Campanola Ryuga no Deployant

  • 5 Respostas
  • 1904 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Campanola Ryuga no Deployant
« Online: 27 Dezembro 2017 às 12:25:48 »
Vocês se lembram do primeiro Campanola feito pela Citizen, que tinha um mostrador belíssimo que imitava o céu? O relógio não tinha um movimento singular, pois era quartz, mas chamava atenção pelo belo visual geral, que se repete nesse modelo, agora mecânico.

Mais uma vez, o "astro" é mostrador. A técnica, aqui, consiste em laqueá-lo com até 5 camadas (laca mesmo, a seiva extraída da planta, algo que, atualmente, acho que só tenho visto em fabricação de canetas, pelas marcas caras e em edições limitadas, como da Montblanc), o que custa caro e demanda um trabalho grande e técnica. Mas não só... Depois de aplicar várias camadas de laca, o artesão quebra pedacinhos de madrepérola, escolhe as diferentes cores e formatos e cria um mosaico único para cada relógio, colando-os ao mostador. Então, aplica mais uma camada de laca (que é preta), que cobre todo mosaico. Finalmente, lixa o mostrador até que o mosaico aflore novamente. Eu achei o troço muito bonito! É aquela obra de arte em miniatura que vemos algumas vezes em relojoaria, mas que não fica "over", como alguns mostradores que suíços fazem com esmalte. Cada mostrador demora cerca de 4 meses para ser feito. O desenho geral tridimensional do mostrador, com aros, também é muito bonito, assim como os ponteiros (aliás, que ponteiros!).

O movimento... Eh... O movimento é suíço, da La Joux Perret, a marca de grandes complicações que a Citizen comprou. Neste caso, porém, não há complicação alguma e, para dizer a verdade, muito embora o texto não diga isso, o movimento me lembra um ETA 2892 com complicação big date (não duvido que seja um clone). Preferia que o tivessem deixado escondido...

O preço não é barato, cerca de 10 mil dólares, e a produção limitada.


https://www.deployant.com/review-campanola-ryuga-urushi-dial/

*

Offline KBM

  • ***
  • 148
    • Ver perfil
Re:Campanola Ryuga no Deployant
« Resposta #1 Online: 27 Dezembro 2017 às 13:57:28 »
Vários elementos realmente impressionantes nesse relógio, mas esses parafusos sobre o chapter ring mataram o design, na minha opinião.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Campanola Ryuga no Deployant
« Resposta #2 Online: 27 Dezembro 2017 às 14:20:14 »
Sellita SW300

Abraços!

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re:Campanola Ryuga no Deployant
« Resposta #3 Online: 27 Dezembro 2017 às 14:27:07 »
Sellita SW300

Abraços!

Adriano


Suspeitei desde o princípio... A La Joux então faz o que aí, o módulo de "big date"?

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Campanola Ryuga no Deployant
« Resposta #4 Online: 28 Dezembro 2017 às 23:53:14 »
Sim, a LJP faz a complicação. Mas se não estou enganado, a LJP faz "finissage" e "assemblage" para a Sellita tal como a Sellita fazia para a ETA.

Abraços!

Adriano

*

Enéias

Re:Campanola Ryuga no Deployant
« Resposta #5 Online: 29 Dezembro 2017 às 00:02:23 »
Gostei. Tipo de relógio que eu teria na coleção, mas não usaria. Seria como uma obra de arte, para ficar olhando...