Glashutte Original mostrador em porcelana de Meissen

  • 13 Respostas
  • 3116 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Glashutte Original mostrador em porcelana de Meissen
« Online: 23 Julho 2018 às 16:26:57 »
Quem já foi a Dresden sabe que o maior orgulho da região são os belíssimos (e super caros) apetrechos em porcelana, feitos em Meissen, uma cidadezinha próxima. Em 2008 a GO fez alguns relógios com mostradores em porcelana (não confundir com o esmaltado, cuja base é o vidro) de Meissen, pintados artesanalmente e numerados individualmente. Quem comprou comprou, quem não comprou, já era, pois não fazem mais o modelo. O interessante aí são as pequenas imperfeições na pintura do mostrador, pois cada um é feito artesanalmente e, portanto, único. A vantagem é a durabilidade, porque a porcelana não oxida nem muda com o tempo, basta vez os mostradores antigos em porcelana de relógios de bolso.

Enfim, modelo belíssimo da GO, é uma pena não o fabricarem mais. Vejam


https://deployant.com/the-collectors-view-glashutte-original-senator-meissen/

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:Glashutte Original mostrador em porcelana de Meissen
« Resposta #1 Online: 23 Julho 2018 às 16:31:47 »
Eu devo remar contra a correnteza aqui, tenho certeza.

Mas essas imperfeições no dial são algo que me afastam do produto, independente se foi um elfo magicow que pintou.
"All your base are belong to us"

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Glashutte Original mostrador em porcelana de Meissen
« Resposta #2 Online: 23 Julho 2018 às 16:46:00 »
Imperfeito é o seu tênis com estampa de onça... dá licença!
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re:Glashutte Original mostrador em porcelana de Meissen
« Resposta #3 Online: 23 Julho 2018 às 17:01:30 »
Eu devo remar contra a correnteza aqui, tenho certeza.

Mas essas imperfeições no dial são algo que me afastam do produto, independente se foi um elfo magicow que pintou.
Neste caso to contigo Arthur
Vejo mostradores (fotos) com 100 anos e pintura melhor q esta.. ou seja, dava pra melhorar muito isso dai..

Re:Glashutte Original mostrador em porcelana de Meissen
« Resposta #4 Online: 31 Julho 2018 às 10:18:27 »
Imperfeito é o seu tênis com estampa de onça... dá licença!

Boa, coisa horrorosa aquilo.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Glashutte Original mostrador em porcelana de Meissen
« Resposta #5 Online: 01 Agosto 2018 às 10:04:58 »
Também estou fora. Parece alguns mostradores que tenho visto refeitos na canetinha.

Dic

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Glashutte Original mostrador em porcelana de Meissen
« Resposta #6 Online: 01 Agosto 2018 às 15:02:40 »
Imagina o que os chucrutes devem pensar de vocês.... Hhahahhahahaha Gente, há uma diferença ABISSAL em um mostrador de porcelana feito em massa, cuja impressão é feita por "silk screen" e depois levado ao fogo, e uma pintura feita com um pincel ultra fino e, depois, levado ao fogo. O limite de nitidez de uma pintura é definido pela destreza do artista e espessura do pincel. Simplesmente não há como fazer traços mais finos do que os que estão neste mostrador, basta tentar fazer traços com um lápis para entender o que estou falando. A técnica usada aí é a mesma da micro pintura em esmaltado, quem já viu ao vivo sabe o quão fantástico é: bem, é fantástico, os caras conseguem reproduzir imagens de pessoas em peças diminutas do tamanho de um mostrador de relógio, mas certamente as peças não são "fotografias".

Ou seja, a questão aí não é de falta de técnica ou precisão no trabalho, mas expectativa de alguns colegas. O legal aí, e há pessoas que acham isso legal, é justamente ser uma peça de artesanato, que tem suas limitações e, pior, pode ser realizada de outro modo com melhor qualidade (basta ver os mostradores em esmaltado com silk screen).

Para ficar mais claro, vejam esse vídeo, a técnica é "mais ou menos" a mesma, porque a diferença, sendo simplista, é que no esmaltado o subtrato é vidro, na porcelana, argila. Mas o desenho que vai ser levado ao forno foi silkado.

https://www.youtube.com/watch?v=C87p0EZ1Q8s

Na porcelana de Meissen, e se assim não fosse, não seria chamada de porcelana de Meissen, não há silk screen, os desenhos são pintados. Em resumo, se acham que o fato de ser pintado a mão não traz um nível de detalhamento como o do silkscreen, e isso diminui o valor, o modelo não é para você. Questão de gosto... Eu, por outro lado, acho mais fantástico o fato de ser desenhado na "munheca". Aqui um rápido vídeo sobre a porcelana de Meissen

https://www.youtube.com/watch?v=Lyx12qkS38s

Re:Glashutte Original mostrador em porcelana de Meissen
« Resposta #7 Online: 01 Agosto 2018 às 15:09:23 »
Entendi Flavio
Legal mesmo
Deixo a mão pro vaso decorativo da sala e o silk pro meu relógio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Glashutte Original mostrador em porcelana de Meissen
« Resposta #8 Online: 01 Agosto 2018 às 15:44:54 »
É a mesma diferença do convite de casamento com envelope escrito por um calígrafo ou por uma impressora.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:Glashutte Original mostrador em porcelana de Meissen
« Resposta #9 Online: 01 Agosto 2018 às 16:23:07 »
Exatamente.

Para alguns é uma grande baboseira, para outros faz TODA a diferença.

Vai de gosto e bolso, sempre.  ;)
"All your base are belong to us"

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Glashutte Original mostrador em porcelana de Meissen
« Resposta #10 Online: 01 Agosto 2018 às 17:20:23 »
É a mesma diferença do convite de casamento com envelope escrito por um calígrafo ou por uma impressora.


Perfeito. É por aí, excelente comparação.


Flávio

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Glashutte Original mostrador em porcelana de Meissen
« Resposta #11 Online: 04 Agosto 2018 às 10:27:47 »
Imagina o que os chucrutes devem pensar de vocês.... Hhahahhahahaha Gente, há uma diferença ABISSAL em um mostrador de porcelana feito em massa, cuja impressão é feita por "silk screen" e depois levado ao fogo, e uma pintura feita com um pincel ultra fino e, depois, levado ao fogo. O limite de nitidez de uma pintura é definido pela destreza do artista e espessura do pincel. Simplesmente não há como fazer traços mais finos do que os que estão neste mostrador, basta tentar fazer traços com um lápis para entender o que estou falando. A técnica usada aí é a mesma da micro pintura em esmaltado, quem já viu ao vivo sabe o quão fantástico é: bem, é fantástico, os caras conseguem reproduzir imagens de pessoas em peças diminutas do tamanho de um mostrador de relógio, mas certamente as peças não são "fotografias".

Ou seja, a questão aí não é de falta de técnica ou precisão no trabalho, mas expectativa de alguns colegas. O legal aí, e há pessoas que acham isso legal, é justamente ser uma peça de artesanato, que tem suas limitações e, pior, pode ser realizada de outro modo com melhor qualidade (basta ver os mostradores em esmaltado com silk screen).

Para ficar mais claro, vejam esse vídeo, a técnica é "mais ou menos" a mesma, porque a diferença, sendo simplista, é que no esmaltado o subtrato é vidro, na porcelana, argila. Mas o desenho que vai ser levado ao forno foi silkado.

https://www.youtube.com/watch?v=C87p0EZ1Q8s

Na porcelana de Meissen, e se assim não fosse, não seria chamada de porcelana de Meissen, não há silk screen, os desenhos são pintados. Em resumo, se acham que o fato de ser pintado a mão não traz um nível de detalhamento como o do silkscreen, e isso diminui o valor, o modelo não é para você. Questão de gosto... Eu, por outro lado, acho mais fantástico o fato de ser desenhado na "munheca". Aqui um rápido vídeo sobre a porcelana de Meissen

https://www.youtube.com/watch?v=Lyx12qkS38s

Independentemente de ser um botocudo ou xavante, esse aí, a meu conceito, está malfeito. Ponto.

Quem já viu uma porcelana bem feita de alguns séculos atrás, num museu, fica pasmo quando se pensa que aquilo foi feito a mão.

Dic
« Última modificação: 04 Agosto 2018 às 10:35:40 por Dicbetts »

Re:Glashutte Original mostrador em porcelana de Meissen
« Resposta #12 Online: 17 Dezembro 2018 às 17:22:34 »
Vi esta foto no IG e lembrei desta discussão sobre perfeição no Hand painted .. a legenda diz q o próprio FPJ pingou isso daí.. devia tremer q nem eu

Re:Glashutte Original mostrador em porcelana de Meissen
« Resposta #13 Online: 19 Dezembro 2018 às 00:32:10 »
Olha, eu achei maravilhoso, muito lindo mesmo. Acho que um trabalho artesanal não precisa ser perfeito e são estas "imperfeições" que tornam o resultado original e vivo.