Artigo do Hodinkee sobre a profundidade que os divers aguentam

  • 12 Respostas
  • 3399 Visualizações
Artigo do Hodinkee sobre a profundidade que os divers aguentam
« Online: 27 Junho 2017 às 18:50:57 »
Achei interessante o artigo porque sempre tive dúvida sobre a real profundidade que os divers podem chegar.

Os testes relatados foram só com Rolex e Seikos, mas já da pra ter uma idéia, especialmente se o relógio tiver a certificação iso6425.

https://www.hodinkee.com/articles/what-dive-watch-depth-ratings-really-mean-and-whether-you-can-trust-them

*

Leontap

Re:Artigo do Hodinkee sobre a profundidade que os divers aguentam
« Resposta #1 Online: 27 Junho 2017 às 20:22:32 »
Mergulho com certa frequência, e já usei diversos relógios em mergulho.
Por experiência, me sinto mais seguro com os que atendem à ISO 6425.
Gostei muito desse artigo, principalmente porque ele diferencia bem a questao da profundidade estática da profundidade 'de impacto', que é o que geralmente coloca em prova a robustez desse relogio na água.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Re:Artigo do Hodinkee sobre a profundidade que os divers aguentam
« Resposta #2 Online: 28 Junho 2017 às 11:45:50 »
achei uma bosta o artigo,nao explicaram o uso ou nao das valvulas de helio, o porque de a seiko nao usar dado que usa as juntas em L nao explicou como os iwc aguentam os 2000 metros de profundidade mesmo sem ter valvula de helio se as juntas são diferentes etc.....

abraços
Membro do RedBarBrazil

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Artigo do Hodinkee sobre a profundidade que os divers aguentam
« Resposta #3 Online: 28 Junho 2017 às 12:01:28 »
achei uma bosta o artigo,nao explicaram o uso ou nao das valvulas de helio, o porque de a seiko nao usar dado que usa as juntas em L nao explicou como os iwc aguentam os 2000 metros de profundidade mesmo sem ter valvula de helio se as juntas são diferentes etc.....

abraços

+1

Além de saber que a maioria dos divers não irão para o batidão e sim para as mesas de escritório encarando serviço pesado de papéis e atraindo olhos.
Por isso denomino desk divers.

Abs.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re:Artigo do Hodinkee sobre a profundidade que os divers aguentam
« Resposta #4 Online: 28 Junho 2017 às 14:12:13 »
Tem um dado importante nesse artigo, a pressão estática e não estática. Desmistificando o que achamos, por mais rápido que você balance seu braço dentro da água, a variação de pressão não passa de uma porcentagem muito baixa. Portanto, o que interessa mesmo é a resistência estática. É impossível, pois, a dez metros de profundidade, você imprimir velocidade suficiente em movimentos para que a pressão, por exemplo, chegue a 20, 30 ou mais metros.


Flávio

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Artigo do Hodinkee sobre a profundidade que os divers aguentam
« Resposta #5 Online: 28 Junho 2017 às 16:37:30 »
Boa parte dos divers quando muito enfrentam, com seus donos, mergulhos de não muitos metros. Isso quando não descem dentro de cápsulas especiais.

Um mergulho de 100 metros, com ou sem cilindro de ar, é brutal e coisa de profissional. Sem cilindro, o cara fica com o pulmão pequenininho. Com cilindro, terá de fazer uma força boçal para respirar.

Vejo esses relógios mais como velhos equipamentos de orientaçao submersa (legibilidade, tempo restante de oxigênio etc.) do que algo para ir às profundezas.

Dic






*

Leontap

Artigo do Hodinkee sobre a profundidade que os divers aguentam
« Resposta #6 Online: 28 Junho 2017 às 17:37:21 »
achei uma bosta o artigo,nao explicaram o uso ou nao das valvulas de helio, o porque de a seiko nao usar dado que usa as juntas em L nao explicou como os iwc aguentam os 2000 metros de profundidade mesmo sem ter valvula de helio se as juntas são diferentes etc.....

abraços
A válvula de hélio só tem serventia para mergulhos de saturação (dentro de uma câmara onde a atmosfera é lentamente trocada o 'ar' por 'heliox') ou até mesmo 'nitrox', dependendo da profundidade).
Estando o relógio dentro deste ambiente e sujeito a essas condições, (onde ocorre a mistura respirável pelo gás hélio), até justifica-se o seu uso.
Geralmente quem faz esse tipo de mergulho, não usa um relógio, mas sim, aqueles computadores próprios para tal (Uwatec, Suunto, Dive Rite etc).

Agora, aumentando a polêmica, há quem diga que alguns modelos não a possuem (a tal válvula) por simplesmente pela caixa não permitir a incidência dos efeitos dessa troca do ar pelo hélio na descida e vice-versa na subida.

Por exemplo? O Citizen Ecozilla, que mesmo não possuindo válvula de gás hélio, o fabricante afirma ser usável em "ambiente enriquecido com hélio" (helium enriched environment).






Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
« Última modificação: 28 Junho 2017 às 17:39:06 por Leontap »

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Re:Artigo do Hodinkee sobre a profundidade que os divers aguentam
« Resposta #7 Online: 29 Junho 2017 às 14:44:11 »
eu sei para que que serve brother, minha questão foi que os caras poderiam ter falado sobre o assunto dado que estavam falando sobre estanquiedade dos relógios.  ;)

abraços
Membro do RedBarBrazil

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Artigo do Hodinkee sobre a profundidade que os divers aguentam
« Resposta #8 Online: 30 Junho 2017 às 10:03:18 »
Com a dificuldade que "a turma" de relógios tem com física e ciências exatas acho que nem deve valer a pena ler o artigo (não li para poder opinar melhor).
Só de ver a citação de "pressão não estática" já prova o ponto.
Uma das maiores galhofas da indústria, aceita não se sabe porque, é a tabelinha que mostra o "30mts = lavar as mãos; 50mts sei lá o quê; etc."
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re:Artigo do Hodinkee sobre a profundidade que os divers aguentam
« Resposta #9 Online: 30 Junho 2017 às 17:44:43 »
O termo é técnico e de engenharia, é a pressão dinâmica
https://eng-software.com/about-us/press/2016/4/understanding-the-distinction-between-total-static-and-dynamic-pressure/


Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk


*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Artigo do Hodinkee sobre a profundidade que os divers aguentam
« Resposta #10 Online: 30 Junho 2017 às 17:54:03 »
Com a dificuldade que "a turma" de relógios tem com física e ciências exatas acho que nem deve valer a pena ler o artigo (não li para poder opinar melhor).
Só de ver a citação de "pressão não estática" já prova o ponto.
Uma das maiores galhofas da indústria, aceita não se sabe porque, é a tabelinha que mostra o "30mts = lavar as mãos; 50mts sei lá o quê; etc."

É melhor deixar esse negócio de exatas para os engenheiros de plantão do que a turma da relojoaria... Prefiro que os relojoeiros se concentrem em peças bonitas do que ficar mexendo com esse negócio de física, dinâmica, cinemática bláblá...

Com exceção da Omega que participa de eventos esportivos e necessita de precisão a tal ponto.
E também abro exceção para a Rolex, que tem uma escola de relojoaria na EPFL em Lausanne, fiquei doido com a universidade de lá, engenharia top e de primeiro mundo.

Abs.
« Última modificação: 30 Junho 2017 às 18:03:08 por ejr888 »

*

Alberto Ferreira

Re:Artigo do Hodinkee sobre a profundidade que os divers aguentam
« Resposta #11 Online: 30 Junho 2017 às 18:13:28 »
Pois é...
Mas talvez possa ser as duas coisas...  ::)

Vejam só o que a Omega nos conta no seu site, falando dos antigos Omega "Marine"...


Vejam aqui ---> https://www.omegawatches.com/planet-omega/ocean/

Abraços,
Alberto

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re:Artigo do Hodinkee sobre a profundidade que os divers aguentam
« Resposta #12 Online: 03 Julho 2017 às 14:33:34 »
Fiquei de cara foi com o preço do Marine em ouro, cinco vezes mais caro do que a versão em aço e CARO PACA para a época.


Flávio