

Então,...
Por que há a referência à profundidade (sim, claro a referência seria a profundidade em que o sino vai descer), ou seja, eu imagino que neste caso seria mais correto e simples nós pensarmos diretamente na pressão atmosférica no interior do sino ou câmara de mergulho.
Até aqui, tudo bem....

Mas aí eu creio que caiba uma pergunta, provocativa, apenas para abrir um debate e trocarmos algumas ideias...

É a seguinte...
Se alguém mergulha, com cilindro e tal, mas não é um profissional que eventualmente poderia vir a trabalhar em um sino, por que teria que se "preocupar" com a tal vedação ao hélio?

No mais das vezes as "válvulas de hélio" são puro "charme", afinal até alguns Orient´s não "profissionais" as têm (só para citar um exemplo sobejamente conhecido por todos aqui, sem provocação ou crítica, ok?)...

Fora daquelas condições de mergulho profissional (em sinos), as tais válvulas bem como as eventuais vedações específicas ao gás "não influem e nem contribuem".  ;)

Alberto


Amigo Alberto!

A minha "preocupação" - leia-se interesse ;), é pura e meramente curiosidade, ou a fase dos "porquês" naquela escorregadia faixa dos "entas" ::) :P...há uns que trocam de mulher, outros compram cabrio's, a mim deu-me para isto... ;D ;D ;D

Agora mais a sério: sou um grande fã dos Seiko diver's(como 90 ou mais % desta nossa fauna :D) e desde há uns anos dos quartzos da marca, 7548/9, 7C43/6 etc, e fiquei mesmo curioso em relação a essa inscriçã sobre o hélio, ou seja,  porque raio uns 200m têm, e outros - aparentemente iguais, não.

Curioso estou em saber qual a forma, a técnica usada pelas marcas que não usam a tal vávula "sexy", como funciona, ao fim e ao cabo, a coisa.

Claro está que nunca(palavra que não aprecio muito...mas acho que aqui posso usar sem sobressalto) estarei num desses sinos de mergulho, assim como não vou estar a 2000m, mas tenho um 2000m(com a tal charmosa válvula He 8) ;D), quando um 200 me chega e sobra(e muito ;D)

Sabe como é...a gente com um Speedmaster imagina que já esteve na lua, mas o mais perto que teve foi quando alguém nos apanha distraidos e nos pergunta se lá estamos com a cabeça ;D;  com um Daytona julgar-se-á um competente piloto de automóveis mas afinal serve tão bonito relógio para medir o tempo da cozedura do ovo... :)

Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re:Seiko He-Gas
« Resposta #18 Online: 10 Janeiro 2017 às 21:00:08 »
Aproveitando a deixa num tópico que junta dois de meus recentes interesses relógios "divers" e mergulho, como o colega Alberto mencionou, a válvula de hélio só tem uso em mergulhos de saturação, onde o mergulhador e o relógio ficam expostos a mistura gasosas especiais (Trimix,Heliox e outras) onde o hélio substitui total ou parcialmente o Nitrogênio chegando a ter de 79% da mistura, como hélio tem moléculas menores que os outros gases nas pressões elevadas desses ambientes o gas consegue permear nas vedações do relógio, até ai nenhum problema, mas quando o relógio volta a pressões menores durante o período descompressivo do mergulho essas moléculas que antes estavam comprimidas dentro do relógio, já que gaz fica mais denso com a profundidade, rapidamente se expandem a medida que a pressão é aliviada e podem acabar por danificar relógios menos "parrudos" nesse processo, foi dai que a Rolex se não me engano desenvolveu as válvulas de hélio, para quando há essa rápida expansão o hélio escape sem causar danos. 

Então pra quem não faz mergulho de saturação, realmente não influi em nada a estanqueidade ao hélio ou a presença de válvulas para saída do mesmo.

Antes de existirem as válvulas He, o que os mergulhadores faziam nesses ambientes e tempos descompressivos era abrir a coroa...
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re:Seiko He-Gas
« Resposta #19 Online: 10 Janeiro 2017 às 21:31:13 »
Sim! Uma coisa é certa: a vedação da tampa traseira do Seiko é comum, sem nada de especial. É um o-ring de seção circular, comum.

O meu palpite é que, até 200m, a vedação comum na traseira mais a "L" do vidro dão conta do hélio. Acima disso, a comum do fundo não dá, e faz-se necessário o uso de um monobloco, cuja única abertura é a do vidro. Este palpite calculado é corroborado pelo Omega PloProf 600m, de exatamente o mesmo conceito: monobloco, vidro com anel rosqueado, e imune à entrada de hélio (apenas não usa junta em "L" mas de seção circular).

Observem que certamente também essa não é a única função do monobloco, aliás, nem é a principal. O monobloco é preferível pois forma uma estrutura mais rígida à deformação. Quem "segura" a água não é a junta, mas a estrutura da caixa. A caixa de mergulho tem que ser projetada de modo que carrure, tampa e vidro não alterem seu encaixe mesmo sob pressão (sob deformação). Desde que a junta permaneça encostada, ela vedará, a 5m ou ao limite máximo. Prova disso é que a junta de vedação dos Seamaster 300m, 600m ou 1200mm é exatamente a mesma. A junta não precisa ser maior nem diferente. Basta que ela permaneça encostada em tudo. E quem garante isso é a estrutura da caixa. A tampa de fundo desses modelos sim, é BEM diferente em espessura. O monobloco facilita que essa estrutura seja mantida mais facilmente, e economizando altura da caixa. Vejam que o PloProf original não é nada alto. Certamente seria mais alto se usasse tampa.

Abraços!

Adriano


Amigo Adriano, uma vez mais, grato pelas suas sempre claros e sábios ensinamentos!

Atrevo-me a acrescentar que também alguns Tuna 300m colocam HeGas na traseira, assim que possivelmente a tampa aguentará o hélio até esses valores.

Abraços!
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.