Informações Omega De Ville vintage

  • 18 Respostas
  • 4738 Visualizações
Informações Omega De Ville vintage
« Online: 22 Abril 2017 às 12:42:34 »
Boa tarde,
Possuo um relógio Omega De Ville antigo que era do meu avô, passou para meu pai e agora está comigo (esse tem história). Como a Omega dispõe publicamente de poucas informações a respeito de seus vintages, gostaria de obter informações sobre calibre e época do relógio. O número que está na platina é 30825435 e a referência do mesmo que esta no fundo do relógio é 162045.
Segundo o que procurei na internet ele data de 1970, agradeço desde já aos que puderem ajudar.
Seguem fotos do relógio:




Abraços!
Vinicius

*

Offline Vargas

  • *****
  • 599
    • Ver perfil
Re:Informações Omega De Ville vintage
« Resposta #1 Online: 22 Abril 2017 às 14:22:04 »
Viniciussg1995, legal a história do Omega. Aproveite bastante.

Esse Omega De Ville, é sim da época de 1970, não sei precisar o ano exato do seu modelo. Ele foi feito nas versões aço e ouro. O calibre deve ser o Cal. 1002.

Abs.

*

Offline Daniel

  • ****
  • 421
    • Ver perfil
Re:Informações Omega De Ville vintage
« Resposta #2 Online: 22 Abril 2017 às 15:06:30 »
Olá !

Aqui você pode ver as variações da série 10XX da Omega:

http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&2&2uswk&Omega_1012

A série 5xx, anterior a série 10xx, são o xodó da turma! Mas eu particularmente gosto muito da série 10xx.

Muito legal seu relógio!

Daniel

Re:Informações Omega De Ville vintage
« Resposta #3 Online: 23 Abril 2017 às 21:25:14 »
Obrigado pela atenção Vargas e Daniel.
Sabem me informar se a assistência (watchtime) dispõe de peças para manutenção desse relógio? Pois acredito que nesses 47 anos só foi revisado uma única vez!

Enviado de meu GT-I8200L usando Tapatalk

Abraços!
Vinicius

*

Offline Vargas

  • *****
  • 599
    • Ver perfil
Re:Informações Omega De Ville vintage
« Resposta #4 Online: 23 Abril 2017 às 21:30:39 »
Sim. Muito provável que tenham, a Omega mantém um catálogo grande de reposição.

O Adriano que está no fórum é o responsável lá.

Abs.

Re:Informações Omega De Ville vintage
« Resposta #5 Online: 24 Abril 2017 às 06:46:54 »
Peça um extrato dos arquivos da omega.. vai tirar boa parte de suas dúvidas..

Re:Informações Omega De Ville vintage
« Resposta #6 Online: 24 Abril 2017 às 12:39:57 »
Ok, obrigado pela ajuda!
Abraços!
Vinicius

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Informações Omega De Ville vintage
« Resposta #7 Online: 24 Abril 2017 às 15:15:24 »
Sim, há peças de reposição. E uma pergunta: ele carrega bem? Digo isso porque os calibre 1000 da Omega tinham problemas de projeto na carga, o que só foi corrigido nos 1020.


Flávio

Re:Informações Omega De Ville vintage
« Resposta #8 Online: 24 Abril 2017 às 15:26:34 »
Flavio, ele só demora para começar a funcionar, tanto com a corda automática quanto pela coroa, mas depois que funciona, ele fica mais tempo que todos os meus outros automáticos em funcionamento.
E nunca ocorreu de ele parar no pulso ou após um dia de uso colocar na caixa de relogios e ele parar durante a noite.

Enviado de meu GT-I8200L usando Tapatalk

Abraços!
Vinicius

Re:Informações Omega De Ville vintage
« Resposta #9 Online: 24 Abril 2017 às 15:28:44 »
E pelo que vi no movimento, esses série 10xx parecem ser feitos a facão quando comparados com os 5xx, bem estranha essa mudança.

Enviado de meu GT-I8200L usando Tapatalk

Abraços!
Vinicius

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Informações Omega De Ville vintage
« Resposta #10 Online: 24 Abril 2017 às 16:53:00 »
Olha, a série 1000 surgiu em uma época na qual as empresas buscavam o aumento da frequência como meio de incrementar a precisão dos seus relógios (no site principal há um texto antiquíssimo que escrevi sobre isso... Faz quase 20 anos). Visualmente, acredito que seu movimento esteja mais "feio" do que normalmente é, pois necessita limpeza (há claramente oxidação no rotor, o que acredito ser apenas superficial no ouro, a limpeza o tirará). Ao vivo, eu acho a arquitetura desses movimento feia, mas a cor não é o que parece nas fotos, sobretudo se o relógio estiver muito novo (eu tenho um com 1021 muito, mas muito novo). Ao vivo, o acabamento é dourado escovado. Um em bom estado é assim


http://i.ebayimg.com/images/g/4yoAAOSwlfxXF~oy/s-l400.jpg

Esse movimento tinha, além da frequência mais alta do que os antigos Omega, hack e um rotor mais fino para gerar menos estresse nas engrenagens de redução.

Os modelos 1021 e 1022 foram os últimos mecanismo de fato "feitos em casa" pela Omega, antes dos coaxiais de série 8000 que... Bem, eles são exclusivos e feitos em casa, mas a casa da Omega, por assim dizer, está dentro de um grupo grande. Da época da Omega independente (ou pelo menos manda chuva de um grupo, já que ela sempre esteve em holdings desde o início do século XX...), foram os últimos.



Re:Informações Omega De Ville vintage
« Resposta #11 Online: 24 Abril 2017 às 18:27:26 »
Acho que me expressei mal Flavio, quis dizer que a arquitetura do movimento é feia, comparando com os 5xx que são lindos de se ver.
Quanto as marcas no rotor (e também tem uma que o rotor deixou na platina) espero que isso saia com uma revisão. Isso foi causado porque o rotor pegava no fundo do relógio.
Você possui algum material ou link para uma leitura sobre os calibre ômega?
Localizei o artigo que mencionou, vou ler. Obrigado pela atenção!
Abraços!
Vinicius

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Informações Omega De Ville vintage
« Resposta #12 Online: 24 Abril 2017 às 22:27:24 »
Se o rotor está raspando, é porque a bucha central arriou... Ele, então, está girando bambo e raspando. Não use o relógio assim.


Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Informações Omega De Ville vintage
« Resposta #13 Online: 25 Abril 2017 às 12:07:38 »
Esse é um 1000 ou 1002, certamente. Não é um 1010 ou 1012.

Normalmente quando dá folga no rotor deles (e vale para qualquer série 500, 700 e 1000), não é a bucha do rotor, mas o eixo. Raro a bucha estar com folga também (embora possa acontecer). Ela é de berílio-bronze, precisa abusar demais para ela gastar. O eixo, de aço, gasta primeiro. É normal estarem com muita folga após muitos anos de uso e a bucha estar perfeita, enquanto o eixo já está com um "pescoço" enorme. Normalmente somente a troca do eixo resolve essa folga. O eixo vai parafusado na ponte inferior do automático. Mas se chegar ao ponto de gastar a bucha, ela não vem separada do rotor.

Abraços!

Adriano

*

Enéias

Re:Informações Omega De Ville vintage
« Resposta #14 Online: 25 Abril 2017 às 13:33:47 »
Um relógio assim, com história, merece ser mantido em família e tratado com carinho. Vale até procurar um relojoeiro TOP e zeloso, que mantenha tudo original.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Informações Omega De Ville vintage
« Resposta #15 Online: 25 Abril 2017 às 14:48:05 »
Sobre a história do calibre, achei o que estava procurando. Um texto completíssimo sobre o assunto!


http://users.tpg.com.au/mondodec/Movement4.pdf

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Informações Omega De Ville vintage
« Resposta #16 Online: 25 Abril 2017 às 14:55:52 »
Interessante esse trecho, que confirma o que já ressaltei aqui algumas vezes. E o trecho vai além: os calibres 1000 foram fundamentais para a perda de credibilidade no Constellation, que há décadas era visto como a epítome do Cronômetro.

During the development of this new family in 1967/68 there were no bigger players than Omega and Rolex in the
production watch genre (assembly-line manufacture of movements and accoutrements). They were second tier
only to the haute hologerie establishments. Sales figures and statistics on chronometer certification support the
Calibre 1021 COSC certified day/date movement
contention that the Constellation was regarded by the watch buying public as the better choice of chronometer.
The price of Omega Constellations in the 1960s was respectably higher than Rolex chronometers of a similar ilk.
It is testament to Rolex’s marketing skills that, today, comparable quality Omega production watches sell for
much less than Rolex production watches.
The point being laboured above is that because of technical and commercial issues Omega fell as the mighty fall,
and it was a very long drop. The introduction of the base calibre 1010 did little, seemingly, to ameliorate the
longer-term damage to the model’s reputation. As the old marketing adage goes, it’s far, far easier to lose
customers than to get them back again. The same applies to brand or model reputation.

Re:Informações Omega De Ville vintage
« Resposta #17 Online: 25 Abril 2017 às 18:27:28 »
Obrigado Adriano e Enéias
Abraços!
Vinicius

Re:Informações Omega De Ville vintage
« Resposta #18 Online: 25 Abril 2017 às 18:28:35 »
Interessante esse artigo da história dos calibres 10xx, muito bom mesmo. Obrigado Flavio!
Abraços!
Vinicius