Sobre o Larcum Kendall K2

  • 0 Respostas
  • 1861 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Sobre o Larcum Kendall K2
« Online: 09 Fevereiro 2023 às 11:58:39 »
Post feito agora no @relogiosmecanicos

Larcum Kendall nasceu em uma família protestante no dia 21 de setembro de 1719, em Charlbury, Oxfordshire. Em abril de 1735 se tornou aprendiz de relojoeiro de John Jefferys, com quem trabalhou por 7 anos. Após, abriu seu próprio negócio, especializando-se na construção de escapamentos para George Graham, que ficara muito impressionado com o projeto do primeiro cronômetro marítimo de John Harrison e, inclusive, emprestara-lhe dinheiro para sua fabricação. Posteriormente, Kendall auxiliou Harrison na fabricação do seu 4º e mais famoso cronômetro (H4), que efetivamente se mostrou uma solução prática para o problema da longitude. Não é de se estranhar que Kendall tenha comparecido à desmontagem e explicação do funcionamento do H4 por Harrison, condição estabelecida pela Comissão da Longitude para pagamento da metade do prêmio determinado em lei (cerca de 6 milhões de dólares na cotação atual). A Comissão, logo após, determinou que um relojoeiro comprovasse que a reprodução do H4 era possível, de modo a produzi-lo em série. A escolha recaiu sobre Kendall, por quem Harrison nutria efetiva admiração. Após dois anos e meio de intenso trabalho, Kendall concluiu a réplica, denominada K1, que foi imediatamente colocada à disposição do Capitão Cook para sua viagem de circunavegação do globo. Recebeu pelo trabalho 450 libras (270 mil dólares na cotação atual). Em 1769, questionado pela Comissão da Longitude se poderia treinar outros relojoeiros para construir novas réplicas, Kendall asseverou: “sou da opinião de que muitos anos se passarão (caso aconteça) até que um relógio do mesmo tipo daquele de autoria do Sr. Harrison possa ser fabricado por 200 libras (120 mil dólares na cotação atual). Kendall sugeriu à Comissão, porém, que poderia fabricar uma versão simplificada do H4 por 200 libras. Em 1772, Kendall apresentou o K2, que apesar de utilizar o escapamento de Harrison e compensação para temperatura, omitia o mecanismo de força constante (“remontoire”). Em breve o K2 faria parte de algumas das mais famosas expedições marítimas da história…




Enviado de meu SM-A528B usando o Tapatalk