Lemania 15 Tl

  • 5 Respostas
  • 1760 Visualizações
Lemania 15 Tl
« Online: 08 Março 2017 às 11:47:22 »
Senhores foristas bom dia. Tenho um Lemânia 15 tl que era do meu pai, e decidi recupera-lo para uso. Sei que a muitos anos ele esteve em um relojoeiro que retirou 2 peças para conserto e não as repôs. Então recorro aos colegas se podem me indicar um profissional que além da competência pode ter na sua fornitura peças para a maquina. Desde já agradeço a atenção.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re:Lemania 15 Tl
« Resposta #1 Online: 08 Março 2017 às 15:14:24 »
A pergunta que não quer calar é: retirou, não repôs e? Onde estão as peças? Porque conseguir algo para Lemania vai ser meio difícil...

Flávio

Re:Lemania 15 Tl
« Resposta #2 Online: 08 Março 2017 às 23:46:31 »
Exatamente. Minha mãe levou num relojoeiro que disse que precisava trocar 2 peças e que retiraria para procurar ou confeccionar.  Isso estamos nos anos 90. Ele nao consertou e retiramos o relogio.Agora procurei um relojoeiro indicado, Oficina de Relógios,  e ele não pegou porque me disse que estão faltando peças no mecanismo. E vou procurar restaurar .

*

Alberto Ferreira

Re:Lemania 15 Tl
« Resposta #3 Online: 09 Março 2017 às 08:46:49 »
Bom dia!
Apenas tentando ajudar, ok?


Pois é...
Em primeiro lugar eu penso que seja um LEMANIA 15TL (e não 15 TI), ok?

Tentando ilustrar, com o aspecto geral do movimento, um "crono" lá dos idos da década de 1940...


Fonte da imagem aí acima: http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&&2uswk&Lemania_15TL

Mas,...
Sem saber exatamente, ou mesmo sabendo, o que foi efetivamente "retirado" vai ficar muito difícil e provavelmente caro e arriscado (conseguir algum técnico sério que sequer pegue o relógio).

Sem querer desanimá-lo, mas achar peças nessas condições e restaurar o movimento de forma adequada seria uma total "mosca branca".

Em outras palavras, eu creio que as suas chances realmente seriam mínimas.
Lamento dizer.  :(

Um abraço!
Alberto

Re:Lemania 15 Tl
« Resposta #4 Online: 09 Março 2017 às 11:06:59 »
Meu caro Alberto , entendi seu ponto de vista e concordo que não será fácil. E vc  tem razão, 15TL , foi erro digitação. Recebi um contato Sr. Flávio, um relojoeiro de Porto Alegre. Porém como vc disse sabiamente, enviar uma peça dessas sem ter certas garantias é desconfortável. Vou tentar em algo em sp ainda sim.

*

Alberto Ferreira

Re:Lemania 15 Tl
« Resposta #5 Online: 09 Março 2017 às 12:07:40 »
Caro Sergio,

E talvez o melhor caminho seja a boa e velha "sucata" (leia-se, aqueles movimentos mantidos por alguns técnicos relojoeiros "das antigas" justamente para a obtenção de peças fora de "mercado").
Considere essa hipótese.

Mas mesmo assim será algo bastante difícil, embora não impossível.
E a confiança no técnico seria primordial.

Como o pessoal aqui no FRM já sabe, eu sempre procuro "valorizar" qualquer "esforço" no sentido de dar uma nova "vida" (ou um retorno à "ativa") a um "vintage", pois eles sempre nos contam suas histórias e "históricos", casos quase sempre com forte apelo emocional (itens de família, etc...).
Coisas que (apenas) o dinheiro não paga.

E digo mais...
A procura de um "resultado" é também, por si só, uma "curtição".
Mas há que encarar assim, sem "estresse" e sem (auto) cobranças.  8)

Ah!
Fiquemos entendidos de um ponto...
"Vintages" aqui neste aspecto seriam (genericamente falando) aqueles relógios que já tiveram seus dias de glórias lá no passado e que não devem (ou me dói saber) simplesmente "morrer" encerrados em alguma gaveta.
O "esforço" (ou a tentativa) vale a pena.

Boa sorte, eu fico na torcida!

Abraço!
Alberto