Manutenção

  • 62 Respostas
  • 12035 Visualizações
*

infoarte

Manutenção
« Online: 28 Agosto 2017 às 16:28:20 »
Porque que relógios de grande marcas e de preços elevados precisam de manutenção no intervalo de 05 a 08 anos e os relógios baratos como Seiko e Orient funcionam décadas sem manutenção?? Meu pai tinha  Orient que funcionou por 25 anos na poeira,  frio, etc sem nunca ter sido levado a manutenção. Após este tempo cansou do mesmo e encostou num canto...
Vejo relatos de marcas famosas com valor de relógios acima de $ 1.500 pedindo para dar manutenção de 05 em 05 anos.  Um absurdo. Um relógio de $ 200 trabalha 25 anos e carrissimo tem de dar manutenção....


Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk


*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Manutenção
« Resposta #1 Online: 28 Agosto 2017 às 16:43:13 »
Prezado,

Esse período de cinco/oito anos não é verdadeiro. Tem relógio caro que abre o bico rápido e outros que levam décadas.

O período de cinco/oito é o "recomendável". Não é obrigatório. Tenho relógios que jamais viram manutenção e trabalham com perfeição.

Dic

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re:Manutenção
« Resposta #2 Online: 28 Agosto 2017 às 16:45:10 »
Dois aspectos na sua pergunta. O primeiro deles é uma assertiva, no sentido de que relógios de marca cara precisam de revisões de 5 em 5 anos. Depende... Não há como determinar isso. Pode acontecer de o relógio precisar de revisão antes ou depois, dependendo do uso. Como já ressaltei aqui, muito embora isso também não seja receita de bolo, o melhor método (pelo menos "não invasivo") de se averiguar a necessidade de revisões é a colocação do relógio num timer. Se a amplitude do balanço estiver baixa, é necessário revisão. Se estiver ok, não mexa com isso... E isso sem contar a necessidade de se averiguar, de tempos em tempos, se a resistência do relógio a água está ok. Exemplos de marcas famosas que arregam cedo, pelo menos na minha experiência de ouvir dizer e não porque estou em campo, isso só o Adriano pode afirmar? Qualquer coisa extra plana, pois as tolerâncias de lubrificação e encaixe das peças tendem a ser diminutas e mais fáceis de arregar. Exemplo de algo que todos nós vemos por aí direto? Os ETA 2892 normais... Devo ter sido agraciado pela má sorte, mas todos que conheço arregam com uns 5 anos no máximo, disse no máximo, e não no escapamento, mas sistema de carga e aí só revisando. Por outro lado, os Rolexes, qualquer um deles, tendem a aguentar o rojão por mais de 10 anos sem arregar e, sendo abertos, sem desgaste aparente.

Sobre os relógios baratos que ressaltou. O problema, aí, mais uma vez são as tolerâncias (o conceito não é exatamente esse, mas serve para o que quero dizer). Num Patek, por exemplo, o eixo de uma roda gira num mancal ultra super preciso, sem qualquer folga. Fazem isso para aumentar a precisão do relógio, etc. Porém, se um graozinho de poeira cair ali, o relógio irá parar... E se o lubrificante secar, idem. Num Seiko desses 7s26, que não pegam um ajuste de precisão NEM A PORRETE, é capaz de você jogar um caminhão de areia dentro e, devido aos maiores "espaços" entre as peças (mais uma vez, repito, estou simplificando MMMMMMMMMMMMMUIIIIIIIIIITO O CONCEITO, ao bem da ideia que quero passar), que ele não vai parar.

Resumindo. Os suíços, em relógios de precisão, foram muito sagazes ao construir mecanismos que, para o que foram feitos, marcar o tempo com extrema precisão, são perfeitos. Mas no caminho, tornaram as máquinas com pouca margem para erros. Nas marcas mais simples, o tempo pode não ser marcado de forma tão eficaz, mas em compensação, possuem maior durabilidade a revisões. Mas pode ter certeza, não tem seiko ou orient que rode até parar e, ao ser aberto, não esteja um caos dentro.


Flávio
« Última modificação: 28 Agosto 2017 às 16:54:16 por flavio »

*

igorsfc

Re:Manutenção
« Resposta #3 Online: 28 Agosto 2017 às 16:54:48 »
Os amigos poderiam comentar se têm uma rotina de revisões. Tanto donos de relógios caros quanto de baratos...

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re:Manutenção
« Resposta #4 Online: 28 Agosto 2017 às 16:56:20 »
Os amigos poderiam comentar se têm uma rotina de revisões. Tanto donos de relógios caros quanto de baratos...

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk


Eu não. Toda vez que um relógio meu foi parar em oficina é porque me deixou na mão. Uê Flávio, logo você? "Casa de ferreiro, espeto de pau..."

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re:Manutenção
« Resposta #5 Online: 28 Agosto 2017 às 17:01:21 »

Esse período de cinco/oito anos não é verdadeiro. Tem relógio caro que abre o bico rápido e outros que levam décadas.



Perfeito!

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:Manutenção
« Resposta #6 Online: 28 Agosto 2017 às 17:02:13 »
Eu acho que é bem o que Flávio falou.

A expectativa da pessoa em relação a um Orient somada aos níveis de tolerâncias que o fabricante tem com esses relógios resultam em um produto dure mais sem passar por serviços, pois a sua precisão, que não é lá essas coisas, pode escorregar bastante sem que isso resulte em uma impressão negativa para o usuário padrão do mesmo.

O único lugar que Seikos e Orient de 200 dólares tem precisão muito abaixo dos níveis COSC é aqui no fórum. Muito comum esses relógios chegarem nas mãos dos colegas fazendo -2/+2.  ;D

Eu nunca fui abençoado com tal sorte. O sol nasce para todos, mas brilha mais para alguns.
« Última modificação: 28 Agosto 2017 às 17:04:08 por TUZ40 »
"All your base are belong to us"

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Manutenção
« Resposta #7 Online: 28 Agosto 2017 às 17:08:32 »

Eu não. Toda vez que um relógio meu foi parar em oficina é porque me deixou na mão. Uê Flávio, logo você? "Casa de ferreiro, espeto de pau..."

Não chego a esse ponto, mas quando atrasa ou adianta demais acendo a luz a amarela.

Dic

*

Offline R.H.P

  • *****
  • 672
    • Ver perfil
Re:Manutenção
« Resposta #8 Online: 28 Agosto 2017 às 18:06:36 »
Outro ponto que ressaltaria é o cuidado maior que as pessoas acabam tendo com relógios de maior valor... Em um relógio de 200tão o cara põe pra bater e f.... O dia que abrir o bico, compra outro... Algo que ninguém faria com um rolex, por exemplo

Re:Manutenção
« Resposta #9 Online: 28 Agosto 2017 às 18:31:56 »
Acredito que manutenção de Relógio é um assunto que deve ser baseado na "Relação risco X retorno". O risco de um relógio de 30k lhe "causar" uma possível revisão de XX%K é muito maior que o risco de uma revisão de um Seiko ou Orient de 700~2500 reais.

Imagine um carro 6 ou 8 cilindros, com mecânica importada, motor altamente tecnológico, peças escassas no mercado e etc... Os senhores arriscariam rodar "até parar"????

Concluindo, definir que a realização de manutenção de 5 em 5 anos, se torna apenas uma recomendação da fábrica mesmo... O que pesará no final é o uso e disponibilidade $$ de cada um, pra correr riscos ou não.

Abraços

Thallys

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re:Manutenção
« Resposta #10 Online: 28 Agosto 2017 às 18:46:53 »
...

O único lugar que Seikos e Orient de 200 dólares tem precisão muito abaixo dos níveis COSC é aqui no fórum. Muito comum esses relógios chegarem nas mãos dos colegas fazendo -2/+2.  ;D

Eu nunca fui abençoado com tal sorte. O sol nasce para todos, mas brilha mais para alguns.

Tirando o Sumo e o Turtle que ainda está novo, nenhum seiko meu chegou perto de -20/+20.

Meu Monster, atrasa tanto, que pensei até em adaptar uma máquina quartzo.

Não sou obcecado por precisão, costuma usar relógio sem nem acertar a hora, mas o Monster atrasa tanto que incomoda.

Também não tenho sorte.

Re:Manutenção
« Resposta #11 Online: 28 Agosto 2017 às 20:05:04 »
Usem a ferramenta busca

Re:Manutenção
« Resposta #12 Online: 28 Agosto 2017 às 20:33:13 »
Uma questão em que penso de vez em quando é: como eram as recomendações de manutenção em relógios antes de 1969, quando todos eram mecânicos e, mais ainda, as pessoas costumavam fazer as revisões com tal frequência? Já havia esta recomendação de fábrica, de fazer revisões a cada cinco anos ou isso surgiu com o "renascimento" dos relógios mecânicos? Seria interessante ouvir a opinião de confrades mais velhos e que tinham experiência com o assunto, como o Gravina, ou dos que participam ativamente da atividade, como o Adriano.

Um abraço,
Leandro

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re:Manutenção
« Resposta #13 Online: 28 Agosto 2017 às 21:07:30 »
Seiko novo eu nem quero mais. Todos muito mal regulados. Com os antigos nunca tive problemas.
Os Orient nacionais tbm sao uma beleza neste aspecto. Já os importados sao uma loteria iguais aos seiko.
O ultimo orient importado que comprei tive que mandar atrasar um pouco. Mas ficou perfeito agora. Sao relogios que vou usar até parar. Sem neuras!

*

infoarte

Re:Manutenção
« Resposta #14 Online: 28 Agosto 2017 às 21:40:07 »
Eu acho que devido a queda das vendas dos automáticos pelo quartzo, as fabricantes de relógios automáticos criaram este esquema de manutenção para manter o negócio. Antigamente não existiam este tipo de orientação e os relógios funcionavam perfeitamente...

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk


Re:Manutenção
« Resposta #15 Online: 29 Agosto 2017 às 07:56:41 »
Manutenção? Não faço.
Levo ao relojoeiro se derem algum problema. Como isso não acontece, não vão nunca.
Tem um Seiko 5 aqui, tampa transparente,  que estava igual ao Monster do colega e variava uns dez minutos num dia. Levei a um relojoeiro famoso aqui em BSB, lá no Conjunto. O cara me cobrou quase o preço de outro relógio, mas ok. O bicho só tava magnetizado. Arrumei e pronto. Ele tá zerado.
Tenho SKX com dez anos de idade e zerados também. Nunca viram manutenção.
Mas não repito o relógio. Um hoje, amanhã outro. Se ele variar um minuto que seja, tá ótimo. E mesmo se eu usar uma semana direto e variar sete minutos ao cabo dela, no domingo eu acertaria o bicho e iria trabalhar com ele na segunda feliz da vida. É um automático!

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:Manutenção
« Resposta #16 Online: 29 Agosto 2017 às 08:16:04 »
Tirando o Sumo e o Turtle que ainda está novo, nenhum seiko meu chegou perto de -20/+20.

Meu Monster, atrasa tanto, que pensei até em adaptar uma máquina quartzo.

Não sou obcecado por precisão, costuma usar relógio sem nem acertar a hora, mas o Monster atrasa tanto que incomoda.

Também não tenho sorte.

huahuahuaauhahuauhahua...

esse tipo de coisa, ou causo, só acontece com o vizinho.  ;D
"All your base are belong to us"

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:Manutenção
« Resposta #17 Online: 29 Agosto 2017 às 08:21:49 »
Eu acho que devido a queda das vendas dos automáticos pelo quartzo, as fabricantes de relógios automáticos criaram este esquema de manutenção para manter o negócio. Antigamente não existiam este tipo de orientação e os relógios funcionavam perfeitamente...

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk

Eles estariam completamente FODIDOS se fosse esse o caso.  ;D
"All your base are belong to us"

*

infoarte

Re:Manutenção
« Resposta #18 Online: 29 Agosto 2017 às 09:21:54 »
Manutenção? Não faço.
Levo ao relojoeiro se derem algum problema. Como isso não acontece, não vão nunca.
Tem um Seiko 5 aqui, tampa transparente,  que estava igual ao Monster do colega e variava uns dez minutos num dia. Levei a um relojoeiro famoso aqui em BSB, lá no Conjunto. O cara me cobrou quase o preço de outro relógio, mas ok. O bicho só tava magnetizado. Arrumei e pronto. Ele tá zerado.
Tenho SKX com dez anos de idade e zerados também. Nunca viram manutenção.
Mas não repito o relógio. Um hoje, amanhã outro. Se ele variar um minuto que seja, tá ótimo. E mesmo se eu usar uma semana direto e variar sete minutos ao cabo dela, no domingo eu acertaria o bicho e iria trabalhar com ele na segunda feliz da vida. É um automático!
Se você usar  um dia assim é outro não, então eles funcionam sempre?? Isto é, nunca param, pois fica na reserva??? 

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk


Re:Manutenção
« Resposta #19 Online: 29 Agosto 2017 às 09:30:20 »
Se você usar  um dia assim é outro não, então eles funcionam sempre?? Isto é, nunca param, pois fica na reserva??? 

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk
Não entendi. Você pergunta se eu simplesmente alternar o uso entre dois relógios eles funcionariam "sem parar"?
Se for isso, sim, eles seguiriam normalmente pois me certifico de deixá-los com carga para tanto.
Porém, se uso um relógio hoje, só vou pegar ele de novo daqui uns dez dias pelo menos. Tem muita "gente" na fila. Kkkkk.